sábado, 22 de dezembro de 2018

Forças Especiais Navais Britânicas retomam embarcação sequestrada no estuário do Tâmisa

Imagem de membros do SBS à bordo do cargueiro/ferry Grande Tema, na madrugada desse sabado apos a finalização da operação anti-sequêstro que deteve quatro nigerianos. Foto de Scott Huntley via The Sun.

Por Yam Wanders.

O  grupo “X-Sabre” do SBS – Special Boat Service, retomou uma embarcação cargueira que estava sob risco de sequestro total por parte de quatro clandestinos que embarcaram no navio Grande Tema, um Ferry cargueiro da Grimaldi Lines, que saiu de Lagos (Nigéria) com destino ao Reino Unido.
A operação de infiltração foi efetuada na noite de sexta (dia 21) a partir das 23h (hora local) ainda na costa da região de Kent (Inglaterra),  a partir de 2 helicópteros da Royal Navy equipados com “fast ropes”. A ação que empregou 25 homens para a varredura, e durou apenas 25 minutos entre a localização e imobilização dos criminosos,  não deixou feridos entre os envolvidos e permitiu a condução da embarcação  ao estuário do rio Tâmisa para a finalização da operação às 04:20am desse sábado.

domingo, 16 de dezembro de 2018

Os Pioneiros Brasileiros na Antártica em homenagem a Roald Amudsen 107o aniversario da conquista do Pólo Sul

Na imagem: Dr Durval Sarmento da Rosa, Dr Rubens Junqueira Vilella, CC Fuzileiro Naval José Elkyfury e Marinheiro da MB. Todos envolvidos na conquista brasileira da Antàrtica no século XX.

Por: Yam Wanders.

No dia 14 de dezembro de 1911 o norueguês Roald Engelbregt Gravning Amundsen  foi o primeiro homem a chegar ao Pólo Sul Geográfico liderando uma equipe de exploradores que eram um mixto de Marinheiros e cientistas noruegueses.



O Comandante Roald Amudsen também foi o possível conquistador do Pólo Norte geográfico apesar da controvérsia quanto à conquista Àrtica por Frederick Cook e depois Robert Peary. Pesquisas e estudos recentes apontam Roald Amundsen e o seu companheiro de explorações Oscar Wisting, como os primeiros a alcançar os dois polos da terra.