domingo, 1 de outubro de 2017

Cadetes do 3º ano do Curso de Infantaria da AMAN realizam Estágio de Combate em Ambiente Urbano


Por: Redação OD

Os exaustivos ensaios não diminuem a ansiedade que envolve a infiltração aeromóvel. O peso e o desconforto do equipamento e das proteções individuais, o barulho do motor, o mecânico de voo e a corda  de "Fast Rope" por onde deslizaremos até o solo, tudo faz a tensão aumentar. De repente, as cordas são expulsas para fora do helicóptero por ambos os lados, e o mecânico de voo aponta na nossa direção, chegou a nossa vez e parece que nosso coração vai sair pela boca. Quase que por instinto, abandonamos a aeronave, tocamos o solo, pesados, buscamos por um abrigo.


Pouco tempo depois, “o silêncio, e você dá de cara com a realidade”: a adrenalina mais forte ainda está por vir. O contato com o inimigo é iminente, seu pelotão está longe e tem a missão de conquistar a localidade. Há pessoas inocentes por lá. Elas não quiseram abandonar suas casas. A partir daí, progredir em área edificada, sustentando o fuzil no pronto três, pulando muros, selecionando os alvos, incitando rendições, correndo em perseguição, subindo escadas, tomando todas as posições de tiro possíveis, controlando a força, diminuindo a respiração ofegante.  Os desafios que este tipo peculiar de combate exige são imensos.


Na semana de 11 a 15 de setembro, os cadetes da Companhia Treme-Terra puderam atestar tudo isso, ao realizarem o Estágio de Combate em Ambiente Urbano. As instruções proporcionaram um excelente ambiente de aprendizado, que aproximou os infantes da realidade complexa do combate em áreas humanizadas. É necessário ser verdadeiramente vocacionado, para lançar-se na direção do perigo, dominar as emoções, ignorar a exaustão, na busca do objetivo de cumprir a missão, respeitando as regras de engajamento. Assim os discípulos de Sampaio da Academia Militar das Agulhas Negras se preparam para, em breve, estar à frente das ações decisivas no amplo espectro dos conflitos.




FONTE: Academia Militar das Agulhas Negras

Nenhum comentário: