sábado, 17 de fevereiro de 2018

Primeira Base Aérea voltada exclusivamente para Combater Incêndios Florestais da Amazônia será ativada em Mato Grosso


Por: Redação OD

O município de Sorriso (400 km ao Norte de Cuiabá) terá uma intensa programação das Forças de Segurança Pública do Governo do Estado de Mato Grosso a partir desta segunda (19). Serão três atividades na cidade, sendo duas realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar. A primeira é a Reunião dos Comandantes Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares da Amazônia Legal, e a segunda é o Ciclo de Palestras de Incêndios Florestais. Por último, em conjunto com outras Forças de Segurança, a Inauguração do Hangar do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM).

Solenidade de Entrada dos novos Cadetes no Portão da Academia Militar das Agulhas Negras. 33 são mulheres - "As Pioneiras"


Por: Redação OD
414 jovens, oriundos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, entraram hoje solenemente no Portão Monumental da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) para iniciarem mais uma fase da sua formação como oficiais combatentes de carreira do Exército Brasileiro. São 381 homens e 33 mulheres. 03 da Arábia Saudita, 01 do Paraguai, 02 Senegal, 02 Vietnã, 01 Guiana Inglesa e 01 do Timor Leste. 14 da Região Norte, 19 da Nordeste, 18 da Centro-oeste, 227 da Sudeste, 105 da Sul e 31 do DF. 

Exército Brasileiro capacita militares para manutenção das novas Viaturas Blindadas M109 A5 recentemente adquiridas


Por: Redação OD
No prosseguimento das atividades atinentes à modernização da Força, o Exército Brasileiro, por intermédio da 5ª Região Militar (5ª RM), realizou, de 5 a 9 de fevereiro, o primeiro Estágio de Manutenção das Viaturas Blindadas de Combate Obuses Autopropulsados M109 A5. A capacitação visa ao preparo dos militares para manutenir o novo obuseiro adotado na Força Terrestre. Dentre os objetivos do treinamento estão o de salientar semelhanças e diferenças entre os modelos M109 A3, atualmente em uso, e os novos M109 A5, além de padronizar os procedimentos de manutenção no âmbito da 5ª RM.

Governo Federal assina Decreto de Intervenção na Segurança Pública do Rio, bloqueio de vias e varredura em presídios serão frequentes


Editorial 

Estamos passando por um momento crítico em nossa segurança pública, o Rio de Janeiro passa por momentos de total agonia, onde em meio a falta de comando daqueles que deveriam dar a cara a tapa, e os holofotes dos que desejam 'brilhar" em Outubro/2018, a população clama por PAZ. A intervenção militar, é sim uma boa solução, mas infelizmente não nos moldes do que está se desenhando, pois está explicita o cunho político desta ação. Não adianta por as Forças Armadas, para tentar estancar a hemorragia, se não se tem 'sufa' para ajudar. O que queremos dizer, não adianta por tropas, blindados, helicópteros...se as leis não forem mudadas. Pode até ser que, no início venha a dar resultado, por conta do respeito que há com as instituições.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Escola Preparatória de Cadetes do Ar realiza cerimônia de entrega de platinas emocionando alunos e familiares


Por: Redação OD
Após uma intensa rotina de instruções do Estágio de Adaptação à Atividade Militar, os 180 estagiários do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR 2018) receberam suas platinas na manhã da última sexta-feira (09/02), em cerimônia militar realizada no Pátio da Bandeira da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG). O período de adaptação durou 20 dias. Nessa primeira fase, os alunos receberam instruções típicas do início da vida na caserna: aulas sobre conduta militar, ordem unida, atividades físicas e regulamentos da Aeronáutica.

Contingente Brasileiro da UNIFIL recebe o Conselheiro Militar da Missão Permanente do Brasil junto à ONU


Por: Redação OD
No último dia 23 de janeiro, os contingentes da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, integrantes, respectivamente, da Força-Tarefa Marítima (FTM) e do Setor Leste da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), receberam a visita do General de Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas, Conselheiro Militar da Missão Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU). Na oportunidade, o General Menandro e sua comitiva, acompanhados do Almirante Sérgio Fernando de Amaral Chaves Junior, comandante da FTM, conheceram as instalações do Estado-Maior da Força-Tarefa, em Naqoura.

Degelo no Ártico coloca oceano em centro de disputa internacional. Região concentra até 20% das reservas de petróleo


Por: Redação OD

Embora seja considerado o menor e mais superficial entre os principais oceanos do mundo, o Ártico se encontra no centro de uma das grandes disputas geopolíticas da atualidade e pode ser usado pelo presidente russo, Vladimir Putin, como instrumento de barganha para o cancelamento de sanções impostas pelo ocidente. Isso porque as geleiras que cobrem a região vêm se derretendo com o aquecimento global, o que dá origem a novas rotas marítimas que podem ser exploradas comercialmente. O professor Vicente Ferraro, do Laboratório de Estudos da Ásia do Departamento de História da USP (Universidade de São Paulo), explica quais fatores fazem do o Ártico um oceano tão importante no cenário internacional atualmente.

Holding Vertolyoty Rossii (Helicópteros da Rússia) planeja inaugurar este ano, centros de serviço no Brasil e no Peru


Por: Redação OD

A empresa russa holding Vertolyoty Rossii (Helicópteros da Rússia) planeja inaugurar este ano, centros de serviço no Brasil e no Peru, comunicou nesta quarta-feira (14), o diretor-geral da empresa Andrei Boginsky. O diretor-geral da holding russa explicou, durante uma coletiva de imprensa os planos da empresa de ampliar a rede de parcerias na América Latina, mais precisamente, no Brasil e no Peru. "Planeja-se inaugurar alguns centros de serviços e desejamos fazer isso em cooperação. No decorrer da última exposição em Singapura foram assinados contratos com a Tailândia e o Camboja sobre o início da organização deste tipo de trabalho".

Secretário-geral da OTAN defende envio de missão militar ao Iraque sugerida pelos EUA para ajudar na reconstrução do país

Por: Redação OD
Os ministros da Defesa dos países membros da OTAN deverão aprovar, durante reunião do conselho nesta quarta-feira em Bruxelas, o projeto para enviar uma missão militar ao Iraque, que possa contribuir para a estabilização da situação de segurança e apoiar os esforços de reconstrução do país após a derrota e expulsão das forças do Daesh, no fim do ano passado. Não podemos deixar o Iraque agora”, justificou o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, explicando que depois de terem ganho a guerra contra os jihadistas, onde eles chegaram a ocupar um terço do território, também “é preciso ganhar a paz”.

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Raio atinge a cauda de um B-52 criando um buraco do tamanho de uma pessoa


Por: Redação OD

Um bombardeiro B-52 Stratofortress estava preparando-se para aterrissar, quando o mesmo foi atingido por um raio. Após a aterrissagem da aeronave, ela teve de ser reparada pela equipe de mecânicos da Base Aérea de Berksdale (Louisiana), onde os quais tiveram de substituir a cauda do B-52 tamanha fora a destruição causada pelo raio. O incidente ocorrido em 19 de dezembro com um B-52 (60-0051), do 93º Esquadrão de Bombardeiros, mas somente agora que a notícia foi divulgada. De acordo a imprensa local, a tripulação notou o buraco na cauda equivalente à altura de uma pessoa somente depois de o bombardeiro ter pousado. 

Centro de Formação Aeropolicial (CFAer) da Brigada Militar é destaque na formação de pilotos e instrutores

Desde 2004, o Centro de Formação Aeropolicial (CFAer) da Brigada Militar forma pilotos e instrutores - Foto: Éverton Ubal/PM5
Por: Redação OD

No Brasil, existem apenas três escolas de aviação vinculadas às organizações policiais com autorização da Secretaria Nacional de Aviação Civil (Anac) para funcionamento. Uma delas é gaúcha. Desde 2004, o Centro de Formação Aeropolicial (CFAer) da Brigada Militar (BM) forma pilotos e instrutores. Com sede em Capão da Canoa, é uma das poucas escolas policiais que tem permissão para executar tal função. A estrutura conta com dois aviões e dois helicópteros, sendo um avião monomotor de instrução básica e outro multimotor para instruções avançadas e voos por instrumento.

Atenção! Chamada para doadores de sangue para parentes de militares



Por: Redação OD.

Recebemos de vários amigos da Marinha do Brasil a informação de que alguns parentes de militares estão internados e precisando de doação de sangue, então nós da equipe Orbis Defense nos sentimos no dever de informar ao público a necessidade de doadores de sangue para o banco de sangue do Hospital Naval Marcilio Dias.
Endereço: R. César Zama, 185 - Lins de Vasconcelos, Rio de Janeiro - RJ, 20725-090, Brasil
Horário: Aberto 24 horas
Telefone: +55 21 2599-5599

Operação do Exército Egípcio mata 10 extremistas no Sinai, Porta-voz do Exército confirma as mortes


Por: Redação OD
Em comunicado, divulgado, esta terça-feira, pela televisão estatal egípcias o porta-voz do exército disse, que forças de segurança do país mataram pelo menos 10 extremistas numa troca de tiros e prenderam 400 suspeitos, incluindo estrangeiros, na região do Sinai. O Egito lançou uma grande operação, na sexta-feira, que envolve o exército e a polícia contra os que se dizem ser "membros de organizações terroristas e criminosas", em todo o país, informação da mesma fonte.

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Taiwan irá implementar sistemas de defesa MIM-23 Hawk na tentativa de frear a China em invadir seu espaço aéreo


Por: Redação OD

Em resposta as inúmeras surtidas indesejadas da aviação militar chinesa sobre seu território, o Governo de Taiwan irá implementar em suas Forças Armadas o sistema de defesa antiaéreo MIM-23 Hawk, o qual fora largamente utilizado pelos Estados Unidos durante a Guerra Fria (1947-1991), mais especificamente em 1959 no seu auge. O jornal China Times, com sede em Taipei (capital taiwanesa), revela que esses sistemas antiaéreos serão colocados ativos "breve", como parte da primeira linha de defesa de Taiwan frente aos caças e bombardeiros chineses que voam em um baixa altitude em seu território.

Deputado Alemão expôs em plenário que a Marinha Alemã pode ficar sem navios com capacidade de combate


Por: Redação OD

Durante uma sessão do Parlamento alemão, um deputado proferiu em tom de um discurso alarmante que a Deutsche Marine (Marinha Alemã) está ficando sem navios de guerra capazes de se fazer frente a alguma ameça, e por isso a Alemanha tem evitado de enviar navios a missões no estrangeiro. Além disso, fora revelado que várias fragatas e alguns navios auxiliares estão fora de serviço devido à sua antiguidade. 

domingo, 11 de fevereiro de 2018

Por que Israel realizou o maior ataque contra defesas aéreas da Síria em 35 anos?

Os pilotos tiveram que se ejetar - um deles está gravemente ferido
Por: Redação OD
Israel lançou neste sábado o que considerou o maior ataque contra defesas aéreas da Síria em 35 anos. É a maior ofensiva do tipo desde a guerra do Líbano de 1982, também conhecida como 1ª Guerra do Líbano, segundo Tomer Bar, general das Forças Aéreas Israelenses. Naquele ano, Israel invadiu o sul do Líbano ─ o conflito acabou por envolver a Síria. Neste sábado, Israel realizou um ataque contra defesas aéreas sírias depois que um drone iraniano supostamente lançado da Síria foi avistado e interceptado em território israelense.

Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia e CIAAN com novos comandantes


Por: Redação OD
Durante o mês de janeiro, foram realizadas as Cerimônias Militares de Passagem de Comando das seguintes Organizações Militares subordinadas ao Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav): Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BaeNSPA) e Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN). Na ocasião, assumiu o Comando da BaeNSPA, o Capitão de Mar e Guerra, Vinicius Azevedo Lima. Em seguida, no CIAAN, foi empossado o Capitão de Mar e Guerra Fabiano Martins Sasse.  

3ª Bateria de Artilharia Antiaérea, unidade recém transferida para Três lagoas irá receber em breve o sistema RBS 70


Por: Redação OD
O Exército Brasileiro dando continuidade em seu projeto de reestruturação, o qual foi iniciado em 2017, quando transferiu a 3 ª Bateria de Artilharia Antiaérea (3ª Bia A AAe), da cidade de Uruguaiana (RS) para Três Lagoas (MG), irá em breve dotar esta unidade com o míssil RBS 70, a partir do segundo semestre deste ano. Este tipo de armamento será o primeiro do tipo no Estado de Minas Gerais, embora que o RBS 70 já seja usado por outras organizações Militares do Exército Brasileiro desde a Copa do Mundo de 2014. A compra de mísseis e de outros equipamentos de defesa da empresa sueca SAAB, pelas Forças Armadas, custou cerca de R$ 30 milhões. 

Tensão após bombardeio de Israel a alvos iranianos na Síria, onde caça israelense que participava de operação foi abatido


Por: Redação OD

O Exército Israelense realizou neste sábado (10) um ataque em grande escala contra alvos iranianos e sírios na regiao de Damasco, logo após a queda de um caça israelense, que encontrava-se atacando alvos quando foi abatido por um sistema de defesa antiaéreo Síria, sendo este um fato pouco habitual, contra Israel. "Doze alvos, entre eles baterias de defesa aérea e alvos iranianos que fazem parte do estabelecimento militar do Irã na Síria, foram atacados", informou o Exército, em um comunicado. Durante o ataque, a Síria disparou entre 16 e 20 mísseis, pela segunda vez neste sábado contra a aviação israelense.

Fotos dos alunos do curso Básico de Demolição Subaquática (SEAL) participando do exercício "Surf Passage"


Por: Redação OD
Os alunos do curso Básico de Demolição Subaquática (SEAL) participam de um exercício conhecido como "Surf Passage" nas dependências da Base Naval Amphibious de Coronado. O "Surf Passage' é um dos muitos critérios exigidos para que o futuro SEAL, posa vir a se habilitar no curso, e que fazem parte da primeira fase do treinamento do SEAL. Os Navy SEALs são o componente marítimo das Forças Especiais dos EUA e são treinados para realizar uma série de operações do mar, do ar e da terra.