domingo, 5 de junho de 2022

Museu da Legião Estrangeira 2022


Por Yam Wanders

“A Legião Estrangeira é uma família que não esquece! afirmou o Coronel Azan, primeiro oficial encarregado do Serviço Histórico da Legião Estrangeira e futuro comandante de corpo do 1º Regimento Estrangeiro (1935).


A Europa é muito bem conhecida por seus excelentes museus de todos os tipos, mas para o caso dos admiradores da história militar a França é uma das nações mais reputadas pelos seus museus militares, estando entre a lista dos 5 países com os melhores museus do mundo, atrás apenas do Reino Unido e Estados Unidos*.

Visitar os museus da França não é apenas uma atividade de lazer distrativa, mas também uma excelente oportunidade de conhecer fatos históricos que nem sempre encontraremos em livros e outras publicações, bem como escutar e aprender fatos pesquisados pelos guias especializados que trabalham apresentando o museu, e, ver "in loco" todo tipo de peça que tomou parte na história real da instituição.

Muitos dos museus da França podem não ganhar dos museus de outros países em tamanho e variedade das coleções, mas merecem reconhecimento pelas suas particularidades exclusivas, como é o caso do Musseu da Legião Estrangeira.

Nessa rápida visita efetuada em 10 de maio desse ano pude rever como muitos itens novos foram muito bem realocados depois da reforma de 2012/2013 e uma exposição temporária com o tema da transferência da base de Sidi bel-Abbès para Aubagne, com muitas fotos de época e uma reencenação de um bar da base com itens de época. 

*Essa classificação varia muito quanto aos tipos e/ou temáticas de museus, coleções específicas e qualidade da preservação e exposição do patromônio de cada museu. 


Breve história do Museu da Legião Estrangeira

Em 10 de março de 1831, o rei Louis-Philippe criou a Legião Estrangeira, para empregá-la na Argélia contra grupos berberes e/ou magrebhinos criminosos, e, movimentos revoltosos que desestabilisavam a então colônia francesa e tencionavam estabelecer um poder paralelo baseado no terrorismo. 

 Após vinte anos de guerra na Argélia durante o século 19, a Legião Estrangeira distinguiu-se nas campanhas da Criméia (1854-1855),  Itália (1859) e depois no México (1863-1867), onde travou sua batalha mais famosa na fazenda Camaron de Tejeda (ou simplesmente Caméron en francês). Naquele dia, 30 de abril de 1863, os 62 legionários do capitão Danjou orgulhosamente fizeram seu juramento de lutar até a morte e assim se imortalizaram na história... E com isso  cada vez mais escrevendo história, a Legião esforçou-se para preservar suas memórias com os registros  mais precisos possíveis até a construção de seu museu.

Atualmente o Museu da Legião Estrangeira , localizado em Aubagne na França , apresenta a história e feitos de armas desta instituição através de suas coleções e exposições. Recebe aproximadamente 25.000 visitantes por ano, bem como recebe excursões escolares de todos os níveis e também efetua exposições temporárias.

O museu é herdeiro direto do Salão de Honra do 1º  Regimento Estrangeiro criado em 1892 na então vila de Sidi bel-Abbès , na Argélia quando essa ainda era colônia da França. Tomou seu nome atual em 1935 e foi inaugurado em 11 de novembro do mesmo ano. Compreende então três salas, a antiga sala de campanha, a sala de campanha moderna e a sala de citação.

Quando a Legião Estrangeira foi repatriada para a França metropolitana, as coleções também foram transferidas para a França a partir de 1962 sendo armazenadas em instalações provisórias na cidade de Puyloubier . Mas devido aos atrasos na instalação e construção dos novos edifícios em Camp de la Demand , a colocação da primeira pedra do museu, sob a presidência de Pierre Messmer , Ministro das Forças Armadas, ocorreu em 1964 e o museu abriu as suas portas somente no dia 30 de abril de 1966.

Em 2003 , o museu foi reestruturado; além disso, a nova organização teve também a criação de uma estrutura de apoio. A Sociedade dos Amigos do Museu da Legião Estrangeira (SAMLE) foi então criada a pedido do COMLE (Comandante da Legião Estrangeira). Esta associação assegura o apoio jurídico e financeiro do museu (compra de objetos de coleção, funcionamento, etc.).

O museu obteve o selo Musée de France por decreto do Ministro da Cultura somente em 2011.

Foi fechado em 12 de março de 2012 para reformas e ampliação, o que dobrou a sua superfície com a construção de uma nova ala de 1.000  m² . Este novo museu, que hoje é considerado o "Louvre do Legionário" foi inaugurado em 30 de abril de 2013  na cerimónia dos 150 anos  da Batalha de Camerone.

Após uma inauguração simbólica em 30 de abril de 2013, o Musée de la Légion Étrangère foi reaberto ao público em 7 de maio de 2014, em sua configuração atual que possui algumas novidades mas também com a falta de algumas peças menores que foram remanejadas para outros projetos paralelos de preservação. 

De acordo com algumas informações extra-oficiais em um futuro muito breve alguns regimentos terão seus próprios museus, como será o caso do famoso 2° REP (Régimènt Parachutiste) e o 2°REG (Régiment Étranger de Génie).

O museu de Aubagne se divide em duas áreas, com um térreo coberto e uma área externa

O piso térreo coberto inclui um vasto percurso permanente que apresenta a história da Legião Estrangeira desde a sua criação até aos períodos contemporâneos, dividido em três partes cronológicas: 1831-1914 , 1914-1945 e 1945-2000 . 

Estes espaços são seguidos por três espaços temáticos: o legionário construtor , o legionário de hoje e uma recuperação das indumentárias da sala de honra original onde a visita termina. 
































































































O Salon d'Honneur (Sala de honra)

Na Sala de Honra (Salon d'Honneur) passam todos os legionários, pois é nesta sala que recebem seu primeiro contrato de compromisso; é também nesta sala que eles vêm para conversar uma última vez com seus líderes antes de deixar a Legião para a vida civil. 

Esta sala de honra leva à cripta onde estão gravados os nomes de todos os oficiais da Legião que tombaram em combate em  . É também nesta cripta que se guarda a mão articulada de madeira do Capitão Danjou , relíquia da Legião, apresentada às tropas durante a solene cerimónia de Camerone , o30 de abril.

No pátio do museu são exibidos canhões e por algumas lápides, trazidas de campanhas de guerras distantes. A parte traseira do museu, com vista para a place d'armes do 1º  regimento estrangeiro , dá acesso para o monumento aos mortos da Legião, uma grande escultura que é obra do escultor Pourquet , representando um globo terrestre guardado por quatro legionários. 

Inaugurado em 1931 durante a celebração do centenário da Legião Estrangeira em Sidi bel-Abbès, esta escultura foi completamente desmontada para  ser transportada durante a mudança em 1962 da Argélia para a França .























Museu do Uniforme Legionário 


Nascido de uma coleção particular, o Museu do Uniforme Legionário é uma extensão do Museu da Legião transferido para Puyloubier , dentro da Instituição dos Inválidos da Legião Estrangeira . Reúne cerca de 120 manequins, ilustrando a evolução dos uniformes desde a criação da Legião Estrangeira em 1831 até os tempos modernos.

Um museu único no mundo, e que exigiu muitos anos de trabalho por parte do Sr. Raymond Guyader, um famoso entusiasta, escritor e pesquisador autodidata da Legião Estrangeira e de outros temas do militarismo, que também é autor de diversos livros sobre os temas da Legião Estrangeira e militarismo em geral.

O Sr Guyader trabalhou décadas para encontrar e montar todos os equipamentos, com quase tudo sob seu custeio e com a colaboração de alguns amigos e doadores anônimos. 

A coleção está estimada em cerca de 18.000 peças, apresentadas em 150 manequins.

Enquanto aguarda para se juntar ao Museu da Legião Estrangeira, a coleção de uniformes está temporariamente instalada na prestigiosa Bastia do domínio da Legião Estrangeira em Puyloubier. Hospedado no "Domaine du Capitaine Danjou" que abriga a Instituição dos Inválidos da Legião Estrangeira (IILE).

A fração da coleção que apresentada ao público é composta, entre outras coisas, por 94 conjuntos apresentados em manequins desde o traje inicial de 1831 até o fim da presença francesa na Argélia em 1968.

Com o tempo contado devido à outros compromissos profissionais não pude permanecer o tempo que gostaria no museu para ver tudo com mais atenção e fazer images melhores. Mas quem sabe qualquer dia retorno para uma visita mais demorada e detalhada. Aguardem...

Graças à Internet, agora é possível cultivar a si mesmo... sem sair do sofá. O Museu da Legião Estrangeira deseja a você uma agradável visita virtual:

https://www.legion-etrangere.com/mdl/page.php?id=689&titre=Visite-virtuelle-du-Musee-de-la-Legion-etrangere


Localização e como chegar ao museu:

O Museu está na cidade de Aubagne, bem próximo do centro e da estação central de trem de Aubagne, a apenas 1600 metros em um percurso de apenas 3 minutos de carro ou 20 minutos à pé, com direito a passagem pela "passarela dos passos perdidos"... 



Com informações: Musée de la Légion étrangè", "Le musée de la Légion étrangère". Képi Blanc (in French). 834: 14. August–September 2020. ISSN 1141-524X, L'Union des sociétés d'anciens légionnaires (l'USAL), Society of Friends of the French Foreign Legion Museum (SAMLE) e pesquisas informais do autor.


Links oficiais da Legião Estrangeira:

- Site : www.legion-etrangere.com

- Facebook : https://www.facebook.com/LegionetrangereOfficiel

- Twitter : https://twitter.com/COMLE_DRPLE

- Dailymotion : http://www.dailymotion.com/LegionEtrangereCOMLE

- Youtube : https://www.youtube.com/user/LegionEtrangereCOMLE

- Instagram : http://instagram.com/legionetrangereofficiel



Nenhum comentário: