quarta-feira, 4 de maio de 2016

EUA testam o SEA HUNTER seu novo 'navio fantasma' não tripulado caçador de submarinos (VÍDEO)



Por: Redação OD
O Sea Hunter, novo navio dos EUA não tripulado desenhado para detectar e vigiar submarinos inimigos, está sendo testado na costa da Califórnia. Com 40 metros de comprimento, o navio-fantasma pode realizar missões de monitoramento a milhares de quilômetros de distância e durante vários meses, segundo relata o canal FOX 5. "O Sea Hunter tem a capacidade única de navegar para detectar outras embarcações que operem potencialmente em nossas águas", disse Jared Adams, porta-voz da Agência de Projetos de Pesquisa Avançados de Defesa (DARPA, na sigla em Inglês).

De acordo com o Daily Mail, os testes com o Sea Hunter ao largo da costa da Califórnia durarão cerca de dois anos. A maior parte destas provas incidirá sobre a capacidade do navio de manobrar de forma independente e evitar colisões. Durante a fase de testes, o navio será controlado por operadores humanos, mas uma vez provada a sua fiabilidade, navegará em regime autônomo.

Além dos caçadores antissubmarino de superfície, nos últimos seis meses o Pentágono tem falado publicamente sobre um programa consistente de desenvolvimento de veículos submarinos não tripulados, os quais formariam parte de um esforço norte-americano para conter os avanços da China e a Rússia. Peter Singer, especialista em robótica militar da fundação New América, destacou, citado pela RT, que "os EUA trabalham nesta tecnologia antissubmarina não só porque acham interessante", mas porque estão cientes dos progressos da China e da Rússia neste setor".

Nenhum comentário: