sábado, 29 de abril de 2017

Protótipo do avião Bandeirante deixa Parque Santos Dumont para restauro

Bandeirante do Parque Santos Dumont será restaurado (Foto: Cláudio Vieira/Prefeitura de São José dos Campos)
Por: Redação OD

O protótipo do avião Bandeirante, no Parque Santos Dumont , em São José dos Campos, será levado para o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica (DCTA ) neste sábado (29), onde será restaurado. O trabalho de remoção começou por volta das 7h.A peça será levada em uma carreta. A ação, coordenada pela prefeitura, contou com o trabalho de 28 pessoas, deve terminar por volta de meio dia e será acompanhada por agentes de trânsito.

Army 2017: Público visitante poderá acompanhar simulação de combates noturnos


Por: Redação OD

O fórum militar Army 2017, terá uma atração em especial aos seus visitantes, onde eles poderão pela primeira vez, observar de perto simulações de combates noturnos, conforme noticiou neste sábado (29) o major-general russo Roman Kordyukov, "acabamos de elaborar a versão da demonstração noturna. É quase uma batalha…Os expetadores poderão vê-la ao vivo", declarou Kordyukov à emissora da rádio Ekho Moskvy. 

Coréia do Norte faz novo teste de lançamento com um míssil, entretanto fontes americanas e sul coreanas relatam que houve nova falha


Por: Redação OD

A Coréia do Norte fez um novo teste de lançamento de míssil esta sexta-feira (sábado em território norte-coreano), segundo noticiou a agência Yonhap, citando uma fonte militar do regime de Kim Jong-un. O teste teria ocorrido a norte da região de Pyongyang. Este é o sexto míssil lançado pela Coréia do Norte em 2017 e o terceiro neste mês de abril. Fontes do Governo norte-americano relatou à agência Reuters que a tentativa de lançamento foi, novamente, falhada.

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Fuzileiros Navais realizam em Itaóca o exercício "Adest Batalhão de Proteção I - 2017" visando a preparação do 26º contigente ao Haiti


Por: Redação OD

Entre 19 e 30 de abril acontece em Itaóca, no Espírito Santo, o exercício Adest Batalhão de Proteção I - 2017, o treinamento final dos 175 componentes do 26º Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH), nos procedimentos pertinentes a uma Força de Paz da ONU. Este será o último grupamento a ser enviado ao País.

Sargento, graduado, especialista... Somos a Força Aérea Brasileira!!!!


Por: Redação OD
No mês de março foi comemorado pela Força Aérea Brasileira o Dia do Especialista de Aeronáutica, e por conta desta comemoração vamos proporcionar uma Super viagem à Escola de Especialistas de Aeronáutica e mostrar quem são os profissionais que fazem as engrenagens da FAB funcionar.  E se você ainda não é especialista, mas pensa em se juntar a nós, vale conferir esse post, garantimos que irá ajudá-lo! Partiu? 

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Inspetores do Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz da ONU realizam visitas a unidades do Exército Brasileiro


Por: Anderson Gabino
Durante esta semana uma equipe das Organizações das Nações Unidas (ONU), esteve encarregada de avaliar tropas do Exército Brasileiro para comporem Missões de Paz. Essa inspeção nas organizações militares brasileiras tem como objetivo, avaliar e assessorar as Forças Armadas do Brasil quanto a sua operacionalidade e prontidão no caso de futuros acordos para participação em operações de paz.

Diversidade operacional do Black Hawk utilizado pela Força Aérea Brasileira, é diferencial para comitiva da ONU


Por: Redação OD

O helicóptero H-60 Black Hawk foi apresentado nesta quarta-feira (26/04) à comitiva da Organização das Nações Unidas (ONU) que visitou o Esquadrão Harpia (7º/8º GAV), na Ala 8, em Manaus (AM). A aeronave multimissão da Força Aérea Brasileira (FAB) é uma das cotadas pela instituição para levar o nome do Brasil em missões de paz. A capacidade operacional da aeronave é um dos destaques apresentados à ONU, já que é empregada em mais de 80 países pelo mundo. 

Oficiais-Alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO) recebem o tradicional o banho de óleo


Por: Redação OD

No dia 11 de abril de 2017, foi realizado o banho de óleo dos Oficiais-Alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO), um evento tradicional promovido pelo 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1), que simboliza a conclusão, com sucesso, do primeiro voo solo em aeronave de asa rotativa da Marinha do Brasil.

FONTE: Comando da Força Aeronaval

Cadetes da AMAN realizam estágio de operações contra Forças Irregulares


Por: Redação OD
No período de 27 de março a 7 de abril, os cadetes do 4º ano de todas as armas, quadro e serviço passaram pelo Estágio de Operações Contra Forças Irregulares, conduzido pela Seção de Instrução Especial (SIEsp) da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Ao longo dos dias, os estagiários tiveram a oportunidade de empregar suas habilidades e conhecimentos em uma situação que simulou o emprego da tropa em região de fronteira e com conflito ambiental. 

quarta-feira, 26 de abril de 2017

General Costa Neves assume o comando da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN)


Por: Redação OD

A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) tem novo comandante. Em solenidade na última terça-feira dia 25/04, O General-de-Divisão André Luís Novaes Miranda deixou o cargo depois de dois anos e irá assumir a Diretoria de Educação Superior Militar. Ele deu lugar ao também General-de-Brigada Ricardo Augusto Ferrreira Costa Neves, que já passou pela Aman entre 2013 e 2015, como instrutor. 

Em discurso na Rússia, Ministro da Defesa Raul Jungmann, defende fim das armas nucleares e faz convite ao Estado-Maior do Exército Russo para visitar o Brasil

Por: Redação OD
O ministro da Defesa do Brasil, Raul Jungmann, disse nesta quarta-feira que o Estado-Maior do Exército russo aceitou o convite de visitar o Brasil em junho. No mesmo mês, a Rússia receberá o presidente brasileiro Michel Temer. O convite foi feito pelo presidente russo, Vladimir Putin, em março deste ano. De acordo com Jungmann, que está em Moscou para a VI Conferência Internacional de Segurança, foi possível atingir certos acordos com o governo russo, sendo o primeiro deles o convite feito ao ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, para visitar o Brasil.

Considerações sobre a escolha do projeto do submarino francês Classe Scorpène pela Marinha do Brasil

Por: Redação OD
EXCLUSIVO A Marinha do Brasil, emitiu nota direcionada ao seu público interno, onde procura-se por meio desta, esclarecer aos seus militares sobre as notícias que estão sendo veiculadas de como se deu os termos para a escolha do submarino francês da Classe Scorpène pela força, segue a nota na íntegra:
Em relação à decisão pelo projeto de submarino francês Classe Scorpène, é importante esclarecer que esse processo de escolha foi longo, exaustivo e criterioso, e envolveu reuniões, visitas a países possuidores de submarinos nucleares e de submarinos dessa classe, além de análises de diversos relatórios e intensas negociações. Para se chegar à conclusão sobre o melhor projeto de um submarino convencional que atendesse às necessidades brasileiras, uma extensa pesquisa foi executada nos diversos modelos de submarinos disponíveis, junto aos países que os detém, para se conhecerem as possibilidades e limitações de cada um deles.

Imagens mostram exercício de artilharia realizado pela Coreia do Norte no aniversário de seu Exército

Imagem tirada de vídeo veiculado pela emissora KRT, da Coreia do Norte, mostra exercício militar realizado no aniversário do Exército (Foto: KRT via AP Video)
Por: Redação OD
Imagens veiculadas pela TV estatal KRT nesta quarta-feira (26) mostram o exercício militar de artilharia com fogo real realizado pela Coreia do Norte no 85º aniversário da fundação de seu Exército. As imagens mostram que um grande número de unidades de artilharia foram mobilizadas na região de Wonsan, em sua costa leste. Segundo o Exército da Coreia do Sul, as artilharias são de longo alcance. Jornalistas independentes não tiveram acesso para cobrir o evento registrado nas imagens.

Equipe da ONU avalia a capacidade do Brasil para futuras novas Missões de Paz


Por: Redação OD
Uma equipe das Organizações das Nações Unidas (ONU), encarregada de avaliar tropas para novas Missões de Paz, iniciou inspeção em organizações militares brasileiras com o objetivo de direcionar as Forças Armadas do Brasil para novas operações, após a saída dos militares do Haiti. A inspeção começou nas cidades de Manaus (AM) e Porto Velho (RO), onde os inspetores avaliaram cinco aeronaves militares (C-105 Amazonas, dois H-60 Black Hawk e dois A-29 Super Tucano) de esquadrões da Força Aérea Brasileira (FAB).

Pela primeira vez, Oficiais-Generais da Aeronáutica e da Marinha assumem cargo no Exército Brasileiro

Por: Redação OD
Pela primeira vez na história das Forças Armadas brasileiras, um Oficial-General de uma Força assume cargo em outra. O Contra-Almirante Nelson Nunes da Rosa, da Marinha do Brasil, assumiu a chefia do Estado-Maior Conjunto, e o Brigadeiro Intendente Mauro Fernando Costa Marra, da Força Aérea Brasileira (FAB), assumiu o cargo de Chefe do Departamento de Gestão e Ensino, ambos do Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), na estrutura regimental do Exército Brasileiro.

Centro Tecnológico da Marinha (CTMSP) avança na montagem eletromecânica do Laboratório de Geração de Energia Núcleo-Elétrica (LABGENE)

Funcionários trabalhando no sistema de lubrificação das turbinas

Por: Redação OD
O Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) executa, atualmente, a montagem eletromecânica do Laboratório de Geração de Energia Núcleo-Elétrica (LABGENE), localizado no Centro Experimental Aramar, em Iperó (SP). A partir do LABGENE, sistemas navais para propulsão a vapor serão testados, principalmente na parte nuclear, o que é vital para o Submarino Nuclear Brasileiro.

EUA começam a posicionar sistemas de defesa antimíssil THAAD na Coreia do Sul

Imagem de arquivo do lançamento do sistema Defesa Aérea Terminal de Alta Altitude (THAAD, na sigla em inglês) (Foto: Reuters/Defesa dos EUA)
Por: Redação OD

Os militares dos Estados Unidos começaram a transferir partes do sistema antimíssil THAAD para o sul da Coreia do Sul, que informou que a instalação estará completa para sua operação total até o final deste ano, segundo a agência Reuters. "A Coreia do Sul e os Estados Unidos têm trabalhado para garantir uma capacidade operacional inicial do sistema THAAD em resposta ao avanço da ameaça nuclear e de mísseis da Coreia do Norte", disse o ministério da Defesa sul-coreano em comunicado na quarta-feira (horário local).

China apresenta ao mundo o "Liaoning", seu primeiro porta-aviões construído no país


Por: Redação OD

Com uma capacidade de deslocar 70.000 toneladas, o novo porta-aviões chinês é inspirado no modelo soviético "Kuznetsov", assim a China apresentou ao mundo no o seu primeiro porta-aviões totalmente construído no país, no estaleiro de Dalian (noroeste), conforme noticiou a agência oficial Xinhua. Este é o primeiro porta-aviões construído inteiramente na China e foi apresentado durante uma cerimónia realizada no estaleiro da empresa China Shipbuilding Industry, numa demonstração do desenvolvimento da indústria de Defesa chinesa.

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Aprovado acordo de cooperação em Defesa entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos


Por: Redação OD

O Acordo de Cooperação no Campo da Defesa firmado pelo Brasil com os Emirados Árabes Unidos foi aprovado nesta quarta-feira, 19, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, que acatou o parecer do deputado Miguel Haddad (PSDB-SP). A decisão ocorre um mês após a visita ao Brasil do ministro dos Negócios Estrangeiros dos Emirados Árabes, Xeique Abdullah Bin Zayed Al Nahyan, quem manifestou interesse em abrir um escritório no Brasil para tratar dos assuntos de Defesa.

Ministro da Defesa Raul Jungmann, abre as comemorações pela independência da Itália na Segunda Guerra


Por: Redação OD
O ministro da Defesa, Raul Jungmann, participou na manhã de sábado (22), de cerimônia que marca o início das comemorações da independência da Itália do julgo dos nazistas. O evento aconteceu na vila de Livergnano, que pertence à cidade de Pianoro, no norte da Itália. "É muito emocionante ver o reconhecimento que italianos dão a presença das Forças Armadas brasileiras na luta pela independência do país deles, durante a Segunda Guerra Mundial", reconheceu o ministro.

Força Aérea Israelense recebe mais três unidades do caça F-35 (vídeo)


Por: Redação OD

A Força Aérea de Israel recebeu no dia de ontem 23/04, mais três unidades do caça de última geração F-35, o qual ela já dispõe de outras duas unidades, totalizando agora cinco caças deste tipo, dos 50 encomendados aos EUA, informaram fontes militares Israelenses. O primeiro lote de caças furtivos chegou ao país em dezembro do ano passado. 

domingo, 23 de abril de 2017

SAAB testa um caça Gripen fazendo uso de 100% do biocombustível pela primeira vez


Por: Redação OD

A SAAB tem realizados uma série de testes utilizando um caça Gripen como plataforma, fazendo uso de 100% do biocombustível, para comprovar que a aeronave pode voar com um combustível alternativo e ao mesmo tempo está sendo fornecido informações valiosas para o possível uso de um combustível alternativo no futuro.  "Os teste provaram que o Gripen pode voar com 100% de biocombustível, isso é um passo importante para tornar o Gripen mais seguro para o futuro", diz Göran Bengtsson, Diretor de Pesquisa e Tecnologia, de Futuro Negócios e Aviação da SAAB. 

Mesmo ainda sobre forte tensão, Japão e EUA iniciam manobras no Pacífico antes de se dirigirem para a Coreia


Por: Redação OD

Japão e Estados Unidos iniciaram neste domingo (23) manobras navais conjuntas no Oceano Pacífico antes de se dirigir, nos próximos dias, para águas próximas à península da Coreia, em um momento de alta tensão na região, anunciou o Ministério de Defesa japonês. Após zarpar na sexta-feira (21) de Sasebo (sudoeste de Japão), os destróires japoneses "Ashigara" e "Samidare" se uniram à frota do porta-aviões de propulsão nuclear americano "USS Carl Vinson" perto do arquipélago das Filipinas.

General Eduardo Villas Bôas, revela em entrevista que o Exército foi sondado para decretar estado de defesa nos dias que antecederam o impeachment de Dilma Rousseff

Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, comandante do Exército (Cristiano Mariz/VEJA)
Por: Redação OD
O comandante do Exército, General de Exército Eduardo Villas Bôas, revela em entrevista que a instituição foi sondada e rechaçou a hipótese de apoiar a decretação de estado de defesa nos dias tensos que antecederam o impeachment de Dilma. Villas Bôas não diz quais foram os políticos que fizeram a consulta, mas reconhece que as Forças Armadas ficaram “alarmadas” com a perspectiva de serem empregadas para “conter as manifestações que ocorriam contra o governo”.