sábado, 24 de fevereiro de 2018

General diz que intervenção tem que ter 'enfrentamento igual ou maior' que o do crime organizado e compara missão do Exército no Haiti à proposta aplicada ao Rio


Por: Redação OD

Com a experiência de quem atuou como Oficial de Operações do 1º contingente brasileiro no Haiti, em 2004, e também como comandante da missão de paz entre 2009 e 2010, o General de Divisão (R/1) Floriano Peixoto Vieira Neto admite que a intervenção no Rio de Janeiro será uma tarefa difícil e que é necessário ter um poder de enfrentamento “igual ou maior” que o do crime organizado no Estado. Atualmente em Londres, onde atua como pesquisador convidado do "Brazil Institute na Kings College", o general considera que só o Exército tem condições de enfrentar a violência no Rio. Confira a entrevista.

Os Estados Unidos e seu arsenal nuclear


Por: J.G Araújo

Recentemente foi muito divulgado  mundo afora que Trump ia aumentar o arsenal nuclear americano, tal declaração poderia ser vista como uma saída unilateral do tratado de desarmamento nuclear SALT. Mas o que realmente há de verdade por detrás dos comentários atribuídos a Trump? Atualmente, os Estados Unidos têm cerca de 4.000 ogivas nucleares prontas para uso em suas reservas militares, de acordo com a Federação dos Cientistas Americanos. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, negou nesta estes alarmistas e detratores, dizendo que ele havia defendido a modernização O boato era de que ele teria dito a assessores de segurança nacional em julho que queria aumentar o arsenal nuclear do país em quase dez vezes. De pronto quem tem conhecimento de assuntos militares sabe que tal acréscimo é inviável a curto prazo.

Dia do Piloto de Helicóptero Brasileiro


Por: Yam Wanders

A comunidade aeronáutica brasileira comemora hoje, dia 24 de fevereiro, o dia do piloto de helicóptero no Brasil, pois em um dia como hoje em 1972 (uma terça-feira), um grupo de 12 pilotos de helicóptero realizou umas das missões mais difíceis da história dos resgates em tempos de paz. Enquanto um incêndio de grandes proporções destruia o edifício Andraus,no centro de São Paulo (na Avenida São João), esses pilotos corajosos conseguiram evitar uma tragédia incomensurável, enfrentando as mais adversas condições de ventos e visibilidade, efeturando o resgate de aproximadamente de 350 pessoas. Esse dia de heroísmo na história da aviação brasileira e sul-americana deu origem ao Dia do Piloto de Helicóptero no Brasil.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Força de Fuzileiros da Esquadra completa 61 anos, comprovando seu poder de combate e permanência nas ações


Por: Redação OD

No dia 8 de Fevereiro, foi realizada a cerimônia alusiva ao 61° aniversário da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira. A ordem do dia, lida pelo Comandante da Força dos Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante, Fuzileiro Naval, Cesar Lopes Loureiro, destacou a história da FFE e o importante papel da Força ao longo dos seus 61 anos: “A criação da Força de Fuzileiros da Esquadra, em 1957, foi o resultado concreto da modernização das forças operativas de fuzileiros navais, previstas no regulamento de 1950, rompendo os paradigmas até então existentes, estabelecendo, de maneira definitiva, a vocação anfíbia dos fuzileiros navais.

Forças Especiais do Exército Brasileiro: O orgulho silencioso da força terrestre que deve ser despertado


Por: Vítor Hugo Almeida
Ultimamente, batendo papo com pessoas em Goiânia e no interior, percebi que poucos sabem da presença da verdadeira “tropa de elite” do Exército em nosso Estado. Os Comandos e os Forças Especiais, são, por natureza, discretos. Não poderia ser muito diferente. Vivem sob o manto do anonimato na sociedade goiana, que praticamente desconhece ter entre os seus verdadeiros heróis, herdeiros mesmo das melhores tradições de Antônio Dias Cardoso, do Duque de Caxias, dos abnegados da Guerra da Tríplice Aliança ou dos pracinhas. São eles, os Comandos, os guerreiros das sombras.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Brasil vira vitrine para empresa francesa "Naval Group" com a fábrica de submarinos em Itaguaí, diz Le Monde



Por: Redação OD

O evento realizado pela Marinha do Brasil, na última terça feira (20) de integração das partes dos Submarinos Classe Riachuelo, ganhou destaque no caderno de economia do jornal francês Le Monde que chegou às bancas na tarde desta quinta-feira (22). Com o título " Le Brésil, vitrine internationale de Naval Group", a matéria fala do lançamento do submarino nuclear realizado junto com a empresa francesa Naval Group. O jornal explica que o projeto é uma herança da visita do ex-presidente francês Nicolas Sarkozy ao Brasil em 2009.

Exército Brasileiro tem como uma das prioridades recuperar a estrutura policial do Rio com a compra de armamento e carros


Por: Redação OD
A recuperação da estrutura das polícias do Rio de Janeiro, é uma das prioridades listadas pela cúpula de comando da intervenção federal. Sendo que uma das primeiras medidas apontam para, a compra de armas mais modernas e de novos veículos. Mas salienta-se que a principal prioridade do General Walter Souza Braga Netto, continua sendo a redução dos índices de violências, porém a compra de meios mais adequados para o uso das Polícias, deve de ser colocado em prática durante o período em que o Exército Brasileiro permanecer como interventor federal da Segurança Pública do Estado. A compra de novos equipamentos seria uma espécie de complemento para suprir a falta de estrutura que os agentes locais enfrentam nos últimos anos. 

Pilotos da Esquadrilha da Fumaça se preparam para reiniciar as demonstrações realizando a readaptação de voo no A-29


Por: Redação OD
A equipe de pilotos do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, está realizando treinamentos com a aeronave A-29 Super Tucano para retomar em breve as demonstrações aéreas. A previsão é que a primeira demonstração seja realizada no dia 29 de março, em Porto Alegre (RS). Antes de iniciar as demonstrações, é necessário que o piloto passe por readaptação, que inclui treinamento nos voos. Os pilotos já deram início aos treinos das células, que são os grupos de aviões que fazem manobras juntos. 

Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) realiza docagem dos submarinos “Tupi” e “Timbira”, em sequência

Submarino “Timbira” docado no Dique “Almirante Jardim”
Por: Redação OD

O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) realizou, em fevereiro, a docagem dos submarinos “Tupi” e “Timbira”, em sequência, no Dique “Almirante Jardim”. No dia 2 de fevereiro, o Submarino “Tupi” foi docado para o reparo do ejetor de lixo. O conserto foi realizado pela equipe do AMRJ em três dias, permitindo a desdocagem do “Tupi” em 8 de fevereiro. 

Exército Brasileiro quer salvaguardas para os militares que forem atuar nas comunidades do Rio de Janeiro


Por: Redação OD

Com o aval dado pelo Congresso Nacional, na votação à intervenção federal na segurança pública e no sistema prisional do Rio de Janeiro foi apenas o começo. Após ontem, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, defender o uso de mandados de busca e apreensão coletivos, o titular da Justiça, Torquato Jardim, teve de ser mais explícito ao afirmar que a Constituição será respeitada: "pedidos terão nomes e endereços dos alvos, mas poderão ser feitos em conjunto por causa da 'singularidade' da região". avaliou o ministro Torquato.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Marinha do Brasil começa a montagem final do primeiro submarino convencional do PROSUB, o S40 Riachuelo



Por: Anderson Gabino

A Marinha do Brasil iniciou no dia de hoje, a integração dos quatro submarinos convencionais da Classe Riachuelo previstos pelo Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), um dos maiores projetos tecnológicos em andamento atualmente no país. O Complexo Naval da Itaguaí, foi o palco para esta nova fase da montagem final do “Riachuelo”, que será o primeiro dos quatro submarinos convencionais do programa a ter suas seções unidas ao casco e aos múltiplos sistemas instalados em cada uma delas. Esta fase, a qual possui uma elevada sofisticação tecnológica, é a última, antes do lançamento do submarino ao mar, previsto para o segundo semestre deste ano.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Comando Militar do Norte irá celebrar dia 21, os 73 anos da Tomada de Monte Castelo


Por: Redação OD

Para celebrar os 73 anos de uma das mais importantes batalhas em que participaram brasileiros na Segunda Guerra Mundial, o Comando Militar do Norte (CMN) promove, no dia 21 de fevereiro, solenidade em alusão à Tomada de Monte Castelo (Itália), ocorrida no mesmo dia, em 1945. Os grandes heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutaram na ocasião, recebem homenagens pela conquista para o fim do combate entre os Aliados e o Eixo. Na mesma solenidade, o CMN prestará merecidas homenagens ao General Hilário Maximiniano Antunes Gurjão, o primeiro paraense a chegar ao posto de general no Exército Brasileiro. O distinto militar completaria 198 anos no mesmo dia da Tomada de Monte Castelo.

Marinha do Brasil assina o contrato de transferência do HMS “Ocean”


Por: Redação OD

Na manhã do dia 19 de fevereiro, em Plymouth – Inglaterra, o Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Luiz Henrique Caroli, representando a Marinha do Brasil, assinou o contrato de transferência do HMS “Ocean” junto às autoridades do Ministério da Defesa britânico.Tendo sido incorporado à Marinha Real (Royal Navy – RN) do Reino Unido em 1998, o HMS “Ocean” foi projetado para realizar operações anfíbias com helicópteros embarcados e com Tropas dos Royal Marines (Fuzileiros Navais britânicos), bem como para atender a missões de ajuda humanitária, como a ocorrida em setembro de 2017, quando aquele Navio assistiu às populações Caribenhas que foram flageladas pela passagem do furacão “Irma”.