Por: Redação OD
A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu nesta sexta-feira, 16 de
junho, nova aeronave SC-105 Amazonas equipada para busca e salvamento. A
cerimônia de entrega ocorreu na fábrica da Airbus, em Sevilha, na Espanha, e
contou com a presença do Ministro de Defesa, Raul Jungmann, do Comandante da
Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, além de militares
que serão os responsáveis pelo descolamento do avião para o Brasil.
Após esta entrega, a aeronave participará da feira internacional Le Bourget, em Paris, e, em
seguida, fará um tour de demonstrações por países da Ásia e
América do Norte, como Japão, Coreia do Sul, EUA e Canadá. A aeronave será
operada pelo Esquadrão Pelicano (2º/10º GAv), sediado na Ala 5, em Campo Grande
(MS). Segundo o gerente do projeto na Comissão Coordenadora do Programa
Aeronave de Combate (COPAC), responsável pela aquisição de aeronaves na FAB,
Major Aviador Fabio Affonso da Silva, receber o avião é a consagração de todo
um trabalho.
“É gratificante entregar ao operador exatamente o que foi pensado
e atingir todos os resultados. É o coroamento de todo o nosso esforço, ainda
mais quando vemos uma tripulação preparada - e que participou de treinamentos
para tal - podendo decolar com um avião destes”, ressalta. O Major Aviador Leonardo Machado Guimarães, chefe de operações do 2º/10º GAv,
afirma que a nova aeronave representa um novo passo para a atividade do
Esquadrão Pelicano. “Esta é uma aeronave planejada, customizada inteiramente
para a missão, com um aparato de novas tecnologias, que vão com certeza aumentar
a operacionalidade da unidade”.
Diferencial - Dentre os equipamentos a bordo da nova aeronave,
três itens farão total diferença na operação, atualmente restrita à visual:
radar com abertura sintética, imageamento por infravermelho e integração de
sistemas.O radar tem capacidade de monitorar em 360 graus e simultaneamente até 640
alvos em um raio de 200NM (370 km). Pode detectar alvos tão pequenos quanto um
bote e acompanhá-los em movimento na superfície com até 75kts (139 km/h). Além
disso, pode captar imagens com resolução de até um metro quadrado dentro de uma
área de 2,5km x 2,5km.
O sistema eletro-óptico infravermelho, que permitirá operação 24 horas, tem a
versão mais recente da câmera FLIR (Forward Looking Infra-Red). Além de
registrar imagens coloridas, pode aproximá-la em 18 vezes e operar em ambiente
de baixa luminosidade. O modo de operação em que o sensor de infravermelho é
usado conta ainda com zoom de 71 vezes e funciona detectando o contraste
termal, ou seja, por diferença de temperatura. Ele consegue gerar uma imagem
independente de luz ambiente. O sistema pode gravar até 6 horas de imagens.
FONTE: CECOMSAER
Nenhum comentário:
Postar um comentário