sábado, 16 de fevereiro de 2019

10 anos de Operação “SARSUB-Tikuna/2009”

Imagem Via Marinha do Brasil.
Por: Redação OD.

O Comando da Força de Submarinos (ComForS) realizou a Operação “SARSUBTikuna/2009”, em Angra dos Reis-RJ, durante o mês de fevereiro. 
No dia 12, foi registrado um marco histórico para esse tipo de exercício: o resgate de quatro tripulantes do Submarino
“Tikuna” (S-34), sendo dois deles oficiais observadores da Marinha Americana e da Armada do Chile. 


Imagem via Marinha do Brasil.

A operação constituiu-se na localização do submarino sinistrado; passagem de ar e material para prover suporte à vida dos tripulantes; escape individual pela guarita de salvamento; e acoplamento do sino de resgate à escotilha de salvamento do submarino pousado no fundo do mar, em simulação a um acidente.
Nesse exercício, após a abertura da escotilha, um médico passou para o interior do submarino e quatro tripulantes passaram para o sino de resgate. Em seguida, os tripulantes foram trazidos à superfície e desembarcados no Navio de Socorro Submarino (NSS) “Felinto Perry” , onde passaram, simuladamente, aos cuidados da equipe de médicos e enfermeiros hiperbáricos.
Esta foi a primeira vez que o NSS “Felinto Perry” realizou o acoplamento do seu sino de resgate no “Tikuna”, após já ter realizado em todos os submarinos da
Classe “Tupi”.
Operação “SARSUB-Tikuna/2009”

O exercício foi acompanhado pelo Comandante-em-Chefe da Esquadra, V Alte Fernando Eduardo Studart Wiemer, e pelo Comandante da Força de Submarinos, C Alte Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior.
O sucesso da Operação “SARSUB-Tikuna/2009” qualificou e capacitou os meios navais participantes, ratificando a posição da Marinha do Brasil no seleto grupo de países que possuem a capacidade de prestar socorro à tripulação de submarinos sinistrados.

Com informações via Marinha do Brasil.

Um comentário:

VIZADPF disse...

Bom dia a todos Brasileiros aquáticos se me permite.
Não basta ser elegante marujo, tem que ser mesmo muito determinado para desempenhar esta função. Meu primo Job Teixeira que mora em Laguna Sta. Catarina foi ao Pólo Sul e foi ali que Eu vi a garra e determinação destes nossos Heróis. DEUS abençoe a todos e SEMPRE ALERTA.
Vilson de Souza : desouza.vilson@gmail.com
BSB-DF :17 de Fevereiro de 2.019