sexta-feira, 3 de junho de 2016

Staff Sergeant Susan Kegel, a comissária de bordo militar do Boeing E-4B da USAF

A Staff Sergeant Susan Kegel, comissária do E-4B "Nightwatch" da USAF, um dos aviões mais importantes dos EUA depois do Air Force ONE.

Por Yam Wanders



À bordo do moderno Boeing E-4B da USAF, a S.Sgt Susan Kegel
supervisionando uma das muitas atividades de suprimentação 
da aeronave que leva o Secretário de Defesa dos EUA  e 
até aproximadamente 40 a 112 outros tripulantes quando ocorrem
as viagens do presidente dos USA ao exteriror acompanhando 

sempre o Air Force ONE da USAF.
Muitas garotas e rapazes se imaginam na aviação civil na glamourosa vida de comissárias/os de vôo/bordo, o nome técnico para a antiga profissão de "aeromoça", que hoje é uma carreira bem técnica e cheia de variantes, onde a especialização é uma necessidade constante para o sucesso da carreira, surge então o esclarecimento que nessa profissão não existem "atendentes ou recepcionistas de vôo" mas sim uma profissão de extrema responsabilidade que as torna técnicas de segurança de bordo para as aeronaves em que estarão habilitadas a voar em cada Cia Aérea.

Porém imagine que além da carga de conhecimento para estar apta operacionalmente em uma aeronave que levará centenas de passageiros, a comissária tenha também que acumular outras "responsabilidades e capacidades" além do normal para o bom e seguro desempenho das funções à bordo e em terra com a tripulação da aeronave na qual se está designada para o trabalho.
Então conheçam a Staff Sergeant Susan Kegel, a comissária de bordo de um dos dois aviões mais importantes e de serviço mais sigiloso do mundo geopolítico, pois a S.Sgt Susan  Kegel é a comissária de bordo do "Nightwatch", um Boeing E-4B da USAF usado pelo Secretário de Defesa dos Estados Unidos e a aeronave reserva para uso do Presidente dos USA quando em viagens ao exterior.

"Eu sempre fui fascinada pela vida militar e sempre pesquisei muito sobre, me inspirei pela admiração ao meu avô que serviu na Marinha dos USA, e minha família sempre me apoiou muito em tudo isso, mesmo sendo algo muito diferente para uma garota".
                                                 Staff Sergeant Susan Kegel.

Dentro de uma aeronave enorme e complexa, a comunicação entre tripulantes e pessoal de terra é uma constante para a segurança de operações diversas.


A Staff Sergeant Susan Kegel em frente a sua casa em Racine, Wisconsin-EUA.
Foto via VillaPark/mysuburbamlife.com.
A Staff Sargeant Susan Kegel tem atualmente 30 anos, é natural de Kenosha, uma pequena cidade de Winsconsin, é casada com um civil, Dom Kegel, que é ator de cinema e TV e é mãe de um filho desde 2015, chegou a estudar música por quase um ano antes de decidir se engajar em uma carreira militar inspirada pelo avô paterno que serviu por décadas na Marinha dos Estados Unidos. 
Sua carreira na vida militar se estabeleceu na USAF a Força Aérea dos Estados Unidos em 2006, após se alistar ela recebeu o treinamento padrão na Base Aérea de Lackeland em San Antonio no Texas, ela foi selecionada e se especializou em serviços de Inteligência de informações e foi designada para servir na Base Aérea de Holloman no Novo México. Porém o trabalho na área de inteligência acabou por não ser tão agradável e compatível para os talentos pessoais da Sgt Susan, assim como as restrições para os tão sonhados deslocamentos em missões diversas. Sendo assim a Staff Sgt Susan decide procurar uma recolocação adequada aos seus talentos na USAF, não só para ser bem aproveitada profissionalmente como para também realizar seus sonhos de missões e viagens pelos Estados Unidos e mundo afora.

Com um Check list muito acima do normal devido ao enorme número de sistemas e outros equipamentos, a tarefa dessa tripulante é algo fora do normal em comparação com as de comissárias de bordo civis. Enquanto em aeronaves da aviação comercial o trabalho complicado é devido ao trato com passageiros, nessa aeronave o risco é de incêndios ou outros problemas envolvendo o grande número desses equipamentos de comunicação entre outros.

E essa oportunidade acaba aparecendo para ela na forma de uma vaga para ser então "Comissária de Bordo" na USAF, função esta destinada somente para militares com treinamentos específicos e com particularidades que mudam muito de acordo com épocas e necessidades especiais da USAF para cada tipo de aeronave e a função para qual essa aeronave se destina em serviço. 
Lembrando que apenas 3% do pessoal da USAF é apto para o vôo, o processo de seleção é rigoroso em amplos aspectos intelectuais, fisiológicos e pessoais, pois o risco é sempre inerente em quase todas as viagens pelos EUA e exterior, o serviço de bordo nem sempre fica apenas no atendimento ao bem estar dos passageiros (altamente VIP´s nesse caso do avião do Secretário de Defesa dos EUA) como também no guarnecimento de segurança quando em solo, de passageiros, tripulação técnica e da aeronave quando estacionada seja aonde for.

Apesar da função militar da aeronave, existe a necessidade de conforto para o transporte de "VIP`s" civis da comitiva do Secretário de Defesa dos EUA. sendo assim a organização da qualidade desse conforto fica a cargo da única Comissária a bordo, a S.Sgt Susan Kegel.

Entre as diversas qualificações na formação de comissária de bordo da S.Sgt Susan, estão o curso normal de formação de comissária dentro dos padrões estabelecidos pelas recomendações da OACI e FAA dos EUA, formação essa que pouco difere do que muitas alunas comissárias efetuam em qualquer escola civil ou Cia Aérea pelo mundo afora. Em complemento a essa formação, existe também a especialização operacional na aeronave Boeing B-747-200, e também as especializações de combate a incêndios a bordo de aeronaves, sobrevivência em selva, deserto, mar e gelo (todos em nível avançado), operações de resgate com helicópteros, doutrina SERE ( Survival-evasion-resistance-escape), operação de equipamentos de apoio em rampa de aeroportos, rádio-comunicações, guarda/segurança & combate em ambiente restrito(CQB), e, como não poderia deixar de lado, ela também efetuou especializações em nutrição e culinária, pois uma de suas responsabilidades em vôo é cuidar da alimentação do Secretário de Defesa dos EUA e de aproximadamente outros 40 tripulantes à bordo, entre muitos outros cursos especiais inerentes a essa importante função.

No documentário " America´s Doomsday Plan, a S.Sgt Susan Kegel faz uma explicação breve de suas atividades à bordo do Boeing B-747-200 modelo E-4B (aeronave plataforma de comando e comunicação da USAF usada pelo secretário de defesa dos EUA).

Atualmente a S. Sgt Susan Kegel  está na reserva da USAF, e foi designada para uma unidade da ANG - Air National Guard dos USA no estado do Wisconsin desde 2012 e trabalha como atriz de cinema e TV, e já trabalhando em pelo menos 3 filmes de longa metragem entre outros menores até o momento.

Detalhes internos do Boeing E-4B e seus postos de trabalho


Com base em Omaha, Nebraska e operado pela 1st Airborne Command Control Squadron (1ACCS) 55th USAF Wing, existem um total de quatro aeronaves operacionais, todas eram plataformas Boeing B747-200B que foram modificadas para a colocação de sistemas diversos de comunicação e sobrevivência em vôo em caso de guerra nuclear seguindo a doutrina dos tempos de guerra fria, quando se temia um ataque nuclear maciço por parte da então URSS.


A curiosidade em torno dos primeiros dois E-4b é que ambos eram aeronaves de uso civil para transporte de passageiros. Sua tripulação operacional pode variar de 40 até 112 pessoas, o que torna a aeronave com a maior tripulação operacional da USAF. Estão em serviço desde 1974, e em 2006 o então Secretário da Defesa dos USA Donad Runsfeld chegou a determinar a retirada de serviço de toda a frota devido a restrições orçamentárias até o ano de 2009,  mas essa decisão foi revertida em 2007 pelo seu sucessor o Secretário Robert Gates. A previsão é de que continuem em serviço até o ano de 2020 pois os E-4B ainda são usados como aeronave reserva(permanecendo em um aeroporto próximo ao de pouso do Air Force ONE) em caso de impedimento do uso do Air Force ONE quando dos deslocamentos do Presidente dos USA ao exterior, Imagem via Boeing Aircraft. Conheça um pouco mais sobre a aeronave E-4 "Nightwatch" nesse documentário da Discovery Channel


Confira esse documentário onde a S.Sgt Susan Kegel aparece explicando um pouco sobre suas funções de bordo:

Fontes: Susan Kegel personal page, Natgeo documentário; American Doon's day Plan, site "My suburban life" http://www.mysuburbanlife.com/2012/09/17/villa-park-native-returns-home-from-serving-in-the-air-force/zihk27v/?page=2

Nenhum comentário: