sábado, 16 de fevereiro de 2019

10 anos de Operação “SARSUB-Tikuna/2009”

Imagem Via Marinha do Brasil.
Por: Redação OD.

O Comando da Força de Submarinos (ComForS) realizou a Operação “SARSUBTikuna/2009”, em Angra dos Reis-RJ, durante o mês de fevereiro. 
No dia 12, foi registrado um marco histórico para esse tipo de exercício: o resgate de quatro tripulantes do Submarino
“Tikuna” (S-34), sendo dois deles oficiais observadores da Marinha Americana e da Armada do Chile. 

145 anos de Sir Ernest Henry Shackleton


Por: Redação OD Europa.

Sir Ernest Henry Shackleton  (Kilkea, condado de Kildare, 15 de fevereiro de 1874 — Geórgia do Sul, 5 de janeiro de 1922) foi um explorador polar que liderou três expedições britânicas à Antárctida, e uma das principais figuras do período conhecido como Idade Heroica da Exploração da Antártida.

Nascido no Condado de Kildare, na Irlanda, Shackleton e a sua família anglo-irlandesa mudaram-se para Sydenham, uma zona dos subúrbios de Londres, quando ele tinha dez anos de idade. Sua primeira experiência nas regiões polares foi como terceiro-oficial na Expedição Discovery liderada pelo capitão Robert Falcon Scott, em 1901–04, durante a qual foi enviado para casa mais cedo devido a problemas com escorbuto. Determinado a dar a volta a este insucesso pessoal, regressou à Antárctida em 1907 à frente da Expedição Nimrod. Em Janeiro de 1909, ele e mais três companheiros efectuaram uma marcha para sul que estabeleceria uma nova marca Farthest South - latitude 88° 23′ S, a 180 km do Polo Sul. Por esta conquista, Shackleton recebeu o título de cavaleiro pelo rei Eduardo VII quando regressou a casa.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

O sucesso do Corridão da Vitoria 2019

 
Imagens via Organização do Corridão da Vitoria.


Por: Redação OD.



Um grupo de militares da reserva e veteranos das três Forças Armadas e Forças Auxiliares, com notada participação de muitos ex-integrantes de Forças de Commandos e Forças Especias  organizaram um evento que fez o chão do Rio de Janeiro tremer nesse domingo dia 10/02/2019, que desde as primeiras horas da mahã ja mobilizava no local centenas de pessoas e começou  às 09:00h da manhã, desde o Leme até o Forte de Copacabana reunindo aproximadamente mil participantes fora os expectadores!
Não se tratou de uma competição e sim um “corridão em equipe” no qual o espírito de corpo que prevaleceu!