sábado, 3 de agosto de 2019

Um farol marítimo de 190 anos

Na noite de dois de dezembro de 1883, o Farol da Ilha Rasa passou a exibir luz produzida por energia elétrica (primeiro do gênero na América do Sul). Foto por Catarina Wrede.

Por: Redação OD.

No dia 31 de julho, o Farol da Ilha Rasa, localizado no Rio de Janeiro, comemorou seu centésimo nonagésimo aniversário. Ele foi criado ainda na época do Império e, até hoje, é um dos principais faróis do País, possibilitando uma navegação segura.

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Nacionalidades de operador, proprietários e o amplo uso da bandeira do Panamá

Ação de patrulhamento maritimo na costa brasileira efetuado pela Marinha do Brasil. Imagem ilustrativa.

Por: Redação OD Europe.

Se todos os navios mercantes que navegavam pelo planeta estivessem reunidos em um só lugar, a maioria usaria uma bandeira do Panamá no topo do mastro. Ao mesmo tempo, a maioria dos barcos seria de propriedade de um indivíduo ou empresa da Grécia .

segunda-feira, 29 de julho de 2019

95 anos da Revolta de 1924 em São Paulo

Carro de combate Renault FT (FT 17) pertencente ao Exército Brasileiro e utilizado por tropas  legalistas. Foi o primeiro tanque do Exército Brasileiro, em uso na Companhia de Carros de Assalto, sob o comando de José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, em 1921, tendo sido amplamente utilizados até o início da II Guerra Mundial.

Por: Redação OD.

Foram Vinte e três dias de batalha, 503 mortos, 4.846 feridos (na maioria civis) e mais de 20 mil desabrigados. Os números representam o saldo de um episódio pouco conhecido pelos paulistanos, mas de importância histórica para a cidade de São Paulo: a Revolta de 1924, que completa neste mês 95 anos. O c
onfronto armado, que durou 23 dias, deixou milhares de feridos e teve bairros bombardeados pelo governo federal.