sábado, 2 de novembro de 2019

A possibilidade de guerra civil na França em 2020? A OTAN já previu, e se prepara desde 2003!

Art by Orbis Defense.

Por: Yam Wanders.

E após  semanas de polêmicas, que envolveram a comprovação do ataque de um militante islâmico na Prefecture de Police de Paris,  o clima social e político na França é dos piores dos últimos tempos. 
O resultado do ataque do terrorista que foi infiltrado como funcionário no serviço de polícia, resultou na morte de 5 policiais, vários feridos graves, e,  o vazamento de milhares de informações secretas para movimentos jihadistas. Somado à tudo isso ainda ocorreram greves de policiais e bombeiros, e estes acabaram por sofrer repressões violentas contra suas manifestações que denunciam os ingerenciamentos do governo em diversos aspectos que resultam em altos índices de criminalidade e terrorismo assimétrico no país. 

E durante uma reunião no Palace d'Elisée, o  presidente Macron finalmente usou em declaração pública*, uma expressão que até então era exclusiva dos seus adversários da extrema direita, após uma série de eventos significativos que provam a existência de um alarmante nível de desgoverno na segurança interna da França. 

Recentemente, o presidente Macron disse: 

"Devemos  evitar amálgamas ( sentimentos de vingança) entre questões de imigração, radicalização islâmica, comunitarismo e secularismo"... "essa fusão levaria certamente à uma guerra civil na França".

A declaração, acabou sendo interpretada pela grande maioria da população, muito mais como uma afirmação de "mea culpa" do que uma idéia de apaziguamento...

domingo, 27 de outubro de 2019

Operações em clima frio, o que se aprende na prática?




Por:Yam Wanders.

Com a grande repercussão positiva da noticia de mais um sucesso de militares da Marinha do Brasil (COMANF's) no curso de capacitação para operações em clima frio, recebi centenas de e-mails de leitores e amigos me pedindo mais informações sobre como são os cursos de sobrevivência no gelo e quais outros existem para a capacitação militar e/ou de civis nesse tipo de ambiênte. 

Não podemos esquecer que os primeiros militares da Marinha do Brasil a efetuarem uma permanência de inverno na EACF - Estação Antártica Comandante Ferraz, na Antártica, foram Fuzileiros Navais. E com a ampliação do Programa Antártico Brasileiro se acelerando, os conhecimentos de operações em clima de extremo frio serão muito úteis nas futuras rotinas antárticas, assim como as possibilidades de operações em regiões andinas, quando convidados por nações amigas, ou, outras surpresas do futuro...