sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Rússia e Bielorrússia realizam os exercícios militares conjuntos Zapad 2017 e deixam Países do leste Europeu preocupados


Por: Redação OD

O governo de Varsóvia denunciou nesta última quinta-feira de haver “indícios” de que, as manobras conjuntas iniciadas pela Rússia e a Bielorrússia, perto de sua fronteira têm um “caráter ofensivo”, ao contrário do declarado por Moscovo. O vice-ministro de Defesa da Polónia, Michal Dworczyk, expressou numa declaração no Parlamento, “preocupação” perante estes exercícios militares, que tanto a Polónia como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) “acompanham de perto”.

Tratam-se de algumas manobras que não são transparentes, tanto pela falta de informação sobre o número de soldados envolvidos quanto pelas incertezas em torno do cenário escolhido”, acrescentou o titular da Defesa, referindo-se às dúvidas expressas pela NATO quanto à veracidade dos dados apresentados por Moscovo. Devido à anexação da Crimeia em 2014 e da guerra que decorre no leste da Ucrânia, os países bálticos e a Polónia acusam a Rússia de estarem ameaçando a soberania dos países localizados junto à fronteira russa.




"Os exercícios estratégicos conjuntos Zapad 2017, dirigidos pelos comandantes dos estados-maiores da Rússia e da Bielorrússia, são a etapa final da preparação das forças armadas dos dois países e são de caráter estritamente defensivo e não são dirigidos contra quaisquer país ou alianças de países", diz Moscovo em um comunicado. "A Rússia é capaz de manipular as cifras com grande naturalidade, por isso não quer observadores estrangeiros", Complementa a nota.

Chamado de Zapad, o exercício militar está em sua oitava edição, e vai até o próximo dia 20, e tem colocado em pânico lideranças globais – especialmente as ucranianas. Apesar de eles próprios estarem tocando uma atividade militar que se encerra nesta sexta-feira, chamada “Unflinching Tenacity”, o país alega que o treinamento russo é, na verdade, um preparatórios para invadir suas fronteiras. O treinamento russo começou oficialmente na noite de quinta-feira. São mais de 70 aviões e helicópteros e 680 veículos militares, sendo 250 blindados.

O treinamento está sendo realizado em seis diferentes aŕeas do território da Bielorrússia, que conta com a participação de pelo menos 7.200 militares – todos nas fronteiras com países da União Europeia. O número de soldados oficialmente divulgado fica no limite para a operação acontecer sem que algum observador militar da OTAN precise acompanhar os treinos. Desde 2011, a Organização para Segurança e Cooperação da Europa determina que o limite máximo de soldados presentes nesse tipo de atividade é 13.000.

Nenhum comentário: