sábado, 31 de março de 2018

Fundação Outrider Foundation lança mapa interativo que permite 'lançar' bomba nuclear em qualquer parte do mundo

Simulador interativo de uma explosão nuclear
Por: Redação OD

Já pensou você poder ter a capacidade de simular um ataque nuclear, fazendo uso de vários tipos de bombas nucleares, onde as quais fossem despejadas nas mais variadas partes do mundo sem necessidade de fazer isso de verdade! Pensando nisso, a fundação Outrider Foundation, uma organização não governamental que visa aumentar a consciência sobre os assuntos globais, como armas de destruição maciça e aquecimento global, criou um mapa interativo onde as pessoas podem visualizar devastação criada por uma detonação nuclear. 

Salve 31 de Março de 1964, o dia em que o Brasil ficou livre do comunismo


Por: Redação OD

Na madrugada do dia 31 de março de 1964 após forte clamor popular, o congresso Nacional, à época viu-se sem forças para instaurar a paz e a ordem no País, por conta da forte onda comunista que se era vista com o Governo de João Goulart, tendo em vistas que uma intervenção Militar, seria a melhor maneira de trazer a paz aos Brasileiros, foi solicitado as Forças Armadas, tal atitude, e com isso em uma ação militar rápida, que foi deflagrada contra o governo do Presidente João Goulart, fez-se por tomar o governo, e instaurar um Regime Militar que durou praticamente 21 anos. 

quinta-feira, 29 de março de 2018

Foto mostra estação espacial chinesa Tiangong-1 perdida e em queda livre durante caminho de volta à Terra

Imagem da emissora china CCTV mostra a estação espacial Tianzhou-1 (Foto: An Xin/Imaginechina/AFP/Arquivo)
Por: Redação OD

estação espacial chinesa Tiangong-1 deve retornar à atmosfera da Terra nos próximos dias, segundo a Agência Espacial Europeia (ESA). Uma nova imagem, capturada por um sistema de radar do instituto alemão Fraunhofer FHR, próximo a cidade de Bonn, mostra a nave em queda e a uma altitude de 270 km nesta terça-feira (27). Desocupada desde 2013, os chineses perderam o contato com a Tiangong-1 em 2016. Com isso, não é possível prever o horário exato da reentrada na atmosfera da Terra. Segundo a ESA, isso deve ocorrer em algum momento entre a manhã do dia 31 de março e a madrugada do dia 2 de abril. 

“Velas Latinoamérica 2018” inicia com Desfile Naval pelas praias do Rio de Janeiro


Por: Redação OD

A etapa brasileira do "Velas Latinoamérica 2018" teve início com o Desfile Naval dos Grandes Veleiros pelas praias do Rio de Janeiro. O Navio Veleiro Cisne Branco e mais seis navios veleiros estrangeiros atracaram no Píer Mauá, no início da tarde do último dia 25 e ficarão abertos à visitação pública, no cais entre os armazéns 1 e 7. Navios do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México e Venezuela desfilaram nas praias da Barra e da Zona Sul rumo ao Píer Mauá.

Forças de Defesa da OTAN não estão preparados para repelir um ataque rápido Russo, segundo jornal norte americano


Por: Redação OD

De acordo com matéria veiculada pelo periódico norte-americano The Wall Street Journal, dos quase 1 milhão de militares efetivos de países membros da OTAN, apenas uma pequena porcentagem deste universo, estão de fato, preparados para realizarem um desdobramento rápido em caso de um conflito armado com a Russia, revela a matéria, citando como fontes antigos e atuais funcionários da OTANRepresentantes do bloco frisam que quase todos os membros europeus da Aliança, sofrem com problemas de prontidão para o combate, escreve a edição. Por exemplo, a Grécia ou a Turquia mantêm exércitos grandes, mas não estão treinados para se instalarem em zonas de conflito no estrangeiro.

quarta-feira, 28 de março de 2018

AMAZUL e Ministério da Saúde assinam acordo para o desenvolvimento do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB)


Por: Redação OD
A Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A (Amazul), empresa vinculada ao Comando da Marinha, e o Ministério da Saúde assinaram ontem (27), um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), plataforma que visa, entre outros objetivos, produzir radioisótopos para a fabricação de radio fármacos, de grande importância para o tratamento de doenças, e que irá auxiliar no tratamento de enfermidades em diversas áreas, tais como: cardiologia, oncologia, hematologia e neurologia. O acordo garante investimentos na ordem de R$ 750 milhões, e que serão repassados pelo Ministério da Saúde até 2022.

Atech apresenta portfólio de produtos de Defesa na FIDAE 2018, dando forte destaque para a Família Arkhe


Por: Redação OD

A Atech, empresa brasileira do Grupo Embraer, participa da FIDAE 2018, que acontece de 3 a 8 de abril, em Santiago (Chile), integrando o Pavilhão Brasil, sob coordenação da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança).  Neste evento, considerado um dos mais importantes nas áreas de defesa e aeroespacial da América Latina, a empresa dará destaque às soluções e produtos da Família Arkhe. São eles: Arkhe Command & Control (sistemas de C4ISR); Arkhe Mission & Combat (sistemas embarcados); Arkhe Intelligence (sistemas de inteligência); Arkhe Cyber (segurança cibernética); e Arkhe Academy (formação, simulação e treinamento).

Workshop do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial discute as futuras atividades do KC-390 em 2018


Por: Redação OD
O (DCTA) sediou, em São José dos Campos (SP), o 120 Workshop de Desenvolvimento e Certificação do Projeto KC-390. Durante o evento, realizado em março, foram discutidos apoios governamentais, previstos em contrato, que o Ministério da Defesa fornecerá à Embraer para a realização das Campanhas de Ensaio no ano de 2018. Serão realizados, em diversas regiões do País, voos de ensaio de Reabastecimento em Voo, Manuseio e Lançamento de Carga e Sistemas de Autodefesa, os quais incluem o reabastecimento do próprio KC-390 pela aeronave KC-130 Hercules, lançamento de CDS (Container Delivery System) e de Chaff / Flare (equipamentos de autodefesa).

terça-feira, 27 de março de 2018

HMS OCEAN é descomissionado da Royal Navy em cerimônia com a presença da Rainha Elizabeth II

A cerimônia terminou com o "White Ensign" (bandeira símbolo)  da Marinha Real sendo arriado do mastro principal do navio. Foto via Royal Navy.

Por: Redação OD.

Em uma cerimônia de alta pompa e importância para a Marinha Real Britânica incluíndo os tradicionais 21 tiros de canhão, realizou-se hoje na base naval de Devonport, na cidade de Plymounth, o descomissionamento do HMS Ocean após 20 anos de serviços e recentemente adquirido pela Marinha do Brasil.

segunda-feira, 26 de março de 2018

NDM Bahia realiza homologação do Esquadrão HS-1 para operações noturnas em um navio da Esquadra após 13 anos

NDM Bahia (G 40) no começo de sua comissão, navegando junto a costa do Rio de Janeiro 
"GIGANTE POR NATUREZA, IMPONENTE POR DESTINO"

Por: Anderson Gabino
EXCLUSIVO Durante a semana de 19 a 22 de março, o NDM "Bahia" passou pela certificação da Vistoria de Segurança da Aviação (VSA)¹, a qual foi chefiada pelo Comandante do Primeiro Esquadrão de Apoio e contou com a presença de outras autoridades, tais como o Vice-Diretor de Aeronáutica da Marinha (DAerM). Durante o período em que o navio estava no mar, concomitante à Vistoria, ocorreu a homologação para Operações Aéreas Noturnas do Esquadrão HS-1, fato este histórico, pois o “Esquadrão Guerreiro” não detinha mais tal capacidade a 13 anos desde que as operações aérea noturnas a bordo do NAe São Paulo foram canceladas, por conta do acidente com o navioAgora, o “Bahia” com sua homologação operacional de voo "plena", passa a operar com aeronaves de diferentes portes e modelos, juntando-se a isso a capacidade de poder lançar embarcações de desembarque e tendo a bordo um complexo médico hospitalar, faz o navio chegar a sua capacidade total e real de operações. 

Militares do Comando Militar do Norte e da 8ª Região Militar participam de Estágio de Adaptação à Vida na Selva


Por: Redação OD
O 2° Batalhão de Infantaria de Selva (2° BIS) conduziu entre os dias 14 e 23 de março, o Estágio de Adaptação à Vida na Selva (EAVS) para oficiais, subtenentes e sargentos das organizações militares do Comando Militar do Norte e da 8ª Região Militar, recém-chegados à Guarnição de Belém. Durante o Estágio, os instruendos participaram de instruções de técnicas fluviais e infiltração aquática, fauna e flora, orientação através selva, tiro de ação reflexa e sobrevivência estática.