quarta-feira, 22 de julho de 2020

A Comunicação Estratégica e as Operações de Informação

Imagem ilustrativa via Exército Brasileiro.


Por:  Cel Flávio Roberto Bezerra Morgado/Exército Brasileiro.

O Exército Brasileiro é uma instituição nacional permanente e regular, organizada com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destina-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem. Surgiu da vontade da nação brasileira de defender sua soberania contra invasores externos ainda no Brasil Colônia. 

Esse desejo foi legitimado a partir da independência e da criação, de fato, do Exército Brasileiro, na constituição de 1824. Para o cumprimento de suas missões e tarefas, vale-se da Força Terrestre, instrumento de ação, que inclui todos os elementos da instituição com capacidades geradas para atuar no ambiente operacional terrestre nas Operações no Amplo Espectro.1

Doutrina de Operações do posto de comando

A 2 para Brigade Combat estabelece um conjunto de manípulos improvisados ​​para posicionar suas unidades em 20 de fevereiro de 2015 no topo de uma colina a poucos quilômetros da área Bivouacs for Units em treinamento no National Training Center, Fort Irwin, Califórnia. O Tactical Operations Center é uma plataforma móvel que o comandante da brigada pode usar para direcionar o combate. (Foto: Sargento John Healy, Exército dos EUA)


Por: Major Adam S. Cecil, Exército dos EUA & Major Karl Butler Jr., Exército dos EUA.

Os postos de comando são instalações compostas por pessoal, equipamento, sistemas de informação e redes que são governados por processos e procedimentos que ajudam o comandante a exercer o comando da missão. 
Os comandantes usam postos de comando para controlar as operações através da continuidade, planejamento, coordenação e sincronização das funções de combate.
- Publicação de Técnicas do Exército 6-0.5, Organização e Operações do Posto de Comando.