sexta-feira, 25 de maio de 2018

Pilotos da Força Aérea Brasileira sobrevivem à queda do caça F-5 F

Peritos do CENIPA, recolhem pistas sobre as possíveis causa do acidente com o caça F-5 F da FAB, Foto: Fabiano Rocha/Extra
Por: Redação OD

Os dois pilotos do caça F-5 da Força Aérea Brasileira (FAB) que caiu na manhã de ontem (24) no Rio de Janeiro, sobreviveram. Ambos tiveram lesões e escoriações, sendo prontamente socorridos pelos bombeiros, que chegaram ao local graças a populares que se embrearam pelo meio do mato, chegando até os pilotos no solo. Por meio do GPS do celular de um destes populares, os bombeiros e a FAB, conseguiram a triangulação do local e assim realizar o resgate, com o auxílio de um helicóptero H-36 Caracal do 3º/8º GA, os pilotos foram socorridos e encaminhados para uma unidade de saúde da FAB, onde estão receberam os cuidados médicos necessáriosconforme nota da Força Aérea. A aeronave, sofreu uma pane e caiu por volta das 7h40, logo após decolar da Base Aérea de Santa Cruz, agora ALA 12. 

Caças F-35I Adir da Força Aérea Israelense teriam iludido sistemas de mísseis russos S-300 na Síria


Por: Redação OD

Caças F-35I Adir da Força Aérea Israelense, conseguiram ficar “invisíveis” para o sistema de misseis antiaéreo russo S-300, durante a sua recente operação sobre a Síria, descreveu a revista Popular Mechanicsna sua última edição. Israel havia informado, com antecedência, sobre o primeiro voo dos caças F-35I Adir em combateSegundo as autoridades militares do país, os caças foram usados em dois cenários de combate, mas as operações com um alto teor de sigiloso são mantidas em fechado. Se caso, os sistemas antiaéreos russos tivessem conseguido detectar os caças, ressalta a edição, os mesmo teriam transmitido esta informação à defesa antiaérea Síria, o que impediria o cumprimento das missões de combate declaradas por Israel. 

Governo Chines pede boa vontade aos EUA e a Coreia do Norte após cancelamento de reunião. Pequim, é a principal aliada do regime norte-coreano


Por: Redação OD

O governo Chines pediu nesta sexta-feira (25) aos Estados Unidos e à Coreia do Norte que demonstrem "boa vontade" e "paciência", um dia depois do cancelamento da reunião prevista entre o presidente americano, Donald Trump, e o dirigente norte-coreano, Kim Jong Un, segundo a France Presse. "A recente distensão na península coreana foi difícil de alcançar, o processo de solução política tem uma oportunidade histórica rara", afirmou em uma entrevista coletiva o porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Lu Kang. A China, principal aliada do regime norte-coreano, constata com satisfação que as duas partes se declararam abertas ao diálogo, apesar do cancelamento da reunião de cúpula histórica programada para 12 de junho em Singapura, destacou o porta-voz. 

Investigadores Holandeses confirmam que abate do voo MH17 da Malaysia Airlines fora feito por brigada do Exército Russo

Buk-M3: Sistema russo de defesa antiaérea

Por: Redação OD

A equipe de investigadores holandeses, responsáveis pelo laudo final sobre o abate do Boeing 777 da Malaysia Airlines, no leste da Ucrânia, em 2014, chegaram a conclusão de que o míssil lançado para este fim trágico, fora lançado por uma "brigada do Exército da Federação Russa", confirmou nesta quinta-feira (24/05) em uma coletiva o promotor holandês, Fred Westerbeke, onde o qual afirmou que os investigadores "fizeram um grande progresso com a identificação de aproximadamente 100 pessoas envolvidas no fato", embora que, as investigações ainda "estão longe de terminar", ressaltou o promotor.

Escola de Saúde do Exército realiza atividades preparatórias para o Acampamento de Instrução “Dia Verde”


Por: Redação OD

Entre os dias 14 e 15 de maio, o Corpo de Alunos da Escola de Saúde do Exército (EsSEx) realizou atividades preparatórias para o Acampamento de Instrução, também chamado de “Dia Verde”. As atividades realizadas serviram como ambientação aos alunos, em especial, as de apronto operacional, camuflagem, bivaque, marcha de 8 km, patrulha, além de instruções diurnas e noturnas com aprimoramento da rusticidade, do vigor e da resistência dos militares.

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Força de Fuzileiros da Esquadra realiza exercício SUBEX 2018



Por: Redação OD

Em consonância com as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa, onde as quais dizem que, o Corpo de Fuzileiros Navais deve de estar em permanente condição de se fazer utilizáveis para o emprego em qualquer ambiente, de Ação Real ou Ajuda Humanitária, a Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) realiza anualmente, um intenso Ciclo de Adestramentos, onde os quais lhe permitem dentre outros objetivos, o estabelecimento de uma Força de Emprego Rápido (FER), pronta para ser utilizada em todo espectro dos conflitos nacionais e internacionais. Atendendo então a END, as unidades da FFE realizaram uma série de exercícios denominados SUBEX, durante o mês de maio. Esses treinamentos ocorrerem de acordo com as peculiaridades e missões específicas de cada Organização Militar (OM) envolvida. 

Nota da Força Aérea Brasileira, sobre acidente com caça F-5F

Foto Ilustrativa. Aeronave acidentada era do mesmo tipo da foto

Por: Redação OD

Um Caça modelo biplace F-5 F da Força Aérea Brasileira caiu às margens da Rodovia Rio-Santos, na manhã desta quinta-feira, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. Segundo informações divulgadas pela FAB, por volta das 07h40, quando a aeronave sofreu uma pane logo após a sua decolagem da Ala 12 (Base Aérea de Santa Cruz), que fica no mesmo bairro.  Ainda de acordo com a FAB, o piloto e o copiloto que ocupavam o caça conseguiram se ejetar antes que o avião atingisse o solo. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos militares.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Pentágono retira convite feito à China para participar de exercícios militares RIMPAC no Pacífico


Por: Redação OD

Pentágono retirou o convite feito ao governo da China, para que a Marinha do Exército Popular de Libertação (PLA) viesse a participar de exercícios militares no Pacífico, em razão da "militarização contínua" do Mar da China Meridional, informou em um comunicado um porta voz do Pentágono nesta quarta-feira. "Temos evidências claras de que a China mobilizou mísseis antinavio e mísseis terra-ar nas ilhas em disputa Spratly, no Mar da China Meridional", afirmou, o tenente-coronel Chris Logan. "Nós retiramos o convite feito à Marinha do Exército Popular de Libertação (PLA) da China para os exercícios bienais", acrescentou, referindo-se aos RIMPAC, os maiores exercícios marítimos do mundo, do qual participam quase 30 países.

Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, vai trocar o comando da Força Nacional para prestigiar PMs da ativa


Por: redação OD

Baseado em uma estratégia de prestigiar policiais militares da ativa nos quadros da tropa para, com o apoio das corporações, tentar mostrar resultados no combate à violência no país, o governo federal irá trocar o comando da Força Nacional de Segurança Pública, por um coronel da PM da ativa, onde o qual ainda deve ser designado para substituir o atual diretor, Joviano Conceição Lima. Coronel R/1 da PMSP, Joviano Conceição Lima era um dos remanescentes da gestão de Alexandre de Moraes, também deve ser substituído o coordenador-geral de Operações da Força, coronel R/1 Julio Cesar Dias Vieira, da PMSP.

Preocupação com aliança entre Embraer e Boeing foi superada, afirma ministro da Defesa


Por: Redação OD

O governo brasileiro tem grandes esperanças de que se chegue a um acordo entre as empresas Boeing e Embraer, já que as preocupações sobre os projetos militares estratégicos da empresa brasileira foram superadas, disse o ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, em entrevista recente. O governo está acompanhando as negociações entre as duas empresas, nas quais ambas buscam um acordo "ganha-ganha", disse o ministro. Embora ele tenha se recusado a especular sobre quando elas poderiam chegar a um acordo, ele disse que não houve retrocessos e que ele espera que as conversas terminem até o final do ano, quando o mandato do atual governo terminar.

Esercito Italiano mostra toda sua força de ação durante a realização de exercícios militares



Por: Redação OD

As Forças Armadas Italianas, são consideradas uma das mais poderosas do velho continente, possuindo hoje um contingente de aproximadamente 350 mil militares, estas forças possuem a maior em números, de tropas ativas na Europa. O  Esercito Italiano é formado por cerca de 90 mil militares, tendo como principal diretriz a defesa da nação. Os soldados italianos, estão em constante treinamento, o que contribui para estarem sempre bem treinados e aliado aos bons equipamentos utilizados, tem o seu ponto mais forte, na sua infantaria.

Alvos do Hamas na Faixa de Gaza são atacados por caças Israelenses, em resposta ao ataque à um posto militar


Por: Redação OD

Caças da Força Aérea Israelense (IAF), atacaram alvos subterrâneos e navais pertencentes ao grupo terrorista Hamas, localizados na Faixa de Gaza, informou nesta quarta-feira por meio de um comunicado do serviço de Relações Públicas das Forças de Defesa de Israel (IDF). "Há pouco, aeronaves da Força Aérea atacaram alvos terroristas do Hamas no norte de Gaza, além de dois alvos militares adicionais que pertencem à força naval da organização terrorista", informaram. Os ataques ocorreram em resposta a um ataque a um posto militar israelense no dia anterior. "Além disso, os ataques foram realizados em resposta às tentativas em andamento de despachar drones e pipas, com a intenção de conduzir atividades terroristas e incendiar o território israelense", acrescentaram a nota da IDF. A fronteira entre a Faixa de Gaza e Israel tem sido palco de vários protestos nas últimas semanas. Os palestinos estão se reunindo perto da fronteira desde o final de março.

*Com informações de agências de notícias internacionais

terça-feira, 22 de maio de 2018

Fuzileiros Navais participam do exercício SUBEX no litoral de Itapemirim (ES). Treinamento faz parte da preparação para ações humanitárias

Fuzileiros Navais participam de treinamento em Itapemirim (Foto: Marcel Alves/ TV Gazeta)
Por: Redação OD

O Corpo de Fuzileiros Navais voltou a realizar treinamento no litoral de Itapemirim (sul do Espírito Santo), nesta segunda-feira (21). O exercício SUBEX, como é chamado, faz parte da preparação para ações de ajuda humanitárias, e tem previsão de término neste sábado (26). A ação humanitária no Haiti, da qual eu participei, foi algo que tocou muito o coração da gente”, falou o 2º Sargento fuzileiro naval, Ferrero. Para que todos os militares também estejam preparados para situações como essas é que a Marinha do Brasil realiza treinamento como esse. Basicamente, são unidades de apoio ao serviço de combate, de apoio ao combate, que cumprem funções logísticas, como de abastecimento, manutenção, transporte e saúde”, explicou o Contra-almirante Rodrigues, comandante da tropa de reforço.

3° Batalhão de Aviação do Exército realiza adestramento de seu Pelotão de Busca e Salvamento (SAR)



Por: Redação OD
O Pelotão de Busca e Salvamento (SAR) do 3° Batalhão de Aviação do Exército (3º BAvEx), com o apoio da 4ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (4ª Cia E Cmb Mec), realizou no período de 14 a 18 de maio, a Operação Poseidon, uma Operação de mergulho de adestramento na Guarnição de Jardim. Em parceria com operadores locais, foram desenvolvidas atividades de Mergulho Livre de Resgate  e de Mergulho Autônomo de Resgate, com todos os integrantes do Pelotão. Todas atividades tiveram foco no suporte às tripulações da Aviação do Exército. Na Praia da Figueira foi realizado adestramento de Orientação Subaquática e Trabalho Técnico de Engenharia.

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Programa Espacial Brasileiro foi alvo de espionagem por parte da CIA. Até satélites foram usados para vigilância


Por: Redação OD

A Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, mais conhecida com "CIA", usou satélites para espionar o programa espacial brasileiro e o complexo industrial militar do País entre 1978 e 1988. Documentos desclassificados pelo governo americano em dezembro de 2016 mostram análises de fotos aéreas das instalações de fábricas, da base de lançamentos de foguetes em Natal (RN), e do campo de provas de armamentos da Serra do Cachimbo, onde a Força Aérea Brasileira (FAB) construía um poço que poderia ser usado em testes de artefatos nucleares. Além de satélites, os papéis mostram que os adidos de defesa e a embaixada americana dispunham de uma rede de informantes.

Intitulado "Em caso de crise ou guerra", folhetos com instruções em caso de guerra são distribuídos a pedido do governo Sueco


Por: Redação OD

Um total de 4,8 milhões de cópias de um folheto detalhando as medidas a tomar em caso de conflito ou desastre natural será distribuído em breve pelo correio para as famílias suecas, num contexto de tensão entre países ocidentais e a Rússia. O folheto, publicado a pedido do governo em 13 idiomas, detalha onde os abrigos estão localizados ou quais alimentos armazenar, entre outros pontos. Intitulado "Em caso de crise ou guerra", o explicativo chegará entre 28 de maio e 3 de junho a 4,8 milhões de domicílios (para 10 milhões de suecos). Em vinte páginas ilustradas, o folheto enumera as ameaças a que o país está exposto: guerra, atentado, ataque cibernético, acidentes graves ou desastres naturais.