quarta-feira, 3 de março de 2021

Museu da Aviação do USMC poderá fechar por falta de verbas

Imagem via Flying Leatherneck Museum.
Por redação OD Europe.

O USMC anunciou que pretende fechar permanentemente o Museu da Aviação Flying Leatherneck em 1º de abril de 2021. A Flying Leatherneck Historical Foundation, é uma organização sem fins lucrativos, que por 21 anos forneceu apoio financeiro e voluntários ao museu. 

A Fundação fez todos os esforços para trabalhar com o Comando do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA para desenvolver uma alternativa ao fechamento, incluindo a oferta de financiar e operar o museu com sua própria equipe. 

Até agora, todos os esforços da Fundação para manter o museu aberto foram rejeitados, mesmo com a necessidade de investimentos relativamentes baixos em comparação com outros projetos culturais populares, pois  o novo governo dos EUA não considera o investimento em preservação da memória militar como algo importante para o povo americano.

O plano do Corpo de Fuzileiros Navais é separar a coleção de aeronaves e distribuí-la, vendê-la ou destruí-la. Não há nenhum plano atual para descartar os aeronaves e outros ítens preservados no museu.

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Corsair F4U-1D Veterano de combate 2a guerra mundial perto de retornar ao voo

 

Imagem de captura de tela do vídeo da Cairns North Queensland.

Por redação OD Europe.

Já faz algum tempo desde nossa última atualização sobre o progresso com o Vought Corsair de Mike Spaulding, que está em restauração na última década em Mareeba, perto da cidade de Cairns, no norte de Queensland, Austrália. 

Esta aeronave, F4U-1D (número de série BuNo.82640), serviu a bordo do porta-aviões USS Intrepid com VF-10 Grim Reapers  entre janeiro e abril de 1945, e provavelmente participou da Batalha de Okinawa, tornando-a uma das poucas sobreviventes verdadeiros corsários veteranos da segunda guerra mundial. 

Além disso, este Corsair é uma das duas variantes sobreviventes de "1D" construída pela Vought. Curiosamente, o único outro F4U-1D completo também está associado ao VF-10, sendo este o exemplo do Smithsonian, serial n° BuNo.50375, que ajudou a treinar pilotos do  Grim Reaper  durante seu trabalho com a Corsair na NAS Atlantic City nas semanas anteriores à sua implantação a bordo do Intrepid para o teatro do Pacífico.