sábado, 3 de fevereiro de 2018

Marinha do Brasil promove visitação pública a "Fragata Independência", neste domingo em Natal


Por: Redação OD

A Marinha do Brasil, vai por em visitação pública neste domingo (4), das 14h às 18h, no Terminal Marítimo de Passageiros, em Natal, a Fragata Independência. O terminal dica na Rua Chile, no bairro da Ribeira, na Zona Leste da cidade. A entrada é gratuita. Devido às características e limitações do local, além de peculiaridades do navio, como a existência de escadas para acesso aos compartimentos, a Marinha do Brasil recomenda que sejam evitadas, na visitação, crianças menores de 5 anos de idade e pessoas com dificuldades de locomoção. 

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Helicóptero H125 realiza resgate épico no Himalaia, quebrando o recorde de altitude em 2005

Dois H125 do exército paquistanês transportaram uma equipe de alpinistas até os 5.000 metros no Nanga Parbat, na cadeia do Himalaia, e resgataram uma alpinista francesa.

Por: Redação OD

O H125, a mais recente versão da famosa família de monomotores Esquilo da Airbus,  se destaca por sua potência, versatilidade e baixo custo operacional. Além disso, este helicóptero se distingue dos outros em sua categoria por seu alto desempenho em condições difíceis, tanto em altitude quanto em altas temperaturas. Em 2005, este helicóptero quebrou o recorde de altitude ao aterrissar no cume do Everest, a 8.850 metros do nível do mar. Este marco destacou a capacidade operacional do modelo e sua adequação para a realização de missões de resgate em condições extremas. A última façanha ocorreu há poucos dias, quando dois H125 do exército paquistanês transportaram uma equipe de alpinistas até os 5.000 metros no Nanga Parbat, na cadeia do Himalaia, onde realizaram com sucesso o resgate de uma alpinista francesa.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Mulheres no Exército Brasileiro: tudo começou em 1823 com a heroína Maria Quitéria de Jesus Medeiros



Por: Redação OD

Não é novidade a participação da mulher nas fileiras do Exército Brasileiro (EB). Basta voltarmos os olhos para o passado e veremos, nas terras baianas, o impulso combativo da destemida Maria Quitéria de Jesus Medeiros, que num altivo rompante, trajou-se tal qual um soldado, arrebatou o fuzil e pôs-se em marcha para ajudar na Guerra da Independência, em 1823.

1° Batalhão de Operações Ribeirinhas (1ºBtlOpRib) realiza cerimônia de transmissão de cargo de comandante


Por: Redação OD

No dia 26 de janeiro, o 1° Batalhão de Operações Ribeirinhas (1ºBtlOpRib) realizou a cerimônia militar de transmissão de cargo de comandante. Na ocasião, o Capitão de Mar e Guerra (FN) Alexandre Luiz Alves da Silva transmitiu o cargo para o Capitão de Fragata (FN) Marcelo Mendes Mello. O evento foi presidido pelo Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Carlos Alberto Matias, e contou com a presença de autoridades do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, do Departamento de Polícia Federal, da Polícia Militar do Amazonas, da Polícia Civil do Amazonas, além dos familiares e amigos dos anfitriões. 

Força Aérea Brasileira lança videoclipe em comemoração ao Dia da Aviação de Asas Rotativas



Por: Redação OD

A Força Aérea Brasileira (FAB) produziu um videoclipe para celebrar os 54 anos do Dia da Aviação de Asas Rotativas. As principais características dessa Aviação são a flexibilidade e a versatilidade na hora do pouso, permitindo que as aeronaves cumpram uma diversidade de missões. Um helicóptero é capaz de chegar em locais de difícil acesso, possibilitando, por exemplo, operações de Busca e Salvamento e ações humanitárias. 

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Conselheiro Militar da Missão Permanente do Brasil junto à ONU visita a FTM-UNIFIL no Líbano

Major General Michael Beary (à esquerda) e General de Exército Menandro

Por: Redação OD

Nos dias 23 e 24 de janeiro, o Conselheiro Militar da Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU), General de Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas, visitou a Força-Tarefa Marítima (FTM) da UNIFIL, no Líbano. Durante o encontro, o Comandante da FTM, Contra-Almirante Sergio Fernando de Amaral Chaves Junior, apresentou aspectos importantes referentes à participação da Marinha do Brasil na Missão de Paz. Enfatizou, ainda, as capacidades operacionais da Corveta “Barroso”, atual Navio Capitânia da FTM, que foi projetado e construído no Brasil. Em 23 de janeiro, o General Menandro visitou o Quartel-General da UNIFIL em Naqoura, e lá se dirigiu aos oficiais da Marinha do Brasil que estavam na base.

domingo, 28 de janeiro de 2018

Marinha do Brasil explica que a conclusão das obras na Estação Antártica Comandante Ferraz deverão estar prontas até março de 2019


Por: Redação OD

Passados seis anos do incêndio que destruiu a maior parte da Estação Antártica Comandante Ferraz, a Marinha informque deverá concluir as obras de reconstrução até março de 2019. Instalada na Península Keller em 1984, a estação faz parte do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), criado em 1982 para desenvolver pesquisas em áreas como oceanografia, biologia, glaciologia e meteorologia. Em 2012, porém, um incêndio onde ficavam os geradores de energia atingiu a estação e destruiu quase toda a estrutura. Com isso, as pesquisas passaram a ser feitas em uma estação provisória, montada ao lado do local. Segundo a Marinha, o cronograma de reconstrução já precisou ser revisto devido ao atraso na fabricação e pré-montagem da principal estrutura do complexo.