sábado, 7 de maio de 2016

Fuzileiros Navais fazem treinamento no ES para integrar o 24º Grupamento Operativo da Missão nas Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH),


Militares que irão compor o 24° Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais no Haiti participam de treinamento nas regiões de Marataízes, Itaóca e Itaipava, no Espírito Santo. Foto: Sargento Percut
Por: redação OD 

Teve fim na última quinta-feira (5) no Espírito Santo o exercício Adest Batalhão de Proteção I. Ou seja, um treinamento para cerca de 500 militares com o emprego de tropas e blindados na região de Marataízes, Itaoca e Itaipava.  O treinamento tem como objetivo a preparação final dos militares que irão compor o 24º Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH), nos procedimentos pertinentes a uma Força de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU). 

História: 7 de maio de 1945, Alemanha nazista assina rendição incondicional da Segunda Guerra Mundial, em Reims, na França



Por: Redação OD

Em 7 de maio de 1945, o Alto Comando Alemão assinou a rendição incondicional de todas as tropas alemãs na Segunda Guerra Mundial. O documento foi assinado pelo general alemão Alfred Jodl, chefe do Estado-Maior da Wehrmacht (forças armadas alemãs na Segunda Guerra), em Reims, no noroeste da França. Assinaram como testemunhas o general soviético Ivan Susloparov e o general francês François Sevez, chefe do Estado-Maior do general Charles de Gaulle. Representando a Força Expedicionária Aliada, o general Walter Bodell-Smith, chefe do Estado-Maior do general Dwight Eisenhower também o documento. O texto incluía além da retirada alemã da guerra, o desarmamento do país e o fim do Partido Nazista.

CIOpEsp realiza Estágio de Caçadores de Operações Especiais



Por: Redação OD 

Após uma manhã de muito calor e de tensão pela aprovação no teste de entrada do Estágio de Caçadores de Operações Especiais, tivemos o índice de aproveitamento final de 100%, após a primeira tentativa e a recuperação para alguns. A média de aproveitamento no tiro variou de 87% a 95%, ultrapassando o batente de 85%. A partir de agora nossos futuros caçadores param de pensar em fuzil de assalto, e alongam suas vistas para o tiro de precisão de longa distância. E que venham os tiros de longa distância. 

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Defesa promove exercício conjunto de enfrentamento ao terrorismo



Por: Redação OD
Militares que integram as tropas de operações especiais das Forças Armadas e de diversos órgãos de segurança pública que atuarão na segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 participarão de exercício conjunto de enfrentamento ao terrorismo. A atividade ocorrerá no período de 9 a 13 de maio, em Goiânia (GO). Na terça-feira (10/5), o exercício será aberto à imprensa. Os jornalistas poderão acompanhar algumas das 17 oficinas de treinamento montadas no Comando de Operações Especiais do Exército. Em uma delas, serão treinadas táticas peculiares de enfrentamento ao terrorismo em uma Pista de Tiros – circuito que se assemelha a um bairro urbano onde haverá uma simulação de resgate em que um suposto alvo terrorista esteja se escondendo ou fugindo em meio a um local com obstáculos urbanos. 

Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) completou 127 anos de fundação


Por: Redação OD

Era o ano de 1853, quando Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, com a sua visão futurista, idealizou a criação de um Colégio que assistisse os “filhos daqueles que morrerão ou se inutilizarão no campo de batalha defendendo a independência e a honra nacional”. O sonho de Caxias só veio a tomar forma no ano de 1888, quando o então Ministro da Guerra, Thomaz José Coelho D’Almeida, o qual hoje está presente no nome histórico do nosso Colégio, Casa de Thomaz Coelho, articulou um acordo entre a Associação Comercial do Rio de Janeiro e os interesses dos militares para que a união das instituições se concretizasse. Como parte do acordo, estava a compra da propriedade na qual seria instalado um educandário para os filhos dos militares, sendo nomeado pelo Imperador D. Pedro II como “Imperial Colégio Militar”. Em 29 de abril de 1889, foi vendida à Fazenda Nacional a Chácara Pedra da Babilônia, para ser instalada a nova Instituição de Ensino.

Vídeo do 24º Contingente da Companhia de Engenharia de Força de Paz-Haiti finalizando seu preparo centralizado


Por: Redação OD

O 24º Contingente da Companhia de Engenharia de Força de Paz-Haiti finalizou hoje o seu preparo centralizado. Em breve, iniciará o rodízio entre os militares do atual e do próximo contingente, com isso, iniciamos uma fase de despedida e renovação. Trabalharemos juntos por um curto período, os militares do 23º Contingente passarão as funções e os “bizus” para o 24º. Desde já, desejamos uma excelente missão para os novos 120 “Peacekeepers”.

Submarino russo Stary Oskol testa mísseis de cruzeiro Kalibr-NK no Mar de Barents



Por: Redação OD

O submarino de ataque diesel-elétrico russo Stary Oskol, do projeto 636,3 Varshavianka, lançou mísseis de cruzeiro do sistema Kalibr-NK no Mar de Barents como parte do programa de testes das armas da embarcação, segundo disse o porta-voz da Frota do Norte da Rússia, capitão Vadim Serga, nesta sexta-feira (6). De acordo com a declaração oficial, o Stary Oskol superou "uma série de provas na Frota do Norte" e lançou “com êxito” um míssil de cruzeiro Kalibr "contra um alvo na costa".

Comando de Defesa Setorial Copacabana apresenta planejamento dos Jogos Olímpicos ao Ministério Da Defesa



Por: Redação OD

O Plano de Operação da Marinha do Brasil para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foi apresentado pelo Vice-Almirante Leonardo Puntel, Comandante de Defesa Setorial (CDS) Copacabana ao Ministério da Defesa. Na reunião com a participação das três Forças Armadas, na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), nos dias 13 e 14 de abril, o Comandante do 1º Distrito Naval detalhou como a Força Naval atuará para cumprir a missão durante as Olimpíadas no Rio de Janeiro. O encontro de coordenação entre as Forças Armadas, que ocorreu a 113 dias do início dos Jogos Olímpicos, contou com as presenças do Chefe de Operações Conjuntas do MD, General do Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas, e do Coordenador Geral de Defesa de Área (CGDA), General de Exército Fernando Azevedo e Silva.

Instrução Individual Básica (IIB) da Brigada de Infantaria Pára-quedista



Por: Redação OD

O exercício no terreno da Instrução Individual Básica (IIB) dos recrutas das Organizações Militares da Brigada de Infantaria Pára-quedista foi realizado entre os dias 11 a 15 e de 25 a 29 de abril. A IIB foi realizada em dois turnos e habilitou cerca de 800 recrutas em instruções de Primeiros Socorros; Orientação; Pista de Obstáculos e Marcha; entre outras, realizadas na Área de Instrução Coronel Ururahy, a AICUr, pelas equipes de instrução do 25° BI Pqdt, 26º BI Pqdt, 27° BI Pqdt, BDOMPSA, 8° GAC Pqdt, 20ª Cia Com Pqdt, 21ª Bia AAAe Pqdt, 1º Esqd C Pqdt, 1ª Cia E Cmb Pqdt e o 36º Pel PE Pqdt.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Operação Crossroads: Expedição científica encontra o porta-aviões utilizado nos testes nucleares de 1946

Vista Aérea de um teste nuclear no Atol de Bikini

Por: Redação OD 
A imagem era surrealista. Porta-aviões destroyers (navios de guerra) repletos de cabras, porcos e ratos flutuavam nas paradisíacas águas do atol de Bikini, no oceano Pacífico, em julho de 1946. O Governo dos EUA havia expulsado os 167 nativos das ilhas para bombardeá-las com duas armas nucleares de 20 quilotons cada uma – superiores, portanto, ao artefato de 15 quilotons detonado em Hiroshima. Em 1o. de julho, os militares lançaram em Bikini a bomba Gilda, com a imagem gravada da personagem homônima interpretada por Rita Hayworth no cinema. O anúncio do filme, que estreou naquele mesmo ano, proclamava: “Bela, mortal... usando todas as armas de uma mulher”. Em 25 de julho, atiraram a segunda, batizada Helena de Bikini, numa alusão a Helena de Troia, a mulher que fez tantos heróis da mitologia grega sucumbirem. 

B-747 Super Tanker quase pronto para temporada de incêndios florestais no Canadá e nos EUA (vídeo)

Boeing B-747-200 SuperTanker N-470EV, ex-Evergreem Cargo, agora utlilizado pela Global SuperTanker Services nos EUA.
Crédito da imagem: Topshot .gif via embedded YouTube, N470EV in flight - Golf Bravo/Wikicommons, N492EV in flight - Aero Icarus/Wikicommons
Por: Redação OD


O maior avião de combate a incêndios florestais do mundo, um Boeing B-747 especialmente adaptado para tal, já está de prontidão em Colorado Springs nos EUA para entrar em ação caso necessário. Anteriormente utilizado pela empresa americana Evergreen, agora esse mesmo avião será revisado e utilizado pela Global Super Tankers Services. A atual operadora da aeronave efetuou diversas modernizações para garantir a capacidade de carga  em 20.000 galões (aproximadamente 75.800 litros) de líquido retardante em uma autonomia de 4.000 milhas de distância.

Soldado repara sua arma em pleno combate no Afeganistão



Por: Redação OD

Em imagens publicadas pelo jornal britânico The Mail Sunday, podemos ver uma cena das mais inusitadas e mais temidas em campo de batalha para quem usa armas portáteis que é a pane de mecanismo. 
Não importa a marca, modelo, tamanho... Tenha um multi tool sempre!

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Viatura Blindada Transporte de Pessoal – Média de Rodas (VBTP – MR) Guarani é avaliada pelo Centro de Avaliações do Exército



Por: Redação OD

No dia 29 de abril, o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) finalizou a avaliação técnica da Viatura Blindada Transporte de Pessoal – Média de Rodas (VBTP – MR) Guarani, configurada com a torre manual GPK modelo Exército Brasileiro – 01 (EB–01), fabricada pela empresa Plasan Sasa, de Israel. A avaliação buscou verificar, em ambiente controlado, o desempenho da torre manual Plasan, bem como sua interface e eventuais interferências no desempenho da plataforma veicular da VBTP-MR Guarani, tendo como base requisitos técnicos elaborados pelo Departamento de Ciência e Tecnologia. Dentro desse contexto, foram executados ensaios, visando avaliar os seguintes aspectos: integração com a plataforma veicular, funcionamento, ergonomia, tiro com as metralhadoras 7,62 mm MAG e Browning .50”, navegação e vedação à chuva. 

Primeira apresentação aberta da Patrouille de France em 2016

Foto do treinamento fechado de fevereiro de 2016.
Por: Redação OD

Mais de 2000 pessoas reunidas na Base Aerienne 701 de Salon-en-Provence na França para acompanhar uma tarde de exibição da Patrouille de France. Comandada pelo pilotos commandant Nicolas Lieumont, capitaine Damien Bourmaud e capitaine Cyril Touzet foi conduzida a primeira apresentação aberta ao público de 2016. Todas as fotos pelo nosso já conhecido amigo Sgt Chef Julien Mortreuil, o fotógrafo oficial da PAF que já nos acompanhou em mais de uma visita à base da PAF na França.

Forças Armadas celebram 71 anos do Dia da Vitória




Por: Redação OD

No dia 6 de maio, o Comando Militar do Norte (CMN), o 4º Distrito Naval (4º DN) e o I Comando Aéreo Regional (I COMAR) promovem solenidade em comemoração ao Dia da Vitória. A data marca a rendição do exército nazista e o fim da Segunda Guerra Mundial em 8 de maio de 1945, o mais amplo e cruel conflito da história da humanidade. Na solenidade, será entregue a Medalha da Vitória para três militares da reserva que residem em Belém. 

4 de maio dia Internacional dos Bombeiros.


Por Redação OD

Na foto: Um de nossos editores, Yam Wanders, que é bombeiro civil com
diversas especializações no Brasil e na Europa, na companhia do
Tenente R/R João Castro da PMESP e Tenente Magno do CBERJ.
O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro é o mais antigo do
Brasil, criado por decreto imperial no ano de 1856.
Dia 4 de maio é considerado o dia internacional do Bombeiro, nossos valorosos "Soldados do Fogo" como são conhecidos em muitos países.
Comemora-se o dia Internacional do Bombeiro, seja civil ou militar, pois é o dia de São Floriano, que na tradição ocidental é o santo protetor dos Bombeiros. Independente de dogmas, é uma data importante pois de todas as profissões mais arriscadas (3a mais perigosa perdendo apenas para a de astronauta/cosmonauta e mergulhador de combate) e a 1a entre as mais estressantes do mundo, a do Bombeiro é a que salva mais vidas e preserva patrimônios além de colaborar com a cultura de prevenção.
Nossos respeitos aos Bombeiros de todo o mundo, sejam eles civis, militares, profissionais, voluntários, seus colegas paramédicos e socorristas em todo o mundo.



Centro de Lançamento Barreira do Inferno sedia Operação Astros do Exército Brasileiro

Lançamento do Míssil AV-TM 300  CLBI

Por: redação OD

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Parnamirim (RN), sediou a segunda fase da Operação ASTROS 2020/2016, no período de 25 a 28 de abril. A operação está prevista no cronograma de desenvolvimento de sistemas e equipamentos em desenvolvimento da empresa brasileira AVIBRAS, dentro do Projeto Estratégico do Exército Brasileiro ASTROS 2020 (PEE ASTROS 2020).

EUA testam o SEA HUNTER seu novo 'navio fantasma' não tripulado caçador de submarinos (VÍDEO)



Por: Redação OD
O Sea Hunter, novo navio dos EUA não tripulado desenhado para detectar e vigiar submarinos inimigos, está sendo testado na costa da Califórnia. Com 40 metros de comprimento, o navio-fantasma pode realizar missões de monitoramento a milhares de quilômetros de distância e durante vários meses, segundo relata o canal FOX 5. "O Sea Hunter tem a capacidade única de navegar para detectar outras embarcações que operem potencialmente em nossas águas", disse Jared Adams, porta-voz da Agência de Projetos de Pesquisa Avançados de Defesa (DARPA, na sigla em Inglês).

terça-feira, 3 de maio de 2016

Comando da Força Aeronaval irá realizar exposição em Iguaba Grande como parte das comemorações do Centenário da Força



Por: Redação OD

Como partes das comemorações do Centenário da Aviação da Marinha, estão sendo realizadas Exposições Estáticas de Aeronaves em cinco localidades da Região dos Lagos. Neste sábado, dia 07 de maio, a aeronave Esquilo  (UH-12/13) , vai pousar em Iguaba Grande, na Praia da Lagoa “Popeye". 

O Exército Brasileiro e a sua integração com as populações indígenas



Por: Redação OD
A 303 km em linha reta de Rio Branco (AC), encontra-se o 1º Pelotão Especial de Fronteira de Selva, "O Guardião do Purus”. Responsável por resguardar 315 km da divisa entre Brasil e Peru, a unidade militar também tem se destacado pela integração com a população local e as comunidades indígenas. Do efetivo de 59 militares na unidade, 12 são indígenas. O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, esteve nesta segunda-feira (2) no local e falou da importância do amplo trabalho realizado pelas Forças na fronteira do extremo oeste do Brasil e do esforço de integração. “As Forças Armadas têm a clareza de apoiar a integração das populações indígenas. São brasileiros que têm a origem e o destino comum de integrar e de construir o nosso País”.

Com escolta de caças F-5 M do 1º GDA, Força Aérea Brasileira dá boas-vindas à chama olímpica



Por: Redação OD
Uma cena inédita foi registrada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), nesta terça-feira (03/05). O avião comercial com a chama olímpica à bordo sobrevoou a capital federal escoltado por duas aeronaves de caça F-5, empregados na defesa aérea do país.

Rebocador de Alto Mar “Triunfo” realiza exercício de reboque com a Corveta “Barroso”



Por: Redação OD
No dia 19 de abril, nas proximidades do Porto de Recife, o Rebocador de Alto Mar (RbAM) “Triunfo” realizou exercício de reboque com a Corveta “Barroso”, na área de jurisdição do 3º Distrito Naval, durante Comissão de regresso da Operação Líbano VIII. O exercício representou incremento no adestramento das tripulações, que demonstraram elevado grau de entrosamento e coordenação desde a fase de planejamento até a execução da atividade.

Aeronave que transporta a chama olímpica foi interceptada por caças da FAB




Por: Redação OD
Ainda era madrugada, às 3h18, quando a aeronave voo JJ 9751 entrou no espaço aéreo brasileiro. O primeiro contato foi feito pela controladora de tráfego aéreo Sargento Indra Ruana Fraton, do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), de Recife (PE). A mensagem saúda o símbolo dos Jogos Olímpicos que chegou em Brasília às 7h. A chegada na capital federal foi acompanhada por dois caças F-5M do Esquadrão Jaguar que decolaram da Base Aérea de Anápolis. Durante a escolta, foi feito um sobrevoo sentido Torre de TV – Congresso Nacional.

Ensino por Competências: Realidade que se concretiza no Exército Brasileiro e na sua Aviação com o processo de Modernização do Ensino




Por Cap QCO Marcello Fernandes de Berredo Guimarães, da DEN
A atuação das Forças Armadas nos dias atuais tem ocorrido em um contexto cada vez mais complexo, decorrente da globalização e evolução tecnológica, marcado pela rápida circulação de informações, transformações constantes e desafios que precisam ser enfrentados através de enfoques múltiplos e inter-relacionados. Estes fenômenos determinam novas demandas educacionais, que venham a dar conta destas realidades. O Exército Brasileiro, já em 1995, vislumbrando esta situação, propôs um novo perfil para os seus militares, ratificado, anos depois, pela Estratégia Nacional de Defesa (END). Esta percepção desencadeou o Processo de Modernização de Ensino (PME), iniciado a partir de 1996, que sinalizou a necessidade de uma mudança no foco do ensino, dos conteúdos para as competências, do trabalho disciplinar para a interdisciplinaridade.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Jargões militares agora têm livro explicativo: "O Linguajar Verde-Oliva"



Por: Redação OD 

Durante a cerimônia de comemoração dos 127 anos do Colégio Militar do Rio de Janeiro, no dia 6 de maio, será lançado o livro "O Linguajar Verde-Oliva", que apresenta a descrição das principais características do jargão usado pelos integrantes do Exército Brasileiro (EB) no cotidiano dos quartéis. Ao analisar a dificuldade de militares estrangeiros em missão no Brasil entenderem o linguajar informal usado pelos militares brasileiros nos quartéis, a Capitão QCO de Magistério Célia Rodrigues Gusmão percebeu a necessidade de “traduzir” esses jargões de forma a minimizar a diferença linguística. Com isso, decidiu realizar uma pesquisa e apresentá-la como projeto final do Curso de Aperfeiçoamento Militar (CAM-2015) da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. A iniciativa transformou-se no livro "O Linguajar Verde-Oliva". 

Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) prepara novos tripulantes com curso operacional



Por: Redação OD
Com atuação em três turnos, apoio a diversas operações policiais em todo o Estado e projetos de expansão para o interior, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) se prepara para reforçar seu efetivo. O processo de capacitação para candidatos a tripulante será iniciado às 18h de segunda-feira (02.05), no salão nobre Cloves Vetoratto, no Palácio Paiaguás, com uma palestra do comandante geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel PM Ricardo Gambaroni. O evento marcará a aula inaugural do “5º Curso de Tripulante Operacional Multimissão”, que terá a participação de 27 candidatos, entre policiais militares, civis e bombeiros e prevê aulas práticas e teóricas até o dia 4 de julho.

Comando do 1º Distrito Naval (Com1°DN) se prepara para receber revezamento da tocha Olímpica no Rio de Janeiro



Por: Redação OD
O Grupo-Tarefa do Comando do 1º Distrito Naval (Com1°DN) se reuniu, na manhã do dia 27 de abril, para acertar os detalhes finais da Operação Tocha Olímpica dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Participaram do encontro representantes do Com1ºDN, do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, do Grupamento de Fuzileiros Navais e da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, da Capitania dos Portos, da Escola de Aprendizes Marinheiros do Espírito Santo e de Organizações Militares envolvidas na missão que servirá de teste para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

domingo, 1 de maio de 2016

Exército Brasileiro discute nova proposta do Redesenho do Portfólio Estratégico



Por: Redação OD
Entre os dias 27 e 28 de abril, o Gen Amin, Chefe do Escritório de Projetos do Exército (EPEx), apresentou para os militares das Subchefias do EME e dos Órgãos de Direção Setorial (ODS) e do Órgão de Direção Operacional (ODOp), a proposta do Redesenho do Portfólio Estratégico do ExércitoAtualmente, o portfólio do Exército contém 18 Projetos Estratégicos, dos quais 07 são Indutores da Transformação e 11 são Estruturantes. Esse novo redesenho propõe mudanças conceituais e práticas no atual cenário.

Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB) realiza adestramento com aeronave do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral

Por Redação OD
O Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB) conduziu, nos dias 14 e 15 de abril, o adestramento com Helicópteros Centro Oeste-I (Adest Heli CO-I), em conjunto com uma aeronave UH-15 do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2). Essa instrução teve como propósito qualificar, em operações com helicópteros, as tropas de Fuzileiros Navais de Brasília e componentes da Força de Emprego Rápido (FER) do Comando do 7º Distrito Naval. Na oportunidade, foram conduzidos adestramentos de técnica de desembarque por rappel e a simulação de um apoio ao assalto helitransportado da Força de Desembarque, quando as ações aéreas foram realizadas em proveito da mobilidade tática dos Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav).

Força Aérea Brasileira recebeu o primeiro H-36 Caracal capaz de ser reabastecido em voo


Por Redação OD
Não é preciso entender muito de aviação para saber que o H-36 Caracal na versão operacional, recebido em dezembro pela Força Aérea Brasileira, é um helicóptero diferente. Já à primeira vista, o que se destaca é o probe de reabastecimento em voo - uma estrutura na parte dianteira do helicóptero, que se expande para alcançar a cesta do avião-tanque. Esse componente de apenas 3,71m coloca o Brasil entre os melhores do mundo: até agora, só França, EUA e Arábia Saudita possuem, em suas frotas, aeronaves de asas rotativas com essa potencialidade.