quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Turquia tentando montar armadilha para a Rússia na Síria? Mas o Urso é enorme...

Operador FE russo na região de Palmyra. Imagem ilustrativa via Russia MoD.

Por Redação OD Europe.

Em 18 de novembro, o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, disse que a Turquia iniciará uma nova operação militar no nordeste da Síria, se a área não for limpa do que ele chamou de terroristas.

Cavusoglu alegou que os Estados Unidos e a Rússia não fizeram o que era exigido por acordos, que interromperam uma ofensiva turca contra "terroristas" (ou seja, grupos armados curdos - o YPG e o PKK) no norte da Síria. Sob os acordos turco-americanos e turco-russos, as unidades curdas tiveram que se retirar da área próxima à fronteira turca.

"Se não obtivermos resultado, faremos o necessário, assim como lançamos a operação depois de tentar com os EUA", disse Cavusoglu, referindo-se ao trabalho com os EUA para remover o YPG da área antes que a Turquia inicie sua operação  "Primavera da Paz" em 9 de outubro.

domingo, 17 de novembro de 2019

USAF amplia base aérea secreta na África, que já não é mais tão secreta...

C-130J Hercules da Little Rock Air Force Base, Ark efetua operação noturna em alguma base no deserto. Imagem ilustrativa. (U.S. Air Force photo by Tech. Sgt. Parker Gyokeres)


Por: Redação OD Europe.

Em um pedaço de terra arenosa no Níger, nos limites do deserto do Saara, fica a mais nova base da Força Aérea dos EUA. É quase desconhecido para a grande maioria dos americanos e está envolto em relativo segredo, mas representa um dos maiores esforços de construção da história da USAF, e uma nova frente na luta contra a expansão do terrorismo islâmico no continente africano.

O Comando da África dos EUA (USAFRICOM, U.S. Air Forces Africa - AFAFRICA) anunciou em 1º de novembro que a nova base em Agadez, no Níger - projetada para abrigar drones/uav's armados e outras aeronaves de transporte e combate que estavam operando em à partir do aeroporto internacional em Niamey , capital do Níger, começara a operar em missões de inteligência, vigilância e reconhecimento estratégico na mesma semana. Bem-vindo à Base Aérea 201 na Nigéria.

O triste fim do Navio Aeródromo São Paulo



Por: Lopes de Albuquerque.

Triste fim do NAE São Paulo, um resumo do descaso com nossas Forças Armadas, nos últimos trinta e quatro anos. Sempre buscando obter o máximo resultado com as parcos recursos que lhe são destinados, o NAE São Paulo, foi mais uma das vítimas. Sim, sai governo, entra governo o procedimento é o mesmo, precisamos fazer cortes nos recursos repassados aos ministérios? Ok, vamos cortar das Forças Armadas, tradicionalmente as Equipes Econômicas, sempre materializaram o desrespeito e desprezo das esquerdas pelas Forças Armadas. 

Na atual Administração essa realidade não vem apresentando perspectivas reais de mudança. Em falas públicas, o Novo Presidente, chamou a atenção repetidas vezes em que falou diretamente ao Ministro da Economia, a necessidade de mais recursos para as Forças Armadas.