sábado, 10 de setembro de 2016

Blindados do Exército ocupam Linha Vermelha para reforçar segurança

Exército decidiu ocupar com blindados um trecho da Linha Vermelha, na altura do Complexo da Maré (Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo)
Por: Redação OD
O Exército Brasileiro ocupou vários pontos da Linha Vermelha neste sábado (10). De acordo com o Coordenador de Defesa da Área (CGDA) do com o Comando Militar do Leste, os blindados estavam posicionados no local graças a importância da área para a mobilidade urbana durante a Paralimpíada. Eles esclareceram que os mesmos blindados também foram usados na Olimpíada.

Marinha interrompe buscas por piloto e caça desaparecidos após acidente

Por: Redação OD
A Marinha informou nesta sexta-feira (9) que interrompeu as buscas pelo piloto do caça que caiu no mar no litoral de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, durante um treinamento de ataque a alvos de superfície no dia 26 de julho. A Marinha não revelou quando ocorreu a interrupção do trabalho, nem o motivo, mas acrescentou que as equipes vão retomar as buscas na segunda-feira (12).

1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército Brasileiro realiza varredura no Engenhão

Por: Redação OD
O Exército Brasileiro realizou, na última quinta-feira, 8 de setembro, uma varredura complementar nas instalações do Estádio Olímpico Newton Santos - o Engenhão, localizado no bairro de Engenho de Dentro, zona norte do Rio de Janeiro. O local é a sede do atletismo nos Jogos Paraolímpicos Rio 2016. A varredura foi executada horas antes de os portões abrirem e continuou durante as provas. Utilizou equipamentos para detectar materiais contaminados por agente químico, bacteriológico, radiológico e nuclear.

Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário recebe visita do 9º Batalhão de Manutenção do Exército Brasileiro

Militares junto ao caminhão oficina que executa manutenções e reparos
Por: Redação OD
No período de 30 de agosto a 1° de setembro, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário (GptFNLa) recebeu a visita de uma equipe móvel de manutenção e reparo do 9º Batalhão de Manutenção do Exército Brasileiro, sediado em Campo Grande (MS), a fim de realizar o apoio no reparo em armamentos e viaturas.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

C I Bld forma operadores de Guarani e encerra Estágios para Cadetes da AMAN

Por: Redação OD
No dia 24 de agosto, o Centro de Instrução de Blindados “General Walter Pires” realizou a formatura de encerramento do Curso de Operação da Viatura Blindada Guarani e dos Estágios de Comandante de Pelotão CC e Básico de Blindados, sendo os últimos voltados à formação dos Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras – AMANParticiparam da fomatura o Exmo Sr Gen Bda Giovany Carrião de Freitas, que, recentemente, assumiu o posto de Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, Brigada Niederauer; o Subcomandante do Centro, Sr Ten Cel Cav Francisco Artur Castilho Strubinsky, acompanhado do Adjunto de Comando da Unidade, ST Art Leo Machado Botelho. 

Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro em São Paulo

 

Por: Redação OD.

O Desfile Cívico-Militar do Sete de Setembro em São Paulo foi incrível com o tradicional desfile de tropas, equipamentos e reenactors com fardas das forças brasileras da 2a Guerra.
Confiram as excelentes imagens de nosso colaborador Victor Mazoni.


Fragata Liebral chega ao Líbano para assumir novamente como capitânia da FTM-UNIFIL

Por: Redação OD
Chegou ao Líbano no último dia 7 de setembro para integrar a Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), a fragata Liberal (F43) da Marinha do Brasil, levando consigo à bordo um helicóptero AH-11 Super Lynx do Esquadrão HA-1, quem tem como missão ser os olhos e o braço armado do navio nos céus. A embarcação, já atuou pela UNIFIL durante o ano de 2012, e ela será incorporada de fato, a FTM no dia 15 de setembro e quando ficará como Capitânia no Mar Mediterrâneo até abril/2017.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência no Rio de Janeiro


Por: Anderson Gabino

Com a finalidade de homenagear a Pátria em seu Centésimo Nonagésimo Quarto dia de sua independência e desenvolver o sentimento de patriotismo entre os cidadãos, os tradicionais desfiles cívico-militares ganharam as ruas do país para mais uma comemoração do Dia da Independência, e na manhã desta última Quarta-Feira 7 de setembro, no Rio de Janeiro, a comemoração tradicional aconteceu, em frente ao Palácio Duque de Caxias, sede do Comando Militar do Leste.

Armée de l'Air opera testes com A-400M em desertos da Africa

Photo by ADJ Pascal via Armée de l'Air/BA118.

Por: Readação OD.

A Armée de l'Air conduziu uma série de testes com a aeronave Airbus A-400M em condições extremas em pistas desérticas na Africa durante o período de 24 à 31 de agosto de 2016, na região de Madama no Níger (África central) sendo que esta operação visou não só a análise operacional da aeronave bem como o treinamento de pessoal que trabalha com suas operações. 
Um dos testes de terreno antes do pouso é o CBR 4 (California Bearing Ratio) um teste de dureza e resistência do terreno para avaliação dos níveis de segurança para o pouso com as cargas habituais e/ou imposição de limitações dos MLWO-Maximum landing weight operation (peso máximo de pouso) e MTOW-Maxímum take-off weight (peso máximo de decolagem) que são usuais para a operação em qualquer tipo de pista seja pavimentada ou não.
Confiram as belíssimas imagens feitas pelo ADJ Pascal durante os testes.

Fonte: Armée de l"Air/CEAM e BA118
Todas as fotos por Adjoudant Pascal.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Exército Brasileiro irá expor materiais bélicos na Arena Pantanal


Por: Redação OD

O general e comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada de Cuiabá, Luiz Fernando Baganha, concedeu entrevista à Rádio Assembleia – FM/89,5 – na manhã desta terça-feira (6). Ele falou sobre a participação do Exército nas comemorações alusivas à Semana da Pátria e de algumas atividades realizadas pela instituição militar em Mato Grosso. A abertura da Semana da Pátria foi realizada ontem (5), pelo governo estadual, na Arena Pantanal. No local, segundo Baganha, o Exército vai expor materiais bélicos utilizados no dia a dia de trabalho.

Desfile de 7 de Setembro terá mais de 4 mil participantes


Por: Redação OD
O tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro, nesta quarta-feira quando é feriado nacional, está marcado às 9h30 na Avenida Presidente Vargas, no sentido Candelária, no centro da cidade. O evento em homenagem ao Dia da Independência do Brasil deve durar aproximadamente duas horas. Segundo o Comando Militar do Leste, cerca de 4.300 pessoas vão participar do desfile, representando as Forças Armadas, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Rodoviária Federal, a Guarda Municipal e ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

O direito internacional humanitário


Por: Redação OD
As empresas militares e de segurança privadas que trabalham em situações de conflitos estão obrigadas a respeitar as disposições do Direito Internacional Humanitário (DIH). 
O que são as empresas militares e de segurança privadas?

As empresas militares e de segurança privadas são entidades comerciais privadas que prestam serviços militares e/ou de segurança. Os serviços militares e de segurança incluem, em particular, a provisão de guardas armados e a proteção de pessoas e bens, como comboios, prédios e outras instalações; a manutenção e a operação de sistemas de armas; a detenção de prisioneiros e a assessoria e a capacitação para as forças locais e para o pessoal de segurança.

Veterano da 2ª Guerra Mundial destaca a importância do Dia da Independência

Da esquerda para direita: Capitão Severino Francisco,Tenente Vinícius da Silva, Tenente Vasco, Coronel Vanutelli Duarte e Nestor Silva | Foto: Henrique Moura - Blog O Resgate FEB
Por: Redação OD
O ano era 1944 e com apenas 20 anos, Vasco Duarte Pereira chegou à Itália para lutar ao lado dos Aliados. Soldado do Exército, fez parte do segundo grupo de brasileiros enviados para a Europa com o objetivo de derrotar os países do Eixo. Hoje, aos 92 anos de idade, o ex-combatente está lúcido e sem sequelas graves causadas pelo conflito. Ele lembra com riqueza de detalhes os momentos difíceis e marcantes dos onze meses que permaneceu na guerra.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

100 anos da Aviação Naval

Cerimônia realizada no Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia
Por: Redação OD
No dia 26 de agosto, foram realizados, no Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia, os eventos alusivos ao Centenário da Aviação Naval. A data é comemorada no dia 23 de agosto. Ao longo das cerimônias ocorreram entregas dos diplomas do Mérito Aeronaval para militares e civis agraciados, além dos seguintes lançamentos em comemoração ao Centenário: medalha produzida pela Casa da Moeda, selo confeccionado pelos Correios e um livro histórico elaborado pela Fundação Getúlio Vargas.

Variedade de produtos e serviços marcam a 4ª Mostra BID Brasil


Por: Redação OD
Entre os dias 27 e 29 de setembro, mais de 80 empresas vão expor os produtos e serviços durante a 4ª Mostra BID Brasil. Realizada pela ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), o evento acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), e promete ser uma importante vitrine para as empresas nacionais apresentarem as novidades ao mercado. Contando com apoio do Ministério da Defesa, das Forças Armadas e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a 4ª Mostra BID Brasil.

1ª Divisão de Exército, realiza seu tradicional desfile cívico-militar na Guarnição da Vila Militar


Por: Anderson Gabino

Foi realizado na manhã de hoje 05/09, o tradicional desfile cívico-militar da 1ª Divisão de Exército-Divisão Marcarenhas de Moraes, na Guarnição da Vila Militar, no Rio de Janeiro. O evento foi Presidido pelo Comandante da 1ª D.E General de Divisão Ramos e se fizeram presente o Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Divisão Abrahão o Comandante da 9ª Brigada, General de Brigada Smicelato, além dos Comandantes de OM´s da Guarnição e convidados civis e militares.

domingo, 4 de setembro de 2016

Entrevista com o CMG Brites Nunes, da Armada Portuguesa que foi o primeiro submarinista a disparar um torpedo


Por: Redação OD

O periódico lusitano "Diário de Notícias', em sua coluna Vida de Militar, realizou uma bela entrevista com o Capitão-de-Ma-e-Guerra Brites Nunes, o qual foi o primeiro oficial da Armada Portuguesa a ter o prazer de efetuar o primeiro disparo real de um torpedo, através de um submarino desta força naval. O Comandante Brites Nunes, conta um pouco de sua vida como militar e faz algumas análises atuais, vale conferir!!

Brasil desenvolve tecnologia SAR inédita no mundo, dispositivo otimizará buscas por aeronaves acidentadas

Por: Redação OD
E se fosse possível que uma aeronave, antes mesmo de entrar em emergência e de, talvez, se acidentar, pudesse informar a sua localização para os órgãos de busca e salvamento espalhados ao redor do mundo? E se, ao decolar para uma missão de busca e salvamento, as equipes de resgate já soubessem em qual área a aeronave caiu, eliminando a demorada tarefa de localizar fuselagens e vítimas em enormes massas de água? Isso aumentaria a chance de encontrar sobreviventes e salvar suas vidas. Esse é o futuro da busca e salvamento, e o Brasil é pioneiro no desenvolvimento do dispositivo que permitirá que as aeronaves emitam sinais de maneira autônoma durante o voo sempre que alguma anormalidade na operação for detectada.