sábado, 15 de abril de 2017

Coreia do Norte mostra mísseis durante desfile militar, após dizer que está pronta para guerra nuclear

Mísseis são exibidos durante desfile militar que marca o 105º aniversário do nascimento do pai fundando do país Kim Il Sung, em Pyongyang, neste sábado (15) (Foto: REUTERS/Damir Sagolj )
Por: Redação OD

Coreia do Norte está preparada para responder a qualquer ataque nuclear pelos mesmos meios, garantiu neste sábado (15) o regime de Pyongyang, respondendo indiretamente às declarações do presidente dos Estados Unidos de que o "problema" norte-coreano seria "tratado". Pyongyang comemorou neste sábado com um desfile militar o "Dia do Sol", data do nascimento do líder fundador da dinastia, Kim Il-Sung (15 de abril de 1912 - 8 de Julho de 1994), avô do atual líder norte-coreano.

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Exército Brasileiro participa de Intercâmbio com especialistas em DQBRN junto ao Ejército de Tierra (Espanha)


Por: Redação OD
O Centro de Doutrina do Exército (C Dout Ex) participou do Intercâmbio de Especialistas em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) BRASIL – ESPANHA (Atv PVANA X17/616). A atividade foi realizada no período de 27 a 31 de março e ocorreu nas cidades de Madri e Valencia (Espanha). A Comitiva do Exército Brasileiro foi constituída pelo Cel CARLOS EDUARDO MACHADO GOUVÊA (Adido de Defesa e Militar do Brasil na Espanha), Cel ANDERSON PEDREIRA SILVA (Comandante do 1° Batalhão de DQBRN) e do TC ALEXANDRE MARCOS CARVALHO DE VASCONCELOS analista de doutrina do Centro de Doutrina do Exército.

Vìdeos liberado pelo Pentágono do momento extato em que a 'Mãe de todas as bombas' atinge o alvo no Afeganistão


Por: Redação OD

O Pentágono liberou videos, do momento exato em que a MOAB atinge o solo e a proporção do estrago feita por ela. O lançamento da bomba que pesa 9,5 ton, foi efetuado a partir de um avião MC-130 da USAF. Fontes ligadas ao Governo de Cabul, confirmam que pelo menos 36 combatentes do Daesh foram eliminados com este ataque.

Fundação Ezute apresentou os avanços do Sistema de Combate do SN-BR durante a LAAD 2017


Por: Redação OD
A Fundação Ezute apresentou os avanços do Sistema de Combate do Submarino com Propulsão Nuclear Brasileiro (SN-BR), dentro do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), durante a LAAD Defence & Security, que aconteceu entre os dias 04 a 07 de abril, no Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ). O evento também marcou as comemorações dos 20 anos da Fundação Ezute, completados este ano. Os visitantes puderam conhecer um pouco mais sobre a história da organização e sobre os diferenciais das soluções empregadas no estande da Ezute.

MBDA oferece o missil Sea Venom a Marinha do Brasil


Por: Redação OD

A fabricante Europeia de armas, a MBDA concluiu com êxito os testes de lançamento do seu novo míssil Anti - navio Sea Venom a partir de um helicóptero Lynx Mk8 da Marinha Real. Os testes foram realizados a algumas semanas durante manobras da Marinha Real, exigência para que os mesmos possam ser colocados no serviço operacional no Reino Unido. Os lançamentos foram realizados em Larkhill Range (Boscombe Down), onde o helicóptero fez uma simulação inerte do Sea Venom equipados com kits de telemetria. 

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Em ataque no Afeganistão os EUA usam pela 1ª vez a M.O.A.B, "mãe de todas as bombas"

MOAB, bomba do tipo lançado no Afeganistão (Foto: Força Aérea dos Estados Unidos)
Por: Redação OD

Os Estados Unidos lançaram pela primeira vez em combate uma bomba MOAB GBU-43, apelidada de "mãe de todas as bombas", segundo informou o Pentágono nesta quinta-feira (13). Esta bomba é a mais potente não-nuclear já usada pelos EUA. De acordo com o porta-voz do órgão, Adam Stump, ela tem 11 toneladas de explosivos. A bomba foi lançada sobre o Afeganistão por uma aeronave C-130, operada pelo Comando de Operações Especiais da Força Aérea, disseram fontes militares da CNN.

Conselho de Segurança da ONU aprova encerramento de missão de paz no Haiti

Soldados brasileiros da Missão de Estabilização da ONU no Haiti em foto de 15 de outubro de 2016 (Foto: Hector Retamal/AFP)
Por: Redação OD

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou nesta quinta-feira (13) encerrar neste ano -- até 15 de outubro -- a missão de paz de 13 anos da organização no Haiti (Minustah), substituindo-a por uma operação policial menor, que será retirada ao longo de dois anos na medida em que o país aumente sua própria força. A missão é liderada pelo Brasil. A aprovação foi unânime pelos 15 membros do conselho.

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Missão da ONU no Haiti (MINUSTAH) pode ser encerrada em outubro


Por: Redação OD

Até o fim desta semana o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) deve avaliar uma recomendação da Secretaria-Geral da organização sobre o encerramento, em outubro próximo. da Missão das Nações Unidas de Estabilização no Haiti (Minustah). Desde seu início, a Minustah teve grande participação das Forças Armadas brasileiras. As informações são da ONU News.

O futuro da aviação é agora: soluções digitais e manufatura aditiva estão transformando a GE Aviation no Brasil!


Por: Redação OD
É só entrar em uma fábrica brilhante GE para notar que as tecnologias digitais e a manufatura aditiva estão revolucionando a maneira como produzimos. Em diversos lugares do mundo, engenheiros da GE desenham peças no computador e enviam os protótipos diretamente para impressoras 3D integradas aos sistemas de produção. A verdade é que a manufatura aditiva está aumentando a eficiência e a produtividade da maior indústria digital do mundo – a previsão é que, até 2025, mais de 20% das soluções envolvam algum processo do tipo em sua produção. Soma-se a isso o uso de softwares, big data e do Predix e temos um grande acelerador da indústria digital.

Unidade do Exército Brasileiro responsável pelo adestramento das tropas em operações de Paz, o CCOPAB realiza instrução a militares para funções logísticas

Por: Redação OD
Entre os dias 20 e 31 de março, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) realizou estágio acerca de logística e reembolso em Operações de Paz. O objetivo dessas duas semanas de instruções teóricas e práticas foi preparar oficiais e praças das Forças Armadas do Brasil para assumirem funções relacionadas à administração e à logística das operações de paz sob a égide das Nações Unidas.

Força Aérea Brasileira se estrutura para a chegada do Gripen E, Grupo Fox será o responsável pela implantação do novo vetor na força



Por: Redação OD

Antecipação. Essa é a palavra que resume a atuação da Força Aérea Brasileira (FAB) em relação a chegada da nova aeronave de combate, o Gripen NG, prevista para 2019. “Em termos de conteúdo e ideias doutrinárias, nossas atribuições são voltadas para que, quando o avião chegar, não iniciemos do zero. Isso vai permitir que possamos operar em um nível que apresente efetividade de resultados logo no início”, avalia o Tenente-Coronel Renato Leal Leite, que lidera o “Grupo Fox”, nome da equipe de seis pilotos de caça dedicada à gerência operacional do projeto. O grupo trabalha desde janeiro no Comando de Preparo (Comprep), em Brasília (DF), na coordenação de implantação do caça, que por aqui recebeu a designação de F-39.

Fuzileiros Navais realizam com a EDCG “Marambaia” a primeira operação com Carros-Lagarta Anfíbios


Por: Redação OD
Durante a comissão de adestramento de equipes da Força de Fuzileiros da Esquadra, ocorrida entre 5 de março e 8 de abril, a Embarcação de Desembarque de Carga Geral (EDCG) “Marambaia” realizou, na Praia da Armação, na Ilha de Marambaia (RJ), a primeira operação com Carros-Lagarta Anfíbios (CLAnf).

terça-feira, 11 de abril de 2017

Força Aérea Brasileira realizará exposição no Rio de Janeiro com a réplica do Gripen NG


Por: Redação OD
Os moradores da cidade do Rio de Janeiro (RJ) terão a oportunidade de conhecer a réplica do Gripen NG, a nova aeronave de caça da Força Aérea Brasileira (FAB). O avião, em tamanho real, ficará exposto entre os dias 13 e 23 de abril no VillageMall Shopping.

Brasil amplia a presença no mercado global de Defesa e Segurança


Por: Redação OD

Com público qualificado 37.100 visitantes e a presença de 183 delegações oficiais de 81 países a 11ª edição da LAAD Defence & Security supera suas edições anteriores. De 4 e 7 de abril, a maior e mais importante feira de defesa e segurança da América Latina reuniu, no Riocentro (Rio de Janeiro) produtos e soluções de 450 marcas expositoras de 36 países, consolidando o papel estratégico da feira no mercado global de defesa e de segurança.

Navios Antárticos da Marinha do Brasil regressam ao Rio de Janeiro

Imagem: Marinha do Brasil.
Por: Redação OD

Após uma missão de seis meses, chegam ao cais do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, os navios polares da Marinha do Brasil; Navio Polar H-41 "Almirante Maximiniano" e o Navio de Apoio Oceanográfico H-44 "Ari Rongel", ambos com atracação prevista para as 11 horas (horário de Brasília).

Os mesmos partiram do Rio de Janeiro no dia 10 de outubro de 2016, com a missão de prestar o devido apoio de suprimentação da EACF-Estação Antártica Comandante Ferraz, a base brasileira na península Antártica, que opera ininterruptamente com a presença de militares e pesquisadores desde 1986.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Helibras apresentou durante a LAAD o sistema "HForce" e Oficiais das Forças tiveram a oportunidade de avaliar partes do sistema


Por: Redação OD

Ao longo desses últimos anos, a Helibras em colaboração com a Airbus e a Aviação do Exército trabalha para equipar as aeronaves da marca e que atuam na Força com um novo conceito de sistema de armamentos axial. Trata-se do HForce, sistema modular pode ser integrado nos helicópteros da marca Airbus/Helibras e oferece desde metralhadoras .50 até diversos tipos de foguetes guiados ou não guiados e mísseis.

África de las Heras, a espanhola que criou uma rede de espiões para os soviéticos na América do Sul

África de las Heras foi enterrada em Moscou e o codinome Pátria está em sua lápide
Por: Redação OD
Para a KGB, a famosa agência de inteligência da antiga União Soviética, seu codinome era "pátria". Mas África de las Heras tinha muitos nomes. No México, por exemplo, conheceram-na como María de la Sierra. E no Uruguai, de onde coordenou uma rede de espionagem soviética na América do Sul em plena Guerra Fria, era Maria Luísa. Mas como essa espanhola de família rica e vinculada ao exército de seu país se tornou uma das agentes do regime soviético mais relevantes na América Latina?

domingo, 9 de abril de 2017

Estado Islâmico faz dois ataques suicidas contra rebeldes apoiados pelos EUA na Síria


Por: Redação OD
Militantes do Estado Islâmico atacaram uma base militar da coalizão liderada pelos Estados Unidos no sul da Síria no sábado. O confronto exigiu ataques aéreos da coalizão para repelir os militantes, disseram oficiais militares dos EUA neste domingo. O ataque começou no sábado, quando militantes do Estado Islâmico detonaram um carro­bomba na base norte­americana de al­Tanf, uma cidade no sul da Síria próxima à fronteira com a Jordânia, usada pelas forças operacionais americanas e rebeldes sírios que fazem parte da coalizão.

Com apoio do BNDES, governo brasileiro vai financiar países que comprem produtos e soluções da indústria nacional de defesa


Por: Anderson Gabino

O governo brasileiro vai abrir, com apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), uma linha internacional de financiamento para países que tenham interesse em comprar produtos e soluções da indústria nacional de defesa. O anúncio foi feito pelo ministro da Defesa Raul Jungmann no primeiro dia da LAAD Defence & Security 2017. “Nosso objetivo, com isso, é consolidar uma política de estado para fortalecer a base industrial do segmento. Precisamos ousar e buscar novos mercados para gerar empregos”, salientou o ministro.

Condor apresentou durante a LAAD 1º lançador de munição não letal com 'braço' dobrável e robô antibomba


Por: Anderson Gabino

Que visitou a LAAD 2017, a mais importante feira de defesa e segurança da América Latina, teve a oportunidadade de ver e interagir com as novas tecnologias não letais, que começam a se tornar de uso quase "obrigatório" das forças de seguranças públicas (Forças Armadas e Policiais) para o controle de distúrbios urbanos, desenvolvida pela brasileira Condor: é o lançador de munição de borracha chamado 'boca do diabo', cuja  coronha rebatível reduz seu tamanho em 40% e o torna mais eficiente do ponto de vista operacional nas ações policiais.

Consórcio de Empresas Cibernéticas (IC³) liderado pela IAI, estabelecerá centro cibernético nacional em país da América Latina


Por: Redação OD
O Consórcio de Empresas Cibernéticas Israelense (IC3) recentemente foi agraciado com um contrato de dezena de milhões de dólares para estabelecer um centro cibernético nacional em um país da América Latina. O IC3, liderado pela Israel Aerospace Industries (IAI), proverá um centro estratégico de defesa cibernética em nível nacional para um país latino-americano. 

Força Aérea Brasileira comemora 30 anos de utilização do Esquilo como aeronave de instrução



Por: Redação OD

A frota de aeronaves Esquilo da Força Aérea Brasileira, fabricada pela Helibras no Brasil, completou 30 anos de operação em missões de instrução para pilotos e tripulantes em 2016. Para comemorar esse marco, a Helibras realizou uma cerimônia com a Força em seu estande na LAAD Defence & Security.