sexta-feira, 15 de setembro de 2017

USS Jimmy Carter, submarino da Classe Seawolf, hasteia a bandeira Jolly Rogers e deixa dúvidas no ar sobre o por quê da utilização


Por: Redação OD

Em uma cena inusitada, o submarino norte-americano USS Jimmy Carter suscitou uma onda de questões após um jornalista ter notado na embarcação uma famosa bandeira pirata, hasteada perto da bandeira dos EUA. Ian Keddie, jornalista escocês especializado em defesa, detectou no submarino norte-americano, que voltava à base naval de Kitsap, estado de Washington, a famosa bandeira Jolly Roger, a qual é geralmente sempre associada a piratas.

Rússia e Bielorrússia realizam os exercícios militares conjuntos Zapad 2017 e deixam Países do leste Europeu preocupados


Por: Redação OD

O governo de Varsóvia denunciou nesta última quinta-feira de haver “indícios” de que, as manobras conjuntas iniciadas pela Rússia e a Bielorrússia, perto de sua fronteira têm um “caráter ofensivo”, ao contrário do declarado por Moscovo. O vice-ministro de Defesa da Polónia, Michal Dworczyk, expressou numa declaração no Parlamento, “preocupação” perante estes exercícios militares, que tanto a Polónia como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) “acompanham de perto”.

Vai começar a XXII MAREXAER. Maior competição esportiva que envolve as Escolas de Formação de Sargentos das três Forças


Por: Redação OD

Entre os dias 17 e 22 de setembro, a Escola de Sargentos das Armas (ESA) irá sediar a XXII MAREXAER (Marinha, Exército e Aeronáutica), competição esportiva que envolve as Escolas de Formação de Sargentos das três Forças Armadas. O órgão responsável pelo evento é a Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB). A Marinha será representada pelos alunos do Centro de Instrução Almirante Alexandrino e do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (localizados no Rio de Janeiro); o Exército, pelos alunos da Escola de Sargentos das Armas (Três Corações-MG), da Escola de Sargentos de Logística (Rio de Janeiro-RJ) e do Centro de Instrução de Aviação do Exército (Taubaté-SP); e a Força Aérea, pelos alunos da Escola de Especialistas da Aeronáutica (Guaratinguetá-SP).

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

21º Grupo de Artilharia de Campanha realiza formatura em homenagem ao 1º Tiro de Artilharia da FEB


Por: Anderson Gabino

Ocorreu no dia de hoje, no campo de Solenidades do 21º Grupo de Artilharia de Campanha (21 GAC), formatura alusiva para homenagear-se os Náufragos dos Navios Mercantes Baependy e Itagiba afundados durante a Segunda Guerra Mundial, e também ao 1º Tiro de Artilharia da Força Expedicionária Brasileira, realizado em terras italianas. A programação contou com um Culto Ecumênico, conduzido pelo Serviço de Assistência Religiosa do Comando Militar do Leste, com uma palestra do Professor Israel Blajberg, e contou com a presença de diversas autoridades civis, militares e artilheiros das Guarnições de Niterói, Rio de Janeiro e arredores.

Comissão de Relações Exteriores aprova que Justiça Militar julgue crimes das Forças Armadas


Por: Redação OD

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) aprovou nesta quinta-feira um projeto de lei que transfere para a Justiça Militar a prerrogativa de julgar crimes cometidos por membros das Forças Armadas em missão de garantia da lei e da ordem (GLO). A pedido do governo, foi aprovado regime de urgência para votação no plenário do Senado. Se avalizado pelos senadores, o texto segue à sanção presidencial. O PLC 44/2016 foi apresentado pelo deputado Esperidião Amin (PP-SC) para entrar em vigor durante a Olimpíada do Rio, no ano passado.

FAB em Ação mostra missão da Esquadrilha da Fumaça na Colômbia e na região Norte do Brasil (vídeo)



Por: Redação OD

A Semana da Pátria passou recentemente, mas não é só no 7 de Setembro que a FAB carrega o orgulho de ser brasileira. Um Esquadrão, em especial, estampa em cada um de seus aviões as cores da Bandeira do Brasil. Mais do que isso, os militares desse Esquadrão são responsáveis por representar a Força Aérea Brasileira em todos os cantos do País e do mundo. Eles emocionam adultos e crianças, mostram o profissionalismo dos militares brasileiros e inspiram gerações.

Helibras entrega 16º Fennec para 1º Batalhão de Aviação do Exército

O 16º Fennec modernizado ficará na base de Taubaté (SP)
Por: Redação OD

A Helibras entregou no  final do mês de agosto mais um Fennec modernizado para o 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx). Esta foi a segunda aeronave entregue no ano e a 16º do contrato firmado em 2011, que prevê a modernização de 36 unidades. O helicóptero, na versão militar do tradicional Esquilo, ficará baseado em Taubaté (SP). A aeronave modernizada, que está sendo utilizada no treinamento dos pilotos para familiarização, recebeu um Sistema Glass Cockpit, novos Sistemas de Comunicação e Navegação digital, Piloto Automático dois eixos, novo Braço de Armamento, entre outros. Em 2017 está prevista ainda a entrega de outras duas unidades modernizadas do Fennec.

Frota naval Chinesa parte para exercício conjunto com a Marinha Russia no Mar do Japão


Por: Redação OD

A Marinha Chinesa enviou nesta quarta-feira (13), a partir da região costeira de Qingdao na Província de Shandong, uma frota de navios para participar de um exercício militar em conjunto a Marinha Russa. A frota naval Chinesa, consiste do destróier de mísseis Shijiazhuang, da fragata de mísseis Daqing, do navio de abastecimento Dongpinghu e do navio de resgate submarino Changdao, o qual leva a bordo helicópteros navais e veículos de resgate submarino para profundidades.

Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal realiza EDEPEX 2017 no Campo de Instrução de Muriú


Por: Redação OD

De 21 a 25 de agosto, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal (GptFNNa) realizou um adestramento de pequenas frações denominado EDEPEX 2017. O exercício ocorreu no Campo de Instrução de Muriú, distante 36 quilômetros de Natal, na área da Lagoa de Pitangui. Durante o adestramento foram ministradas instruções de Natação Utilitária, Permanência, Escola de Embarcação, Nós e Voltas, Configuração de Embarcação de Desembarque Pneumática, Motor de Popa, Cabo Submerso, Travessia e Entrada e Saída de Arrebentação.

Acidente com Carro Lagarta Anfíbio (CLANF) do Marines Corps deixa 15 militares feridos

Foto de 6 de setembro mostra marines do 3º Batalhão de Assalto Anfíbio em exercício em Nashville, Tennessee, com veículo semelhante ao que pegou fogo durante um exercício em base militar na Califórnia nesta quarta (13) (Foto: Lance Cpl. Jack A. E. Rigsby/U.S. Marine Corps via AP)
Por: Redação OD

Um CLANF (Carro Lagarta Anfíbio) do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, incendiou-se e deixou 15 militares feridos, sendo que cinco em estado crítico nesta quarta-feira (13), em uma base na Califórnia, durante um exercício de rotina, informou o porta-voz militar da base. O acidente ocorreu em terra por volta das 09h30 (13h30 em Brasília) na área de treinamento do Camp Pendleton, que fica situado a 90 km ao norte de San Diego. O porta-voz do Exército, Paul Gainey, disse que as autoridades "já estão investigando as circunstâncias que envolvem o incidente, e no momento os nossos pensamentos e as nossas orações são para com os fuzileiros navais acidentados e as suas famílias afetadas por este incidente". 

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

H145M completa seu primeiro voo com o sistema de armamentos HForce

H145M equipado com o sistema de armamentos HForce em voo na Alemanha. Crédito: Christian Keller, Airbus Helicopters

Por: Redação OD

No final de agosto, o H145M realizou seu primeiro voo com o sistema de armamentos HForce em Donauwörth, Alemanha. O sistema modular de armamentos foi projetado pela Airbus e pode ser adaptado a todo tipo de armamento guiados e balísticos, como mísseis e foguetes guiados a laser, metralhadoras e foguetes. A qualificação operacional do HForce, para uso no H145M está prevista para 2018. Os próximos passos antes da qualificação incluem uma campanha de tiro, testando todo o espectro da missão de fogo com metralhadoras, canhões e foguetes na Hungria, bem como testes dos foguetes guiados a laser na Suécia antes do final do ano”, disse Jean-Luc André, Gerente do Programa HForce da Airbus Helicopters. “Como cliente de lançamento do H145M com o sistema de armamentos HForce, a República da Sérvia encomendou nove aeronaves H145M, incluindo quatro helicópteros de ataque equipados com HForce”, acrescentou.

Portaria do Exército Brasileiro define direito de uso pelas forças de segurança do País do calibre 9mm



Por: Redação OD

Em uma portaria editada pelo comando do Exército Brasileiro (Portaria 967 de 8 de agosto de 2017), libera o uso particular de pistolas calibre 9mm, já que as quais são de uso restrito das Forças Armadas, para policiais das forças de segurança do país. O calibre 9mm é considerado um dos mais letais do mundo, podendo neutralizar um ou mais oponentes com apenas um disparo. Antes a edição da portaria, os policiais poderiam comprar armas de calibre 380, .40 e .45, além dos revólveres calibres 38 e 32.

Mesmo após ser votada as sanções da ONU, Coreia do Norte ameaça redobrar esforços aumentando ainda mais a tensão na península


Por: Redação OD

A Coreia do Norte desafiou nesta quarta-feira as sanções impostas pelo Conselho de Segurança da ONU após o sexto e maior teste nuclear do regime norte-coreano, se comprometendo a redobrar esforços para combater o que disse ser uma ameaça de invasão norte-americana. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que as sanções de segunda-feira, aprovadas por unanimidade pelos 15 membros do Conselho, são apenas um pequeno passo em direção ao que é necessário em última instância para lidar com os programas nuclear e de míssil de Pyongyang.

Forças Armadas se unem em prol da Ciência, Tecnologia e Inovação em evento no CTEx e avaliam parcerias


Por: Redação OD

De olho no futuro próximo, onde a integração entre as forças armadas tende a ser o “carro chefe”, a Marinha, o Exército e Força Aérea reuniram-se para o III Encontro das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação das Forças Armadas no último dia 6 de setembro, nas instalçaões do Centro Tecnológico do Exército (CTEx). Oito Unidades da Marinha, seis do Exército e quatro da Aeronáutica participaram do Encontro, onde os integrantes foram divididos em 12 Grupos de Trabalho das áreas de Gestão e Científico-Tecnológica.

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Força Aérea Brasileira resgata 14 pessoas em Ilha do caribe, após passagem do Furacão Irma


Por: Redação OD

A Força Aérea Brasileira (FAB) resgatou nesta terça-feira, 14 pessoas na ilha de San Maarten, uma aeronave VC-2 (Embraer 190) de uso do GTE fora encarregada da missão, informou o Itamaraty. A ilha foi uma das mais afetadas pela passagem do furacão Irma, no Caribe. Entre os resgatados, além de Oito brasileiros, foram tragos a bordo três holandeses, dois venezuelanos e um norte-americano. A previsão é de que a aeronave pouse na Base Aérea de Brasília por volta da 1h30 desta quarta (13). 

Presidente da EMBRAER se mostra otimista com a negociação da venda do KC-390 a Portugal


Por: Redação OD

O presidente executivo da Embraer, Paulo Cesar de Souza e Silva, revelou durante entrevista recente, que as negociações sobre a venda do cargueiro KC-390 a Portugal estão bem encaminhadas e que deve haver uma definição até ao final do ano. O presidente que está em Singapura, se diz confiante quanto as negociações sobre a venda do avião de transporte militar, ter um final feliz. A informação foi divulgada pela Agência de Notícias Econômicas Bloomberg, que também questionou sobre a hipótese da EMBRAER, vir a abrir uma unidade para a produção de jatos comerciais na China daqui a dois anos. 

Força Pantanal (FORPAN), participa de exercício de Longa Duração com o apoio do 3º Batalhão de Aviação do Exército


Por: Redação OD

No período de 04 a 06 de setembro, a Força Pantanal (FORPAN), tropa de pronto emprego do Regimento, participou de um Exercício de Longa Duração com o apoio de aeronaves do 3º Batalhão de Aviação do Exército. Na ocasião, a FORPAN, tropa composta por militares altamente treinados e preparados para serem rapidamente mobilizados em situações que exijam a presença do Exército Brasileiro em qualquer parte do território nacional, mobiliaram um Posto de Segurança Estático na estação de tratamento que fornece água potável para o município de Campo Grande. 

Russia testa uma nova versão do seu ICBM RS-24 Yars


Por: Redação OD

O Ministério da Defesa da Russia realizou com sucesso, teste com um míssil balístico intercontinental (ICBM) RS-24 Yars de nova geração, o qual atingiu um alvo localizado a 6.000 quilômetros de distância, conforme informou nota do MoD nesta terça-feira. "O objetivo principal do teste de lançamento, foi de confirmar a confiabilidade dos foguetes da mesma classe, e se as ogivas atingiriam com sucesso seu alvo de testes em Kura (península) Kamchatka, sendo todos os objetivos do teste alcançados", completou o comunicado.

DCTA inicia Fase Final da Operação Bandeirante, que irá aprimorar o manual de voo da aeronave


Por: Redação OD

Com o objetivo de atualizar os gráficos de desempenho em subida da aeronave C-95 na configuração de decolagem e aprimorar seu manual de voo, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) ativou a Operação Bandeirante. Sob a coordenação geral do Major Aviador Clóvis Martins de Souza, os estudos, iniciados em fevereiro deste ano, foram divididos em três fases com voos nas áreas de ensaio de São José dos Campos (SP) e contou com o apoio de uma aeronave cedida pelo 1º/ 5º GAV, sediado em Natal, e outra do 1º ETA, localizado em Belém.

Será que nós Brasileiros, conhecemos de fato o significado do conteúdo de nossa Bandeira?


Por: Redação OD
Nem todo mundo sabe, mas o conteúdo da bandeira brasileira tinha, na época do Império, outros significados. O retângulo verde, que passou a representar nossa natureza, antes remetia à Casa de Bragança (a família de dom Pedro I). O amarelo, hoje símbolo da riqueza mineral do país, era a cor da Casa de Lorena (da arquiduquesa dona Leopoldina, esposa de dom Pedro I). E o círculo azul era a esfera armilar, também presente na bandeira portuguesa do Império. Agora, indica nosso céu estrelado.

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Senado Federal abre consulta pública sobre revogar estatuto do desarmamento


Por: Redação OD

O Senado Federal abriu uma consulta pública para saber a opinião da sociedade sobre uma proposta do senador Wilder Morais (PP-GO), que prevê a realização de um plebiscito sobre a revogação do Estatuto do Desarmamento. Sancionado como lei federal em 2003, o estatuto determinou a limitação da comercialização, do registro e da posse de armas de fogo e munição. consulta no site do Senado deve permanecer aberta enquanto a proposta de Morais tramita na Casa. Nesta segunda-feira, cerca de 3 mil pessoas já haviam votado a favor da realização do plebiscito, enquanto cerca de 300 se dizem contrários.

Haiti e a criação do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil


Por: José Renato Gama de Mello Serrano 

A participação brasileira na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH) foi uma experiência sem precedentes na história das Forças Armadas brasileiras. O crescimento profissional e a evolução da doutrina militar são pontos a se ressaltar nesse processo de mais de 13 anos vividos intensamente pelo Exército Brasileiro. Nesse contexto, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) participou diretamente do sucesso obtido por nossas tropas em solo caribenho.

Esquadrão Gavião completa 50 anos em operação contribuindo para a formação de pilotos e mecânicos da Aviação de Asas Rotativas


Por: Redação  OD

Com a missão de formar pilotos e mecânicos da Aviação de Asas Rotativas para a Força Aérea Brasileira (FAB), o Esquadrão Gavião (1º/11º GAV), sediado na Ala 10, em Natal (RN), celebrou 50 anos de operação. Criado em 8 de setembro de 1967, no Destacamento da Base Aérea de Santos (DBAST), como Centro de Instrução e Emprego de Helicópteros (CIEH), foi incumbido de ministrar instrução aérea e formar pilotos operacionais de helicóptero da FAB.

Suécia dá início ao maior exercício militar dos seus últimos 20 anos, o Aurora 17


Por: Redação OD

As Forças Armadas da Suécia começaram no dia de hoje, seu maior exercício militar das últimas duas décadas, o Aurora 17 e que reunirá equipes em terra, no ar e no mar, contando com a participarão de cerca de 19,5 mil militares suecos e de 1,5 mil militares de outras nacionalidades, incluindo da Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Lituânia, EUA e Noruega, bem como cerca de 40 instituições civis diversas, o exercício se estenderá até o dia 29 de setembro. As principais localidades do exercício serão a cidade de Estocolmo e seus arredores, Gotlândia e Gotemburgo. O objetivo dos exercícios é "praticar os procedimentos de apoio do país anfitrião".

Coreia do Norte ameaça Estados Unidos com 'maior dos sofrimentos', Ameaça foi divulgada após EUA pedir que Conselho de Segurança da ONU vote novas sanções

Kim Jong Un acompanha lançamento de míssil de médio alcance em foto divulgada em 30 de agosto pela agência estatal norte-coreana KCNA (Foto: Reuters/KCNA)
Por: Redação OD

A Coreia do Norte advertiu nesta segunda-feira (11h, horário local) aos Estados Unidos que lhe infligirá "o maior dos sofrimentos" se Washington prosseguir exortando a ONU a endurecer suas sanções contra Pyongyang após seu sexto teste nuclearEm comunicado reproduzido pela agência oficial KCNA, o ministério norte-coreano das Relações Exteriores adverte que se Washington "aplicar esta resolução ilegal sobre um endurecimento das sanções, a Coreia do Norte garantirá que os Estados Unidos paguem o preço".

domingo, 10 de setembro de 2017

NDM G-40 "Bahia" recebe visitação pública em Santos-SP.



Por: Yam Wanders.

Participando das atividades comemorativas ao 7 de setembro de 2017 e mantendo a tradição naval de oferecer aos cidadãos dos portos visitados, quando atracados, a Marinha do Brasil convidou à todos da população local e interessados, para a visita ao Navio Doca Multipropósito G-40 "Bahia", que ocorreu nesse final de semana dos dias 09 e 10 de setembro, no cais da Capitania dos Portos de Santos-SP.

1º Btl DQBRN realizou exercício em resposta a emergências químicas que comprova as capacidades do Brasil ante possíveis ameaças


Por: Redação OD

No período de 28 de agosto a 1º de setembro de 2017, ocorreu o Exercício Regional em Assistência e Proteção para Estados Partes da América Latina e Caribe (EXBRALC II 2017), cujo objetivo foi consolidar conhecimentos adquiridos nos ciclos anteriores de aprendizagem sobre o tema Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN). A abertura do evento ocorreu na Escola Superior de Guerra (ESG), reunindo autoridades e representantes de agências de resposta a emergências químicas, de defesa civil ou de segurança do Brasil e de países da América Latina e do Caribe.

Visita do Diretor do Centro de Controle de Inventário da Marinha à Armada da Argentina


Por: Redação OD

No período entre 29 de agosto e 01 de setembro de 2017, a Marinha do Brasil fez-se representar nos eventos comemorativos referentes ao 207º aniversário de criação do “Escalafón de Intendencia” da Armada Argentina, com a presença do Diretor do Centro de Controle de Inventário da Marinha, CA (IM) Sergio Henrique da Silva Almeida. Dentre as atividades realizadas, destacam-se a realização de visitas protocolares: ao “Jefe del Estado Mayor General de la Armada”, Alte Esq MARCELO EDUARDO HIPÓLITO SRUR; à “Dirección General de Administración y Finanzas de la Armada”;  à “Dirección General de Intendencia de la Armada”. 

Forças Armadas Argentinas à beira do caos


Por: Redação OD
A Força Aérea Argentina (FAA) recentemente aposentou seus caças Mirage III, e praticamente quase que ao mesmo tempo, confirmou que todos os Lockheed Martin A-4AR Skyhawk, foram groudeados e não serão substituídos em um futuro próximo. Os problemas não param por aí, suas equipes de submarinos, apesar de se beneficiarem de modernizações recentes, precisam de pelo menos 190 dias de exercícios de imersão e, em 2014, tiveram apenas 19 horas destas práticas. Situação semelhante é enfrentada pelas tripulações de seus quatro destróiers, que estão sem poder operá-los.