sábado, 3 de fevereiro de 2018

Projeto de lei sugere transformar tenente-coronel Voigt em patrono do controle de tráfego aéreo


Por: Redação OD

Em análise na Câmara dos Deputados, tramita o Projeto de Lei 8678/17, que outorga o título de Patrono do Quadro de Oficiais Especialistas em Controle de Tráfego Aéreo da Aeronáutica ao tenente-coronel Aldo Augusto Voigt. O projeto, enviado pelo governo federal à Câmara, traz na exposição de motivos uma biografia de Voigt (1942-2001) a fim de justificar a homenagem. Catarinense, ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em 1959 e foi declarado aspirante a oficial especialista em controle de tráfego aéreo em 1969. Em 1974, foi transferido de Pirassununga (SP) para Brasília para a Comissão de Implantação do Sistema de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cisdacta).

Caça SU-25 da Força de Defesa Aeroespacial Russa, foi abatido neste sábado na província de Idlib por rebeldes



Por: Redação OD

Um caça Sukhoi SU 25 da Força de Defesa Aeroespacial Russa (Força Aérea) que sobrevoava a província de Idlib, ao norte da Síria, foi abatido neste sábado (3) por um grupo de rebeldes. De acordo com a equipe de monitoramento do Observatório da Síria para os Direitos Humanos, o ataque aconteceu em Khan, um município nas proximidades de Saraqeb. O ministério da Defesa de Moscou confirmou que o piloto conseguiu ejetar-se, mas não resistiu aos ferimentos. Até o momento nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque.

Marinha do Brasil promove visitação pública a "Fragata Independência", neste domingo em Natal


Por: Redação OD

A Marinha do Brasil, vai por em visitação pública neste domingo (4), das 14h às 18h, no Terminal Marítimo de Passageiros, em Natal, a Fragata Independência. O terminal dica na Rua Chile, no bairro da Ribeira, na Zona Leste da cidade. A entrada é gratuita. Devido às características e limitações do local, além de peculiaridades do navio, como a existência de escadas para acesso aos compartimentos, a Marinha do Brasil recomenda que sejam evitadas, na visitação, crianças menores de 5 anos de idade e pessoas com dificuldades de locomoção. 

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Agência de Projetos de Investigação Avançados de Defesa dos EUA libera vídeo de testes do Sea Hunter, Caçador de Submarinos


Por: Redação OD

O Sea Hunter, o novo navio caça-submarino não tripulado dos EUA, desenvolvido para detectar e vigiar submarinos inimigos, passou com sucesso os testes, provando suas capacidades inéditas. O vídeo dos testes no mar do Sea Hunter foi publicado pela Agência de Projetos de Investigação Avançados de Defesa (DARPA). O novo sistema robótico tem por objetivo detectar e vigiar submarinos diesel-elétricos equipados com tecnologia de camuflagem 'stealth'.

Embraer e Boeing chegam a acordo para a criação de uma nova empresa. A área militar da Embraer não fará parte


Por: Redação OD

Embraer e a Boeing podem ter chegado a um acordo sobre a parceria e proposta de fusão entre as duas empresas. De acordo com a coluna da jornalista Miriam Leitão, no site O Globo, a Embraer aceitou a proposta da americana para a criação de uma terceira empresa, que ficará encarregada da operação comercial. A nova companhia, segundo a coluna, não inclui a parte militar do negócio, que era motivo de entrave nas conversas entre as fabricantes de aeronaves. As conversas sobre uma possível fusão entre as duas empresas foram divulgadas pela primeira vez em dezembro do ano passado. O negócio pode valer até U$S 6 bilhões.

Helicóptero H125 realiza resgate épico no Himalaia, quebrando o recorde de altitude em 2005

Dois H125 do exército paquistanês transportaram uma equipe de alpinistas até os 5.000 metros no Nanga Parbat, na cadeia do Himalaia, e resgataram uma alpinista francesa.

Por: Redação OD

O H125, a mais recente versão da famosa família de monomotores Esquilo da Airbus,  se destaca por sua potência, versatilidade e baixo custo operacional. Além disso, este helicóptero se distingue dos outros em sua categoria por seu alto desempenho em condições difíceis, tanto em altitude quanto em altas temperaturas. Em 2005, este helicóptero quebrou o recorde de altitude ao aterrissar no cume do Everest, a 8.850 metros do nível do mar. Este marco destacou a capacidade operacional do modelo e sua adequação para a realização de missões de resgate em condições extremas. A última façanha ocorreu há poucos dias, quando dois H125 do exército paquistanês transportaram uma equipe de alpinistas até os 5.000 metros no Nanga Parbat, na cadeia do Himalaia, onde realizaram com sucesso o resgate de uma alpinista francesa.

Colisão entre helicópteros da Escola de Aviação do Exército Frances, deixa 4 mortos nesta sexta feira


Por: Redação OD

Dois helicópteros militares modelo Gazelle caíram, nesta sexta-feira, perto do Lago Carcès, ao norte da França. A prefeitura de Var, que assumiu a operação de resgate, confirmou quatro mortes no acidente. Agências de notícias locais, que cita fontes policiais, fala em cinco vítimas. Equipes de resgate e bombeiros foram acionados à cena do acidente, um local popular de turista a 50 quilômetros de Saint Tropez. "Os helicópteros colidiram", confirmou a polícia à jornalistas no local do acidente. Segundo o diário local "Var-matin", havia cinco pessoas a bordo nos dois helicópteros (três em um e dois no outro), e nenhuma sobreviveu. Um porta-voz da operação de emergência afirmou que o grupo provavelmente morreu com o impacto. Ainda não há detalhes sobre colisão.

Departamento de Estado dos EUA condenam possível ataque químico na Síria e falam que a Russia pode ser responsabilizada


Por: Redação OD
O Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou nessa quinta-feira (1º) que o governo leva "muito a sério" as denúncias que vem recebendo sobre um possível ataque com armas químicas na região de Ghouta Oriental, o principal reduto da oposição na periferia de Damasco, e advertiu que se as acusações procederem, a Russia também será considerada co-responsável. "Os Estados Unidos estão extremamente preocupados com um novo relatório obtido sobre o uso de gás cloro por parte do regime sírio para aterrorizar civis inocentes na região de Ghouta Oriental. Levamos muito a sério essas acusações e estamos investigando os relatórios", declarou a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, durante entrevista em Washington.

Em entrevista a Globonews, Ministro da Defesa Raul Jungmann, diz que 'governo federal torce' para Embraer firmar acordo com Boeing


Por: Redação OD
O Ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou que o governo federal torce para que a fabricante brasileira de aviões Embraer firme um acordo com a norte-americana Boeing, desde que isso não implique em poder externo sobre a Embraer. As empresas discutem um acordo desde o ano passado. " O governo quer que dê certo, e torce para dar certo. Eu, inclusive, me reuni com o diretor financeiro da Boeing e sua equipe e disse a ele: 'olha, encontre uma maneira, sejam criativos' “, afirmou o ministro durante entrevista ao programa Globonews (Clique aqui e assista), exibido na noite desta última quinta-feira, dia 1°.Para o ministro, é preciso criar-se um tipo de parceria que impeça que outro governo tenha poder sobre a Embraer, responsável por projetos do governo federal.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Voar armado terá regras mais rigorosas, segundo a nova resolução aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil


Por: Redação OD

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou ontem que aprovou na segunda Reunião Deliberativa da Diretoria do ano, realizada em 23 de janeiro, a resolução que dispõe sobre os procedimentos de embarque de passageiros armados, despacho de armas de fogo e de munição e transporte de passageiros sob custódia a bordo de aeronaves civis. As novas regras serão de aplicação obrigatória e passarão a vigorar em 180 dias. 

H145M lança com sucesso foguetes guiados a laser de 70mm durante sua campanha de tiro na Suécia (Vídeo)

O foguete ar-terra guiado a laser de 70mm aprimora as capacidades de combate do H145M. Crédito da foto: Jerome Deulin
Por: Redação OD

O bem-sucedido aprimoramento do H145M continua. Nas primeiras semanas de dezembro de 2017, a Airbus Helicopters demonstrou a capacidade de disparar foguetes guiados a laser (FZ275 LGR da Thales) com sua nova plataforma H145M no campo de testes de Älvdalen do Centro de Testes de Voo da Administração de Materiais de Defesa da Suécia. Em um ambiente difícil e desafiador, o sistema funcionou com perfeição. O sistema eletro-óptico (MX-15D) da L-3 WESCAM com designação laser de alvos embutida possibilitou um desvio de menos de um metro para todos os foguetes disparados de uma distância de até 4,5 km.

Mulheres no Exército Brasileiro: tudo começou em 1823 com a heroína Maria Quitéria de Jesus Medeiros



Por: Redação OD

Não é novidade a participação da mulher nas fileiras do Exército Brasileiro (EB). Basta voltarmos os olhos para o passado e veremos, nas terras baianas, o impulso combativo da destemida Maria Quitéria de Jesus Medeiros, que num altivo rompante, trajou-se tal qual um soldado, arrebatou o fuzil e pôs-se em marcha para ajudar na Guerra da Independência, em 1823.

1° Batalhão de Operações Ribeirinhas (1ºBtlOpRib) realiza cerimônia de transmissão de cargo de comandante


Por: Redação OD

No dia 26 de janeiro, o 1° Batalhão de Operações Ribeirinhas (1ºBtlOpRib) realizou a cerimônia militar de transmissão de cargo de comandante. Na ocasião, o Capitão de Mar e Guerra (FN) Alexandre Luiz Alves da Silva transmitiu o cargo para o Capitão de Fragata (FN) Marcelo Mendes Mello. O evento foi presidido pelo Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Carlos Alberto Matias, e contou com a presença de autoridades do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, do Departamento de Polícia Federal, da Polícia Militar do Amazonas, da Polícia Civil do Amazonas, além dos familiares e amigos dos anfitriões. 

Força Aérea Brasileira lança videoclipe em comemoração ao Dia da Aviação de Asas Rotativas



Por: Redação OD

A Força Aérea Brasileira (FAB) produziu um videoclipe para celebrar os 54 anos do Dia da Aviação de Asas Rotativas. As principais características dessa Aviação são a flexibilidade e a versatilidade na hora do pouso, permitindo que as aeronaves cumpram uma diversidade de missões. Um helicóptero é capaz de chegar em locais de difícil acesso, possibilitando, por exemplo, operações de Busca e Salvamento e ações humanitárias. 

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Teste de defesa com míssel SM-3 Block IIA falha na tentativa de abater um míssil falso lançado de uma aeronave


Por: Redação OD

Um teste realizado por militares dos Estados Unidos para abater um míssil falso vindo do Havaí nesta quarta-feira (31), não obteve o exito esperado, disse uma autoridade norte-americana, em meio a preocupações elevadas sobre o desenvolvimento da Coreia do Norte de programas nuclear e de mísseis. A autoridade, falando sob condição de anonimato, disse que um míssil SM-3 Block IIA lançado a partir de um complexo de defesano Havaí, fracassou na tentativa de atingir um outro míssil lançado de uma aeronave. 

Programa de construção dos caças Gripen no Brasil já está em andamento e dentro do cronograma


Por: Redação OD

O contrato assinando entre a empresa sueca Saab e o governo brasileiro para o desenvolvimento e a produção de 36 caças Gripen NG em parceria com a Embraer Defesa & Segurança (EDS), em outubro de 2014, está sendo seguido rigorosamente conforme o planejado e dentro do cronograma previsto. O negócio estimado US$ 4,7 bilhões prevê a entrega de 36 caças para a Força Aérea Brasileira entre os anos de 2019 até 2024. O programa prevê a produção de 28 caças Monoplace (um assento), que serão produzidos na Suécia, e mais oito modelos Biplace (dois lugares), que serão fabricados no Brasil.

Goa Shipyard: Um estaleiro em crescimento


Por: J.G Araújo

Em um momento em que a Marinha do Brasil abriu concorrência para a construção das Corvetas classe Tamandaré surge entre aos concorrentes, o estaleiro indiano Goa Shipyard, onde deve-se prestar atenção nele e notar o quanto a Índia vem crescendo na área naval em especial com o setor de defesa do portfólio deste estaleiro. Dentre os produtos entregues pelo estaleiro e que referendam ele para ser um possível fornecedor das futuras corvetas da Marinha, tomei conhecimento que o mesmo forneceu para a Marinha do Sri Lanka um Navio de patrulha offshore avançado de projeto integral desta empresa de construção naval indiana.

Ministro da Defesa Raul Jungmann, diz que o sistema de segurança brasileiro está 'falido'


Por: Redação OD

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou nesta quarta-feira (31) que o sistema de segurança do Brasil está “falido”. Um dos motivos seria porque o crime se “nacionalizou e “transnacionalizou”. Jungmann usou o exemplo de Nem, um dos protagonistas dos confrontos que aconteceram pelo controle da Rocinha em 2017, hoje preso em Porto Velho. Nem está a 5 mil quilômetros do Rio de Janeiro. Mesmo assim, declara uma guerra na Rocinha, o que leva as forças armadas a serem convocadas. O sistema também faliu porque o governo federal não tem mandato sobre a situação dos estados, apenas em situações extraordinárias, que não deveriam acontecer”, explicou ele.

3° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, Regimento Mallet, realizou cerimônia de passagem de comando


Por: Redação OD

Na noite do último dia 12 de janeiro de 2018 foi realizada a Passagem de Comando do 3° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, do Coronel de Artilharia Sergio Martins Rocha ao Tenente-Coronel de Artilharia Alex Dall´Osso Minussi. Criado em 04 de maio de 1831, o Regimento Mallet é a Unidade de Artilharia mais antiga e tradicional do Exército Brasileiro, responsável por cultivar e enaltecer as tradições da Artilharia e de nosso Patrono, Marechal Emílio Luiz Mallet. O evento teve início com a inauguração do retrato do comandante sucedido e contou com a presença de Comandantes de Organizações Militares, familiares e amigos do Cel Rocha e do Ten Cel Minussi.

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

2ª Cia de Transporte do Exército Brasileiro atua no transporte especializado de armamento entre São Paulo e o Rio de Janeiro


Por: Redação OD

No dia 25 de janeiro, a 2ª Companhia de Transporte (2ª Cia Trnp) concluiu a missão de transporte de suprimento Classe V para o 1° Grupo de Artilharia Antiaérea (1°GAAAe), sediado na Vila Militar (Rio de Janeiro/RJ). O material transportado constituiu-se de Canhões Antiaéreos Oerlikon de 35 mm, juntamente com suas unidades de direção de tiro e grupos geradores. A missão de transporte envolveu quatro Viaturas de Transporte Especializado (VTE) Cavalos Mecânicos, atreladas às suas respectivas VTE Pranchas, e uma VTE Baú, como meios de transporte, além de uma VTE Ranger e uma VTE Gol, como meios de escolta e balizamento. 

Conselheiro Militar da Missão Permanente do Brasil junto à ONU visita a FTM-UNIFIL no Líbano

Major General Michael Beary (à esquerda) e General de Exército Menandro

Por: Redação OD

Nos dias 23 e 24 de janeiro, o Conselheiro Militar da Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU), General de Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas, visitou a Força-Tarefa Marítima (FTM) da UNIFIL, no Líbano. Durante o encontro, o Comandante da FTM, Contra-Almirante Sergio Fernando de Amaral Chaves Junior, apresentou aspectos importantes referentes à participação da Marinha do Brasil na Missão de Paz. Enfatizou, ainda, as capacidades operacionais da Corveta “Barroso”, atual Navio Capitânia da FTM, que foi projetado e construído no Brasil. Em 23 de janeiro, o General Menandro visitou o Quartel-General da UNIFIL em Naqoura, e lá se dirigiu aos oficiais da Marinha do Brasil que estavam na base.

Novo governo Angolano projeta gastar € 78 milhões com a aquisição de equipamentos de defesa


Por: Redação OD

O Governo angolano prevê gastar este ano com a aquisição, pelo ministério da Defesa Nacional, de helicópteros, navios patrulha, equipamentos de vigilância costeira, algo em torno de € 78 milhões (R$ 310 milhões). Os dados é resultado de fontes apuradas com base na proposta de lei do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2018, em discussão na Assembleia Nacional até fevereiro. Entre os investimentos orçados pelo Ministério da Defesa Nacional encontram-se a aquisição de helicópteros para transporte com um custo estimado de € 48,5 milhões, onde não foi especificado de quem será o fornecedor. Soma-se ainda a aquisição de equipamentos de vigilância marítima por € 17,3 milhões, de navios de patrulha por € 8,8 milhões, e de radares e outras embarcações por € 4 milhões.

Marinha dos EUA denuncia como "insegura" incidente com caça SU-27 Russo sobre o Mar Negro


Por: Redação OD

Um caça SU-27 russo voou perigosamente perto de um avião de reconhecimento da Marinha dos Estados Unidos nesta segunda-feira (29), informaram autoridades, ao reportar uma manobra que os militares americanos denunciaram como "insegura". O incidente ocorreu enquanto o avião-espião americano EP-3 Aries estava em missão no espaço aéreo internacional. A aeronave foi interceptada por um Su-27 russo, que se alinhou com a aeronave americana durante cerca de duas horas e quarenta minutos, informou a Marinha dos EUA em um comunicado. 

Babcock, Thales e mais três empresas se unem para projetar a futura nova classe de fragatas para a Royal Navy


Por: J.G Araújo

A empresa Babcock, encabeçará uma equipe de parceiros da indústria em uma proposta para o novo programa de fragata leve de propósito geral classe Type 31 para a Royal Navy, conforme anunciou-se no início do corrente mês. De acordo com o anúncio, a Babcock e a Thales irão unir forças com a BMT, a Harland & Wolff e a Ferguson Marine para a formação de um grupo de trabalho, o qual denominou-se, 'Team 31', E se caso houver interesse do governo inglês na proposta formatada, o consórcio irá romper com um laço de décadas de monopólio do Estaleiro Vosper no fornecimento de fragatas à esquadra inglesa.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Fragata União (F-45) atrai mais de 3,5 mil pessoas durante visitação pública no Porto de Paranaguá neste último domingo


Por: Redação OD

Pelo menos 3,6 mil visitantes passaram pelo Porto de Paranaguá ao longo deste domingo (28) para conhecerem a Fragata União (F-45). A embarcação ficou aberta para visitação pública das 9h às 17h e recebeu turistas que estão no Litoral do Paraná, de Curitiba e até mesmo de cidades mais distantes, que vieram a Paranaguá especialmente para conhecer a embarcação da Marinha do Brasil. O navio atracou no berço 208 do porto e todos os visitantes que enfrentaram o sol foram compensados por uma visita guiada pela tripulação do navio. Ao longo do passeio, os marinheiros mostravam todo seu arsenal, explicavam suas características e funcionalidades, e onde também encontrava-se exposto um helicóptero.

App de corrida STRAVA estaria revelando a posição de supostas bases militares secretas dos EUA


Por: Redação OD

O mapa de um aplicativo que mostra o percurso de corrida de usuários por GPS acabou revelando a localização de bases militares norte-americanas secretas em diferentes pontos do mundo, destacou neste domingo (28) o jornal britânico "The Guardian", com base em observações de analistas militares. O recurso, lançado em novembro do ano passado pelo aplicativo Strava, mostra mais de 3 trilhões de percursos de corredores em várias localidades do mundo. Nathan Ruser, membro do Institute for United Conflict Analysts, apontou pelo Twitter que é fácil olhar para o mapa e deparar-se com instalações militares conhecidas, ou localizar potenciais bases em zonas de combate observando dados de usuários do aplicativo.

Rapidez, precisão e uma nova interface: EUA modernizam seu principal míssil anti-navio, o Harpoon Block II+


Por: Redação OD

A Marinha dos Estados Unidos está muito próxima de ter em seu arsenal de armas, mais nova versão do míssil anti-navio Harpoon Block II+, depois que a Marinha efetuou com êxito um voo de teste com o míssil a bordo de uma caça F/A-18 Super Hornet. O teste ocorrido no último dia 22 de janeiro na base naval do condado de Ventura, Califórnia, tinha como objetivo saber se o novo míssil Harpoon Block II+ responderia corretamente à nova atualização de "software" do caça, conforme noticiou o site Navy Recognition. "A atualização System Configuration set H12E e sua instalação corresponde à anos de planejamento, design, engenharia e testes, que englobam várias entidades dos EUA", de acordo com o diretor do programa Harpoon, comandante Jon Schiffelbein.

Michel Temer diz que vetará possível transferência de controle da Embraer para a Boeing


Por: Redação OD

O Presidente Michel Temer durante entrevista no dia de hoje (29) a Rádio Bandeirantes, afirmou que irá vetar a transferência do controle da Embraer para a empresa norte-americana Boeing, caso ela ocorra, conforme foi cogitado por dirigentes da empresa. “Não vamos abrir mão do controle da Embraer”, garantiu. Temer disse que é legítimo que a Boeing queira aumentar sua participação, mas não a ponto de ter o controle total da empresa. Temer comparou a Embraer à Petrobras. “A Embraer tem uma simbologia muito grande para o país, mais ou menos como a Petrobras”, disse sem descartar que uma parceria entre a Embraer e a Boeing seja realizada no futuro. O presidente também defendeu o controle majoritário nacional da empresa em entrevista publicada nesta segunda-feira (29) no jornal Valor Econômico.

Airbus Helicopters entrega o 1300º helicóptero da família H135


Por: Redação OD

A Airbus Helicopteros entregou o 1300º helicóptero da família H135, um número que consolida o sucesso mundial do helicóptero biturbina leve multimissão. A frota global deste modelo acumulou um total de mais de 4,5 milhões de horas de voo desde sua entrada em serviço em 1996. Mais de 300 clientes em 60 países operam o helicópteros da família H135 para diversas missões, incluindo Serviços Médicos de Emergência (EMS), policial, transporte privado, manutenção de parques eólicos offshore e treinamento militar.

domingo, 28 de janeiro de 2018

Com a Reestruturação da FAB, Esquadrão Falcão e 2º ETA passam a operar na Ala 10 em Natal (RN)

O Tenente-Coronel Mario apresentou as equipagens do 1/8 GAV ao Comandante da Ala 10

Por: Redação OD

Um dia após se apresentar na Ala 10 com suas equipagens, o Segundo Esquadrão de Transporte Aéreo (2º ETA) já realizou sua primeira missão sediado em solo potiguar. Uma aeronave C-95 Bandeirante foi acionada de Natal (RN), na terça-feira (23), pelo Primeiro Grupamento de Engenharia de Combate, em João Pessoa (PB), para transporte de tropa do Exército até Teresina (PI). Os aviões do 2º ETA e os helicópteros H-36 Caracal do Esquadrão Falcão (1º/8º GAV) chegaram a Natal na última segunda-feira (22). Os Esquadrões, transferidos de Recife (PE) e Belém (PA), passam a compor a Ala 10 - que totaliza cinco esquadrões aéreos sob sua subordinação, sendo três de instrução (1º/5º GAV, 2º/5º GAV e 1º/11º GAV) e dois operacionais (2º ETA e 1º/8º GAV).

Cidade de Sorriso (MT) prestes a receber uma nova base do Cento Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer)


Por: Redação OD

A nova sede do Cento Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Grupamento de Aviação Bombeiro Militar que estão sendo construídas, em uma área cedida pela prefeitura de Sorriso no aeroporto regional Adolino Bedin, será inaugurada no dia 21 fevereiro, com a presença do governador do estado e comitiva, incluindo o secretário estadual de segurança, o Sr° Gustavo Garcia. Com a instalação do novo hangar, 28 municípios da região Norte de Mato Grosso vão receber apoio operacional no enfrentamento à criminalidade. A construção é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) de Mato Grosso e a prefeitura de Sorriso.