sábado, 31 de março de 2018

Fundação Outrider Foundation lança mapa interativo que permite 'lançar' bomba nuclear em qualquer parte do mundo

Simulador interativo de uma explosão nuclear
Por: Redação OD

Já pensou você poder ter a capacidade de simular um ataque nuclear, fazendo uso de vários tipos de bombas nucleares, onde as quais fossem despejadas nas mais variadas partes do mundo sem necessidade de fazer isso de verdade! Pensando nisso, a fundação Outrider Foundation, uma organização não governamental que visa aumentar a consciência sobre os assuntos globais, como armas de destruição maciça e aquecimento global, criou um mapa interativo onde as pessoas podem visualizar devastação criada por uma detonação nuclear. 

Salve 31 de Março de 1964, o dia em que o Brasil ficou livre do comunismo


Por: Redação OD

Na madrugada do dia 31 de março de 1964 após forte clamor popular, o congresso Nacional, à época viu-se sem forças para instaurar a paz e a ordem no País, por conta da forte onda comunista que se era vista com o Governo de João Goulart, tendo em vistas que uma intervenção Militar, seria a melhor maneira de trazer a paz aos Brasileiros, foi solicitado as Forças Armadas, tal atitude, e com isso em uma ação militar rápida, que foi deflagrada contra o governo do Presidente João Goulart, fez-se por tomar o governo, e instaurar um Regime Militar que durou praticamente 21 anos. 

sexta-feira, 30 de março de 2018

Israel ataca posições do Hamas após palestinos terem efetuado disparos contra soldados na região de fronteira


Por: Redação OD

Exército Israelense atacou nesta sexta-feira (30) três posições do Hamas, utilizando blindados e caçasem retaliação após dois palestinos terem efetuado disparos contra soldados na zona de segurança, a qual separa a Faixa de Gaza do território de israel, segundo nota emitida pelas forças de defesa. Os dois atiradores estão entre os 12 palestinos que o Ministério da Saúde do Hamas informou que morreram hoje e foram identificados como Muhamadan Ismail e Abu Amsha. 

Policiais Militares do Rio vão passar por cursos de reciclagem a partir da próxima semana


Por: Redação OD

A ideia do Gabinete de Intervenção Federal é capacitá-los para evitar confrontos violentos, conforme explicou o general Richard Nunes durante entrevista. A ação e tropas federai patrulhando as ruas da cidade desde ultima terça-feira, faz parte de conseguir-se liberar os policiais militares da função de patrulhamento ostensivo, permitindo assim que eles possam vir a participar desses cursos de reciclagem. Nos últimos dias, os militares têm sido vistos, em horário comercial, percorrendo pontos das zonas Norte e Sul, além do Centro. O mecanismo de confrontação está muito exacerbado. As pessoas estão mais violentas hoje em dia e qualquer entrada em uma comunidade resulta em algum tipo de confrontação.

União Europeia constata que muitas ferrovias e pontes não suportam o transito de equipamentos bélicos da OTAN


Por: Redação OD

Pensando no deslocamento de seus equipamentos bélicos, a União Europeia planeja otimizar e facilitar este trânsito entre os países integrantes, onde pode se ler como o Plano de Ação para a Mobilidade Militar, preparado pela Comissão Europeia. Em 2017, a União Europeia avaliou toda a infraestrutura de transporte dos países no chamado “Corredor ferroviário” do mar Norte-Báltico, o qual inclui-se a Lituânia, Letônia, Estônia, Bélgica, Alemanha, Holanda, Polônia e a Finlândia.

França e USA enviam tropas contra ofensiva turca na Síria

Imagem ilustrativa by Cpl Romanov, via Légion Étrangére Française/Southfront.org.
Por: Redação OD.

Após um longo tempo de relutância, a França e os USA enviam tropas para desencorajar um eventual avanço de maior amplitude por parte do Exército Turco contra os Kurdos no norte da Síria.
A França decidiu apoiar seus aliados kurdos sírios depois de muita hesitação desde o início da ofensiva lançada pela Turquia contra as forças kurdas em 20 de janeiro no norte da Síria, enviando reforço de tropas para a região de Mambij.

quinta-feira, 29 de março de 2018

Foto mostra estação espacial chinesa Tiangong-1 perdida e em queda livre durante caminho de volta à Terra

Imagem da emissora china CCTV mostra a estação espacial Tianzhou-1 (Foto: An Xin/Imaginechina/AFP/Arquivo)
Por: Redação OD

estação espacial chinesa Tiangong-1 deve retornar à atmosfera da Terra nos próximos dias, segundo a Agência Espacial Europeia (ESA). Uma nova imagem, capturada por um sistema de radar do instituto alemão Fraunhofer FHR, próximo a cidade de Bonn, mostra a nave em queda e a uma altitude de 270 km nesta terça-feira (27). Desocupada desde 2013, os chineses perderam o contato com a Tiangong-1 em 2016. Com isso, não é possível prever o horário exato da reentrada na atmosfera da Terra. Segundo a ESA, isso deve ocorrer em algum momento entre a manhã do dia 31 de março e a madrugada do dia 2 de abril. 

Brigada de Infantaria Pára-quedista realiza cerimônia de despedida ao Exmo Srº General de Exército THEOPHILO


Por: Redação OD

A Brigada de Infantaria Pára-quedista recebeu no dia 21 de março a visita do Exmo Srº General de Exército Guilherme Cals THEOPHILO Gaspar de OliveiraComandante Logístico. A Autoridade foi recepcionada pelo Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, Exmo Srº General de Brigada Kleber Nunes de VASCONCELLOS, e pela guarda de honra do 27º Batalhão de Infantaria Pára-quedista. O evento foi iniciado com as honras da Guarda do Quartel. Em seguida, o homenageado seguiu ao salão de honra do Comando para a apresentação dos oficiais do Estado-Maior.

“Velas Latinoamérica 2018” inicia com Desfile Naval pelas praias do Rio de Janeiro


Por: Redação OD

A etapa brasileira do "Velas Latinoamérica 2018" teve início com o Desfile Naval dos Grandes Veleiros pelas praias do Rio de Janeiro. O Navio Veleiro Cisne Branco e mais seis navios veleiros estrangeiros atracaram no Píer Mauá, no início da tarde do último dia 25 e ficarão abertos à visitação pública, no cais entre os armazéns 1 e 7. Navios do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México e Venezuela desfilaram nas praias da Barra e da Zona Sul rumo ao Píer Mauá.

Forças de Defesa da OTAN não estão preparados para repelir um ataque rápido Russo, segundo jornal norte americano


Por: Redação OD

De acordo com matéria veiculada pelo periódico norte-americano The Wall Street Journal, dos quase 1 milhão de militares efetivos de países membros da OTAN, apenas uma pequena porcentagem deste universo, estão de fato, preparados para realizarem um desdobramento rápido em caso de um conflito armado com a Russia, revela a matéria, citando como fontes antigos e atuais funcionários da OTANRepresentantes do bloco frisam que quase todos os membros europeus da Aliança, sofrem com problemas de prontidão para o combate, escreve a edição. Por exemplo, a Grécia ou a Turquia mantêm exércitos grandes, mas não estão treinados para se instalarem em zonas de conflito no estrangeiro.

quarta-feira, 28 de março de 2018

AMAZUL e Ministério da Saúde assinam acordo para o desenvolvimento do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB)


Por: Redação OD
A Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A (Amazul), empresa vinculada ao Comando da Marinha, e o Ministério da Saúde assinaram ontem (27), um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), plataforma que visa, entre outros objetivos, produzir radioisótopos para a fabricação de radio fármacos, de grande importância para o tratamento de doenças, e que irá auxiliar no tratamento de enfermidades em diversas áreas, tais como: cardiologia, oncologia, hematologia e neurologia. O acordo garante investimentos na ordem de R$ 750 milhões, e que serão repassados pelo Ministério da Saúde até 2022.

Atech apresenta portfólio de produtos de Defesa na FIDAE 2018, dando forte destaque para a Família Arkhe


Por: Redação OD

A Atech, empresa brasileira do Grupo Embraer, participa da FIDAE 2018, que acontece de 3 a 8 de abril, em Santiago (Chile), integrando o Pavilhão Brasil, sob coordenação da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança).  Neste evento, considerado um dos mais importantes nas áreas de defesa e aeroespacial da América Latina, a empresa dará destaque às soluções e produtos da Família Arkhe. São eles: Arkhe Command & Control (sistemas de C4ISR); Arkhe Mission & Combat (sistemas embarcados); Arkhe Intelligence (sistemas de inteligência); Arkhe Cyber (segurança cibernética); e Arkhe Academy (formação, simulação e treinamento).

IACIT lança Radar OTH na FIDAE 2018. Empresa desenvolveu projeto em parceria com IAI e apoio da Marinha do Brasil


Por: Redação OD

Instalado no sul do Brasil, no Farol de Albardão (RS), o primeiro Radar OTH (Over The Horizon – Além do Horizonte), da América do Sul será lançado durante a FIDAE 2018. A IACIT, empresa brasileira com atuação consolidada no desenvolvimento de produtos e serviços de alta tecnologia, é a responsável pelo desenvolvimento do sistema, que contou com a parceria da ELTA Systems, empresa do grupo IAI (Israel Aerospace Industries) e apoio da Marinha do Brasil. A FIDAE 2018 acontece de 3 a 8 de abril, em Santiago (Chile). A IACIT estará no Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Workshop do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial discute as futuras atividades do KC-390 em 2018


Por: Redação OD
O (DCTA) sediou, em São José dos Campos (SP), o 120 Workshop de Desenvolvimento e Certificação do Projeto KC-390. Durante o evento, realizado em março, foram discutidos apoios governamentais, previstos em contrato, que o Ministério da Defesa fornecerá à Embraer para a realização das Campanhas de Ensaio no ano de 2018. Serão realizados, em diversas regiões do País, voos de ensaio de Reabastecimento em Voo, Manuseio e Lançamento de Carga e Sistemas de Autodefesa, os quais incluem o reabastecimento do próprio KC-390 pela aeronave KC-130 Hercules, lançamento de CDS (Container Delivery System) e de Chaff / Flare (equipamentos de autodefesa).

Comandante em Chefe da Esquadra visita a Força-Tarefa Marítima da UNIFIL

Visita oficial ao Comandante em Chefe da Marinha do Líbano, Contra-Almirante Hosni Daher
Por: Redação OD

O Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Alipio Jorge Rodrigues da Silva, visitou o Comando da Força-Tarefa Marítima (FTM) da UNIFIL (United Nations Interim Force in Lebanon), por ocasião da transferência do Navio-Capitânia. No dia 13, foi realizada uma visita ao UNIFIL-HQ, em Naqoura, com o objetivo de conhecer suas instalações, o escritório do Chefe de Operações (MAROPS) e departamentos a ele subordinados. Na ocasião, o Almirante também pôde ver de perto a área de convívio dos militares brasileiros que trabalham na cidade libanesa. Após a visita, o Force Commander da UNIFIL, Major General Michael Beary, e seu Estado Maior receberam o ComemCh e fizeram uma breve apresentação das suas atividades.

Negociação Boeing/Embraer está concentrada na área da defesa. Fontes dizem que as discussões têm sido "construtivas"


Por: Redação OD
As conversas sobre uma  possível fusão entre Boeing e Embraer continuam concentradas na área de defesa da companhia brasileira, tanto do ponto de vista da soberania do governo do Brasil quanto da sustentabilidade do negócio. A percepção de fontes próximas ao negócio é de que as discussões têm sido "construtivas" e de que houve evoluções no decorrer das conversas. Não há, contudo, clareza sobre quando um acordo poderia ser alcançado. Em declarações recentes, o presidente executivo da Boeing, Dennis Muilenburg, disse que a fabricante de aeronaves norte-americana vê um "excelente encaixe estratégico" em uma possível aquisição da Embraer, mas frisou que a operação não é essencial para o grupo norte-americano.

Exército Brasileiro entrega seis blindados à Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro


Por: Redação OD
O Gabinete de Intervenção Federal, por meio de seu interventor, General de Exército Braga Neto, entregou nesta manhã (28) seis veículo blindados às forças de segurança do Estado do Rio, em uma cerimônia simples que durou aproximadamente cinco minutos em frente a sede do Comando Militar do Leste (CML), no Centro do Rio. Evento este, avaliado pelo porta-voz do CML, como o primeiro passo de reestruturação das viaturas das polícias. Estiveram presentes além do Interventor federal, o governador Luiz Fernando Pezão, o secretário estadual de Segurança, o general Richard Nunes, o secretário estadual de Administração Penitenciária, David Anthony, e o comandante da Polícia Militar, coronel Luis Claudio Laviano.

terça-feira, 27 de março de 2018

Turquia anuncia operações militares dentro de território Iraquiano

Blindados M-60 Patton do Exército Turco já em operação dentro da Síria, próximos a fronteira do Iraque. Imagem via TSK (Exército Turco, Flickr).

Por: Redação OD.

A Turquia anunciou que realizará uma série de  operações militares ofensivas na região de Sinjar, no interior do território iraquiano, o governo de Bagdá promete retaliar caso essa "invasão" ocorra nos próximos dias.

HMS OCEAN é descomissionado da Royal Navy em cerimônia com a presença da Rainha Elizabeth II

A cerimônia terminou com o "White Ensign" (bandeira símbolo)  da Marinha Real sendo arriado do mastro principal do navio. Foto via Royal Navy.

Por: Redação OD.

Em uma cerimônia de alta pompa e importância para a Marinha Real Britânica incluíndo os tradicionais 21 tiros de canhão, realizou-se hoje na base naval de Devonport, na cidade de Plymounth, o descomissionamento do HMS Ocean após 20 anos de serviços e recentemente adquirido pela Marinha do Brasil.

segunda-feira, 26 de março de 2018

NDM Bahia realiza homologação do Esquadrão HS-1 para operações noturnas em um navio da Esquadra após 13 anos

NDM Bahia (G 40) no começo de sua comissão, navegando junto a costa do Rio de Janeiro 
"GIGANTE POR NATUREZA, IMPONENTE POR DESTINO"

Por: Anderson Gabino
EXCLUSIVO Durante a semana de 19 a 22 de março, o NDM "Bahia" passou pela certificação da Vistoria de Segurança da Aviação (VSA)¹, a qual foi chefiada pelo Comandante do Primeiro Esquadrão de Apoio e contou com a presença de outras autoridades, tais como o Vice-Diretor de Aeronáutica da Marinha (DAerM). Durante o período em que o navio estava no mar, concomitante à Vistoria, ocorreu a homologação para Operações Aéreas Noturnas do Esquadrão HS-1, fato este histórico, pois o “Esquadrão Guerreiro” não detinha mais tal capacidade a 13 anos desde que as operações aérea noturnas a bordo do NAe São Paulo foram canceladas, por conta do acidente com o navioAgora, o “Bahia” com sua homologação operacional de voo "plena", passa a operar com aeronaves de diferentes portes e modelos, juntando-se a isso a capacidade de poder lançar embarcações de desembarque e tendo a bordo um complexo médico hospitalar, faz o navio chegar a sua capacidade total e real de operações. 

Comitiva da SAAB realiza nova verificação estrutural na Ala 2 visando a chegada do caça Gripen NG


Por: Redação OD
Uma comitiva composta por especialistas em engenharia e de logística da empresa sueca SAAB, fabricante dos caças Gripen NG (F-39), visitou as futuras instalações sediadas na Ala 2 (Base Aérea de Anápolis), em Anápolis, entre os dias 14 e 15 do corrente mês. Esta é a quarta visita técnica (Site Survey) da empresa à ALA 2 e teve como objetivo de verificar as instalações do 1° Grupo de Defesa Aérea (1° GDA) que irão começar a operar o Gripen E (NG) a partir de 2021, e também para que a empresa entenda como a Força Aérea Brasileira (FAB) treina e opera aeronaves de caça.  

Militares do Comando Militar do Norte e da 8ª Região Militar participam de Estágio de Adaptação à Vida na Selva


Por: Redação OD
O 2° Batalhão de Infantaria de Selva (2° BIS) conduziu entre os dias 14 e 23 de março, o Estágio de Adaptação à Vida na Selva (EAVS) para oficiais, subtenentes e sargentos das organizações militares do Comando Militar do Norte e da 8ª Região Militar, recém-chegados à Guarnição de Belém. Durante o Estágio, os instruendos participaram de instruções de técnicas fluviais e infiltração aquática, fauna e flora, orientação através selva, tiro de ação reflexa e sobrevivência estática.

VÍDEO revela dois supostos OVNIs passando perto de um helicóptero militar durante resgate na costa da França


Por: Redação OD
Um vídeo realizado em fevereiro de 2014, mas somente divulgado agora depois de Jason Gleave (proprietário do mesmo), ter descrito o caso em seu livro UFO PHOTO (FOTO DE OVNI), o qual foi publicado pela agência Flying Disk Press. No vídeo mostra-se o que supostamente venha a ser dois OVNIs passando próximos a um helicóptero antes de este pairar sobre uma localidade de onde estavam resgatando sobreviventes de um acidente. Os dois objetos que apresentam a forma de um disco voador foram filmados atrás do helicóptero militar pela mídia local perto da costa sudeste da França. A filmagem, se deu durante o resgate de 12 pessoas a bordo do cargueiro The Luno, logo após ele ter colidido com a parede marítima em Anglet, quebrando-se em duas partes. 

Diretor-Geral do Pessoal da Marinha realiza visita ao o Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC)

Diretor-Geral do Pessoal da Marinha acompanhou as instruções da Escola de Operações de Paz de caráter naval

Por: Redação OD

No dia 19 de março, o Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) recebeu a visita do Almirante de Esquadra Celso Luiz Nazareth, Diretor-Geral do Pessoal da Marinha. Após ser recebido pelo Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais, o Diretor-Geral do Pessoal da Marinha assistiu a uma apresentação sobre o Centro, visitou as instalações, conheceu as diversas atividades desenvolvidas, acompanhou instruções da Pista de Liderança e da Escola de Operações de Paz de Caráter Naval.