quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Suboficial Carcará - entrevista exclusiva


Entrevista exclusiva para o Orbis Defense International

Histórico como militar

Com uma distinta carreira militar que abrange 30 anos de dedicação como Fuzileiro Naval, dos quais mais de duas décadas foram dedicadas às Operações Especiais do Corpo de Fuzileiros Navais, o Suboficial (RM1-FN-IF) Francisco de Assis Saraiva da Rocha – nascido em Canindé (CE) em 15/11/1970, popularmente conhecido como Carcará, destaca-se como um operador especializado dos Comandos Anfíbios. Ao longo de sua notável trajetória, acumulou uma extensa capacitação militar nos níveis tático e estratégico, preparando-se meticulosamente para atuar em áreas de crucial interesse geoestratégico do Brasil.

Suas habilidades notáveis abrangem o planejamento e a execução de atividades de ações diretas, reconhecimento especializado e contraterrorismo. A atuação focalizada em Destacamentos de Contraterrorismo, em eventos de grande relevância nacional no Brasil, evidencia seu papel fundamental na garantia da segurança e proteção das pessoas em situações críticas.

Além de suas responsabilidades nacionais, o Suboficial Saraiva foi designado para a proteção de chefes de Estado internacionais, desempenhando um papel crítico na salvaguarda de líderes de diferentes nações durante suas visitas ao Brasil em reuniões bilaterais e cúpulas internacionais.

Ao longo de sua carreira participou ativamente em inúmeras operações de Garantia da Lei e da Ordem e Intervenção Federal no combate ao narcotráfico nos complexos de favelas do Rio de Janeiro, demonstrando um comprometimento inabalável em combater as facções, neutralizando ameaças, e promovendo a segurança da população fluminense.