sexta-feira, 15 de abril de 2016

LAAD Security 2016 discutiu os rumos do setor e tendo como foco a inovação de armas e sistemas

Autoridades no momento de abertura da LAAD 2016.

Por Anderson Gabino
A LAAD Security 2016 sediou reuniões de alguns dos principais conselhos e colegiados de segurança do País. A questão da segurança é um dos pontos críticos de todas as esferas da administração pública e também da iniciativa privada, onde os mesmos estão procurando sempre capacitar e dar mais eficiência aos seus agentes e os órgãos de governo aumentaram o volume de investimentos na área de segurança.Com vista neste seguimento crescente, e para atender a essas demandas do setor público, assim como as do mercado de segurança corporativa, que investe em soluções para preservar seus ativos é que acontece a LAAD Security 2016 — Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa, onde pelo menos esteve presente algo em torno de 12 mil profissionais do Brasil e da América Latina, que discutiram as principais tendências, fomentando o intercâmbio de tecnologias e incentivando a integração entre segurança pública e segurança privada. 

A LAAD Security 2016 teve o apoio de órgãos governamentais como o Ministério da Justiça e a Polícia Federal, e a exemplo das edições anteriores, o evento contou, com uma série de reuniões dos principais colegiados de segurança pública do país: Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (CNCG-PM/CBM), Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC), Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONSESP), Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM), Conselho Nacional de Perícia Criminal (Perícia Criminal), e Departamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além das autoridades e entidades já citadas, Delegações de oito países se fizeram presentes na LAAD Security 2016. Especialistas e autoridades públicas da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, Nicarágua, Uruguai e República Dominicana participaram das discussões e trocaram experiências sobre as estratégias de segurança pública de seus países. 


Doutor Fernando Veloso, Chefe da Policia Civil do estado do Rio de janeiro

Tecnologias de ponta em segurança e comunicação 
Durante a LAAD Security, os profissionais e agentes do setor puderam ter contato com as mais modernas tecnologias em segurança.  Podemos citar alguns destaques do evento: 
No estande da Telebras foi possível realizar conversas com profissionais da empresa e saber mais sobre tecnologias como a super satélite capaz de levar banda larga a municípios mais distantes: o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação. O equipamento tem capacidade de 54 Gbit/s, destinada à banda Ka, usada para ampliar a oferta de banda larga pela Telebras.
HYTERA / www.hytera.com
No stand da empresa Chinesa Hytera,  era possível conhecer e experimentar em tempo o real funcionamento do Hytera Smart Dispatch, sistema de gestão de frota que permite o gerenciamento de todos os rádios de uma empresa. O software aceita qualquer rádio com padrão DNP e permite o monitoramento das rotas e conversas executadas pelo equipamento. Lançamento da empresa no evento, o rádio Hytera 21P ficou disponível para demonstração. Segundo o vice-presidente da Hytera Brasil Ricardo Bovo, a LAAD foi uma excelente oportunidade de colocar os clientes em contato com os produtos da empresa. “Essa é uma feira em que mostramos o que podemos oferecer aos clientes. Temos muitas forças interessadas em soluções de comunicação e podemos atender a todos os tipos de orçamento”, afirma Bovo.
A AVIBRAS Aeroespacial S/A, empresa de engenharia reconhecida mundialmente pela excelência e qualidade de seus produtos e sistemas. Reconhecida mundialmente pela excelência e qualidade de seus produtos e sistemas de Defesa, a Avibras destaca-se pelo seu Sistema de defesa aérea ASTROS 2020 (nova geração do Sistema ASTROS), atualmente em desenvolvimento na empresa. 


Lançamento na LAAD 2016 da Avibras, a viatura blindada 4x4 GUARÁ 4WS

Com uma forte presença nos mercados nacional e internacional, a Avibras também se destaca pelo desenvolvimento e pela industrialização de diferentes motores foguetes para a Marinha do Brasil e para a Força Aérea Brasileira; sistemas fixos ou móveis de C4ISTAR (Comando, Controle, Comunicação, Computação, Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvo e Reconhecimento) e Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) - o Falcão. 
Mas a grande aposta da empresa foi na apresentação e no lançamento, durante a LAAD Security 2016, da sua nova Viatura 4x4 Blindada Leve Sobre Rodas GUARÁ 4WS. Com capacidade para cinco tripulantes devidamente equipados, a viatura é destinada ao emprego tático em operações especiais de forças de segurança em área urbana: combate ao crime organizado, a assalto a bancos e carros-fortes e ao tráfico de drogas. Versátil, pode ser utilizado em áreas rurais no combate aos conflitos armados. Também está disponível na versão transporte de pessoal com capacidade para 10 tripulantes e na versão blindagem apropriada para Defesa Civil e as Polícias Militares e Civis. Excelente nível de proteção, elevada agilidade e extrema mobilidade com tração 4x4 e direção nas quatro rodas.
A empresa Condor apresentou novas tecnologias não letais para uso pelas forças de segurança na Olimpíada deste ano, no Rio de Janeiro. A maior novidade é o primeiro spray de defesa pessoal fabricado no Brasil para uso pela população civil, que terá até a embalagem exclusiva para as mulheres e sera utilizado tambem por guardas municipais e seguranças privadas. Outras duas inovações sáo o traje antidisturbio ultraflexível (que pesa pouco mais de um quilo) para proteçáo policial que resiste a grandes Impactos, a chamas, e a material cortante; e uma nova arma e!etrica. As três tecnologias estão em exibição no stand da brasileira Condor na LAAD.


Produtos em exposição pela empresa CONDOR

A ABIMDE (Associaçao Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) invou durante a LAAD Security 2016. Nesta edição, o espaço da (Stand) da Associaçao contou com a presença de oito empresas nacionais (Adventure Tech; Iacit; Spectra; Omnisys; Global Sul; Sbpa; Think Tank e Telemática ) além de três comités do setor de Segurança e Defesa (Segurança Alimentar, Cibernética e Simulação). 
O evento terá mais de trinta diferentes segmentos de atuaçäo que oferecem tecnologia da informação, equipamentos de análise criminal e também produtos de maior valor agregado como veículos e aeronaves. A LAAD Security é um momento importante no qual podemos apresentar as soluções desenvolvidas aqui no Brasil para o setor de Defesa e Segurança e assim podermos mostrar, que os produtos feitos em nosso país podem sim, serem utilizados em grandes eventos, como por exemplo os Jogos Olímpicos do Rio 2016. afirmou o Vice-Presidente Executivo da ABIMDE, Carlos Afonso Pierantoni Gâmboas. 
Na avaliação de Pierantoni, a LAAD Security é um dos palcos onde os empresários brasileiros podem falar de suas experiências, apresentar novos produtos e soluções, além de se atualizar com o que é produzido pelo setor no mundo. Os visitantes tanto do Brasil, como do exterior vão poder conhecer mais da capacidade do trabalho da Industria da Defesa e Segurança feita em território nacional".


Faixada de um dos lados do stand da ABIMDE

FUNDAÇÂO EZUTE / www.ezute.org.br
Com 19 anos de atuação, a Fundação Ezute é uma organização privada sem fins lucrativos que tem como missão transformar organizações públicas, melhorando a produtividade e eficiência das instituições. Em seu stand, o público pode se informar sobre as soluções de inteligência, sistemas analíticos e simulação e, ainda, de serviços intensivos em conhecimento ofertados pela Ezute para o setor de Segurança Publica e Civil.
Buscando ser reconhecida como a instituição transformadora e parceira das organizações públicas no Brasil, a Fundação Ezute se respalda em seu extenso histórico na formulação e implantação de projetos estratégicos no setor de defesa e segurança, como o Sistema de Vigilância da Amazónia (SIVAM), para a Força Aérea; PróAmazðnia/Promotec, para a Polícia Federal e o Sistema de Gerenciamento da Amazónia Azul (SisGAAz), para a Marinha. Em projetos desta natureza, a Fundação pode atuar com serviços de consultoria e apoio, com: planejamento estratégico; concepção de soluções sistémicas, com a aplicação de systems engineering; gestão de alto desempenho; e também na transferência e absorção de tecnologia e conhecimento
"Participar da LAAD Security é uma grande oportunidade para mostrarmos os diferenciais da Fundação Ezute e o quanto podemos contribuir para o desenvolvimento e a soberania do país. Temos a expectativa de aprofundar a parceria estratégica e formuladora com os atuais clientes e construir novas parcerias com a administração pública federal, estadual e municipal, com as Secretarias de Segurança Pública, e com as polícias Militar e Civil, Bombeiros, Defesa Civil, Sistema Penitenciário e Guarda Municipal", conclui Geraldo José Azevedo, diretor de Unidade de Negócio da Fundação Ezute.
A Stefanini, uma das mais importantes provedoras globais de soluções de negócios baseadas em tecnologia, planeja criar uma joint-venture com uma das maiores empresas de defesa israelense, a Rafael. Essa joint-venture oferecerá um conjunto de soluções de combate ao crime cibernético e ao terrorismo, bem como soluções avançadas de inteligência. O anúncio oficial foi realizado durante a feira. A Rafael Advanced Defense Systems é uma desenvolvedora de sistemas inovadores, tais como o Iron Dome, sendo responsável por um dos maiores projetos de segurança cibernética em Israel, atuando também em projetos relacionados à área de Defesa no Brasil.
De acordo com um estudo realizado, haverá mais de 4,9 bilhões de dispositivos conectados à Internet este ano, o que representa um aumento de 30% em relação a 2014. Para os próximos cinco anos, este número atingirá 25 bilhões. Neste cenário, a segurança terá um papel estratégico e, de acordo com a consultoria, mais de 20% das empresas terão até 2017 serviços de segurança digital para proteger os projetos de Internet das Coisas, e  para atender a essa demanda e reduzir o gap que existe em segurança cibernética, a Stefanini, que já trabalha com segurança de infraestrutura, decidiu investir na parceria para levar tecnologia de ponta para o mercado financeiro e para outras verticais, que ainda não possuem a tradição de investir em projetos robustos de segurança para prevenir a invasão de sistemas e vazamento de informações confidenciais.


Stand da empresa israelense RAFAEL

A Unisys marcou sua presença na edição 2016 da LAAD Security. A empresa trouxe ao Brasil como conferencista um dos maiores especialistas do mundo em segurança digital, Tom Patterson, que atua como Vice-Presidente Global de Soluções de Segurança. Tom Patterson apresentou ao publico presente as novas tecnologias da empresa, como a micro segmentação e novas abordagens para ampliar a segurança em aeroportos, infraestruturas públicas (água, gás e energia) e para o controle de fronteiras. "A segurança cibernética é uma preocupação real por parte de consumidores e organizações, no Brasil e no mundo, mas em geral percebe-se que muitas empresas só tomam ações após a ocorrência de incidentes. 

Nosso objetivo é discutir uma mudança de paradigma mediante os novos riscos que se apresentam na era da transformação digital, além de apresentar a ampla experiência da Unisys em projetos de segurança pública e novas soluções de tecnologia que estão disponíveis no mercado", conceituou Leonardo Carissimi, executivo que lidera a Prática de Segurança da Unisys na América Latina, durante entrevista. 

Entre os recentes projetos de segurança pública implementados pela Unisys no mundo estão o sistema de controle da fronteira terrestre entre EUA e México, o sistema de reconhecimento facial nos aeroportos internacionais JFK (Nova York) e Dulles (Washington D.C.) e a infraestrutura tecnológica para os 13 Centros Integrados de Comando e Controle construídos para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. A empresa acaba de lançar na Europa uma plataforma de tecnologia que pode ser utilizada por governos para gerenciar o fluxo migratório de refugiados. 


A empresa Francesa Thales, apresentou soluções tecnológicas para o setor de segurança. As equipes de segurança do Grupo Thales trabalham com agências governamentais, autoridades e clientes corporativos para desenvolver e entregar soluções integradas para proteger cidadãos, dados sensíveis e infraestrutura crítica. Na LAAD, a Thales apresentou as capacidades globais em proteção de bens, pessoas e informações. As soluções THALES apresentadas foram: 

Segurança Nacional, Monitoramento de Fronteiras, Gerenciamento de Identidade e Biometria, Controle Automático de Fronteira Inovador, Análise de Dados Para Controle Virtual de Fronteiras, Sistemas de Gestão de Fronteiras; Segurança Urbana, Gestão de Grandes Eventos, Smart City; Prédios Governamentais, Infra-Estrutura de Petróleo E Gás, Centrais Nucleares, Aeroportos, Locais Sensíveis (Portos, Museus, Instalações Religiosas, Prisões, Estações De Metro, Etc) e Ciberespaço.

BioAmerica Defense / www.bioamericadefense.com

ABioAmerica Defense é uma empresa de distribuição que representa fabricantes europeus e norte-americanos de equipamentos para forças armadas, polícia militares e civis, defesa civil e segurança privada. Fundada em 2011, oriunda do mercado Biotech, como um distribuidor global de produtos laboratoriais e hospitalares. Seus produtos têm um histórico comprovado através do uso das forças armadas, polícias e defesas civis em vários países europeus, além dos Estados Unidos. A BioAmerica Defense é comandada pelo CEO Cristiano Carioni, um expert em materiais de defensa de altíssima tecnologia e inovação, com uso para o segmento antibombas e também para o sistema CBRN. A gama de produtos é enorme, linhas completas das líderes de mercado em cada setor, sendo mais 20 parceiros.


Máscara de Gás, com uso de câmera térmica

A empresa tem escritórios no Brasil e na Argentina para atender a América do Sul. “Só trabalhamos com o que há de mais moderno e de melhor no mercado, atendemos duas grandes frentes, a CBRN que envolve ações com armas biológicas, químicas, vestimentas especiais como também num outro segmento, a de Defesa Geral, que são as forças especiais”, explicou Cristiano Carioni” A BioAmerica Defense tem o orgulho de representar a marca HUMMER V no Brasil. Durante a LAAD Security a empresa trouxe ao Brasil, matérias de ultima tecnologia, como máscaras Anti gás com mini câmera acoplada termal ou não, aparelhos para detectar o vírus Anthrax, sistema de controle por rádio e TV para tornar o cão rastreador uma arma de combate dentre outras várias inovações e soluções tecnológicas. 

Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro 

Em seu Stand, a PMERJ está expondo o primeiro veículo blindado utilizado em policiamento urbano no Brasil, o blindado do Batalhão de Operação Especiais (BOPE), também chamado carinhosamente de “Caveirão”, motocicletas do Batalhão de Choque, uma moto aquática do Comando de Policiamento Ambiental (CPAm). Além da participação do Grupamento Aeromóvel (GAM), que vêm expondo equipamentos de resgate e salvamento aéreo e aquático, o BAC (Batalhão de Ações com Cães), por sua vez trouxe alguns materiais de demonstração e uma cadela especialista em faro de armas e drogas, de nome “Luna”, que interage com o público e causa euforia nas pessoas para tirar fotos com o animal.


O Batalhão de Ações com Cães (BAC) trouxe alguns materiais de demonstração e uma cadela especialista em faro de armas e drogas, de nome “Luna”



Seminário de Segurança pública e grandes eventos
No V Seminário de Segurança LAAD, os interessados em segurança pública puderam assistir ao painel “Gerenciamento de crises, grandes eventos e aglomerações”, na ocasião, o assessor do Gabinete Militar do Governo do Rio de Janeiro, Coronel PM Frederico Caldas, o superintendente para Grandes Eventos da Secretaria de Estado de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, Coronel BM Wanius de Amorim, e o gerente geral de Integração e Segurança das Instalações do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 Roberval Ferreira França, falaram da importância do planejamento, da análise de riscos e da integração do poder público e de diferentes forças para uma boa implementação e execução de um plano de segurança de eventos de grande porte. “Nenhuma instituição sozinha é capaz de dar conta de um grande evento. A integração é chave fundamental”, defendeu Caldas. O V Seminário de Segurança na LAAD aconteceu paralelamente a exposição.


V Seminário de Segurança

Conheçam algumas outras novidades apresentadas na LAAD Security 2016

Sinalização Fotoluminescente para rotas de evacuação: A ADVComm apresenta soluções em sinalização técnica fotoluminescente de acessibilidade e segurança contra incêndio e pânico, em especial a Sinalização de Nível Inferior, que aborda a perspectiva das rotas de evacuação não protegidas contra fumaça.
Tecnologia de Investigação de Celulares da Lava Jato: A Cellebrite expõe a tecnologia UFED, que oferece soluções para investigar smartphones e derivados que têm sido fundamentais, por exemplo, nas atuais investigações da Polícia Federal na Operação Lava Jato.
Sinalização para Veículos de Segurança Pública: A Engesig expõe as barras sinalizadoras Pegasus e Arjent e também os kits de sinalização para motos. Outro destaque é a sirene Rumbler que emite, por exemplo, tons de baixa frequência e possui vantagem na distinção e penetração em materiais sólidos.
Leitor de Íris alimentado por USB e controle de acesso: A Global Sul Telecom apresenta produtos como o Myris, um autenticador de identidade por meio da íris alimentado por USB, para acesso lógico. Outros destaques são o Nano, que controla recintos que necessitam de entradas e saídas seguras.
Radar com menos de 2kg e perfeito para áreas amplas: A HGH Infrared Systems expõe o Spynel-M infrared Radar. Com dimensões de menos de 12×20 cm e peso de apenas 1,8 kg, é robusto, oferece solução compacta para a vigilância de área ampla e tem alta resolução na câmera térmica panorâmica.
KeyGuardian, token criptográfico USB de alto desempenho: A Kryptus lança uma gama de soluções de hardware, firmware e software, em especial as desenvolvidas para commsec e secure 4G, como o KeyGuardian, um token criptográfico USB de alto desempenho.
Segurança cibernética para os setores militares e de defesa: O Grupo Kudelski apresenta soluções de certificação digital, consultoria de segurança, cyber fusion center local ou como um serviço, comunicação unificada segura para voz e mensagens instantâneas e rede destacável banda larga sem fio end-to-end 4G-LTE.
Smartphone exclusivo para forças de segurança: A Motorola Solutions lança o LEX L10, smartphone desenhado especialmente para segurança pública que trabalha com aplicativos dedicados e informações de dados em tempo real e o Si500 câmera junto ao corpo com áudio e vídeo para operação em campo.
Proteção de ambientes de TIV de ataques cibernéticos: A NEC emprega sua vasta experiência prática em sistemas complexos de segurança, para fornecer uma ampla gama de soluções NEC Cyber Security Solutions, que protegem ambientes de TIC de ataques cibernéticos cada vez mais sofisticados.
Detecção de contrabandos mesmo no interior do corpo: A Nuctech Company Limited (Nuctech) apresenta soluções como o Escâner Corporal. Uma delas, a NUCTECHTM BI2002, é ideal para a detecção de ameaças.
Simulador de Operações de Comanda para monitorar fronteiras: A RustCon apresenta a Cyber Range Operations Platform (SIMOC), projeto realizado em conjunto com o Exército Brasileiro, que permite a criação de uma réplica precisa de uma infraestrutura de rede para analisar e explorar vulnerabilidades.
Simulador de voo em helicópteros: A SBPA Simulators expõe o Dispositivo de Treinamento de Voo Airbus AS350 Esquilo, helicóptero de grande atuação no setor de segurança em nível estadual e federal. A solução é o lançamento da empresa para este primeiro semestre de 2016.
Simulator de tiro de armas leves: A Spectra Tecnologia expõe o Simulador de Tiro de Armas Leves (STAL), uma solução 100% nacional realizada em parceria com o Exército Brasileiro. O equipamento possibilita que o treinamento de tiro seja eficiente e proporciona economia de recursos e segurança.
Ferramentas para vencer a batalha cibernética: A Suntech apresenta a plataforma de proteção contra ameaças cibernéticas, projetada para atuar em todas as etapas do ciclo do ataque, provendo as ferramentas necessárias para vencer a batalha cibernética.
Super satélite vai levar banda larga a municípios mais distantes: A Telecomunicações Brasileiras S. A. – TELEBRAS tem como destaque o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação. O equipamento tem capacidade de 54 Gbit/s, destinada à banda Ka, usada para ampliar a oferta de banda larga pela Telebras.
Mira e vigilante digitais: A ThinkTank apresenta os protótipos de duas soluções: o Sistema de Mira Digital e o Vigilante Digital. O Mira Digital é um sistema de comunicação para ações militares e policiais, capaz de transmitir imagens, em tempo real, do aparelho de pontaria das armas.


LAAD Security 2018, vai mudar de endereço

Embora o mercado de segurança pública e corporativa tenha um novo encontro marcado no Rio de janeiro, de 4 a 7 de Abril de 2017, durante a LAAD Defence & Security, a cidade de São Paulo será a sede da 4ª edição da LAAD Security. O evento acontecerá de 24 a 26 de maio de 2018, no São Paulo Expo, que é um dos mais modernos pavilhões de exposição do Brasil.

Como os setores de segurança publica e corporativa estão contemplados no evento maior - a LAAD Defence & Security, que acontece nos anos ímpares -, a Clarion Events Brasil optou por realizar a LAAD Security na capital paulista, estado que responde pelo maior orçamento de segurança publica do País, com R$24,8 bilhões previstos para serem aplicados este ano em áreas como policiamento, defesa civil, inteligência e informação. 
O Estado conta ainda com a maior força policial do Brasil e uma das maiores do mundo, empregando um efetivo de mais de 138 mil policiais nas três esferas (Militar, Civil e Científica). " O cenário para o segmento de segurança corporativa é promissor no Estado que concentra 32,1% do PIB, quase 1/3 da riqueza nacional, e tem o maior número de empreendimentos, com cerca de 4 milhões de empresas, equivalente a 29,3% do total do Brasil", ressalta Sérgio Jardim, diretor geral da Clarion Events Brasil.


Galeria de fotos da LAAD Security:
Clique na foto para expandir a galeria