quinta-feira, 12 de maio de 2016

Sistema de defesa antimíssil na Romênia aumentará potencial bélico da OTAN



Por: Redação OD
O sistema de defesa antimíssil Aegis Ashore na Romênia irá melhorar as capacidades de defesa antimíssil da OTAN contra os possíveis ataques de mísseis de curto e médio alcance, afirmou o secretário-geral da Aliança, Jens Stoltenberg nessa quinta-feira (12). A cerimônia de inauguração do sistema de defesa antimíssil Aegis Ashore na cidade romena Deveselu está prevista para quinta-feira desta semana (12). "O lançamento do sistema de defesa antimíssil Aegis Ashore na cidade de Deveselu na Romênia nesta quinta-feira, aumentará a nossa capacidade bélica ainda mais e ampliará significativamente a cobertura defensiva do território dos membros da OTAN contra-ataques de mísseis de curto e médio alcance", escreveu o site da aliança, citando Stoltenberg.


A OTAN aprovou a criação do sistema de defesa antimíssil na Europa, projetada pelos EUA, durante a cúpula da aliança em Lisboa em 2010. Segundo os planos da Aliança, os elementos do sistema de defesa antimíssil (DAM), tais como radares e interceptadores, serão instalados em vários estado-membros da OTAN. O “escudo” será reforçado com as forças navais. Nos dias 12-13 de maio, Frank Rose, o adjunto do secretário de Estado dos EUA, responsável pela verificação do controle das armas, visitará a Romênia e a Polônia para participar das cerimônias de abertura dos sistemas de defesa antimíssil da OTAN Aegis Ashore nos dois países.



"O fato é que muitos países estão desenvolvendo programas de mísseis balísticos. E nós, como uma aliança defensiva, não podemos ignorar essa ameaça. A defesa contra mísseis é uma das tarefas mais importantes da defesa coletiva da OTAN <…> O nosso objetivo é atingir a cobertura total e a proteção de todos os aliados europeus da OTAN contra ataques de mísseis balísticos de fora da área euro-atlântica", escreveu o site da Aliança.Ele também acrescentou que o sistema de defesa antimíssil da Aliança não é uma ameaça para a Rússia por só ter fins defensivos. De acordo com Stoltenberg, a OTAN repetidamente está chamando Moscou a colaborar, mas a Rússia recusa todos esses pedidos. Contudo, a Rússia manifesta sua preocupação com a criação do sistema de defesa antimíssil estadunidense na Europa.

FONTE: Sputniknews

Nenhum comentário: