quinta-feira, 5 de outubro de 2017

A-400M "Atlas" da Armée de l'Air faz sua 1a missão tática no deserto do Níger.

Imagem via Armée de l'Air.
Por: Redação OD.

O avião de transporte A-400M "Atlas" da Armée de l'Air ( Força Aérea Francesa)  efetuou  sua primeira missão operacional tática em serviço no Níger, no âmbito da Operação Barkane, levando uma carga mixta em longa distância.


Imagem via Armée de l"Air.

Após aproximadamente um ano de testes e outros ensaios para avaliação, a aeronave começa seu emprego em missões no calor e na poeira do deserto sub-Sahariano do Níger,mais precisamente na cidade de Madama,  aonde a França mantém uma base militar que provê apoio aéreo para as ações da Operação Barkane na região do Sahel, missão essa que combate milícias terroristas do Boko Haram e outros grupos menores ligados ao Estado Islâmico na região.
Nessa primeira missão, o A-400M "Atlas", transportou 200 militares da Force Barkane provenientes de N'Djamena e Gao, algumas toneladas de carga em suprimentos, um helicóptero Super Puma e outro helicóptero Gazelle.

A Armée de l'Air já conta com 11 aeronaves das 50 encomendados à Airbus, sendo todas estas operacionais em seu modelo standart, mas outras virão equipadas para o padrão "combat" com uma série de acessórios para a proteção contra ameaças anti-aéreas.


Nota da redação:

O fato ocrreu no dia 1 de setembro, mas só foi divulgado pela Armée de l'Air no dia 4 devido a política de salvaguarda de informações consideradas sigilosas pelo Ministério da Defesa da França em questão das operações antiterror no Sahel.


Fonte: OPEX 360/ Armée de l'Air.

Nenhum comentário: