sexta-feira, 6 de julho de 2018

1º/7º GAv (Esquadrão Orungan) recebe visita técnica de comitiva da Marinha dos Estados Unidos

Por: Redação OD

Entre os dias 25 e 27 de junho, uma comitiva da Marinha dos Estados Unidosrealizou uma visita técnica ao Esquadrão Orungan (1º/7º GAv), sediado na Ala 12, em Santa Cruz, no Rio de Janeiro (RJ). A atividade faz parte do processo de aquisição dos mísseis Harpoon L-I BlockII, adquiridos pela Força Aérea Brasileira (FAB), tendo como data inicial de recebimento o último trimestre de 2018. O objetivo da visita foi realizar a certificação do míssil Harpoon, por intermédio do Harpoon Aircraft Command and Launch Control System (HACLCS III), com a Aeronave P-3AM. 

Operação 3 Luas: Ações da Aviação do Exército com o uso de óculos de visão noturna são avaliadas


Por: Redação OD

Entres os dias 25 e 29 de junho, o Comando de Aviação do Exército (CAvEx) realizou a "Operação 3 Luas" na região do Vale do Paraíba, desdobrando, em campanha, seus meios aéreos na cidade de Taubaté. Por meio de seu Estado-Maior, compondo a direção do exercício, o CAvEx contou com a eficiente participação do 1º e do 2º Batalhão de Aviação do Exército, com seus meios aéreos e equipes de voo e apoio; de instrutores do Centro de Instrução de Aviação do Exército; de equipe de manutenção do Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército; da Companhia de Comunicações da Aviação do Exército instalando, para explorar e manter as comunicações; e da Base de Aviação do Exército, com o apoio necessário de aprovisionamento e serviço médico.

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais realiza aula inaugural do Curso Especial de Comandos Anfíbios

Comandante do Batalhão Tonelero ministra aula inaugural
Por: Redação OD

O Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, deu início no dia 18 de junho, à segunda fase do Curso Especial de Comandos Anfíbios 2018, a qual fora marcada pela aula inaugural, ministrada pelo seu Comandante, o Capitão de Mar e Guerra (FN) Stewart da Paixão Gomes. Durante a aula, os alunos receberam palavras de motivação e vibração do comandante, que os receberá no "Batalhão Tonelero", caso consigam ultrapassar todos os obstáculos. O curso iniciou suas atividades com a tradicional “Marcação de Gorro”. Na cerimônia, 34 alunos tiveram as matrículas efetivadas após aprovação no teste de suficiência física e ultrapassados os primeiros desafios ao longo de uma jornada de atividades preliminares.

terça-feira, 3 de julho de 2018

Arqueólogos da agência de Defesa POW/MIA Accounting Agency (DPAA), encontram piloto desaparecido há 75 anos

Mergulhador militar francês nadando sobre destroços do avião norte-americano P-47 Thunderbolt, perto da ilha de Córsega.
Por: Redação OD

Repousando no leito do mar, à uma profundidade de 18 metros e diante de um dos mais belos visuais da Córsega, uma equipe de arqueólogos americanos (especialistas em busca de desaparecidos), auxiliados pela Marinha francesa, buscam os restos mortais de um piloto norte-americano que caiu no mar desta região durante a Segunda Guerra Mundial, no cumprimento da promessa em levar de volta para casa, todos os seus militares. "É uma questão de honra para o governo americano: não deixamos ninguém para trás, mesmo os que tombaram no campo de batalha. É uma promessa que cumpriremos, inclusive hoje, 75 anos depois", explica Simon Hankinson, cônsul-geral dos Estados Unidos em Marselha, e que acompanha de perto as buscas a partir do Pluton, navio-base dos mergulhadores da marinha francesa. 

Equipes do Exército Brasileiro são destaque no 2º Simpósio de Medicina Tática do Ministério da Defesa



Por: Redação OD

O Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (Btl Tonelero) foi o palco e anfitrião da primeira competição de Medicina Operativa do Ministério da Defesa, realizada no ultimo dia 28 de junho. A competição, que encerrou o 2º Simpósio de Medicina Tática do MD, a qual fora realizada nas dependências da Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), na Vila Militar (RJ) ao longo da semana. Cada Força Singular foi representada por 2 equipes, cada qual integrada por 5 militares (1 médico e 4 Sgt de saúde, sendo 1 obrigatoriamente do segmento feminino). Ainda, cada Força apresentou 1 juiz para a competição, sendo, do EB, o Cap Médico Luís Gustavo, da EsSLog, Instrutor Chefe do Curso de Saúde Operacional. 

Segunda aeronave AH-11 B “Super Lynx” modernizada, realiza seu primeiro voo experimental no Reino Unido

A Aeronave “Super Lynx” modernizada em voo experimental
Por: Redação OD

O segundo dos oito helicópteros Ah-11A “Super Lynx” da Marinha do Brasil (MB), que se encontra, em processo de modernização para a versão "Bravo", realizou com êxito o seu voo experimental, em 21 de junho, a partir da sede da empresa Leonardo Marconi Westland (LMW), situada em Yeovil, Reino Unido. O helicóptero N-4004, aeronave PI (Instalação de Prova) do atual projeto de modernização, tem estimativa de envio para o Brasil em setembro de 2018. O “Super Lynx” Mk21B é equipado com dois motores CTS800-4N, empregados nos helicópteros “Super Lynx” 300 e AW159 “Wildcat” da Marinha Real britânica. Devido aos diversos aperfeiçoamentos introduzidos, esses motores propiciam às aeronaves grande melhoria de desempenho, especialmente em ambientes quentes, aumentando a carga útil da aeronave e permitindo o cumprimento de sua missão de forma mais eficiente.

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Radar Gaivota-X: Um produto 100% nacional e que pode vir ser o futuro radar das Corvetas Classe Tamandaré


Por: Anderson Gabino

Um radar de projeto e fabricação 100% nacional, e que opera na banda X, ou seja, entre 8 e 12 GHz e que está sendo desenvolvido pelo Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) e  a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o Gaivota-X, parece ter sido o pivô da desistência da Marinha do Brasil em escolher o Mastro Integrado da Thales para dotar as futuras corvetas, desde o início do projeto da atual Barroso, o Almirantado apostou em um produto com alto índice de itens nacionais e diante da recusa da Thales de integrar radares nacionais ao seu IMast 100, e assim preferiu-se dar andamento a solução nacional, foi um dos projetos apresentado e exposto na 1ª Rio International Defense Exhibition (RIDEX 2018), ocorrida semana passada entre os dias 27 e 29 de junho, nos armazéns 3 e 4 do Píer Mauá.