sábado, 9 de junho de 2018

Exercício emprega mais de 20 aeronaves Super Tucano na Serra do Cachimbo durante 45 dias. Militares realizam testes dos sistemas de armas dos aviões

Efetividade do sistema de armas do A-29 Super Tucano é testado durante o EXTEC

Por: Redação OD

O silêncio da selva amazônica dá lugar ao som dos motores dos A-29 Super Tucano e das explosões dos armamentos lançados por eles. Foi assim que começou no dia 21 de maio o Exercício Técnico (EXTEC) Ar-solo 3° Grupo, no Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), localizado na Serra do Cachimbo, sul do Estado do Pará. Durante 45 dias, cerca de 250 militares e mais de 20 aeronaves dos esquadrões do 3° Grupo de Aviação realizam treinamento e qualificação em emprego de armamento aéreo contra alvos no solo. O exercício conta ainda com uma equipe do 7°/8° GAV (Esquadrão Harpia) que prestará o apoio para eventuais missões de Busca e Salvamento. Sediados, respectivamente, em Boa Vista (RR), Porto Velho (RO) e Campo Grande (MS), os Esquadrões Escorpião (1°/3° GAV), Grifo (2°/3° GAV) e Flecha (3°/3° GAV), têm a oportunidade de verificar a efetividade dos pilotos e dos sistemas de armas das suas aeronaves A-29 Super Tucano, seja com armamento de exercício ou real. 

Novos oficiais do Corpo de Fuzileiros Navais revivem marcha histórica entre as cidades de Paraty (RJ) e Cunha (SP)

Oficiais alunos durante a marcha
Por: Redação OD

No final do mês de maio, 48 novos oficiais do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) reviveram a histórica marcha entre as cidades de Paraty-RJ e Cunha-SP, realizada pela Marinha, em 1932. A marcha, com extensão de 48 Km, foi o exercício final do Curso de Especialização de Guerra Anfíbia (C-Esp-GAnf), realizado no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), com o objetivo de qualificar os segundos-tenentes do CFN para o exercício das funções de caráter operativo de Comandante de Pelotão de Fuzileiros Navais. A realização da marcha permitiu aos jovens oficiais, além de completar seu treinamento, conhecer um importante episódio da História do Brasil.

quarta-feira, 6 de junho de 2018

PROSUB: S-40 Riachuelo tem data prevista para o seu lançamento ao mar, no dia 12 de dezembro


Por: Anderson Gabino

A Estratégia Nacional de Defesa, lançada em 2008, estabeleceu que o Brasil venha a ter uma "força naval de envergadura". Neste mesmo ano, foi firmado um acordo de transferência de tecnologia entre os governos do Brasil e e da França, o qual veio viabilizar a produção de quatro submarinos convencionais (S-BR), que se somarão à frota de cinco submarinos Classe Tupi já existentes, e culminará na fabricação do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear (S-BRN). Passados 10 anos, desde que fora firmado o primeiro acordo Brasil/França, és chegada a data que todos esperam ansiosamente. Durante visita no último dia 04/06, a imprensa especializada foi convidada pela Marinha do Brasil para realizar um check-out, nas instalações da Itaguaí Construções Navais (ICN), onde foi confirmada que a data prevista para o lançamento do submarino Riachuelo (S-40) ao mar, seja no dia 12 de dezembro.