sábado, 16 de abril de 2016

EUA divulgam vídeo com o voo 'agressivo' de 2 caças Su-24


Por Redação OD

Ao ver o navio, os pilotos se afastaram, como as regras exigem, disse o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov. A autoridade também afirmou que o incidente ocorreu perto de uma base militar russa. Os pilotos da Força Aeroespacial da Rússia realizavam um voo no mar Báltico, em conformidade com todas as regras e normas de segurança, disse o porta-voz do Ministério da Defesa, major-general Igor Konashenkov, comentando a declaração dos Estados Unidos de que caças russos Su-24 teriam sobrevoado de forma “agressiva” um destróier estadunidense.

Maior parte do equipamento aéreo do Corpo de Fuzlieiros Navais dos EUA não está operacional



Por Redação OD
Desde 1775, os fuzileiros navais norte-americanos sempre tiveram o orgulho de serem os “melhores do mundo”. Enquanto o governo tem reduzido as suas despesas militares, os generais estão em estado de alerta pois a aviação naval do Corpo de Fuzileiros Navais (Marines) está atingindo um quase ponto de ruptura. De acordo com a informação da rede Fox News, o corpo de infantaria naval norte-americano tem sofrido com a falta de sua frota de helicópteros e aviões de combate.

Exercício Araronça simula operações em ambientes hostis e treinam para atuar em missões de paz


Por Redação OD
No fictício país Azul, o Brasil participa de uma recém-instalada missão de paz com o objetivo de acabar com um conflito armado. Aeronaves C-105 Amazonas precisam lançar paraquedistas e cargas em zonas de combate, e para isso precisam enfrentar ameaças como mísseis antiaéreos, lançadores de granadas e até atiradores de precisão ("snipers") posicionados para alvejar os pilotos durante as decolagens e pousos. É esse o cenário simulado até a próxima terça-feira (19/4) em Anápolis (GO), onde os Esquarões Arara (1°/9° GAV) e Onça (1°/15° GAV) treinam para capacitar seus tripulantes para missões desse tipo. As atividades aéreas envolvem três aeronaves C-105 Amazonas e um C-98 Caravan e acontecem durante o dia e também à noite, quando são utilizados óculos de visão noturna (NVG, sigla para o inglês Night Vision Googles).

Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” G 40 chega ao Rio de Janeiro


Por Redação OD
O Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” chegou à Base Naval do Rio de Janeiro, na última segunda-feira, dia 11 de abril. Familiares e amigos aguardavam pelos militares. O Comandante do navio, o Capitão de Mar e Guerra Luís Felipe Monteiro Serrão, e parte da tripulação estavam fora do Brasil desde outubro de 2015, quando viajaram para a cidade de Toulon, na França. Em terras francesas, os militares passaram por adestramentos para conhecer o navio, até a incorporação do NDM “Bahia” pela Marinha do Brasil, em 17 dezembro de 2015.

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE - MS) ministrou instrução para o efetivo do PARA-SAR da FAB



Por Redação OD

Com escopo de promover o nivelamento interagencias, o Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE, realizou instrução de rapel e entrada Tática Vertical ao Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS) da Força Aérea Brasileira e mais conhecido como PARA-SAR (‘PARA’ de paraquedistas, ‘SAR’ do inglês Search and Rescue, “busca e salvamento”)...

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Exército Brasileiro seleciona o LMV Defence da Iveco como vencedor do programa Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas (VBMT-LR)



Por Redação OD
O Exército Brasileiro selecionou o veículo blindado LMV (Light Multirole Vehicle) Iveco Defence como o vencedor do programa Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas (VBMT-LR), informou o Escritório Projetos do Exército (EPEX) ao em 14 de abril. O Exército deve entrar em negociações com a empresa vencedora em breve para a assinatura de um contrato que contemplará 32 veículos iniciais em configurações multifunção. 

11º Grupo de Artilharia de Campanha, comemorou o 71º aniversário da Tomada de Montese


Por Anderson Gabino
Na última quinta-feira, dia 14 de abril de 2016, o 11º Grupo de Artilharia de Campanha (11º GAC) realizou sua tradicional formatura da Tomada de Montese.... passados 71 anos desde o dia 14 de abril de 1945, onde a “A COBRA FUMOU” pela primeira vez, para nos fazer lembrar sempre dos 70 heróis que tombaram sob a neve italiana, durante a batalha. 

Forças de Auto Defesa do Japão em ação após terremoto.

Bell UH1-J da JADF empregados nas atividades de resgate e suprimentação
das operaçõesde socorro às vítimas do terremoto dessa madrugada em Kumamoto.

Por Redação OD

Como sabemos, o Japão é constantemente atingido por catástrofes naturais, sendo a mais recorrente o terremoto. Ontem a ilha de Kyushu no sul do Japão, um terremoto que atingiu a escala richter de 6.4 deixou pelo menos 9 mortos, aproximadamente 700 feridos e milhares de habitações danificadas entre outros danos que deixaram em torno de 16 mil pessoas desabitadas devido aos riscos de novos tremores, até o momento já foram registrados aproximadamente 100 outros tremores menores e ondas de reflexo.Dentro dos planos iniciais de resposta a emergências em conjunto com a Defesa Civil do Japão foram acionadas as seguintes unidades militares para apoio, totalizando em torno de dois mil homens, 12 aeronaves e 9 embarcações.

F-22 da USAF já em prontidão na Europa.

Ares de "Guerra Fria"?



Por redação OD

Uma esquadrilha composta de 12 F-22 "Raptors" chegaram a base da RAF de Lakenheath, usada também pela 48th Fighter Wing da USAF (conhecida como "Liberty Wing") que opera três esquadrões de caças na referida base.

USAF desloca mais F-15 Eagles para países aliados da NATO/OTAN.

F-15A da 104th Fighter Wing, ANG de Barnes/Westfield.
Foto via 104th Fighter Wing by Master Sargent Mark Fortin.

Por redação OD

Dentro do esforço de aumento progressivo de deslocamento de efetivo e material para reforço das defesas dos integrantes da aliança NATO/OTAN, hoje foi anunciado pela USAF o deslocamento para a Islândia de quatro aeronaves F-15A da 104th Fighter Wing,unidade da Air National Guard de Barnes/Westfield, Massachussets. Acompanham os equipamentos um efetivo de 200 homens para a operação. Outras informações ainda não confirmadas especulam o deslocamento de mais equipamentos de vigilância e defesa aérea, incluindo mísseis de defesa anti-aéreo.


LAAD Security 2016 discutiu os rumos do setor e tendo como foco a inovação de armas e sistemas

Autoridades no momento de abertura da LAAD 2016.

Por Anderson Gabino
A LAAD Security 2016 sediou reuniões de alguns dos principais conselhos e colegiados de segurança do País. A questão da segurança é um dos pontos críticos de todas as esferas da administração pública e também da iniciativa privada, onde os mesmos estão procurando sempre capacitar e dar mais eficiência aos seus agentes e os órgãos de governo aumentaram o volume de investimentos na área de segurança.Com vista neste seguimento crescente, e para atender a essas demandas do setor público, assim como as do mercado de segurança corporativa, que investe em soluções para preservar seus ativos é que acontece a LAAD Security 2016 — Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa, onde pelo menos esteve presente algo em torno de 12 mil profissionais do Brasil e da América Latina, que discutiram as principais tendências, fomentando o intercâmbio de tecnologias e incentivando a integração entre segurança pública e segurança privada. 

segunda-feira, 11 de abril de 2016

100 anos de Dassault Aviation - 1a parte.

Por Yam Wanders

Hall exclusivo para protótipos Dassault Aviation no Musée de L'Air et Espace de Le Bourget, France.

É impossível falar de aviação sem lembrar a França, o país que mais contribuiu nos primórdios do século XX, para que a técnica e a ciência aviatória pudesse se desenvolver e assim se propagar pelo mundo, fato esse que certamente teria sofrido atrasos consideráveis se não fosse a contribuição francesa para o apoio não só de seus pesquisadores natais como do nosso bem conhecido Santos=Dumont e outros que lá estavam, os quais encontraram o campo propício para o desenvolvimento de seus inventos.
Sendo assim, na França é impossível falar de aviação sem falar de Dassault Aviation
entre outros, e a justa homenagem que ocorre nessa semana ao engenheiro, político e industrial francês Marcel Dassault (Paris, 22 de janeiro de 1892 – Neuilly-sur-Seine, 17 de abril de 1986) no que é centenário de atividades das Industrias Dassault é um evento único em importância para a industria aeronáutica desse país e que está entre os que mais prestaram ajuda ao aparelhamento de defesa do Brasil.
Atualmente, produtos da Dassault Aviation são utilizados em mais de vinte países.

domingo, 10 de abril de 2016

Vídeo incrível de uma B-52 Stratoforterss realizando uma passagem baixa



Por Redação OD
Ver uma demonstração aérea com passagem baixa sempre nos dá um frio na barriga, especialmente se eles são velozes e barulhentos, mas isso também depende do tipo de avião. Nós já vimos em abundância caças modernos fazerem isso sempre em shows aéreos pelo mundo, no entanto ver uma B-52 Stratofortress fazer isso, se torna algo maravilhoso. 

Misterioso laboratório com segredos nucleares da Rússia completa 70 anos




Por Redação OD 
O dia 9 de abril marcou o 70º aniversário de criação do instituto nuclear em Sarov, que se tornou uma das mais importantes instalações militares dos séculos XX e XXi na história da Rússia. O local, formalmente conhecido como Centro Nuclear Federal Russo do Instituto Russo de Pesquisa Científica para Física Experimental (RFNC-VNIIEF), foi construído em 1946, em Sarov, uma cidade no centro da Rússia. Ele se tornaria o coração do programa de pesquisa nuclear soviético e, posteriormente, russo. A instalação era tão secreta que até 1991 a cidade era mencionada apenas como Arzamas-16 e não constava em nenhum mapa público.

Comandante do CCOPAB participa da Reunião Preparatória para a VIII Assembleia da ALCOPAZ




Por Redação OD 
O Comandante do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), Coronel Carlos Augusto Ramires Teixeira, participou, no período de 28 a 31 de março, da Reunião Preparatória para a VIII Assembleia Geral da Associação Latino-americana dos Centros de Treinamento de Operações de Paz (ALCOPAZ), em Assunção, Paraguai. No encontro, que teve por finalidade elaborar a agenda da próxima assembleia, o Coronel Ramires apresentou as atividades realizadas pelo CCOPAB e suas metas de curto e médio prazos no âmbito regional. 

Militares de Infantaria da Força Aérea, recebem instrução sobre medidas de controle de solo


Por Redação OD 
Como preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, cerca de 20 militares de Infantaria da Aeronáutica de várias regiões do País participam, entre os dias 11 e 15 de abril, em Brasília (DF), do Estágio Básico de Medidas de Controle no Solo (MCS). O procedimento é utilizado quando uma aeronave interceptada é abordada após o pouso obrigatório para averiguação de irregularidades. A coordenação do treinamento está a cargo do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Brasília (BINFAE-BR).  

10 de Abril - Dia da Arma de Engenharia



Por Anderson Gabino 

Atualmente, com os olhos voltados para o amanhã, os integrantes da Arma Azul Turquesa buscam pelo conhecimento, habilidade e versatilidade, associados aos eternos valores e tradições que norteiam a atuação da Força Terrestre, objetivos mais amplos que se descortinam num futuro bem próximo e marcham unidos por um mesmo ideal de aperfeiçoar a atuação da Arma de Engenharia, tornando-a cada vez mais coesa e capacitada a acompanhar as mudanças que estão sendo implementadas em decorrência do Processo de Transformação do nosso Exército de Caxias!!! Xingu, Engenharia!!!