domingo, 21 de junho de 2020

Guarda Nacional do Alaska emprega CH-47 para retirada do ônibus "In to the wild" no Alaska

Imagem via Alaska U.S. National Guard.
Por: Yam Wanders.

Um helicóptero CH-47 Chinook da Guarda Nacional do Exército do Alasca transportou o ônibus, também conhecido como Fairbanks Bus 142 ou "Magic Bus", na tarde de quinta-feira, informou a Guarda Nacional do Alasca. Para o helicòptero CH-47 o ônibus não representa nem um décimo da carga que o mesmo é capaz de suspender, mas o peso histórico é bem acima do normal...

A decisão de remover o ônibus em coordenação com o Departamento de Recursos Naturais foi tomada por preocupação com a segurança pública, informou a Guarda Nacional dos EUA  em comunicado. 

Guarda Nacional dos EUA emprega CH-47 para retirada do ônibus "In to the wild" no Alaska

Indiscutivelmente um dos ônibus mais famosos da história do cinema atual, o último abrigo do aventureiro Christopher McCandless atraiu tantos turistas de todo o mundo nos últimos anos que foi movido para algum lugar profundo do Alaska.

Em sua localização atual, perto de Healy, no Alasca, o ônibus atraiu pessoas para os perigos do Alasca. Ele será protegido enquanto o departamento considerar todas as opções para sua colocação permanente.

Visitar o veículo em ruínas tornou-se uma espécie de peregrinação para os caminhantes desde que o livro de Jon Krakauer foi publicado em 1996; uma adaptação para cinema foi lançada em 2007.

 As fotos postadas ontem no Facebook mostram o ônibus transportado através de um helicóptero Chinook e carregado em um longo trailer antes de ser instalado em um local desconhecido. 

A "Rádio Pública do Alasca" relata que esta operação é o resultado da colaboração entre os departamentos de transporte, recursos naturais e assuntos militares, a pedido do distrito de Denali, uma área selvagem no centro do Alasca, onde culmina em 6.190 m da montanha de mesmo nome, a montanha mais alta da América do Norte.

Christopher McCandless havia, portanto, ocupado o ônibus, localizado fora da cidade de Healy, perto da fronteira do Parque Nacional Denali, durante a primavera e o verão de 1990. É também aqui que morreu em meados de agosto daquele ano.



O ônibus havia sido abandonado no início dos anos 1960 ao longo da trilha Stampede, uma estrada difícil que leva a uma mina de ouro que desapareceu desde então. Com o tempo, tornou-se popular entre os caçadores que se abrigavam ali no outono e inverno. Ninguém realmente o ocupou no verão antes da chegada de McCandless.

A primeira alpinista a morrer no caminho para o ônibus é uma jovem que se afogou em 2010. A segunda, uma noiva de 24 anos, morreu no verão passado. Até mesmo um grupo de turistas aventureiros brasileiros se perdeu nas imediações!

Tragédias que mudaram a população local que, desde 2007, já pensava em mudar esse local de peregrinação para evitar mais acidentes fatais. Alguns não hesitam em sugerir detoná-lo se não tiver sido evacuado por avião.

Mais sutis ou mais realistas, alguns pensavam que removê-lo não impediria os caminhantes e que continuariam a aparecer de qualquer maneira. Agora que o ônibus foi movido, o futuro dirá se eles estavam certos.

Trinta anos após a morte de Christopher McCandless, os requisitos de segurança indubitavelmente justificam essa intervenção para dizer o menos radical, mas saber que este capítulo está definitivamente fechado deixa um gosto um pouco estranho. 

Um sentimento sem dúvida compartilhado por alguns dos oponentes mais virulentos do ônibus, os mesmos que consideravam o ônibus e os caminhantes um incômodo ou, pior, uma ameaça. 

Até o prefeito do distrito de Denali, Clay Walker, que disse na rádio pública do Alasca: "Eu sei que é isso que precisamos fazer pela segurança pública ... Ao mesmo tempo, é sempre um pouco perturbador quando um pedaço da sua história é removido. "

Para os nostálgicos, observe que a réplica exata do ônibus original, construída para o filme de Sean Penn, ainda está em Healy, na frente de um bar. Você pode parar por aí e tomar uma bebida sem ter que seguir a trilha perigosa de Christopher McCandless.



Sobre Christopher McCandless e sua curta aventura de vida

Christopher Johnson McCandless, também conhecido como Alexander Supertramp ou Alex Supertramp, foi um viajante norte-americano que morreu dentro de um ônibus abandonado no Parque Nacional Denali no Alasca, depois de caminhar por dois anos sozinho na selva da região com pouca comida e quase nenhum equipamento. O jornalista Jon Krakauer escreveu um livro sobre a sua vida, Into the Wild, publicado em 1996. Em 2007, foi adaptado para o cinema, com roteiro, produção e direção de Sean Penn; Into the Wild conta no elenco com Emile Hirsch como Christopher McCandless.

Christopher McCandless nasceu em 12 de fevereiro de 1968 na cidade de El Segundo, Condado de Los Angeles, Califórnia. Em 1976 mudou-se com a família para Annandale, Virgínia, onde cresceu. Seu pai, Walt McCandless, trabalhou para a NASA como um especialista em antenas; sua mãe, Wilhelmina "Billie" Johnson, foi secretária do pai de Chris. O casal, posteriormente, fundaria uma bem-sucedida empresa de consultoria.

Foi à boleia que chegou a Fairbanks, no Alasca, fazendo amigos e conhecendo lugares magníficos pelo caminho. Entre as suas aventuras destacam-se uma descida do rio Colorado em canoa. Walt e Billie McCandless, pais de Chris, ainda tentaram encontrá-lo, mas em vão. Apenas a sua irmã Carine recebia uma carta de vez em quando, e mesmo ela não sabia a sua localização. Os anos foram passando, e Chris continuava sozinho, algures na América, passando por Carthage, Bullhead City, Las Vegas, Orick, Salton City, entre outros, até chegar finalmente ao destino pretendido: o Stampede Trail. Conheceu Jan e Bob Burres, Wayne Westerberg, Ronald Franz (nome fictício), que se tornaram seus amigos inseparáveis a quem se ia correspondendo por cartas; permaneceu em alguns sítios durante meses, mas partia de seguida para outras aventuras.

Através de um diário que manteve na contracapa de vários livros, com cento e treze entradas, podemos compreender o que realmente aconteceu a Chris McCandless na sua viagem ao interior do Alasca. O seu diário contém registos cobrindo um total de 113 dias diferentes. Esses registos cobrem do eufórico até ao horrível, de acordo com a mudança de sorte de McCandless.

Permaneceu cerca de quatro meses nas montanhas, sobrevivendo à custa do que encontrava, totalmente sozinho, livre. Em 6 de setembro de 1992, dois trilheiros e um grupo de caçadores de alce acharam esta mensagem na porta do ônibus:

"S.O.S. Preciso de ajuda. Estou aleijado, quase morto e fraco demais para sair daqui. Estou totalmente só, não estou brincando. Pelo amor de Deus, por favor, tentem me salvar. Estou lá fora apanhando frutas nas proximidades e devo voltar esta noite. Obrigado, Chris McCandless."

O seu corpo foi encontrado em decomposição, embrulhado num saco-cama no interior do ônibus, já morto há cerca de duas semanas (Agosto de 1992). A causa oficial da morte foi inanição. Porém, alguns pensam que foi envenenado acidentalmente por algumas sementes que ingeriu. Nunca se saberá bem a verdade.



Referências:

Com partes de textos de Pierre Meilhan and Madeline Holcombe para a CNN e de Eva Holland para a Outsider France. Fotos via U.S. Alaska National Guard.

 Brown, Chip (8 de fevereiro de 1993). «I Now Walk Into the Wild». The New Yorker (em inglês). Consultado em 3 de setembro de 2013
 ABC News. «'Into the Wild' bus removed from Alaska backcountry». ABC News (em inglês)
 Joana Amaral Cardoso (28 de julho de 2010). «Coupland de A a X». jornal o Público. Consultado em 22 de novembro de 2017