sábado, 10 de setembro de 2016

Blindados do Exército ocupam Linha Vermelha para reforçar segurança

Exército decidiu ocupar com blindados um trecho da Linha Vermelha, na altura do Complexo da Maré (Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo)
Por: Redação OD
O Exército Brasileiro ocupou vários pontos da Linha Vermelha neste sábado (10). De acordo com o Coordenador de Defesa da Área (CGDA) do com o Comando Militar do Leste, os blindados estavam posicionados no local graças a importância da área para a mobilidade urbana durante a Paralimpíada. Eles esclareceram que os mesmos blindados também foram usados na Olimpíada.

Metralhadora de precisão: Kalashnikov revela arma universal concebida para as Forças Especiais

© Sputnik/ Grigoriy Sisoev
Por: Redação OD
A empresa mundialmente famosa Kalashnikov teve uma das exposições mais interessantes no fórum Army 2016, onde foi revelada a sua mais nova arma mortal – a metralhadora RPK-16. Um repórter teve o prazer de ir visitar o campo de tiro para ver a demonstração de capacidades da arma com seus próprios olhos. 

Aviação do Exército Chinês, receberá em breve helicópteros de ataque WZ-10 modernizados


Por: Redação OD

Uma versão modernizada do helicóptero de combate WZ-10 será em breve, entregue as unidades de aviação das forças terrestres (Exército), de acordo com relatos da mídia chinesa. Em serviço desde 2012, o WZ-10 foi projetado para combate antitanque, ele pode ser equipado com canhões e metralhadoras, assim como com mísseis guiados. As versões atualizadas do WZ-10, no entanto, também foram equipados para o combate aéreo, assim como o terrestre.

Marinha interrompe buscas por piloto e caça desaparecidos após acidente

Por: Redação OD
A Marinha informou nesta sexta-feira (9) que interrompeu as buscas pelo piloto do caça que caiu no mar no litoral de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, durante um treinamento de ataque a alvos de superfície no dia 26 de julho. A Marinha não revelou quando ocorreu a interrupção do trabalho, nem o motivo, mas acrescentou que as equipes vão retomar as buscas na segunda-feira (12).

1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército Brasileiro realiza varredura no Engenhão

Por: Redação OD
O Exército Brasileiro realizou, na última quinta-feira, 8 de setembro, uma varredura complementar nas instalações do Estádio Olímpico Newton Santos - o Engenhão, localizado no bairro de Engenho de Dentro, zona norte do Rio de Janeiro. O local é a sede do atletismo nos Jogos Paraolímpicos Rio 2016. A varredura foi executada horas antes de os portões abrirem e continuou durante as provas. Utilizou equipamentos para detectar materiais contaminados por agente químico, bacteriológico, radiológico e nuclear.

Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário recebe visita do 9º Batalhão de Manutenção do Exército Brasileiro

Militares junto ao caminhão oficina que executa manutenções e reparos
Por: Redação OD
No período de 30 de agosto a 1° de setembro, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário (GptFNLa) recebeu a visita de uma equipe móvel de manutenção e reparo do 9º Batalhão de Manutenção do Exército Brasileiro, sediado em Campo Grande (MS), a fim de realizar o apoio no reparo em armamentos e viaturas.

10 Sep 1993, Operation UPHOLD DEMOCRACY took place at Haiti

Image via 314th Airlift Wing - USAF.
By: Wording OD.

In 1993, the Haitian military under General Raoul Cedras (photo right) overthrew the legitimately- elected President, Jean-Bertrand Aristide (photo left), forcing him into exile. President Aristide appealed to the international community to restore him to power, prompting President Clinton to order the DoD to plan Operation UPHOLD DEMOCRACY to psychologically and militarily overwhelm the Haitian military and police forces loyal to Gen Cedras. The 314 AW postured to deploy 36 C-130Es, 1000 personnel, and 470 tons of cargo in support of Operation UPHOLD DEMOCRACY.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Massive Russian Troop Deployments and Exercises Held Close to Ukraine

Image via FortRuss.com
By: Wording OD.
The Russian Armed Forces have begun their pre-announced strategic military exercise “Kavkaz 2016” in Crimea, the North Caucasus, and the Black and Caspian Seas. Reportedly, the exercise, held on September 5–10, “will test the battle-readiness of troops, new weapons, as well as command-and control equipment.” The officially announced number of troops taking part is 12,500, but much more men and combat equipment could actually have been mobilized for action (TASS, August 5).

Ministro da Defesa de Portugal suspende cursos de Comandos do Exército, até que o inquérito seja finalizado


Por: Redação OD

O Ministro da Defesa de Portugal afirmou que esta suspensão "não resulta, por ora, na extinção do curso de comandos", contudo o atual curso não foi suspenso. O ministro da Defesa anunciou, em declarações à RTP 3, a suspensão de todos os cursos de comandos até ao fim do inquérito sobre a morte de um militar, registada no domingo. "Estão suspensos todos os cursos de comandos até ao fim do inquérito técnico às condições" em que se realizam estes cursos, afirmou Azeredo Lopes.

C I Bld forma operadores de Guarani e encerra Estágios para Cadetes da AMAN

Por: Redação OD
No dia 24 de agosto, o Centro de Instrução de Blindados “General Walter Pires” realizou a formatura de encerramento do Curso de Operação da Viatura Blindada Guarani e dos Estágios de Comandante de Pelotão CC e Básico de Blindados, sendo os últimos voltados à formação dos Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras – AMANParticiparam da fomatura o Exmo Sr Gen Bda Giovany Carrião de Freitas, que, recentemente, assumiu o posto de Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, Brigada Niederauer; o Subcomandante do Centro, Sr Ten Cel Cav Francisco Artur Castilho Strubinsky, acompanhado do Adjunto de Comando da Unidade, ST Art Leo Machado Botelho. 

Crise política brasileira não afeta a negociação sobre sistema de defesa Pantsir-S1, afirmou vice diretor da Rosoboronexport

Sistema Pantsir S-1, na versão sobre lagarta
Por: Redação OD

O vice-diretor da empresa exportadora de armas russa Rosoboronexport, Serguei Goreslavski, afirmou que a crise política do Brasil não teve repercussão negativa nas negociações sobre o sistema de defesa antiaérea Pantsir-S1. "A complicada situação política no Brasil não afetou em nada as nossas negociações", disse Goreslavski.  Segundo ele, em abril, a empresa russa enviou uma resposta preliminar ao Ministério da Defesa Brasileiro, sobre uma solicitação de proposta para a compra dos sistema Pantsir-S1.

New Russian combat UGV breaks cover, Uran-9 readies for service

Uran-9 vehicles are set to enter service by the end of 2016. Source: Nikolai Novichkov
By: Wording OD.

A new Russian unmanned ground vehicle (UGV) has been unveiled at the Army 2016 military technical forum.
Designated as an unmanned combat ground vehicle (UCGV), the Vikhr (Whirlwind) is based on the BMP-3 infantry fighting vehicle (IFV).

Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro em São Paulo

 

Por: Redação OD.

O Desfile Cívico-Militar do Sete de Setembro em São Paulo foi incrível com o tradicional desfile de tropas, equipamentos e reenactors com fardas das forças brasileras da 2a Guerra.
Confiram as excelentes imagens de nosso colaborador Victor Mazoni.


Fragata Liebral chega ao Líbano para assumir novamente como capitânia da FTM-UNIFIL

Por: Redação OD
Chegou ao Líbano no último dia 7 de setembro para integrar a Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), a fragata Liberal (F43) da Marinha do Brasil, levando consigo à bordo um helicóptero AH-11 Super Lynx do Esquadrão HA-1, quem tem como missão ser os olhos e o braço armado do navio nos céus. A embarcação, já atuou pela UNIFIL durante o ano de 2012, e ela será incorporada de fato, a FTM no dia 15 de setembro e quando ficará como Capitânia no Mar Mediterrâneo até abril/2017.

Coreia do Norte anuncia ter realizado 5º e maior teste nuclear


Por: Redação OD
A Coreia do Norte confirmou nesta sexta-feira (09) em sua televisão estatal que realizou seu quinto teste nuclear, no dia em que o país comemora o 68º aniversário de sua fundação. "A detonação atômica aconteceu com sucesso", disse a locutora Ri Chun-hee, encarregada de divulgar os principais anúncios do regime, em um breve espaço informativo especial emitido pela televisão estatal "KCTV". O novo teste atômico é uma "medida de resposta aos EUA e a nossos inimigos que nos sancionaram, negando nosso status de orgulhosa potência nuclear e criticando nossas ações baseadas no direito à autodefesa", expressou a locutora do meio estatal. "Vamos continuar reforçando nossas capacidades para impulsionar nossa força nuclear", concluiu.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Os modernizados blindados T-72 B3 irão receber as novas transmissões APP-172

Por: Redação OD
Em breve as novas gerações dos blindados russos T-72 B3, estarão fazendo uso de um novo sistema de transmissão. Este novo sistema foi um pedido do Ministério da Defesa Russo à empresa Uralvagonzavod, para se modernizar os sistemas de transmissões de seus blindados. O novo sistema batizado de APP-172, será capaz de controlar os parâmetros de transmissão e independentemente realizar as mudanças de velocidade, o sistema poderá ser operado como manual ou automático. 

Governo de Angola encomenda 17 navios de patrulha ao estaleiro Privinvest em um negócio de quase € 500 milhões

Foto ilustrativa
Por: Redação OD

O estaleiro Privinvest, com sede no Oriente Médio, vai construir 17 navios de patrulha para a Marinha de Guerra de Angola, sob um contrato de € 495 milhões e autorizado pela Presidência de angola. Na nota emitida pelo governo, a informação está baseada em um despacho presidencial do dia 29 de agosto, referindo-se que a aquisição destes meios, insere-se na implementação do projeto de Vigilância Marítima da Costa Angolana, sendo "vital" para o aparelhamento da Marinha Angolana.

WNA defende expansão da geração nuclear para 25% até 2050 para cumprir metas globais da COP21

Por: Redação OD
Se o mundo quiser diminuir o impacto do setor energético no aquecimento global e atingir as metas de redução de emissão de carbono acordadas na COP21, em Paris, sobre as alterações climáticas, vai ter de rever a participação da geração nuclear na matriz mundial, de forma a elevar sua participação de 10% para 25% em 2050. Os dados são do relatório “World Nuclear Performance 2016”, que a World Nuclear Association – WNA acaba de publicar, analisando o desempenho do setor nuclear no mundo. Esses dados serão apresentados pelo representante do Brasil no Conselho de Administração do organismo internacional e diretor de Planejamento, Gestão e Meio Ambiente da Eletronuclear, Leonam dos Santos Guimaraes, no VII Seminário Internacional de Energia Nuclear (SIEN 2016), nos próximo dias 21 e 22, no Centro Cultural FGV, no Rio de Janeiro.

O Ingresso das mulheres na linha do ensino militar bélico do Exército Brasileiro

Por: Redação OD
O Exército Brasileiro realizará nos meses de setembro e outubro do corrente ano, de forma inédita, os primeiros concursos com vagas destinadas ao ingresso de mulheres na linha do Ensino Militar Bélico. O pioneirismo dessas jovens traduz-se na inovadora participação das mulheres na atividade fim da Força Terrestre: o combate. Diferentemente da atuação que já ocorre em outras áreas como saúde, tecnologia, ensino e administração, etc, elas agora poderão desempenhar funções operacionais nas áreas de logística, onde se espera um perfil diferenciado para as novas profissionais combatentes.

Desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência no Rio de Janeiro


Por: Anderson Gabino

Com a finalidade de homenagear a Pátria em seu Centésimo Nonagésimo Quarto dia de sua independência e desenvolver o sentimento de patriotismo entre os cidadãos, os tradicionais desfiles cívico-militares ganharam as ruas do país para mais uma comemoração do Dia da Independência, e na manhã desta última Quarta-Feira 7 de setembro, no Rio de Janeiro, a comemoração tradicional aconteceu, em frente ao Palácio Duque de Caxias, sede do Comando Militar do Leste.

Armée de l'Air opera testes com A-400M em desertos da Africa

Photo by ADJ Pascal via Armée de l'Air/BA118.

Por: Readação OD.

A Armée de l'Air conduziu uma série de testes com a aeronave Airbus A-400M em condições extremas em pistas desérticas na Africa durante o período de 24 à 31 de agosto de 2016, na região de Madama no Níger (África central) sendo que esta operação visou não só a análise operacional da aeronave bem como o treinamento de pessoal que trabalha com suas operações. 
Um dos testes de terreno antes do pouso é o CBR 4 (California Bearing Ratio) um teste de dureza e resistência do terreno para avaliação dos níveis de segurança para o pouso com as cargas habituais e/ou imposição de limitações dos MLWO-Maximum landing weight operation (peso máximo de pouso) e MTOW-Maxímum take-off weight (peso máximo de decolagem) que são usuais para a operação em qualquer tipo de pista seja pavimentada ou não.
Confiram as belíssimas imagens feitas pelo ADJ Pascal durante os testes.

Fonte: Armée de l"Air/CEAM e BA118
Todas as fotos por Adjoudant Pascal.

Chile set to choose from four bids for Type 23 upgrade

The Type 23 frigate Admirante Cochrane at sea. The Armada de Chile is expected to select an upgrade package later in 2016. Source: US Navy
By: Wording OD.

Rival combat system integrators bidding to upgrade the Chilean Navy's three Type 23 frigates have presented the service with combat system modernisation solutions using either the Israel Aerospace Industries (IAI) Barak-8 or the MBDA Sea Ceptor anti-air guided weapon systems, IHS Jane's has learned.
A third missile option - in the form of the Raytheon RIM-162 Evolved SeaSparrow Missile (ESSM) - appears to have dropped out of contention despite the US government approving a prospective sale.

Boeing to progress GBU-56 LJDAM integration onto Hornet fighter

A weapons loader prepares a BLU-109-based GBU-31 JDAM for a mission at a forward-deployed location. The GBU-56 adds a laser-guided seeker to the GBU-31 for a moving target capability. Source: US Air Force
By: Wording OD.

The US Department of Defense (DoD) has awarded Boeing a USD9.97 million contract related to testing and integration of the GBU-56(V)4/B 2,000 lb precision guided munition (PGM) onto the F/A-18 Hornet combat aircraft.
The contract, awarded on 6 September, covers the systems engineering and logistic support planning required for production acceptance testing and evaluation of the DSU-42/B precision laser guidance set and the KMU-558 series guidance set of the GBU-56(V)4/B PGM. It also includes integration onto the Hornet aircraft for the US Navy and US Marine Corps.

Australia seeks to expand F-35 support engagement

Australia is looking to increase its work on F-35 MRO. Source: Lockheed Martin Aeronautics/Alexander H Groves
By: Wording OD.

The Australian government is to seek an expanded role in supporting Lockheed Martin F-35 Lightning II Joint Strike Fighter aircraft in the Asia-Pacific region, Defence Industry Minister Christopher Pyne confirmed on 6 September.
Pyne said in comments published by the Australian Department of Defence (DoD) that he plans to visit the United States in October when he will approach the F-35 Joint Program Office (JPO) to discuss extending the F-35 maintenance, repair, and overhaul (MRO) responsibilities of Australian industry.

Egypt, Russia sign Ka-52K training agreement

A Ka-52K prototype seen during deck-landing trials. It now seems certain Egypt will order the helicopter for its Mistral amphibious assault ships. Source: Russian Helicopters


By: Wording OD.

Russia and Egypt have reached an agreement under which Egyptian pilots will be trained to fly the Kamov Ka-52K Katran (the naval version of the Ka-52 Alligator) attack helicopter, the Russian newspaper Izvestia reported on 6 September, citing a source in military and diplomatic circles.
The source said the agreement was reached when Egyptian defence minister Sedki Sobhi met his Russian counterpart Sergei Shoigu in Moscow and noted that this indicated that Cairo, which has already ordered the standard Ka-52, would also order the naval version for its two Mistral-class amphibious assault ships.

UK is second largest global arms dealer

The UK has become the world’s second largest arms dealer, second only to the United States. Image; Royal Saudi Arabia Typhoon shoot by BAE Systems.
By: Wording OD.

Figures released by UK Trade and Investment showed that in the last decade the UK had exported more arms than Russia, China or France.
During the past ten years, the UK has won significant defence orders globally, with deals being struck with a wide range of countries from South Korea to Ireland.
The report bodes well for the UK’s defence industry where the export market plays a key role in spurring development. In 2015 UK-based defence companies won over £7.7bn worth of contracts.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Exército Brasileiro irá expor materiais bélicos na Arena Pantanal


Por: Redação OD

O general e comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada de Cuiabá, Luiz Fernando Baganha, concedeu entrevista à Rádio Assembleia – FM/89,5 – na manhã desta terça-feira (6). Ele falou sobre a participação do Exército nas comemorações alusivas à Semana da Pátria e de algumas atividades realizadas pela instituição militar em Mato Grosso. A abertura da Semana da Pátria foi realizada ontem (5), pelo governo estadual, na Arena Pantanal. No local, segundo Baganha, o Exército vai expor materiais bélicos utilizados no dia a dia de trabalho.

Desfile de 7 de Setembro terá mais de 4 mil participantes


Por: Redação OD
O tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro, nesta quarta-feira quando é feriado nacional, está marcado às 9h30 na Avenida Presidente Vargas, no sentido Candelária, no centro da cidade. O evento em homenagem ao Dia da Independência do Brasil deve durar aproximadamente duas horas. Segundo o Comando Militar do Leste, cerca de 4.300 pessoas vão participar do desfile, representando as Forças Armadas, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Rodoviária Federal, a Guarda Municipal e ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

O direito internacional humanitário


Por: Redação OD
As empresas militares e de segurança privadas que trabalham em situações de conflitos estão obrigadas a respeitar as disposições do Direito Internacional Humanitário (DIH). 
O que são as empresas militares e de segurança privadas?

As empresas militares e de segurança privadas são entidades comerciais privadas que prestam serviços militares e/ou de segurança. Os serviços militares e de segurança incluem, em particular, a provisão de guardas armados e a proteção de pessoas e bens, como comboios, prédios e outras instalações; a manutenção e a operação de sistemas de armas; a detenção de prisioneiros e a assessoria e a capacitação para as forças locais e para o pessoal de segurança.

BAE Systems provides Australian-made capability for naval missile defence


By: Wording OD

Edinburgh Parks, South Australia: BAE Systems Australia has won a $32 million, three year contract to provide the Royal Australian Navy (RAN) with an improved anti-ship missile test capability.The Future Advanced Threat Simulator (FATS) is an airborne radar system designed to closely emulate the in-flight behaviour of a range of anti-ship missiles. It has been designed to provide a test and evaluation and fleet training capability to assist with the development of advanced maritime self-protection concepts for the RAN.

EUA vão desativar bombas lançadas no Laos, durante a Guerra do Vietnã

U.S. Navy A-6A Intruder all-weather bombers, in 1968
Por: Redação OD
Os Estados Unidos anunciaram que vão alocar U$ 90 milhões para desativar milhares de bombas lançadas pelas forças americanas no Laos durante a guerra do Vietnã. Os restos de munição já mataram 20 mil pessoas nos últimos anos. Um terço das 270 milhões de bombas de fragmentação lançadas pela aviação americana, entre 1964 e 1973, não explodiu até hoje. O anúncio foi feito durante a cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). 

Veterano da 2ª Guerra Mundial destaca a importância do Dia da Independência

Da esquerda para direita: Capitão Severino Francisco,Tenente Vinícius da Silva, Tenente Vasco, Coronel Vanutelli Duarte e Nestor Silva | Foto: Henrique Moura - Blog O Resgate FEB
Por: Redação OD
O ano era 1944 e com apenas 20 anos, Vasco Duarte Pereira chegou à Itália para lutar ao lado dos Aliados. Soldado do Exército, fez parte do segundo grupo de brasileiros enviados para a Europa com o objetivo de derrotar os países do Eixo. Hoje, aos 92 anos de idade, o ex-combatente está lúcido e sem sequelas graves causadas pelo conflito. Ele lembra com riqueza de detalhes os momentos difíceis e marcantes dos onze meses que permaneceu na guerra.

Ministério da Defesa da Rússia assina contrato para o fornecimento de 100 blindados Armata

© Sputnik/ Vladimir Astapkovich
Por: Redação OD

O Ministério da Defesa da Rússia e o fabricante de veículos blindados Uralvagonzavod acordaram o fornecimento de mais de 100 blindados T-14 Armata da nova geração para uso em exercícios e operações militares.O anúncio foi feito pelo vice-ministro da Defesa do país Yury Borisov. "Temos um contrato para o primeiro lote de mais de 100 unidades para serem usadas em manobras militares e operações de combate", anunciou Borisov no âmbito do segundo fórum internacional técnico-militar Army 2016.

Ministério da Defesa da Índia desmente que irá cancelar acordo sobre à compra dos Scorpène com a França


Por: Redação OD

Com o vazamento dos dados técnicos sobre os submarinos franceses da classe Scorpène deu-se uma abertura, para que empresa russo-indiana se começa a negociar com a índia a construção de seis novos submarinos nucleares. A Índia também já se tinha mostrado um interesse, em alugar submarinos da classe Akula. O MoD Indiano negou as informações publicadas pela agência Reuters, do último sábado, dia 03/09, dando conta que o governo indiano encomendou mais três submarinos da classe Scorpène junto à empresa francesa DCNS. 

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Conheçam os trabalhos das Forças Armadas do Brasil


Por: Redação OD
No Mar, na Terra e no Ar...Marinha, Exército e Aeronáutica, formam as forças militares que atuam na defesa de nosso país, constituindo assim as forças armadas do Brasil. Venha com a gente nesta entrevista, e conheça um pouco mais em detalhe, o que realmente cada força faz, quais seus projetos e suas ações na defesa de nossa soberania.

100 anos da Aviação Naval

Cerimônia realizada no Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia
Por: Redação OD
No dia 26 de agosto, foram realizados, no Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia, os eventos alusivos ao Centenário da Aviação Naval. A data é comemorada no dia 23 de agosto. Ao longo das cerimônias ocorreram entregas dos diplomas do Mérito Aeronaval para militares e civis agraciados, além dos seguintes lançamentos em comemoração ao Centenário: medalha produzida pela Casa da Moeda, selo confeccionado pelos Correios e um livro histórico elaborado pela Fundação Getúlio Vargas.

Variedade de produtos e serviços marcam a 4ª Mostra BID Brasil


Por: Redação OD
Entre os dias 27 e 29 de setembro, mais de 80 empresas vão expor os produtos e serviços durante a 4ª Mostra BID Brasil. Realizada pela ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), o evento acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), e promete ser uma importante vitrine para as empresas nacionais apresentarem as novidades ao mercado. Contando com apoio do Ministério da Defesa, das Forças Armadas e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a 4ª Mostra BID Brasil.

Coreia do Norte dispara mísseis balísticos no Mar do Japão, diz Seul


Por: Redação OD

A Coreia do Norte disparou três mísseis balísticos no mar do Japão nesta segunda-feira, horas depois de a presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, pedir, sem sucesso, ao líder da China para retirar a sua oposição ao plano de Seul de implantar um escudo de defesa antimíssil dos EUA.Os militares sul-coreanos disseram que a Coreia do Norte disparou três mísseis de médio porte do tipo Rodong logo após o meio-dia (horário local) que voou cerca de 1.000 quilômetros e caiu no Mar do Japão. O mais recente lançamento aconteceu enquanto o presidente dos EUA, Barack Obama, e outros chefes de Estado do G-20 se reuniam na China.

Reator de terceira geração da Rosatom é conectado à rede elétrica da Rússia

Por: Redação OD
O primeiro reator de terceira geração do mundo, entregue pela Rosatom, foi conectado este mês à rede elétrica da Rússia. O reator está operando na usina de Novovoronezh, localizada na cidade de mesmo nome. Na atual fase de teste produziu 240 MW de energia, mas tem capacidade de gerar até 1.200 MW. A Rosatom é hoje a maior fornecedora de usinas nucleares no mundo e a nova operação abre ainda mais oportunidades de ampliação da presença da estatal russa no mercado global. Os chamados reatores de terceira geração possuem mais longevidade, eficácia e segurança, além de cumprir com todos os rigorosos requisitos da Agência Internacional de Energia Atômica após o incidente de Fukushima, no Japão, em 2011.

1ª Divisão de Exército, realiza seu tradicional desfile cívico-militar na Guarnição da Vila Militar


Por: Anderson Gabino

Foi realizado na manhã de hoje 05/09, o tradicional desfile cívico-militar da 1ª Divisão de Exército-Divisão Marcarenhas de Moraes, na Guarnição da Vila Militar, no Rio de Janeiro. O evento foi Presidido pelo Comandante da 1ª D.E General de Divisão Ramos e se fizeram presente o Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Divisão Abrahão o Comandante da 9ª Brigada, General de Brigada Smicelato, além dos Comandantes de OM´s da Guarnição e convidados civis e militares.

domingo, 4 de setembro de 2016

Chief Naval Officer: Russia and China can’t stop US aircraft carriers

USS Enterprise is underway with the Enterprise Carrier Strike Group in the Atlantic Ocean. US Navy photo by Mass Communication Specialist Seaman Harry Andrew D. Gordon/Released
By: Wording OD
In a recent interview with National InterestDave Majumdar asked Adm. John Richardson point black if US aircraft carriers could operate inside China or Russia’s supposed anti-access area denial (A2AD) zones. The answer was clear — “Yes...This A2/AD, well, it’s certainly a goal for some of our competitors, but achieving that goal is much different and much more complicated,” said Richardson in the interview.