sábado, 27 de janeiro de 2018

Conheçam alguns truques utilizados pelo "Exército Fantasma" dos EUA para enganar os nazistas na 2ª Guerra

Veículos e outros objetos infláveis ajudavam a despistar o inimigo (Foto: Getty Images)
Por: Redação OD

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Exército americano criou uma unidade secreta para enganar os nazistas nos campos de batalha na Europa. O 23º quartel-general das Tropas Especiais, também conhecido como Exército Fantasma, usou ilusionismo e outros truques para se passar por tropas reais e confundir os alemães sobre o tamanho e a localização das forças aliadas. Estima-se que, em 21 operações, o Exército Fantasma tenha salvo milhares de vidas. Acredita-se que nunca tenha sido descoberto. Rick Beyer e Elizabeth Sayles, autores de The Ghost Army of World War II (2015; O Exército Fantasma da 2ª Guerra Mundial, em tradução livre), revelaram as formas como essa unidade despistava inimigos.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes é inaugurado dando um novo status a Artilharia do Exército


Por: Redação OD

O dia 25 de janeiro de 2018 ficará marcado na história do Exército Brasileiro. Foi inaugurado o Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes, em Formosa. Com a presença de autoridades civis e militares, uma formatura inaugurou as instalações da nova Unidade, que terá como missão capacitar e habilitar oficiais e praças para o emprego de mísseis e foguetes e contribuir para o aperfeiçoamento e o desenvolvimento da Doutrina de Emprego. A inauguração faz parte do Projeto Estratégico ASTROS 2020. Para o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, a inauguração do Centro representa a evolução da Artilharia, que a permite ficar em consonância com o projeto de transformação do Exército.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

O Combate à Ponta do Iceberg da Criminalidade


Por: Luiz Eduardo Rocha Paiva

O vulto assumido pelo crime organizado permite classificá-lo como ameaça à lei, à ordem e à própria soberania nacional, pois o Estado perdeu a autoridade em áreas, ainda que restritas, de algumas metrópoles no País. No Rio de Janeiro, existem complexos de favelas controlados por facções criminosas, que impõem a sua "lei", constituindo um estado paralelo ao Estado nacional no exercício da violência. O emprego das Forças Armadas (FA) na segurança pública, num quadro de garantia da lei e da ordem, tem sido contumaz. No entanto, é apenas paliativo com efeito superficial e de curta duração, haja vista o retorno aos níveis de violência e o controle da bandidagem tão logo as tropas são retiradas das áreas conturbadas. 

Fragata “Independência” (F44) prepare-se para assumir como Navio Capitânia na Operação “Líbano XIII”


Por: Redação OD

A Marinha do Brasil, dando sequencia para a troca de comando da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), irá enviar a Fragata “Independência” (F44) que desatraca da Base Naval do Rio de Janeiro, no próximo domingo dia 28 de janeiro, às 10 horas, para cumprir a Operação Líbano XIII durante o período de março a setembro de 2018. O navio irá capitanear a FTM-UNIFIL, que tem como missão impedir a entrada, em território libanês, de armas ilegais e contrabandos, além de prestar apoio para o desenvolvimento da Marinha do Líbano, no que tange o treinamento de seu pessoal, a fim de torná-la capaz de controlar suas águas territoriais no futuro. 

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Cerimônia de entrega de medalhas da UNIFIL a militares da Marinha do Brasil a bordo da Corveta Barroso no Líbano

O Comandante da Corveta “Barroso”, Capitão de Mar e Guerra Avila, recebendo a Medalha da UNIFIL do Contra-Almirante Chaves
Por: Redação OD

No dia 13 de janeiro foi realizada, a bordo da Corveta “Barroso”, a cerimônia de entrega de medalhas da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL) aos militares brasileiros da Força-Tarefa Marítima da UNIFIL (FTM) no Líbano. A cerimônia foi presidida pelo Contra-Almirante Sérgio Fernando de Amaral Chaves Junior, Comandante da FTM-UNIFIL. A medalha da UNIFIL destina-se a reconhecer os bons serviços prestados pelos Peacekeepers às Nações Unidas por um período de 180 dias. Aos militares que já possuem a medalha, cada período subsequente confere a outorga de um numeral que representa a quantidade de participações naquela Missão de Paz.

Ex-chefe da Administração Nacional de Segurança Nuclear dos EUA afirma que entidade está trabalhando em novos projetos

Por: Redação OD

A nova doutrina nuclear dos Estados Unidos, a qual fora parcialmente divulgada pela mídia, fala sobre os planos de criar-se uma ogiva nuclear de baixa potência para equipar os submarinos nucleares da US NavyA Administração Nacional de Segurança Nuclear dos EUA (NNSA) vem trabalhando no sentido de desenvolver dois novos tipos de ogivas nucleares a serem instaladas em sua frota de navios e submarinos, afirmou o ex-chefe da instituição, Frank Klotz, em entrevista ao site Defence One. O ex-chefe da NNSA recusou-se a comentar e dar mais detalhes sobre estas informações, mas afirmou que a instituição está trabalhando em um ritmo bem acelerado.