segunda-feira, 19 de abril de 2021

50 anos atrás: lançamento da Salyut, a primeira estação espacial do mundo

 

Vista de Salyut da tripulação da Soyuz 10 de partida. Crédito: Imagens cortesia da RKK Energia.

Por redação OD Europe.

Em 19 de abril de 1971, a União Soviética colocou em órbita a Salyut, a primeira estação espacial do mundo. Projetada para uma vida operacional em órbita de 6 meses, Salyut hospedou a tripulação de Georgi T. Dobrovolski, Vladislav N. Volkov e Viktor I. Patsayev para uma missão recorde de 24 dias. 

O vôo terminou tragicamente quando a tripulação morreu devido à súbita despressurização de sua espaçonave Soyuz 11, pouco antes de sua reentrada na atmosfera terrestre. Ao longo das décadas seguintes, os engenheiros soviéticos e, mais tarde, russos, aprimoraram continuamente o projeto original da Salyut, lançando gerações cada vez mais capazes de estações espaciais da série Salyut e do Bloco Base da estação Mir. 

O Módulo de Serviço Zvezda do segmento russo da Estação Espacial Internacional traça sua herança até a primeira estação espacial do mundo há 50 anos.

domingo, 18 de abril de 2021

Operação "Forth Bridge/Ring of Steel"; A mega estrutura de segurança antiterror do funeral do Príncipe Philip

 

Foto acima: Alguns doc milhares de policiais mobilizados e fortemente armados que fizeram parte da operação "Ring of Steel" em foto de Nick Edward. Foto abaixo: O caixão do Príncipe e Duque de Edimburgo, coberto com seu estandarte pessoal, é carregado no Land Rover Defender construído para esse fim, seguido pela princesa real, o príncipe de Gales, o duque de York, o conde de Wessex, o duque de Cambridge, Peter Phillips, o duque de Sussex, o conde de Snowdon e o vice-almirante Sir Timothy Laurence (autor não declarado). Fotos via UK Ministry of Defence.

Por: Yam Wanders.

O Castelo de Windsor foi o cenário de uma demonstração espetacular de pompa, e sobretudo, muita segurança para garantir a tranquilidade da cerimônia do funeral do Príncipe Philip para a Família Real e para a população nos arredores do Castelo de Windsor.

O duque não recebeu um funeral de estado , que geralmente é reservado aos monarcas. Em vez disso, os desejos do Príncipe Philip seriam apenas para um funeral militar conduzido na Capela de São Jorge e sepultamento nos Jardins Frogmore, enquanto o enterro na Capela de São Jorge é mais tradicional.

O Quadrilátero, o ponto de onde o caixão partiu, foi alinhado pelos the Household Cavalry & the Foot Guards, bem como destacamentos militares de unidades com ligações especiais ao duque.

Pessoal militar da Royal Navy , Royal Marines, The Highlanders, Royal Regiment of Scotland e Royal Air Force alinharam a rota da procissão. Nenhum discurso, sermão ou elogio foi proferido no serviço, conforme o desejo do Príncipe & Duque de Edinburgh.  A cerimônia apenas citou e destacou seus vínculos com a Marinha Real e sua paixão pelo mar. 

Dentro do pátio do castelo, o caixão do duque de Edimburgo estava coberto com seu estandarte pessoal, sua espada, o seu quepe naval e uma coroa de flores enquanto os carregadores militares selecionados para a honra do cerimonial o colocavam em seu carro funerário, um simples Land Rover monocabine, que era de seu uso pessoal. O emprego do veículo no funeral foi determinado em vida pelo próprio Príncipe.