sexta-feira, 21 de julho de 2017

Memória aos Mortos da Marinha em Guerra

Corveta "Camaquã". Imagem via Marinha do Brasil.
Por: Redação OD.

A Política de Defesa Nacional (PND) se fundamenta “na busca da solução pacífica das controvérsias e no fortalecimento da paz e da segurança internacional”, considerando, porém, que o Brasil, para alcançar e manter a plenitude de seus interesses legítimos poderá encontrar antagonismos e enfrentar disputas. Desse modo, a PND inclui em sua orientação estratégica que “a vertente preventiva da Defesa Nacional reside na valorização da ação diplomática como instrumento primeiro de solução de conflitos e em postura estratégica baseada na existência de capacidade militar com credibilidade, apta a gerar efeito dissuasório”.  

Marinha do Brasil realiza hoje homenagem aos mortos da Marinha em guerra.


Por: Redação OD.

O Comando do 1º Distrito Naval realiza nessa  sexta-feira (21), a cerimônia em Memória dos Mortos da Marinha em Guerra, às 16h, no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo. A solenidade, que será presidida pelo Comandante da Marinha do Brasil, o Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, terá a presença de Almirantes da ativa e da reserva e de ex-combatentes de guerra.

No decorrer da solenidade, será celebrada uma missa pelo Capitão de Mar e Guerra Capelão Naval Levi Alves de Senna, em homenagem aos homens do mar que tombaram no confronto, a exibição dos pavilhões históricos dos navios que participaram do esforço de guerra, o lançamento de flores ao mar pelos ex-combatentes que estarão a bordo do Aviso de Patrulha Anequim, além da execução de três descargas de fuzilaria. O Grupo de Escoteiros do Mar SO Amélio de Azevedo Marques, composto por 16 jovens, acompanhará o evento.

A data da cerimônia, organizada anualmente, faz alusão ao naufrágio da Corveta Camaquã, ocorrido no dia 21 de julho de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, de acordo com o Aviso Ministerial nº 1121/69. No confronto, a Marinha perdeu centenas de homens, entre Oficiais, Praças e Combatentes.

Serviço:

Local: Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo

Horário: às 16h

Fonte: Assessoria de Imprensa do Comando do 1º Distrito Naval

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Marinha do Brasil realizará cerimônia em homenagem aos mortos da Marinha em guerra

Imagem via Marinha do Brasil.
Por: Redação OD.

O Comando do 1º Distrito Naval realizará, na próxima sexta-feira (21), a cerimônia em Memória dos Mortos da Marinha em Guerra, às 16h, no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo. A solenidade, que será presidida pelo Comandante da Marinha do Brasil, o Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, terá a presença de Almirantes da ativa e da reserva e de ex-combatentes de guerra.

Agência de notícias da Turquia vaza dados sobre posições de Forças Especiais dos USA e França na Síria

Imagem via French Army/UK Defense, meramente ilustrativa.
Por: Redação OD.

O Pentágono expressou sua preocupação com a Turquia depois que a agência estatal do país aliado da Otan revelou a localização de 10 postos militares americanos no norte da Síria, disse um funcionário nesta sexta-feira.
A agência estatal turca Anatólia publicou nesta segunda-feira um relatório que detalha as localizações dos postos militares e, em alguns casos, o número de forças especiais operacionais que trabalham ali.

Três visões sobre a Terceira Guerra Mundial

Image via China TV.
Por: Marcus Piffer.

Há vários meses, eu comecei a rascunhar este artigo, mas parei bem antes da metade. O interesse em continuar voltou há poucos dias, quando encontrei na internet um outro sobre um tema parecido:
Quando eu tinha uns quatorze anos, li pela primeira vez Tempestade Vermelha do Tom Clancy. Foi um dos primeiros livros de adulto que li. Esse livro, escrito em 1986, se propunha a dar uma visão realista de como seria um conflito entre a OTAN e o Pacto de Varsóvia na Europa Ocidental, fugindo dos filmes catastróficos que abordavam o holocausto nuclear no início da década de 1980 (o mais conhecido deles foi O dia seguinte, de 1983).

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Chefe do Estado Maior das Forças Armadas da França anuncia seu pedido de demissão.

Imagem via Defense.gov/ Ministére des Armées.


Por: Redação OD.

O General Pierre de Villiers, Chefe do Estado Maior das Forças Armadas da França, anunciou hoje, no começo da manhã na França, o seu pedido de demissão.
Acontecimento inédito em toda a história moderna da França, o pedido de demissão de um Chefe de Estado Maior das Forças Armadas causa surpresa e indignação de situação no meio militar francês.
O fato ocorre após uma série de  intempéries, e desentendimentos com o Presidente Emanuel Macron, que também anda se desentendendo com a liderança militar do pais desde sua posse como presidente em julho desse ano.
Não obstante os fatos de polêmicas políticas que vão da condução da defesa nacional, passando por promessas quebradas e até mesmo  envolvendo a eleição com resultados duvidosos, a falta de harmonia e até mesmo de respeito que envolve a classe política francesa atualmente no poder desde o governo Hollande para com os militares, tem fomentado um crescente descontentamento entre todos.

P-122 "Araguari" em CAv - Controle de Avarias, no mar todo são Bombeiros também.


Por: Yam Wanders.

Qualquer embarcação seja civil ou militar tem seu time/equipe de CAv, ou, "Controle de Avarias", que entre toda a tripulação do navio serão aqueles a efetuarem uma série de ações específicas para controlar e neutralizar eventos que coloquem em risco a operação e navegação/flutuabilidade segura da embarcação caso o princípio de dano/fogo não seja inicialmente debelado por aqueles que o detectam e/ou o encontram primeiro. As ações são as mais diversas no que se concerne ao CAv, e uma das mais importantes e difíceis é o combate à incêndios, devido as características da maioria das embarcações, com seus compartimentos diversos com tamanho dos mais variados, alguns chegando a ser verdadeiros espaços confinados. 

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Marinha do Brasil efetua APOIEX de São Pedro e São Paulo - Protegendo a "Amazônia Azul" - Parte 3.



Por: Yam Wanders.

Arquipélago São Pedro e São Paulo e sua importância para a "Amazônia Azul" 

Na foto, o NPAOc P-122 "Araguari, o Cão de Guarda da "Amazônia Azul".
Continuando na descrição dos interesses e benefícios que a ocupação do Arquipélago de São Pedro e São Paulo, existe toda uma estratégia baseada em estudos sérios que já vem de décadas, fomentados pela Marinha do Brasil e instituições de pesquisas que atuam em parceria com a mesma, que são principalmente as universidades federais e estaduais, as quais desenvolvem uma miríade de trabalhos que são de proveito de vários ramos de nossa ciência com uso civil e militar. O trabalho da Marinha do Brasil é imprescindível para tal, garantindo não só o transporte de tudo e todos, como mantendo a presença de dissuasão contra eventuais violações de nossas águas, nossa ZEE(1) e, caso preciso, a condução de missões de busca e salvamento.