sábado, 14 de maio de 2016

Militares russos treinam tomada e a destruição de um aeródromo




Por: Redação OD
Mais de 500 soldados das tropas paraquedistas de desembarque simularão a toma e a destruição de aeródromo do inimigo imaginado na região de Pskov (noroeste da Rússia) com o apoio da artilharia e helicópteros e a proteção da fronteira nacional, comunicou o chefe da imprensa da Região Militar do Ocidente, coronel Igor Muginov. O comandante das tropas, coronel geral Andrei Kartapolov chegou para a região de Pskov para controlar a realização de exercícios conjuntos da aviação do exército e do batalhão de desembarque e de assalto da região.“Hoje no polígono Strugi Krasnye [regão de Pskov] foi lançado o treinamento tático conjunto da aviação do exército e do batalhão de desembarque e de assalto.

Grupo de Reencenação Histórica de São Paulo preserva acervo das grandes batalhas da Segunda Guerra Mundial



Por: Redação OD
Um grupo de estudiosos e pesquisadores da Segunda Guerra Mundial desenvolve, em São Paulo, um trabalho de preservação da memória das batalhas do conflito. Com filmes de curta duração e produção própria além de exposições, o Grupo de Pesquisa e Reencenação Histórica Dogs of War chega ao nono ano de existência conquistando cada vez mais adeptos. Sidnei Buso, um dos fundadores do grupo, conta com exclusividade à Sputnik os motivos que levaram à criação do Dogs of War. "O grupo germinou em 2007, depois de uma viagem que eu e um amigo fizemos pela França, Bélgica e Alemanha percorrendo o trajeto do avanço aliado na Segunda Guerra. Lá entramos em contato com um grupo de reencenação na Bélgica, e nós, apaixonados por história militar dissemos: 'é isso que a gente quer fazer no Brasil'. Lá fora é considerado um passatempo, mas também uma forma de manter viva a história das pessoas que passaram por aquele momento histórico, sejam eles militares, sejam civis."

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Pentágono: Escudo antimísseis na Europa não serve para defender os EUA da Rússia



Por: Redação OD
O chefe do Departamento de Defesa dos EUA Ashton Carter reiterou nesta sexta-feira (13) as declarações de que o sistema americano de defesa antimísseis não está sendo implantado na Europa como um mecanismo de defesa contra a Rússia. "O nosso sistema antimísseis é criado como uma defesa contra o Irã e a Coreia do Norte… Ele não serve para, e é incapaz de, defender os EUA da Rússia" – declarou Carter em entrevista coletiva dedicada à nomeação do novo comandante do Comando de Defesa Aeroespacial dos EUA Lori Robinson.

EUA enviam M1A2 Abrams à Geórgia para a 16ª edição dos exercícios de Noble Partner



Por: Redação OD
O Departamento da Defesa dos EUA enviou o seu principal carro de combate, M1A2 Abrams, à Geórgia a participar na 16ª edição dos exercícios de Noble Partner, último exibição do poder militar americano desde que a sondagem da OTAN tem se tornando mais frequente perto da fronteira russa. O jornalista Joseph Trevithick insiste, na sua publicação no site The War Is Boring (A Guerra É Chata) que este passo foi designado para enviar um sinal a Moscou. “O Pentágono chegou a ver veículos blindados como a parte importante da demonstração de força. Por isso a equipa do carro de combate principal M1 Abrams realizou a longa viagem à República da Geórgia em maio de 2016”, escreveu ele.

Veja como é o exercício de campanha dos alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar




Por: Redação OD

Os 160 alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) passaram por uma semana atípica. Durante cinco dias, entre a última segunda-feira (09/05) e esta sexta (13/05), eles tiveram seus limites testados e puderam colocar em prática os conhecimentos dos anos de estudo anteriores.

First of Japan’s F-35s will be airborne by year’s end



By: Wording OD
Japanese pilots will fly the F-35A Lightning II fighter jet for the first time by year’s end, according to a Lockheed Martin spokesman who was in Tokyo this week to meet with the Japan Air Self-Defense Force. The first four stealth planes earmarked for Japan will roll off a production line in Fort Worth, Texas, in November, said Eric W. Schnaible, the company’s F-35 international communications manager. Schnaible will also visit Nagoya and Misawa facilities associated with the aircraft later this month. Japanese pilots are slated to take off in the jets for the first time at Luke Air Force Base, Ariz., where Australian, Norwegian and Italian personnel are already learning to pilot the F-35, he said.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Aviação da Marinha em exposição na cidade de São Pedro da Aldeia


Por: Redação OD

Como partes das comemorações do Centenário da Aviação da Marinha, estão sendo realizadas Exposições Estáticas de Aeronaves em cinco localidades da Região dos Lagos. Neste sábado, dia 14 de maio, a aeronave Super Puma - (UH-14) vai pousar em São Pedro da Aldeia, na Praça Hermógenes Freire da Costa – Praia do Centro. O evento irá apresentar ao público aeronaves que pertencem aos Esquadrões da Marinha do Brasil. Estarão acessíveis à visitação, de 09h às 16h parte da frota de Super Lynx, Super Puma, Esquilo e Bell Jet Ranger. 

Após 13 anos o Campo de Instrução do Gericinó (CIG) recebeu duas unidades de Artilharia para instrução de tiro real



Por: Redação OD

Uma imagem que não se via há 13 anos no Campo de Instrução do Gericinó (CIG). Homens do 31º GAC(Es) e do 11º GAC atrás de canhões a espera da ordem para atirar. “Isso é histórico. Eu ainda era capitão quando se atirou pela última vez no Gericinó. Nesses últimos 13 anos nós perdemos a possibilidade de adestramos nossa tropa no nosso campo de instrução. Isso implicava uma série de gastos logísticos porque nós tínhamos que descolocar o nosso material para fora da cidade para poder fazer os exercícios de artilharia.”- contou o Comandante do 11º GAC, Cel Fabiano.

Sistema de defesa antimíssil na Romênia aumentará potencial bélico da OTAN



Por: Redação OD
O sistema de defesa antimíssil Aegis Ashore na Romênia irá melhorar as capacidades de defesa antimíssil da OTAN contra os possíveis ataques de mísseis de curto e médio alcance, afirmou o secretário-geral da Aliança, Jens Stoltenberg nessa quinta-feira (12). A cerimônia de inauguração do sistema de defesa antimíssil Aegis Ashore na cidade romena Deveselu está prevista para quinta-feira desta semana (12). "O lançamento do sistema de defesa antimíssil Aegis Ashore na cidade de Deveselu na Romênia nesta quinta-feira, aumentará a nossa capacidade bélica ainda mais e ampliará significativamente a cobertura defensiva do território dos membros da OTAN contra-ataques de mísseis de curto e médio alcance", escreveu o site da aliança, citando Stoltenberg.

Radares meteorológicos da FAB voltam a operar após aporte de recursos do governo


Radar meteorológico na BANT Foto: Sgt Silva Lopes

Por: Redação OD 

Depois de receber recursos do governo federal, a Força Aérea Brasileira (FAB) religou os cinco radares que haviam sido desativados devido a restrições orçamentárias. Segundo a FAB, os radares, localizados em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Distrito Federal, não são usados no controle de tráfego aéreo. Por isso, a segurança de voo não foi afetada durante o período em que ficaram inativos. 

PM do Rio de Janeiro treina com as novas carabinas que serão usadas na Zona Sul e locais de competições


Agente treina no Comando de Operações Especiais com o novo equipamento, que tem maior poder para neutralizar o alvo e menor alcance Foto: Estefan Radovicz / Agência O Dia
Por: Redação OD


Policiais militares começaram a treinar com as novas carabinas que substituirão os fuzis nos bairros da Zona Sul e onde houver aglomerações de pessoas, como as regiões no entorno das competições da Rio 2016. O armamento tem menor alcance, reduzindo o risco de balas perdidas, e também será uma segunda opção ao fuzil para agentes de Unidades de Polícia Pacificadora. “A imagem da carabina agride menos. É complicado você andar na Zona Sul com uma arma de guerra, como o fuzil. Em áreas que não são de confronto, pacificadas, a carabina é mais eficiente”, afirmou o major Joelmir dos Santos, que coordena o treinamento.A mesma justificativa foi usada pelo secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, que acompanhou o primeiro dia de treinamento no Comando de Operações Especiais.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Comando de Operações Especiais do Exército realiza exercício conjunto onde as forças simulam enfrentamento de ameaças terroristas


Exercício Conjunto Interagências foi marcado pelas oficinas com foco no enfrentamento ao terrorismo Foto: Gilberto Alves

Por: Redação OD
O terceiro dia de atividades do Exercício Conjunto Interagências realizado no Comando de Operações Especiais do Exército em Goiânia foi marcado pelas oficinas com foco no enfrentamento a ameaças terroristas. A atividade é coordenada pelo Ministério da Defesa como parte do esforço de segurança dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Tropas de operações especiais das Forças Armadas e das polícias federal, civil e militar dos estados que terão eventos olímpicos participaram, por exemplo, de uma simulação de Assalto Linear em Ônibus. Nessa atividade é trabalhado um cenário de um ônibus cheio de civis feitos reféns por um terrorista, situação na qual os militares são forçados a entrar no veículo e desmobilizar o oponente. 

Atividades militares navais dos EUA levam China a intensificar suas defesas na região do Mar da China



Por: Redação OD

Com o aumento do patrulhamento feito pelos EUA no Mar do Sul da China,  fez reforçar as intenções de Pequim em acelerar o aumento de suas defesas através do desenvolvimento da sua infraestrutura militar, afirmou na última quarta feira o ministro da Defesa chinês. As tensões sino-americanas aumentaram depois que um destróier da US Navy  se aproximou a apenas 12 milhas náuticas de um dos recifes controlado pela China, levando Pequim a colocar caças em alerta. 

Kalashnikov vai lançar marca própria de roupas!

Na foto, um de nossos editores Yam Wanders com um AK-47 em um treinamento na Europa
Por Redação OD
Foto ilustrativa  via Gazeta Russa
Um porta-voz da Kalashnikov confirmou, em entrevista à Gazeta Russa, que a empresa está trabalhando na criação de uma nova linha de roupas. Apesar de o lançamento estar previsto para outubro, os designs serão divulgados antes da data.
“Eu não entendo como é possível que não tenhamos a nossa própria marca de roupas e acessórios”, disse mais cedo Vladímir Dmitriev, diretor de marketing do Consórcio Kalashnikov, ao jornal “Izvéstia”.

terça-feira, 10 de maio de 2016

10 de Maio, Dia da Cavalaria...."Haverá sempre uma Cavalaria"


Por: Anderson Gabino
O surgimento da guerra como choque de vontades determinou aos homens incansável busca por lutar com superioridade. Os guerreiros de outrora perceberam, enfim, a importância da situação em que se devia combater: criaram-se plataformas móveis e foram feitas associações aos animais de maior porte, obtendo-se, desse modo, decisiva vantagem em mobilidade e poder de choque. Tal avanço, em sânscrito, foi denominado “akva”, origem da palavra “cavalaria”. O Cavalo ou Caballus em latim, foi o animal que melhor encarnou essa forma de combater. Inicialmente empregado em carros de guerra ou bigas no Egito, Suméria e Roma, somente com sua montaria, em simbiose única na Natureza, gerou-se o mais formidável conjunto da História, sob o comando do Cavaleiro, monarca dos horizontes largos e desconhecidos.A velocidade dos corcéis transformou a percepção humana do tempo e do espaço, expandiu consciências e, sob a égide equestre, uma plêiade de chefes militares fez impérios florescerem e ruírem: Alexandre Magno, Aníbal, Júlio César, Átila, Gengis Khan, Carlos Magno, Frederico II e Napoleão, estes últimos dois de modo especial, empregaram magistralmente a Cavalaria, modulando suas missões clássicas de “reconhecer, cobrir, retardar, envolver e perseguir” consolidando-a, assim, como a Arma da Decisão.

domingo, 8 de maio de 2016

Centro de Adestramento e Avaliação – Sul (CAA-Sul) em Santa Maria, será o maior complexo de treinamento e simulação militar do Brasil


Obuseiro M-101 está equipado com sensores e outros recursos tecnológicos

Por: Redação OD

Ser uma referência em simulação e na preparação de tropas militares. Este é um dos objetivos do Centro de Adestramento e Avaliação – Sul (CAA-Sul), instalado junto ao Campo de Instrução de Santa Maria (CISM). Os detalhes do projeto foram apresentados durante visita do jornal A Razão às instalações do Simulador de Apoio de Fogo (Simaf), complexo que integra o CAA-Sul. O complexo terá um total de 30 prédios, que deverão estar concluídos em um prazo de 15 anos, totalizando um investimento de R$ 500 milhões. A concepção do Centro de Adestramento se baseou em dados e percepções coletadas em outros centros de treinamento e simulação militares do mundo, como Estados Unidos, Alemanha, Espanha e França. 

8 de Maio, Dia da Vitória!! Chega ao fim a guerra na Europa


Por: Anderson Gabino

dia 8 de maio ficou marcado na história como o dia em que as nações aliadas venceram o nazi-fascismo na II Guerra Mundial: o dia da vitória da democracia. Esse fato histórico é um marco para a humanidade inteira. Uniram-se países em defesa da liberdade, uniram-se as sociedades para viverem livres e soberanas. Somaram esforços as nações democráticas do mundo. Uniram-se cidadãos comuns, políticos, diplomatas e forças armadas de diferentes países. Tempos difíceis aqueles!!! Pagaram alto preço pela existência com o direito à dignidade de viver.