sábado, 17 de fevereiro de 2018

Primeira Base Aérea voltada exclusivamente para Combater Incêndios Florestais da Amazônia será ativada em Mato Grosso


Por: Redação OD

O município de Sorriso (400 km ao Norte de Cuiabá) terá uma intensa programação das Forças de Segurança Pública do Governo do Estado de Mato Grosso a partir desta segunda (19). Serão três atividades na cidade, sendo duas realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar. A primeira é a Reunião dos Comandantes Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares da Amazônia Legal, e a segunda é o Ciclo de Palestras de Incêndios Florestais. Por último, em conjunto com outras Forças de Segurança, a Inauguração do Hangar do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM).

Governo Federal assina Decreto de Intervenção na Segurança Pública do Rio, bloqueio de vias e varredura em presídios serão frequentes


Editorial 

Estamos passando por um momento crítico em nossa segurança pública, o Rio de Janeiro passa por momentos de total agonia, onde em meio a falta de comando daqueles que deveriam dar a cara a tapa, e os holofotes dos que desejam 'brilhar" em Outubro/2018, a população clama por PAZ. A intervenção militar, é sim uma boa solução, mas infelizmente não nos moldes do que está se desenhando, pois está explicita o cunho político desta ação. Não adianta por as Forças Armadas, para tentar estancar a hemorragia, se não se tem 'sufa' para ajudar. O que queremos dizer, não adianta por tropas, blindados, helicópteros...se as leis não forem mudadas. Pode até ser que, no início venha a dar resultado, por conta do respeito que há com as instituições.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Degelo no Ártico coloca oceano em centro de disputa internacional. Região concentra até 20% das reservas de petróleo


Por: Redação OD

Embora seja considerado o menor e mais superficial entre os principais oceanos do mundo, o Ártico se encontra no centro de uma das grandes disputas geopolíticas da atualidade e pode ser usado pelo presidente russo, Vladimir Putin, como instrumento de barganha para o cancelamento de sanções impostas pelo ocidente. Isso porque as geleiras que cobrem a região vêm se derretendo com o aquecimento global, o que dá origem a novas rotas marítimas que podem ser exploradas comercialmente. O professor Vicente Ferraro, do Laboratório de Estudos da Ásia do Departamento de História da USP (Universidade de São Paulo), explica quais fatores fazem do o Ártico um oceano tão importante no cenário internacional atualmente.

Secretário-geral da OTAN defende envio de missão militar ao Iraque sugerida pelos EUA para ajudar na reconstrução do país

Por: Redação OD
Os ministros da Defesa dos países membros da OTAN deverão aprovar, durante reunião do conselho nesta quarta-feira em Bruxelas, o projeto para enviar uma missão militar ao Iraque, que possa contribuir para a estabilização da situação de segurança e apoiar os esforços de reconstrução do país após a derrota e expulsão das forças do Daesh, no fim do ano passado. Não podemos deixar o Iraque agora”, justificou o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, explicando que depois de terem ganho a guerra contra os jihadistas, onde eles chegaram a ocupar um terço do território, também “é preciso ganhar a paz”.

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Centro de Formação Aeropolicial (CFAer) da Brigada Militar é destaque na formação de pilotos e instrutores

Desde 2004, o Centro de Formação Aeropolicial (CFAer) da Brigada Militar forma pilotos e instrutores - Foto: Éverton Ubal/PM5
Por: Redação OD

No Brasil, existem apenas três escolas de aviação vinculadas às organizações policiais com autorização da Secretaria Nacional de Aviação Civil (Anac) para funcionamento. Uma delas é gaúcha. Desde 2004, o Centro de Formação Aeropolicial (CFAer) da Brigada Militar (BM) forma pilotos e instrutores. Com sede em Capão da Canoa, é uma das poucas escolas policiais que tem permissão para executar tal função. A estrutura conta com dois aviões e dois helicópteros, sendo um avião monomotor de instrução básica e outro multimotor para instruções avançadas e voos por instrumento.