sábado, 6 de maio de 2017

U.S. Tour 2017 - Patrouille de France retorna a Salon-de-Provence


Por: Yam Wanders.

Após dois meses de missão pelos Estados Unidos, a Patrouille de France retorna à França, na Base Aerienne 701 em Salon-de-Provence no sul da França.
A missão nos USA, que compreendeu sobrevôos de monumentos históricos americanos de grande importância para a amizade franco-americana, a participação em diversos shows aéreos e também importantes intercâmbios junto às equipes de demonstração da USAF, os Thunderbirds e da U.S. Navy, os Blue Angels, e, finalmente ao final da missão no Canadá, com os Snowbirds. Essa missão histórica se deve às comemorações da participação dos Estados Unidos na 1a guerra mundial em 1917, que foi decisiva para a vitória dos então aliados da época, a França e Inglaterra que susentavam a guerra na Europa até então. Essa missão também a importância de ser a primeira, depois de uma ausência de 31 anos no território americano.

Hongdu L-15B: O mais novo, ligeiro e potente caça Chinês


Por: Redação OD

No dia 1º de maio, nas instalações da empresa Hongdu Aviation Industry Corporation (HAIC), em Nanchang foi apresentado o protótipo do avião de ataque leve L-15B. Estas aeronaves serão utilizados pela Força Aérea e pela Marinha do exército Chinês, bem como pela Força Aérea do Zâmbia. Possui uma envergadura de asa de 9,48 metros, e seu comprimento é de 12,44 metros com sua altura em 4,71 metros. O sistema propulsor deste caça leve, consiste em dois motores turbojatos que permite que ele alcançe a velocidade de Mach 1,4. O alcance máximo de voo é de 2,6 mil Km. 

A Importância da Manutenção de 1º Escalão na Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBCOAP)


Por: Rodrigo Casagrande Cochlar

Buscando a plena funcionalidade e operacionalidade das VBCOAP (Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado) M108 de 105 mm e VBCOAP M109 A3 de 155 mm, os GAC AP (Grupos de Artilharia de Campanha Autopropulsado) prezam pela constante e ininterrupta manutenção de suas viaturas blindadas. A atividade visa conservar em condições de uso o material existente e é dividida por escalões de execução. Inicia-se no 1º escalão, realizado no interior da Organização Militar (OM), até o 4º escalão de responsabilidade e realização dos Arsenais de Guerra ou empresas civis especializadas.

Neste contexto, cresce em importância a manutenção de 1º escalão, feita pelas guarnições das peças compostas por cabos e soldados (serventes da peça e motorista), e chefiada pelos Sargentos Chefes de Peça (CP), em intervalos regulares, conforme previsto na Ficha Guia de Manutenção das VBCOAP. Seguindo um plano de manutenção, evita-se a indisponibilidade da viatura por um longo período de tempo, devido à complexidade da pane ou desgaste, provenientes da má execução da manutenção ou até mesmo de pouca realização nos intervalos previstos. Divide-se em duas partes: torre¹ e chassi².


Na torre, além de verificações visuais da carroceria, de instrumentos óticos e equipamentos de comunicação, a guarnição realiza a limpeza e lubrificação do mecanismo de giro da torre, mecanismo de elevação, parte raiada e lisa do tubo, mecanismo da culatra e eliminador de alma. Podemos citar como exemplo o eliminador de alma existente no tubo das VBCOAP. Se manutenido incorretamente, após o disparo, a culatra abrirá para ser inserida uma nova munição e os gases voltarão em grande quantidade para o interior do blindado, podendo causar intoxicação dos militares que estiverem executando a missão de tiro.

No chassi, realiza-se a inspeção visual, verificam-se os níveis de óleo do motor e caixa de transmissão, do combustível e água do radiador, recompletando estes indicadores quando necessário. No compartimento do motorista, observa-se por meio de um painel de instrumentos o funcionamento do sistema de arrefecimento do motor, caixa de transmissão e acionamento do sistema elétrico da viatura. No trem de rolamento e suspensão, parte inferior do chassi, o nível de óleo do redutor permanente, de óleo ou graxa dos cubos de rodas, o desgaste da polia motora, o desgaste ou falta de almofadas³, o aperto ou falta dos parafusos nas cunhas dos conectores, a falta de cunhas nos conectores, a tensão da lagarta, o desgaste dos pinos guias da lagarta, barra de torção quebrada e o desgaste da banda de rodagem das rodas de apoio, são as preocupações da guarnição da peça.


Estas ações por parte da guarnição são desenvolvidas antes, durante e após qualquer tipo de exercício que a viatura venha ser empregada, havendo desta forma, a mínima possibilidade de a viatura sofrer algum dano e ficar indisponível. A mentalidade e a consciência de que uma manutenção de 1º escalão bem realizada, utilizando corretamente os equipamentos disponíveis e respeitando os intervalos de execução, é o principal fator para que as VBCOAP continuem operando e sendo um meio nobre de apoio de fogo da PODEROSA, Artilharia de Campanha.

ORGULHO DE SER SARGENTO! AÇO, BOINA PRETA, BRASIL!

FONTE: Centro de Instrução de Blindados

Nota da Redação: O Autor do artigo o Srº Rodrigo Casagrande Cochlar é 2º Sgt do Exército Brasileiro e Monitor da Seção de Ensino e Operação de Blindados do CI Bld, contou com o apoio do Srº Leo Machado Botelho – S Ten Adjunto de Comando do CI Bld e tendo seu artigo aprovado pelo TC Ádamo Luiz Colombo da Silveira Cmt CI Bld.

Notas: (¹) plataforma giratória blindada que serve para proteger a guarnição e o armamento contra o fogo inimigo bem como as intempéries; (²) estrutura onde se agrega o motor, caixa de transmissão, suspensão e o sistema de polias que permite o blindado se deslocar; (³) peça de borracha que entra em contato como o solo. 

O apoio da Área de Saúde nas Operações da Força Terrestre componente

O desdobramento dos escalões de saúde em operações e sua inter-relação com a cadeia de evacuação
Por: Redação OD

O Boletim do Exército nº 49, de 9 Dez 16, publicou a Portaria Nr 206 DECEx, de 28 NOV 16, que aprova a Nota de Coordenação Doutrinária (NCD) Nr 01/2016-DECEx, O Apoio de Saúde nas Operações da Força Terrestre Componente. Entre os assuntos abordados na NCD estão as NORMAS DE ORDEM TÉCNICA DE EMPREGO DO GRUPO FUNCIONAL SAÚDE. Elas prescrevem que os princípios de ordem técnica são determinados, basicamente, pela missão, pelas responsabilidades e pelas características do apoio a ser prestado à FTC.

Kim contra Kim? O que diz o 'plano' para matar líder da Coreia do Norte que o país alega ter descoberto

Kim Jong-Un participa de desfile militar que marca o 105º aniversário do nascimento do fundador do país, Kim Il Sung, em Pyongyang, neste sábado (15) (Foto: AP Photo/Wong Maye-E)
Por: Redação OD

A escalada nas tensões entre Estados Unidos e Coreia do Norte ganhou um novo capítulo nesta sexta-feira, quando o governo norte-coreano acusou os EUA e a Coreia do Sul de orquestrarem um "plano" para matar o líder Kim Jong-unO suposto plano, segundo um comunicado norte-coreano, seria executado por um homem identificado apenas como "Kim", também norte-coreano, contratado pelos países "inimigos" para fazer o serviço. 

Forças Armadas comemoram na próxima segunda-feira o Dia da Vitória


Por: Redação OD

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, participará nesta segunda-feira (8), às 11 horas, da cerimônia de entrega da Medalha da Vitória, no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. A condecoração, instituída em 2014 pelo Ministério da Defesa, homenageia militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) e civis nacionais e estrangeiros que contribuíram para a difusão das ações e dos resultados alcançados pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial, e em defesa da liberdade e da paz mundial.

Helicóptero H225M da Marinha do Brasil é destaque em documentário na Europa.


Por: Yam Wanders.

Nessa quinta-feira dia 4 de maio, foi ao ar pelo canal de TV da RMC (Radio Monte Carlo), o documentário "Caracal, Helicóptére d'Elite", que foi exibido na França, Itália, Suíça, Áustria, Alemanha, Linchestein, Andorra, Luxemburgo e Espanha, sendo também retransmitido via TV e internet para todos os demais territórios  de além mar da França e Canadá francófono.

Foto do dia da apresentação do H225M na HELIBRAS em Itajubá-MG.
O documentário exibe e explica em detalhes tudo o que o H225M pode efetuar em seu amplo espectro de empregos táticos, desde o simples transporte de tropas, passando por missões SAR/C-SAR e até a guerra antinavio/antisubmarino, que é a especialidade do modelo do H225M que a Marinha do Brasil, juntamente com a ATECH e MDBA ajudaram a HELIBRAS no seu desenvolvimento e testes operacionais na Restinga da Marambaia no ano de 2016.

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Marinha do Brasil participa do projeto espacial do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC)

Major Brigadeiro Fernando Cesar Pereira, Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros e Presidente da Telebras Antônio Kingler Loss Leite
Por: Redação OD

Em cerimônia realizada no Salão Histórico do Comando do 1º Distrito Naval, foi celebrada a assinatura do termo de cessão de uso do imóvel para implantação de um Centro de Operações Espaciais Secundário (COPE-S), que irá funcionar na Estação Rádio da Marinha do Rio de Janeiro (ERMRJ). O acordo foi assinado entre a Marinha do Brasil, representada pelo Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros; e pelas Telecomunicações Brasileiras S/A (Telebrás), representada por seu Presidente Sr. Antônio Kingler Loss Leite; com a interveniência da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE), presidida pelo Major Brigadeiro (ENG) Fernando Cesar Pereira. 

Exército Brasileiro convida integrantes do Exército dos EUA para participarem de exercício militar inédito na Amazônia

Exército brasileiro convidam EUA para participarem de um exercício militar na tríplice fronteira amazônica, entre Brasil, Peru e Colômbia
Por: Redação OD
Tropas americanas foram convidadas pelo Exército brasileiro a participar de um exercício militar na tríplice fronteira amazônica entre Brasil, Peru e Colômbia em novembro deste ano. Segundo o Exército, a Operação América Unida terá dez dias de simulações militares comandadas a partir de base multinacional formada por tropas dos três países da fronteira e dos Estados Unidos. Descrita pelas Forças Armadas como uma experiência inédita no Brasil, a base internacional temporária abrigará itens de logística como munição, aparato de disparos e transporte e equipamentos de comunicação, além das tropas.

Os Bombeiros esquecidos de Chernobyl - Homenagem ao "Dia Internacional dos Bombeiros"

Uma das raras fotos dos Bombeiros de Chernobyl em ação. Autor desconhecido.
Por: Yam Wanders

É uma das histórias mais conhecidas do nosso tempo: no dia 26 de abril de 1986, o reator número 4 da central nuclear de Chernobyl explodiu durante um teste de segurança mal executado, depois de 24 horas de manipulações insensatas e mais de duzentas violações do Regulamento de Segurança Nuclear da União Soviética. Estas ações conduziram ao envenenamento por xenônio do núcleo, levando-o a uma acumulação neutrônica seguida por um aumento de energia que causou duas grandes explosões às 01h24 da madrugada.

Ataque ao campo da MINUSMA deixa um morto e 9 "Capacetes Azuis" feridos

Imagem via ONU/MINUSMA.
Por: Redação OD.


Um ataque ocorreu ontem ontem a um campo da MINUSMA (Multidimensional Integrated Stabilization Mission in Mali) na cidade de Tombouktou (norte do Mali) a Missão de paz da ONU no Mali, por volta de 13h local. O ataque com morteiros e lança rojões tipo RPG causou grandes danos materiais e vitimou um militar de origem ainda não confirmada e deixou outros nove feridos de diversas nacionalidades, sendo que um deles em estado gravíssimo, e que foi evacuado para a capital Bamako.

Fotografa militar americana capta o exato momento de sua morte

Imagem da explosão que vitimou a Lt. Spc Hilda Clayton, captada por ela mesma.
Por: Redação OD.


A Tenente Hilda Clayton, que atuava no Afeganistão
como "Combat Camera" e faleceu aos 22 anos
exercendo a profissão em região de conflito.
Imagem via U.S. Army.
O fato ocorreu no dia 2 de maio de 2017, na região de Langhmam no Afeganistão. A Especialista Hilda Clayton foi vítima da explosão acidental de uma granada de morteiro de calibre não especificado pelo U.S. Army, Hilda que estava participando da cobertura fotojornalística de exercícios de treinamento ministrado aos militares da República do Afeganistão, morreu instantaneamente junto com outros quatro militares afegãos. O fato só veio a conhecimento público ontem através do U.S. Army e da revista especializada "Military Rewiew Magazine", e as images foram publicadas com a autorização da família da Oficial Especialista Hilda Clayton.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

OPERAÇÃO BARKHANE: Em patrulha com o 3e Rima no Mali

Coluna do 3e Rima, em patrulha na região de Aguelhok, Mali. Imagem cortesia French Army/World Armies-UK.

Por: Bruno Jézequel.
Introdução, tradução e adaptação: Yam Wanders.

Introdução

No domingo dia 30 de abril, após a condução durante aproximadamente uma semana de uma das  maiores operações da "Force Barkhane" na África (Operações PANGA/BAYARD já descritas em matéria do dia 01 de maio ), as forças militares francesas na região obtiveram um de seus melhores resultados na luta contra grupos terroristas islâmicos que tentam instalar um "segundo Estado Islâmico" na África subsahariana se aproveitando das condições de ineficiência dos governos e dificuldades sociais existentes na região.
A França, atendendo a diplomacia e acordos de defesa existentes com nações amigas da África, hoje lidera uma coalizão de países locais na luta contra o terrorismo islâmico desde agosto de 2014*, e, atualmente é a maior operação de coalizão anti-terrorismo islâmico fora da região do Oriente Médio.

A Operação "Barkhane**" em si compreende a coalizão entre a França e o "G-5 Sahel", isto é, um grupo de nações independentes da região africana do Sahel, que são eles;  Burkina Faso, Chad, Mali, Mauritania e Niger, todos estes ex-colônias da França. A Operação Barkhane na prática é apenas a continuação da Operação "Serval" que se iniciou em janeiro de 2012, exclusivamente no Mali, atendendo a  "United Nations Security Council Resolution 2085" após o pedido oficial do governo do Mali por ajuda internacional após ataques seguidos de grupos terroristas oriundos da Líbia que atravessavam o território da Argélia, que decidiu prestar apoio internacional ao Mali, logo após o final da guerra civil na Líbia, quando foi confirmado que existia a séria ameaça de grupos jihadistas e outros grupos terroristas islâmicos formarem um movimento que tenciona a formação de um novo "Estado Islâmico" na região. 
Durante a Operação Serval houve o envolvimento direto de tropas francesas na região com o apoio logístico de outros países da aliança NATO/OTAN, e, agora na Operação Barkhane, apenas o Reino Unido está prestando apoio à França. A participação dos países do "G5 Sahel" tem se limitado ao apoio com tropas que dependendo da situação ficam sob coordenação das forças francesas e ao uso comum de instalações e bases. A França tem provido também consultoria em aperfeiçoamento do treinamento dos militares dos países do G5 Sahel.

terça-feira, 2 de maio de 2017

Tradutora do FBI casou-se em segredo com um militante do Daesh


Por: Redação OD

A história divulgada pela CNN está gerando uma grande polémica: o FBI confirmou que uma de suas tradutoras da agência viajou para a Síria e casou-se em segredo com um militante do grupo terrorista Daehs, o qual estava sobre investigação. O caso ocorrido em 2014, mas somente agora que a história de Daniela Greene foi divulgada, depois de terem sido reveladas as gravações do tribunal federal que julgou o caso. A agente do FBI, que trabalhava em Detroit, foi designada para investigar Denis Cuspert em janeiro de 2014.

PMERJ prende 26 homens e apreende 17 fuzis durante operação na Cidade Alta


Por: Redação OD
A Polícia Militar foi acionada, nesta terça-feira (02/05), em razão de um intenso confronto  entre criminosos na Cidade Alta, em Cordovil, Zona Norte do Rio. Na ação atuam policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), 16°BPM (Olaria) e do 22°BPM (Maré). Já o Batalhão de Ações com Cães (BAC) está em Parada de Lucas.

O Sargento e a Criação do Cargo de Adjunto de Comando no âmbito do Exército Brasileiro


Por: Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira
Um Exército forte resulta da soma do valor de todos os seus integrantes e, por isso, todos devem ter o mesmo nível de comprometimento com a missão e com os valores que sustentam nossa Instituição, independentemente da posição que ocupem na escala hierárquica. É necessário, portanto, que todos os militares tenham pleno conhecimento de suas atribuições e que demonstrem, diariamente, elevado grau de dedicação à carreira das Armas.

Bda Inf Pqdt recebeu a visita de alunos do Curso de Comando e Estado-Maior para Oficiais das Nações Amigas


Por: Redação OD

No dia 07 de abril, a Bda Inf Pqdt recebeu a comitiva composta por instrutores e alunos do Curso de Comando e Estado-Maior para Oficiais das Nações Amigas. Após a foto oficial, os visitantes assistiram a uma palestra institucional, conduzida pelo Cel Helder, Chefe do Estado-Maior da Bda Inf Pqdt. Logo após, visitaram o museu aero terrestre e, em seguida, assistiram a uma apresentação da Força Tarefa aero terrestre no campo de parada do 27º BI Pqdt. Ao final da visita, a comitiva almoçou no refeitório do QG, onde participou do tradicional badernaço (canto de canções históricas da Bda Inf Pqdt).

Corpo de Fuzileiros Navais tem novo Comandante-Geral


Por: Redação OD
O Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN) realizou, no dia 25 de abril, a cerimônia de passagem do cargo de Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais. Na ocasião, o Almirante de Esquadra, Fuzileiro Naval (FN), Fernando Antonio de Siqueira Ribeiro, passou o cargo para o Almirante de Esquadra (FN) Alexandre José Barreto de Mattos, numa cerimônia presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira.

2 may, 1982: British sub sinks Argentine cruiser


By: Wording OD.

Argentina's only cruiser, the General Belgrano, has been sunk by a British nuclear submarine in the South Atlantic.
It is the first serious attack on the Argentine navy by the British since the conflict over the disputed Falkland Islands began last month.
The second largest ship in the Argentine navy was struck by two Tigerfish torpedoes from HMS Conqueror. It is thought there were about 1,000 men on board.
British helicopters also sank a patrol boat and damaged another using Seaskua air-to-surface missiles.
According to sources in Buenos Aires, at least five Argentine warships have been taking part in the search for survivors throughout the day.

Dois bombardeiros B-1 B "Lancer" dos EUA, participam de manobras na península coreana

Bombardeiro B-1B (Foto: Staff Sgt. Aaron Allmon/U.S. Air Force/AP)
Por: Redação OD

Dois bombardeiros norte-americanos participaram nesta segunda-feira na península coreana, de manobras conjuntas, as quais Pyongyang considerou ser uma provocação. Os dois bombardeiros estratégicos "B-1 B Lancer" partiram da Base Aérea Andersen na ilha de Guam, e participaram dos exercícios militares conjuntos com a Coréia do Sul e o Japão, conforme comunicado emitido por um porta-voz norte-americano, das Forças Armadas do Pacífico (PACAF). O PACAF afirmou ainda que os Estados Unidos realizam estas manobras de forma rotineira, sem qualquer ligação "a uma situação ou país específicos".

Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo (COMCONTRAM) recebe visita do Comandante da Armada da Colômbia

Comandante em Chefe da Esquadra, Oficiais da MB e Comandante da Armada da Colômbia
Por: Redação OD
No dia 25 de abril, o Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo (COMCONTRAM) recebeu a visita do Comandante da Armada Nacional da República da Colômbia, Almirante Leonardo Santamaría Gaitán, acompanhado pelo Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Celso Luiz Nazareth, e pelo Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais, Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha. 

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Operação "Black Buck", o mais longo "RAID" aéreo da história.

Imagem via BBC
Por: Yam Wanders.

Quando, no princípio de Abril de 1982, os argentinos ocuparam militarmente as Ilhas Malvinas, deram início a uma Guerra que era inovadora quando comparada com as tradições que entretanto haviam sido adquiridas nos decénios anteriores, no quadro estratégico global da Guerra-Fria. Em primeiro lugar, a potência colonial desta vez não ia negociar e ia resistir militarmente para preservar o status quo (acima); em segundo lugar, o conflito militar iria ser travado entre dois países de um mesmo lado de uma das Alianças.

'A aviação é um mundo à parte', diz a Tenente Mayara única mulher a pilotar o helicóptero Águia no Oeste Paulista


Por: Redação OD

Dois mundos que se uniram com o propósito de ajudar e que despertam a admiração de quem os observa. A Polícia Militar e o Grupamento de Radiopatrulha Aérea (GRPAe), chamado rotineiramente apenas de Águia, juntos, servem e protegem a população. E essa união trouxe para o Oeste Paulista a segunda mulher na função de piloto da PM do Estado de São Paulo, a 1º tenente Mayara Roberta Mieko Tanaka de Moraes, que ingressou na corporação por incentivo do pai e que conheceu na prática a contribuição que o pássaro de metal dá aos agentes em solo.

Operação PANGA/BAYARD no Mali, e a Orbis Defense "quase no front"...

 Imagem cortesia French Army/World Armies-UK.
Por: Yam Wanders.

Tropas de Commandos de Montanha do 27° BIM (Armée de Terre)
em ação em algum lugar do Mali.
 Imagem cortesia French Army/World Armies-UK.
De 27 de março à 10 de abril, forças especiais francesas em operação no deserto do Mali e na região de fronteira de Burkina Fasso (África Ocidental sub-sahaariana) neutralizaram 20 ou mais terroristas em condução da Operação PANGA, a maior até então desde a chegada das forças francesas no Mali. A operação principal cobriu a área do "Foulsaré", uma região de floresta e chegou a se extender à algumas regiões do deserto aonde estavam agindo novos "jhiadistas" do grupo conhecido como "Ansarul Islam", cooptando e recrutando novos colaboradores e combatentes, bem como já estavam em curso de planejamento avançado de ataques na região e além.

Japão envia porta-helicópteros para escoltar navio dos EUA em plena tensão com a Coreia do Norte


Por: Redação OD

O Japão enviou nesta segunda-feira (1º) seu maior porta-helicópteros para apoiar a escolta de um navio americano na região oriental do país, em meio à tensão entre Estados Unidos e Coreia do Norte. O envio do porta-helicópteros japonês é o primeiro que o país realiza para prestar apoio a tropas aliadas desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Pioneiros brasileiros na Antártica, parte ll.

Noc H-40 Barão de Teffé e o Noc Prof W. Besnard lado a lado na Antártica.
Imagem de autor desconhecido, gentileza do IOUSP.
Por: Yam Wanders.

Pioneiros brasileiros na Antártica Parte ll

O ano de 2017 será um marco importante para o PROANTAR, o Programa Antártico Brasileiro, que está em vias de concluir a construção da nova base brasileira no Continente Antártico, a conhecida EACF - Estação Antártica Comandante Ferraz, prevista para o verão de 2018.

Com o reaquecimento das atividades de desenvolvimentos e pesquisas científicas no continente, o assunto volta a ganhar a devida importância nos meios tecnológicos & acadêmicos, civis e militares, pois muito pouco seria possivel sem a cooperação de instituições de pesquisas civis e das Forças Armadas, em especial da Marinha do Brasil, que sempre muito empenhou de seus meios humanos e materiais para o desenvolvimento do PROANTAR. É importante citar que desde a década de 60, diversos oficiais da Marinha do Brasil já participavam de expedições polares como observadores, inicialmente à bordo de navios do Chile, e, posteriormente, à bordo de navios argentinos, ingleses, russos, alemães e franceses.

domingo, 30 de abril de 2017

Exército Brasileiro autoriza que atiradores de tiro desportivo possam andar com sua arma municiada

Foto Ilustrativa
Por: Redação OD
O Exército autorizou atiradores desportivos a transportarem uma arma municiada, no trajeto entre o local de guarda do armamento e o de treinamento ou competição. O porte de trânsito foi definido pela Portaria 28 do Comando Logístico (Colog), entretanto, a exigência da Guia de Tráfego (GT), documento expedido pelo Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados continua valendo. Antes da portaria, o atirador era proibido de se locomover com a arma carregada. “Inclusive a legislação determinava que arma e munições fossem transportadas separadas.

Ministro da Defesa Raul Jungmann propõe aproximação entre Brasil e México no setor de defesa


Por: Redação OD

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, aproveitou o encerramento da Feira Aeroespacial do México (FAME) para reuniões bilaterais com autoridades mexicanas com vista à aproximação entre Brasil e México no setor de defesa. Durante a permanência na capital mexicana, Jungmann entregou ao secretário de Relações Exteriores, Luís Videgaray Caso, convite do presidente Michel Temer para visita oficial ao Brasil do presidente mexicano Enrique Peña Nieto. À tarde, a delegação brasileira participou do I Seminário de Sinergia de Indústria de Defesa realizado na Secretaria de Defesa Nacional (SEDENA). O ministro Jungmann e demais integrantes da comitiva foram recebidos com honras militares.

Força Aérea Brasileira receberá em breve o seu primeiro SC-105 "Persuader"

Primeiro SC­105 (FAB 6550), que será destinado ao Esquadrão Pelicano, durante voo de testes na Espanha. (Foto: Guillermo Granger / JetPhotos)
Por: Redação OD

Breve a Força Aérea Brasileira estará recebendo o seu primeiro, dos três aviões de busca de salvamento que foram encomendando juntos a Airbus/CASA. Uma das aeronaves, que está em fase final de testes, foi flagrada enquanto se preparava para a sua aproximação na sede da Airbus/CASA, na Espanha. O C-295MP é uma variante do turboélice de transporte C-295, o qual a FAB possui 12 exemplares, onde eles substituíram os “De Havilland C-115 Buffalo “ de origem canadenses, nas missões de ajuda humanitária e transporte de tropa, dentre outras mais realizadas por esta aeronave.

Exército Brasileiro pode ser obrigado a fazer troca de comando motivada por doença degenerativa do Gen Villas Bôas


Editorial OD
A poucas semanas, começou-se a ser veiculada uma possivel saída do General Villas Bôas do Comando do Exército, por força de uma doença degenerativa, a qual o General está sendo acometido. Fato é que, pelo menos ainda o Exército Brasileiro não se manifestou na forma de nota ou algo parecido sobre o caso, tudo que temos até agora são especulações e conjecturas de quem possa ocorrer esta saída e caso ela venha a acontecer, de quem poderá vir a ser o novo Comandante da força terrestre.