sábado, 17 de junho de 2017

Programa Carmel: Israel apresenta durante a International Ground Warfare & Logistics Conference seu futuro Carro de Combate


Por: Redação OD

Durante a 2ª International Ground Warfare & Logistics Conference, foi apresentado por membros do Ministério da Defesa de Israel o programa Carmel, que prevê o desenvolvimento de um Carro de Combate de menor tamanho para atuação em regiões urbanas. Segundo Michael Peck, em seu artigo no jornal norte-americano National Interest, a tripulação desse novo veículo estará reduzida a apenas dois homens, "Israel tem a intenção de desenvolver um tanque ligeiro, capaz de funcionar em zonas urbanas", sublinhou. 

Marinha do Brasil recebe NRP "Sagres" em Santos



Por: Yam Wanders.

Aberto à visitação pública na Capitania dos Portos de Santos, o Navio da República Portuguesa o "NRP Sagres" foi o espetáculo dessa sexta e sábado na cidade. Mesmo sendo uma cidade que possui um porto que recebe os mais diversos navios, poucos deles ficam abertos à visitação, excetuando os navios da Marinha do Brasil e poucos outros que oferecem essa possibilidade ao grande público.
Uma visita à um navio como o NRP "Sagres" é não só um evento técnico permitindo aos amantes da náutica o conhecimento de uma embarcação rara nos dias de hoje, como cultural, pois embarcações como essa participaram de teatros de guerra, escaparam a bombardeios e finalmente hoje colaboram para a formação de novos oficiais de marinha e ainda despertam a vocação em milhares de jovens que tem a oportunidade de ter contato com a mesma e com seus hospitaleiros tripulantes.

Tenente-Brigadeiro Rosa Filho fala sobre a importância do Força Aérea 100, `O bom da crise é que obriga a racionalizar´, ressalta o Oficial-General

Por: Redação OD
Aos 90 anos, o Tenente-Brigadeiro e ex-ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Cherubim Rosa Filho, fala como um jovem geek sobre cenários - em que aviões controlados à distância e sistemas sofisticados dominarão as atividades de uma força aérea do futuro. Esse futuro novo e desconhecido, movido a alterações vertiginosas provocadas pela tecnologia a cada dois anos gera incertezas que, segundo ele, são as responsáveis pelo “medo” causado nas pessoas diante de mudanças.

USS Fitzgerald: Dois feridos são transferidos de avião após colisão de navios e sete estão desaparecidos ainda, segundo a US Navy


Por: Redação OD

Uma nota emitida pela Marinha Americana informou que dois de seus tripulantes, incluindo o capitão do navio, foram transferidos via aérea, do contratorpedeiro que colidiu com o navio mercante filipino na costa do Japão, que causou também desaparecimento de sete membros da tripulação. A marinha ainda de acordo com a nota, fala que o comandante do USS Fitzgerald, o Cmte Bryce Benson foi levado para o Hospital Naval norte-americano em Yokosuka, e suas condições são consideradas estáveis. 

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Contratorpedeiro da US Navy USS Fitzgerald (DDG 62) colide com um navio mercante Filipino na costa do Japão


Por: Redação OD
A Marinha dos Estados Unidos informou nesta sexta-feira que um de seus contratorpedeiros colidiu no meio da noite com um navio mercante com bandeira das Filipinas a sudoeste de Yokosuka, e a guarda costeira do Japão informou que sete tripulantes norte-americanos estavam desaparecidos.

Força Aérea Brasileira recebe o seu novo avião para busca e salvamento, o SC 105 Amazonas


Por: Redação OD

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu nesta sexta-feira, 16 de junho, nova aeronave SC-105 Amazonas equipada para busca e salvamento. A cerimônia de entrega ocorreu na fábrica da Airbus, em Sevilha, na Espanha, e contou com a presença do Ministro de Defesa, Raul Jungmann, do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, além de militares que serão os responsáveis pelo descolamento do avião para o Brasil.

Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN) celebra os 152 anos da Batalha Naval do Riachuelo


Por: Redação OD

O Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN) realizou no dia, 8 de junho, cerimônia alusiva aos 152 anos da Batalha Naval do Riachuelo, data magna da Marinha do Brasil (MB), comemorada em 11 de junho. A celebração foi realizada na Fortaleza de São José (FSJ) da Ilha das Cobras e contou com a presença do Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, do Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais e do Comandante do Material de Fuzileiros Navais. 

Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) consolidam instruções de sala de aula


Por: Redação OD
O Corpo de Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) realizou o exercício denominado Operação Agulhas Negras (OPAN) com os alunos. A atividade ocorreu entre 5 e 9 de junho e teve o objetivo de consolidar, na prática, os conhecimentos inerentes à formação do combatente básico. A OPAN começou com o aprestamento do material na Pérgula Tiradentes e, logo em seguida, os pelotões seguiram, em marcha a pé, para o 28º Batalhão de Infantaria Leve, onde foram desenvolvidas as instruções.

Governo Peruano estuda modernizar seus Carros de Combate T-55 com uma possível participação Russa


Por: Redação OD

Autoridades Governamantais Peruanas, discutem sobre uma possível modernização dos Carros de Combare T- 55 adquiridos pelo país na época da União Soviética, conforme informe da agência de notícias Interfax. A notícia dada pelo vice-diretor do Serviço Federal de Cooperação Técnico-Militar da Russia, Anatôli Puntchuk, que liderou a delegação russa no Salão Internacional de Tecnologia para Defesa e Prevenção de Desastres Naturais (Sitdef), realizado entre 18 e 21 de maio em Lima. “As Forças Armadas do Peru têm um número significativo de CC T-55 e estão interessadas em modernizá-las com a participação de especialistas russos”, declarou Puntchuk, após o término da feira.

quinta-feira, 15 de junho de 2017

EUA anunciam venda bilionária de 72 unidades do caça F-15 ao Catar

Foto de arquivo mostra avião de guerra F-15 em base de Doha, no Catar; os EUA fecharam uma venda bilionária de caças ao Catar (Foto: AMRO MARAGHI / AFP)
Por: Redação OD

Os Estados Unidos fecharam uma venda bilionária de caças ao Catar e começaram manobras navais conjuntas com o país nesta quinta-feira (15), ressaltando seu compromisso com seu aliado militar, apesar da crise entre Doha e governos vizinhos. Washington tem enviado sinais contraditórios a seu aliado de longa data em relação à sua posição sobre a crise diplomática, desatada apósArábia Saudita e seus aliados suspenderem relações com o Catar, impondo sanções ao emirado. 

Em visita à fábrica do novo caça da FAB, Ministro Raul Jungmann reforça parceria com Suécia


Por: Redação OD

No segundo dia da visita oficial à Suécia, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, seguiu pra Linköping, a 174 quilômetros de Estocolmo, para conhecer a fábrica da SAAB onde está sendo produzindo o novo caça brasileiro, o Gripen NG.Durante a visita, o ministro assistiu a uma apresentação do JAS 39 Gripen, utilizado pela Força Aérea Sueca, nas versões C e D, e reforçou a importância do diálogo bilateral com o país nórdico:

12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve (12ª CIA E CMB L) realiza manobras de desembarque em ambiente hostil


Por: Redação OD
Militares do Pelotão de Força de Atuação Estratégica da 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve (Amv) – 12ª Cia E Cmb L – realizaram, nos dias 22 a 25 de maio, na região de Pindamonhangaba e Paraibuna, ambas em São Paulo, a Operação Xingu Aeromóvel. O objetivo era o adestramento em Operações Aeromóveis, com o apoio da aeronave Jaguar, do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx).

Marinha do Brasil comemora os 40 anos de incorporação do Submarino Museu “Riachuelo”


Por: Redação OD
Em uma cerimônia ocorrida no Espaço Cultural da Marinha, no dia 7 de junho, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha comemorou (DPHDM) o 40° aniversário de incorporação do Submarino Museu “Riachuelo” à Marinha do Brasil. O evento foi presidido pelo Diretor de Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, Vice-Almirante José Carlos Mathias, e reuniu ex-comandantes que estiveram à frente da embarcação durante os 20 anos em que esteve na ativa, almirantes da ativa e da reserva e outras autoridades. Durante a cerimônia, o Vice-Almirante, reformado, José Luiz Feio Obino, primeiro comandante do submarino (12/3/1977 a 16/3/1979), emocionou o público ao descrever sua trajetória no “Riachuelo”.

Acabou a espera: Gripen E (NG) realiza o seu primeiro voo (vídeo)


Por: Redação OD
Contrariando as especulções de que demoraria uma eternidade para que ela alçasse voo, hoje às 10:32 (horário local) desta quinta-feira (15 de junho), o primeiro Gripen E decolou para realizar o seu voo, onde fora pilotado por um piloto de teste Saab. A aeronave ( matrícula 39-8) saiu do aeroporto de Linköping, na Suécia, e voou sobre as partes orientais de Östergötland por 40 minutos. Durante o voo,a aeronave realizou uma série de testes, incluindo recolher e baixar o trem de pouso.

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Veleiro NRP Sagres da Marinha Portuguesa aberto a visitação no Porto de Santos

Imagem via Marinha Portuguesa.
Por: Redação OD.

O navio da Marinha Portuguesa, NRP Sagres, atraca hoje, dia 15 de junho em Santos, e nos dois dias seguintes realizará atividades ligadas ao Dia da Defesa Nacional com jovens luso-brasileiros. A data é destinada aos cidadãos com nacionalidade portuguesa, a partir dos 18 anos, sendo um dever de cidadania que visa sensibilizar os jovens para a temática da Defesa Nacional, divulgando também o papel das Forças Armadas Portuguesas. 

Base aérea de Travis é fechada as pressas na Califórnia e ordens são dadas para as pessoas se abrigarem


Por: Redação OD
Autoridades na Base Aérea de Travis, na Califórnia, alertaram as pessoas a se "abrigarem no local" durante um "incidente de segurança do mundo real", de acordo com publicações oficiais em um mídia social nesta quarta-feira. "A base da Força Aérea de Travis está no momento respondendo a um incidente de segurança do mundo real. Mais detalhes serão divulgados quando ficarem disponíveis. Estamos pedindo ao público que fique longe da base para garantir que as equipes de emergência possam responder apropriadamente", afirmou a base em uma publicação no Facebook. A conta oficial da base no Twitter pediu às pessoas que tranquem suas portas e janelas e aguardem por mais informações.
FONTE: Reuters

Força Aérea e Marinha realizam campanha de reabastecimento em voo e geram curiosidade entre moradores de Aquidauana


Por: Redação OD
O Primeiro Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque da Marinha do Brasil está visitando a Ala 5, em Campo Grande (MS). Os militares chegaram no dia 5 de junho e permanecerão até o próximo dia 26. A comitiva é formada por 45 militares, sendo 8 pilotos, além de duas aeronaves de caça AF-1/A (A-4 Skyhawk). Durante a visita, será realizada campanha de adestramento nas ações de Reabastecimento em voo. Para tanto, será usada como aeronave reabastecedora o próprio caça A-4, equipado com o tanque específico “Buddy Store”.

Parque Regional de Manutenção/12ª RM – Pq R Mnt/12 realiza repotencialização de Embarcações EPE/EPG


Por: Redação OD 

No dia 12 de junho, o Parque Regional de Manutenção da 12ª Região Militar (Pq R Mnt/12) deslocou uma Equipe Técnica de Motores de Popa para o Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), a fim de executar os Testes Dinâmicos de 10 motores de popa em embarcações pertencentes ao 7º Batalhão de Infantaria de Selva (7º BIS) e ao 17º Batalhão de Infantaria de Selva (17º BIS).

Brasil e Suécia avançam e ampliam ainda mais a sua parceria


Por: Redação OD

Os ministros da Defesa do Brasil, Raul Jungmann, e da Suécia, Peter Hultqvist, reuniram-se hoje, em Estocolmo, para discutir as oportunidades crescentes de cooperação bilateral em defesa, a exemplo do projeto Gripen NG, e demais contribuições em outros setores da economia de ambos os países. "Estamos avançando na parceria entre o Brasil e a Suécia. E o Gripen NG é uma colaboração importante, pois permitirá que o Brasil tenha autonomia para construir aviões de caça no futuro", afirmou o ministro Jungmann.

2º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais (Batalhão Humaitá) participa da operação “Sinal Vermelho”


Por: Redação OD
A Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) encerra hoje (14) sua participação na operação Sinal Vermelho, na região de Itaóca (ES). Desde o dia 31 de maio, a FFE utiliza militares e meios operativos e de apoio na ação, cuja finalidade é testar o tempo de reação, o estado de prontidão e o aprestamento dos meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais da Marinha do Brasil que compõem a força de emprego rápido, no contexto de uma evacuação de não combatentes. Durante a atividade, foram empregados um grupamento operativo de fuzileiros navais, um destacamento de controle aerotático e um componente de apoio de serviço ao combate. O grupamento operativo foi do tipo elemento anfíbio e seu componente de combate terrestre foi nucleado pelo 2º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais (Batalhão Humaitá). Para a ação, foi instalado e operado um centro de controle de evacuados com todas as capacidades necessárias.
FONTE: CCSM

3a Jornada de Segurança de Vôo da ALA 13 (BASP)



Por: Yam Wanders.

Os palestrantes: Tenente QOCOM Karina Bayer, Ten Cel AV Matos,
Cel AV Kennedy e Ten Cel R1 Reis.
Em mais uma iniciativa de sucesso, a ALA 13 (Base Aérea de São Paulo) realizou outra edição anual de seu já bem conhecido Seminário de Segurança de Vôo, organizado pela SIPAA da mesma, e tendo como local o auditório do Instituto de Logística da Aeronáutica, outra organização conhecida pela excelência em seus cursos e outros eventos, o Seminário foi um grande sucesso, que contou com palestrantes de alto nível e expectadores de todos os meios da aviação civil e militar, vindos de diversos estados do Brasil representando as mais variadas instituições.
Em um mesmo ambiente encontramos desde profissionais que são verdadeiras lendas vivas na nossa aviação, passando pelos profissionais de segurança pública até alunos/as de escolas de aviação civil.

Força Aérea Brasileira realiza a 3ª Jornada de Segurança de voo tendo a ALA 13 como anfitriã


Por: Redação OD

Entre os dias 13 e 14 de junho irá acontecer a 3ª edição da Jornada de Segurança de Voo da Ala 13, evento este voltado para a comunidade aeronáutica de São Paulo, onde 200 pessoas, incluindo Militares das Forças Armadas, Forças Auxiliares e civis, participam de palestras, estudos de casos e treinamentos sobre o tema. 

terça-feira, 13 de junho de 2017

A Marinha do Brasil no comando da Força-Tarefa Marítima no Libano

O Contra-Almirante Flávio Macedo Brasil compartilhou as experiências vividas no Líbano com militares do Terceiro Distrito Naval da Marinha do Brasil, em Natal, Rio Grande do Norte. (Foto: Marinheiro Leonardo Félix Silva de Lima, Marinha do Brasil)
Por: Redação OD
A Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL) é comandada pelo Brasil desde 2011. O Contra-Almirante Flávio Macedo Brasil esteve na liderança da missão em 2015, quando comandou cerca de 1.000 militares oriundos de seis países: Brasil, Grécia, Turquia, Alemanha, Bangladesh e Indonésia. A FTM-UNIFIL é a única missão de paz da ONU em ambiente marítimo. Em entrevista, o C Alte Brasil disse que comandar uma tropa transnacional representou um dos grandes desafios da missão. “Foi importante considerar os aspectos culturais, religiosos e operacionais.

Exército Brasileiro sediará a Conferência de Simulação e Tecnologia Militar (CSTM 2017) e que contará com a presença da ABIMDE


Por: Redação OD

A ABIMDE (Associação das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) estará presente na CSTM 2017 (Conferência de Simulação e Tecnologia Militar), que acontece de 20 a 22 de junho, no Quartel General do Exército, em Brasília (DF). O coordenador do Comitê de Simulação e Treinamento da ABIMDE, Auro Azeredo, participará da abertura do evento, abordando as atribuições do comitê e como a entidade tem contribuído para o setor.

Mesmo com as sanções impostas, Pyongyang está conseguindo adquirir motores e equipamento para seus VANT´s


Por: Redação OD
A Coreia do Norte continua comprando componentes japoneses e norte-americanos para seus drones, apesar das sanções econômicas impostas a Pyongyang por estar realizando os seus testes nucleares, segundo informou a cadeia sul-coreana Chosun TV. De acordo com a notícia, especialistas chegaram a esta conclusão após terem examinado um VANT encontrado próximo à fronteira com a Coreia do Norte e supostamente enviado para fins de vigilância, sobre a Coréia do Sul

Marinha do Brasil comemora o 56º Aniversário de criação do Comando da Força Aeronaval e do Esquadrão HU-1


Por: Redação OD
No dia 1º de Junho, foi realizada a Cerimônia de Aniversário do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1). A Cerimônia Militar foi presidida pelo Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Paulo Ricardo Finotto Colaço, e contou com a presença de ex-comandantes, oficiais, praças e personalidades civis. A solenidade ainda marcou o ingresso na Ordem dos Águias de militares e civis que se destacaram nos serviços prestados ao HU-1. Desta forma, homenageia-se os integrantes do passado e do presente como forma de reconhecimento por suas contribuições para o sucesso do Esquadrão.

Grupo de Observadores dos EUA e da Itália irão realizar voos sobre a Russia como parte do "Tratado Internacional de Céu Aberto"


Por: Redação OD
Grupo de observadores Americanos e Italiano, irão realizar voos de observação sobre o território Russo no período de 13 a 18 de junho, conforme um informe do gabinete  do chefe do Centro Nacional de Redução da Ameaça Nuclear da Rússia, Sergei Ryzhkov. "Durante o período de 13 a 18 de junho no âmbito da realização do Tratado Internacional de Céu Aberto (Open Skies), uma missão conjunta dos EUA e Itália irão sobrevoar o território Russo em uma aeronave da USAF (Boeing OS-135B) partindo do aeródromo novo de Khabarovsk", destacou ele.

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Correio Aéreo Nacional comemorou em seu berço de nascimento, o Campo dos Afonsos, 86 Anos de criação


Por: Anderson Gabino

Foi realizado no dia de hoje, 12 de junho, no Pátio Operacional da Base Aéreo dos Afonsos (BAAF), no Rio de Janeiro, solenidade alusiva ao 86º Aniversário do Correio Aéreo Nacional (CAN) e dia da Aviação de Transporte. O evento recorda que o CAN teve início com duas cartas transportadas em uma aeronave Curtiss Fledgling, em 12 de junho de 1931, esse transporte deixou implícito o objetivo grandioso de manter unida a nossa pátria, essa união foi mantida através dos tempos, pelo Correio Aéreo Nacional. O Comandante da Base Aérea do Afonsos, Cel Av Otero foi o anfitrião das autoridades que estiveram presentes ao evento.

domingo, 11 de junho de 2017

Ministro da Defesa realiza visita ao Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército, O Guardião da Aviação!!!


Por: Redação OD
No dia 30 de maio o Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército recebeu a visita do Ministro de Estado da Defesa, Raul Jungmann, acompanhado do Comandante Militar do Sudeste, General de Exército João Camilo Pires de Campos, do Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Fernando Azevedo e Silva,  que representou o Comandante da Força, dos  Assessores Especiais Militares do Ministro da Defesa, Major-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, e General de Brigada Marco Aurélio de Almeida Rosa, do Comandante de Aviação do Exército, General de Brigada Luciano Guilherme Cabral Pinheiro. 

Força Aérea Brasileira terá novo jato de transporte no próximo ano. Os dois primeiros KC-390 serão recebidos em 2018


Por: Redação OD

A nova espinha dorsal da Aviação de Transporte da Força Aérea Brasileira (FAB) vai começar a ganhar forma no próximo ano. A Ala 11, no Rio de Janeiro (RJ), receberá as duas primeiras unidades do KC-390, o maior avião militar já desenvolvido e fabricado no Brasil. Enquanto dois protótipos avançam na campanha de testes, a primeira aeronave de série já está em produção na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP).

Marinha do Brasil realiza na Escola Naval cerimônia alusiva aos 152 anos da Batalha Naval do Riachuelo


Por: Anderson Gabino
Com intuito de relembrar os feitos do Almirante Barroso onde a sua celebre frase “O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever!", à qual ecoa e se faz mais forte do que nunca nos dias atuais, foi realizada no dia 09 de junho cerimônia em comemoração ao 152º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha do Brasil, e de entrega de medalhas da Ordem do Mérito Naval, o evento fora presidido pelo Comandante de Operações Navais, o Almirante de Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos, e contou com a presença de ilustres convidados Civis e Militares.

Resgate à veleiros no Atlântico Norte nesse sábado


Por: Redação OD.

Foto do momento do resgate de um dos veleiros pelo navio
 de cruzeiro "Queen Mary II"
Photo courtesy by THE CANADIAN PRESS/HO, Dave Ashley.
A Guarda Costeira do Canadá, com a ajuda de navios mercantes resgatou todos  tripulantes de três embarcações que estavam em emergência desde o fim da tarde dessa sexta dia 9 de junho.
As embarcações envolvidas no sinistro são três veleiros que participavam de uma competição de travessia do Oceano Atlântico, e as mesmas partiram de Plymounth no Reino Unido e declararam emergência a aproximadamente 1660 milhas da costa de Newfoundland (Canadá) enquanto se dirigiam para Newport nos USA. A emergência se deu por conta de fortes tempestades que assolam a região do Atlântico Norte desde quarta-feira (ventos de mais de 100km/h e ondas ultrapassando os 15 metros), e que danificaram severamente as embarcações, inclusive causando  o desmastramento de uma delas, com sérios ferimentos aos tripulantes.