quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil organizou, pela segunda vez em 2017, o Estágio de Coordenação Civil-Militar


Por: Redação OD

Entre os dias 25 e 29 de setembro, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) organizou, pela segunda vez em 2017, o Estágio de Coordenação Civil-Militar (CIMIC). Os objetivos do Estágio de CIMIC são capacitar militares brasileiros e de Nações Amigas a exercerem atividades relacionadas ao Sistema de Assuntos Civis das Nações Unidas e discutir assuntos pertinentes a Coordenação Civil-Militar com integrantes do meio acadêmico e Organizações de interesse.


Caracterizado por ter público diversificado, o Estágio de CIMIC 2017/2 contou com a participação de 41 estagiários, distribuídos entre integrantes do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, de universidades participantes da Rede de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ), Presidência da República, United Nations Development Programme e ainda do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos e do Centro Conjunto de Operações de Paz do Chile (CECOPAC). Assim como no primeiro semestre, o Estágio de CIMIC foi realizado todo no idioma Inglês.


Em aulas teóricas e discussões em grupo, o Estágio teve como referência principal o material de treinamento das Nações Unidas especializado no assunto (UN-CIMIC STM), desenvolvendo nos estagiários a capacidade de análise e de síntese; o intercâmbio e a independência de opiniões; a expressão oral e escrita; e a habilidade de confrontar alternativas e aceitação de pontos de vistas divergentes para a tomada de decisões.

Certificação de Reconhecimento do Estágio de CIMIC pelas Nações Unidas


Todo o Estágio foi acompanhado de perto pelo Coronel queniano Abraham Biwot, do Serviço de Treinamento Integrado do Departamento de Operações de Paz das Nações Unidas (ITS/DPKO). Após a conclusão do Estágio de CIMIC 2017/2 no CCOPAB, o Coronel Biwot confeccionará um relatório acerca do que foi observado por ele, podendo resultar na Certificação de Reconhecimento do Estágio pelas Nações Unidas.


O CCOPAB conta com quatro atividades reconhecidas oficialmente pelas Nações Unidas: o Estágio de Preparação para Missões de Paz para Oficiais de Estado-Maior, o Estágio de Preparação para Missões de Paz para Observadores Militares, o Estágio de Preparação para Missões de Paz para Policiais das Nações Unidas e o Exercício Avançado de Operações de Paz.


Nenhum comentário: