sábado, 7 de maio de 2016

História: 7 de maio de 1945, Alemanha nazista assina rendição incondicional da Segunda Guerra Mundial, em Reims, na França



Por: Redação OD

Em 7 de maio de 1945, o Alto Comando Alemão assinou a rendição incondicional de todas as tropas alemãs na Segunda Guerra Mundial. O documento foi assinado pelo general alemão Alfred Jodl, chefe do Estado-Maior da Wehrmacht (forças armadas alemãs na Segunda Guerra), em Reims, no noroeste da França. Assinaram como testemunhas o general soviético Ivan Susloparov e o general francês François Sevez, chefe do Estado-Maior do general Charles de Gaulle. Representando a Força Expedicionária Aliada, o general Walter Bodell-Smith, chefe do Estado-Maior do general Dwight Eisenhower também o documento. O texto incluía além da retirada alemã da guerra, o desarmamento do país e o fim do Partido Nazista.

No entanto, o líder soviético Josef Stalin exigiu a assinatura de um novo documento e uma cerimônia para marcar historicamente a rendição alemã da Segunda Guerra Mundial. Com isso, o novo documento foi assinado no dia 8 de maio pelo almirante Karl Dönitz, o sucessor de Adolf Hitler, em Berlim. Algumas horas depois, o almirante alemão comunicou à população que tinha assinado a capitulação do Terceiro Reich, em cerimônia presidida pelo marechal soviético Georgi Yukov. O documento definitivo foi rubricado pelo próprio marechal Yukov, pelo o marechal britânico Arthur William Tedder, em nome do comandante supremo do Corpo Expedicionário Aliado na Europa, e, como testemunhas, pelo general francês De Lattre de Tassigny e pelo general norte-americano Carl Spaatz. O texto foi redigido em alemão, inglês e russo. Além do almirante alemão, outros chefes de estado discursaram anunciando o fim da guerra na Europa, como o americano Harry Truman, o britânico Winston Churchill e Josef Stalin.

FONTE: JB - A Rendição Alemã: o fim da Segunda Guerra Mundial

Nenhum comentário: