sexta-feira, 15 de abril de 2016

11º Grupo de Artilharia de Campanha, comemorou o 71º aniversário da Tomada de Montese


Por Anderson Gabino
Na última quinta-feira, dia 14 de abril de 2016, o 11º Grupo de Artilharia de Campanha (11º GAC) realizou sua tradicional formatura da Tomada de Montese.... passados 71 anos desde o dia 14 de abril de 1945, onde a “A COBRA FUMOU” pela primeira vez, para nos fazer lembrar sempre dos 70 heróis que tombaram sob a neve italiana, durante a batalha. 


Se fizeram presente a formatura o, Exmo. Srº Gen Ex João Camilo Pires de Campos, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX) acompanhado do Exmo. Srº Gen Ex (R/1) Carlos Aníbal Pacheco, Ex-comandante do CML e do 11º GAC, do Exmo. Srº Gen Div (R/1) Gilberto César Barbosa, Ex-comandante do 11º GAC, do Exmo. Srº Gen Bda Édson Diehl Ripoli, Comandante da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército (AD/1), do Exmo. Srº Alexandre Arruda, Juiz Federal e do Senhor Ten.-Cel Art Fabiano Lima De Carvalho, Comandante do Décimo Primeiro Grupo de Artilharia de Campanha - GRUPO MONTESE, Comandantes de OM´s de Artilharia da Guarnição de Deodoro, de representações das unidades que fizeram parte daquela Batalha, incluindo tropas do 1º Grupo de Caça e do 1º Distrito Naval, representações do Clube de veículos Militares Antigos do Rio de janeiro vestidos com uniformes históricos da Força Expedicionária Brasileira e de autoridades civis convidadas.



A solenidade teve início com as honras militares sendo prestadas ao Exmo. Srº Gen Ex João Camilo Pires de Campos, a mais alta autoridade da ativa presente na solenidade, onde em seguida o subcomandante do 11º GAC, o TCel Magalhães apresentou a tropa, pedindo permissão para começar a formatura. A formatura teve início com a tropa reverenciando a Força Expedicionária Brasileira, que foi representada pela imagem do Marechal Hugo Panasco Alvim, primeiro Comandante do 11º GAC, que foi transportado por uma viatura M-5, viatura esta utilizada nos campos da Itália para tracionar os obuseiros do então 4º grupo da artilharia divisionária da FEB, atual 11º GAC – GRUPO MONTESE e que foi restaurada pelas oficinas do 11º GAC.



O TCel Fabiano fez uso da palavra, exaltando os feitos da OM em território italiano e de seus Heróis, logo em seguida o General Campos, complementou as palavras do TC Fabiano, lembrando a todos os presentes que, os que tombaram em solo italiano usavam o mesmo uniforme e sendo assim, todos que usam esta farda tem que honrar ela sempre.  Em seguida o General Campos junto com o TCel Fabiano e o General R/1 Carlos Aníbal Pacheco depositaram um arranjo de flores em homenagem ao Marechal Mascarenhas de Moraes e ao Sargento Max Wolff Filho, este último morto nas operações preliminares da Batalha. Por fim, a atividade foi encerrada com desfile militar, onde a tropa desfilou em continência ao Gen Campos e em homenagem aos Ex-combatentes da Força Expedicionária. O desfile foi feito ao som da canção Fibra de Heróis, composta em 1942 por Barros Filho e Guerra Peixe, quando tornou-se o Hino semioficial do Brasil na época da Segunda Grande Guerra.



Esta data atual também deixou a sua marca na história, pelo recebimento do primeiro Sistema Gênesis (Versão 4.1.0) entregue ao GRUPO MONTESE, como sendo o 1º Grupo de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro a dispor de um sistema automatizado de direção de tiro completo. Assim, da mesma maneira que o 11º GAC foi o grupo pioneiro em utilizar obuseiros 155 mm, mais uma vez esta unidade tem o privilégio de iniciar uma nova fase tecnológica da artilharia Brasileira. O TCel Fabiano, recebeu um Laptop que representou a entrega do Sistema pelas mãos do Cel Paranhos, Diretor Da FMCE/IMBEL. O Sistema Gênesis foi elaborado pela IMBEL (Indústria de Material Bélico do Brasil) sendo produzido na sua Fábrica de Comunicações e Eletrônica.



Após a entrega simbólica todos foram convidados a conhecer o novo sistema, onde foi feita uma explanação, seguida de uma demonstração do Sistema Gênesis pelos Aspirantes a Oficial da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) recém egressos à unidade, a todo os presentes da utilização em campo do sistema. O novo sistema computadorizado de direção e coordenação de tiro de artilharia, é um sofisticado equipamento, de completo domínio tecnológico por parte da IMBEL, traz a artilharia do Exército Brasileiro para o século XXI (4ª Geração). O Gênesis atende as Armas de Infantaria (morteiros), Cavalaria (autopropulsados) e Artilharia (auto rebocados) aumentando exponencialmente a consciência situacional devido à grande velocidade na aquisição e envio de dados precisos dos alvos plotados pelos observadores avançados (OA), usando o terminal de observação e ligação (TOL), um equipamento sofisticado de grande precisão e funcionamento automatizado.




A marcação desses alvos na carta topográfica do comando da bateria e demais cálculos necessários é feita no computador tático do GAC (Co Tat/GAC), e a distribuição das ordens de fogo para as peças, através do computador portátil de direção de tiro (CPDT). Em cada obuseiro, a guarnição recebe e visualiza essas informações no terminal de visualização da peça (TVP). Tudo com elevado nível de automação, conectividade e segurança de operação, dessa forma eliminando a necessidade de complexas tabelas e cálculos manuais como realizado tradicionalmente. O Sistema está sendo introduzido em um momento muito importante para a Artilharia do Exército Brasileiro como um todo. Após o término da solenidade de formatura e da apresentação do Sistema Gênesis, o Ten Melquisedeque, representante da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil (Seção Rio de Janeiro) agraciou o Gen Bda Diehl e o TCel Fabiano, com a Medalha Jubileu de Ouro da Vitória, enquanto o Gen Ex Campos foi agraciado com um Almanaque, produzido pelo Srº Fagundes (Veterano Paraquedista) onde se encontra relacionado os nomes de todos aqueles que estiveram envolvidos de alguma forma com a Segunda Guerra Mundial.


Histórico do 11º Grupo de Artilharia de Campanha
Criado em 1943 como 1º Regimento de Artilharia Pesada Curta para integrar a Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial, o 11º Grupo de Artilharia de Campanha, que durante o conflito recebeu a designação de IV Grupo de Artilharia, se destacou por ser a tropa de mais alto calibre da Artilharia Brasileira em solo italiano.  Após o retorno da guerra, teve sua designação alterada para 1º Grupo de Obuses 155 e, em 28 de dezembro de 1972, recebeu o nome atual. Por fim, em 1978, como homenagem à sua decisiva participação na Tomada da Cidade de Montese, ocorrida entre 14 e 16 de abril de 1945, recebeu a designação histórica de ‘‘GRUPO MONTESE’’.  Desde os primórdios de sua criação até os dias de hoje, o Grupo tem atuado com êxito nas mais diversas missões, seja nos combates históricos além-mar, seja no cumprimento de sua missão constitucional, no apoio à sociedade em momentos de calamidades ou em operações de garantia da lei e da ordem. 11º GAC - O 1º Grupo 155 do Brasil!


Galeria de Fotos da Formatura 11º GAC
Clique na foto para expandir