domingo, 5 de junho de 2022

Museu da Legião Estrangeira 2022


Por Yam Wanders

“A Legião Estrangeira é uma família que não esquece! afirmou o Coronel Azan, primeiro oficial encarregado do Serviço Histórico da Legião Estrangeira e futuro comandante de corpo do 1º Regimento Estrangeiro (1935).


A Europa é muito bem conhecida por seus excelentes museus de todos os tipos, mas para o caso dos admiradores da história militar a França é uma das nações mais reputadas pelos seus museus militares, estando entre a lista dos 5 países com os melhores museus do mundo, atrás apenas do Reino Unido e Estados Unidos*.

Visitar os museus da França não é apenas uma atividade de lazer distrativa, mas também uma excelente oportunidade de conhecer fatos históricos que nem sempre encontraremos em livros e outras publicações, bem como escutar e aprender fatos pesquisados pelos guias especializados que trabalham apresentando o museu, e, ver "in loco" todo tipo de peça que tomou parte na história real da instituição.

Muitos dos museus da França podem não ganhar dos museus de outros países em tamanho e variedade das coleções, mas merecem reconhecimento pelas suas particularidades exclusivas, como é o caso do Musseu da Legião Estrangeira.

Nessa rápida visita efetuada em 10 de maio desse ano pude rever como muitos itens novos foram muito bem realocados depois da reforma de 2012/2013 e uma exposição temporária com o tema da transferência da base de Sidi bel-Abbès para Aubagne, com muitas fotos de época e uma reencenação de um bar da base com itens de época. 

*Essa classificação varia muito quanto aos tipos e/ou temáticas de museus, coleções específicas e qualidade da preservação e exposição do patromônio de cada museu.