sábado, 16 de dezembro de 2017

Marinha do Brasil realiza visita as instalações da NUCLEP para estimular mais parcerias e novos projetos


Por: Redação OD

Membros do Estado-Maior da Armada (EMA) e da Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN) visitaram as instalações da NUCLEP os quais foram acompanhados pela Diretoria Executiva da empresa. Dentre os representantes da Marinha do Brasil que realizaram esta visita as instalações da fábrica no mês de Novembro, podemos destacar: o Vice-Almirante Silva Rodrigues; Vice-Almirante (RM1-EN) Pinto Corrêa; Contra-Almirante Edgar Luiz; Capitão de Mar e Guerra Reis Leite; Capitão de Fragata Álvaro Lemos; A Capitão de Corveta Rachel Colaço e o Capitão-Tenente Oliveira (RM1-AA).

Cidade de Alessandria, na Itália, irá homenagear dois pilotos da Força Aérea Brasileira que morreram sobre o solo Italiano


Por: Redação OD

Mais de 70 anos após a passagem dos pilotos do 1º Grupo de Caça da FAB pela Itália, faz com que sejam ainda reverenciados e homenageados. Ainda sob o jubilo dos laços de fraternidade, os então pilotos da Força Aérea Brasileira, Capitão Dornelles e Tenente Medeiros, que morreram em combate durante a Segunda Guerra Mundial, vão receber uma homenagem da cidade italiana de Alessandria, onde faleceram em 1945. O reconhecimento do município aos combatentes, que acontecerá em abril, ficou acordado após uma reunião entre o o Adido de Defesa e de Aeronáutica na Itália, Coronel Aviador Max Luiz da Silva Barreto, e o Prefeito de Alessandria, professor Gianfranco Cuttica di Revigliasco, além de outras autoridades e estudiosos. 

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Exército Brasileiro próximo de assinar contrato de compra dos LMV 4x4 da Iveco


Por: Redação OD

A Diretoria de Material (D Mat) do Exército Brasileiro espera encomendar o primeiro lote dos veículos Light Multirole Vehicle (LMV) 4x4 da Iveco Latin America a partir de julho/2018, que contará com um contrato único para os lotes iniciais de 32, 77 e 77 veículos multifuncionais, tendo as primeiras entregas previsão para começar em 2020 e se estendendo até 2023, conforme revelou o porta voz da D Mat. Os veículos LMV 4x4 foram selecionados como parte do projeto de veículo blindado multiuso leve (VBMT-LSR) em abril de 2016. As negociações para a assinatura dos contratos estão em fase final e o acordo deverá seguir para ser aprovado pelo Consultoria-Geral da União. O acordo com a Iveco inclui treinamento para as equipes de serviço, integração de comando e controle (C2) e sistemas de armas.

*Com Informações do Site IHS Jane's

RUAG assina protocolo de intenção com o Governo de Pernambuco para a instalação de uma fábrica de armas e munições no Estado

Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), assinou protocolo para instalação da primeira fábrica de munições do Brasil (Foto: Thays Estarque/G1)

Por: Redação OD

Foi assinado no dia de hoje (14), em Recife, com a presença do Ministro da Defesa, Raul Jungmman, um protocolo de intenções entre o Governo de Pernambuco e a Ruag Indústria e Comércio de Munições Ltda, da Suíça, para a construção de uma fábrica no Estado. Ela será a primeira empresa estrangeira do segmento de armas de fogo e projéteis a atuar no Brasil. A previsão é de se começar a produzir as primeiras munições já em 2018. Segundo a presidente da Ruag no Brasil, Maria Vasconcelos, a linha de produção pode ser ampliada. E, com essa possível expansão, o investimento em Pernambuco pode chegar até R$ 250 milhões. 

Novo conflito à vista: China movimenta seu exército na região de Doklam, região de disputa com a Índia


Por: Redação OD

Segundo publicações feitas pela mídia indiana, o Exército Popular de Libertação da China (PLA) está construindo novas instalações militares a cerca de 5 Km da fronteira entre a China e o Butão. Estas novas construções incluem depósitos para armas assim como nove edifícios de três andares, que podem ser utilizados como quartel general e dormitórios. Na região ainda encontram-se 300 veículos dos mais variados tipos. O PLA começou a aumentar suas forças militares na região de Doklam, onde há alguns meses ocorreu uma disputa de 10 semanas entre estes países. 

A Força Expedicionária Brasileira nas Ações no Vale do Rio Reno (Vídeo)


Por: Redação OD

1944, O Brasil envia a Forças Expedicionária Brasileira para atuar como parte integrante do 5º Exército Norte-Americano no Teatro de Operações (TO) da Itália. Conheçam um pouco mais desta história contada por Italianos que conviveram com os nossos bravos Pracinhas!!!

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) realizou hoje a sua troca de comando


Por: Redação OD

Em seu discurso, o Tenente-Coronel Caldas destacou as relevantes experiências vividas na Fumaceiro e agradeceu a equipe com que trabalhou na Esquadrilha. “Meu maior agradecimento é para a Fumaça, tanto para os integrantes atuais, durante o tempo em que estive como Comandante, quanto para aqueles com quem trabalhei enquanto fui piloto das posições de número 6 e número 7, e para os veteranos e Fumaças Honorários. Vocês sabem como é difícil passar por esse momento de deixar a Fumaça. Claro que, por toda unidade que passamos, guardamos um carinho por aquele momento".

Submarino, a arma invisível: Conheçam o arsenal subaquático das Forças Navais Latinas


Por: Redação OD

Passado quase um mês  que o submarino ARA San Juan desapareceu, a cerca de 300 km de distância da costa argentina e onde as buscas continuam incessantes, uma questão dos submersíveis e de suas utilizações pelas forças navais latinas foi abordada em grande escala pela mídia. Na América Latina, a maioria dos países possuem saídas para os oceanos Atlântico e/ou Pacífico, e todas estas forças navais  possuem esta arma submarina de persuasão. Assim sendo, fora realizado um levantamento de quais tipos de submersíveis as marinhas latinas possuem em seu arsenal de guerra.

“Brigada Foz do Amazonas” do Exército Brasileiro terá 3 mil homens e será inaugurada em janeiro de 2018


Por: Redação OD

Foi publicado no Diário Oficial da União a inauguração da “Brigada Foz do Amazonas” para o dia 26 de janeiro de 2018, que funcionará na área do Comando de Fronteira do Exército no Amapá. O complexo operacional e administrativo vai abrigar até 3 mil militares. De acordo com o comandante do 34º Batalhão de Infantaria e Selva (BIS), Robson Mattos, a inauguração traz um alto escalão para a guarnição que, atualmente, é comandada por um coronel e passará ser liderada por oficial general. Para o militar, o novo complexo vai resultar em geração de novos empregos e em um reforço no trabalho realizado na fronteira do BrasilAlém do Amapá, a brigada vai abranger o 2° e 24º BIS, dos estados do Pará e Maranhão, respectivamente.

Marinha do Brasil: NPaOc Araguari chega a maceió e será aberto a visitação a partir desta sexta-feira dia 15


Por: Redação OD

O Navio Patrulha Oceânico (NPaOc) P 122 Araguari, da Marinha Brasileira, atracou no porto de Maceió nesta última quarta-feira (13). A embarcação estará aberta à visitação pública da próxima sexta-feira (15) até o domingo (17). Nesta quinta, a embarcação zarpa do Porto de Maceió para inspecionar a costa alagoana, observando se alguma embarcação navega de forma irregular. "Além da fiscalização rotineira, também salvaguardamos a vida nas águas jurisdicionais brasileiras, prestando auxílio a quem pedir ajuda", explicou o capitão de corveta Ondiara Barbosa.

Com agravamento da "situação de segurança" na região do Mar Báltico, Suécia vai criar regimento militar de caráter permanente


Por: Redação OD

O Governo sueco afirmou que, em 2018, irá criar o primeiro regimento militar desde o fim da II Guerra Mundial, a unidade irá contar com 350 soldados de caráter permanente tendo como base a cidade de Visby na ilha de Gotland, junto ao Mar Báltico, sendo ela a principal cidade da ilha, e sobre um prisma militar é a mais importante estrategicamente. O ministro da Defesa sueco, Peter Hultqvist, revelou que o agravamento da "situação de segurança" na região do Mar Báltico está por detrás desta decisão.

Israel fecha fronteira com a Faixa de Gaza 'Por motivos de segurança', após ataques do Hamas


Por: Redação OD

No dia de ontem (13), o Hamas anunciou o início da terceira "intifada", dizendo que o bombardeio de foguetes sobre Israel a partir de bases dos territórios palestinos é uma questão de direitos de defesa para os palestinos e que o movimento foi provocado pelos Estados Unidos. Aproveitando-se desta atitude do Hamas, Israel revelou que irá fechar as duas fronteiras com a Faixa de Gaza por precauções de segurança, informou por meio de uma nota o Exército Israelense na quarta-feira. "Devido a incidentes relacionados à segurança e depois de analisar a situação atual, o cruzamento Kerem Shalom, que é usado para transferência de mercadorias, e o cruzamento de pedestres Erez serão fechados amanhã", disse o serviço de imprensa do Exército. 

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Exército Brasileiro: O "Reparo de Metralhadora Automatizada X" e o poder de fogo para a tropa embarcada


Por: Redação OD

O Reparo de Metralhadora Automatizada X (REMAX) é uma estação de armas remotamente controlada, que apresenta giro estabilizado para metralhadoras M2 HB-QCB .50 (12,7 mm), com cadência de 450 a 550 tiros por minuto ou MAG 7,62 mm com cadência de 850 tiros por minuto. Possui um sistema lançador de granadas fumígenas 76 mm (localizado na parte frontal do reparo). O equipamento propicia a observação da região de combate em 360º, a busca e identificação de alvos e a realização da pontaria e do tiro com o campo vertical de -20º a +60º (considerando como 0º o teto da Viatura). Seus sensores ópticos são compostos por uma câmera diurna e uma câmera termal, além de um telêmetro laser com capacidade de alcance de até 5 km e uma unidade eletrônica.

Força Aérea Brasileira encontra aeronave acidentada PU-MMT


Por: Redação OD

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informa que por volta das 16h00 HBV de terça-feira (12/12), a Força Aérea Brasileira (FAB) localizou vestígios que poderiam ser da aeronave de prefixo PU-MMT, acidentada no estado do Mato Grosso no último sábado (09/12). Tendo em vista que tais vestígios estavam em uma região de mata muito fechada, a solução adotada foi a de se buscar uma área mais descampada na qual foram lançados paraquedistas da FAB, especialistas em resgate. Esses militares saltaram do avião que realizava a busca, no caso um SC-105 Amazonas do 2º/10ºGAV "Esquadrão Pelicano". Entretanto, as condições meteorológicas no momento, as características da mata extremamente fechada e o pôr-do-sol impediram que os militares chegassem até o local. 

CHAMP: A arma de pulso eletromagnética que pode ser usado pelos EUA para neutralizar os misseis nucleares da Coreia do Norte

Projeto é desenvolvido em um laboratório da base da Força Aérea de Kirtland, em Albuquerque (Foto: Força Aérea dos EUA/Divulgação)
Por: Redação OD

Nos arredores da cidade de Albuquerque, no Estado do Novo México, uma equipe de especialistas da Força Aérea americana desenvolve uma arma pouco tradicional, mas que poderia ter um objetivo estratégico: deter os mísseis nucleares da Coreia do Norte. Não é um armamento qualquer. Trata-se de um tipo de arma eletromagnética que não é nociva para o ser humano e cuja base de funcionamento é a mesma tecnologia de um forno micro-ondas. E, segundo diversos especialistas em assuntos militares consultados, este tipo de arma poderia ser uma alternativa para desativar as armas nucleares de Pyongyang de forma efetiva, sem gerar grandes prejuízos.

13 de dezembro, Dia do Marinheiro de Mar, Terra e Ar - "Viva a Marinha"


Por: Redação OD

Hoje 13 de dezembro, todos os quartéis de Marinha, comemoram o "Dia do Marinheiro', que lhes é dedicado, desde a data de 4 de setembro de 1925, quando o então Ministro da Marinha, Almirante Alexandrino Faria de Alencar instituiu o dia 13 como tal, na forma de homenagear o patrono da Marinha Brasileira, o Almirante Joaquim Marques Lisboa, ou simplesmente o Marquês de Tamandaré em sua data natalícia (13/12/1807). O Almirante Tamandaré, provou todo seu heroísmo e seus sentimentos de humanismos em várias batalhas.

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Comando da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5) participou da Operação Agulhas Negras


Por: Redação OD

O Comando da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5) participou da Operação Agulhas Negras, sob coordenação da 2ª DE, sediada em São Paulo-SP entre os dias 20 e 30 de novembro. O exercício militar, possui como tema tático a atuação da Força Terrestre no amplo espectro dos conflitos, sendo que a sua premissa maior é a combinação simultânea ou sucessiva, de operações ofensivas, defensivas e de cooperação e coordenação com outras agências, ocorrendo em situações de Guerra e de Não Guerra.

EMBRAER testa o KC-390 em operações de Crosswind como parte de certificação da aeronave nos Estados Unidos


Por: Redação OD

Como parte do estágio para a certificação da aeronave nos Estados Unidos o cargueiro militar da Embraer, KC-390, vem sendo testado em operações de “Crosswind” (vento cruzado ou de través), desde a última semana. O protótipo chegou nas instalações da Embraer, na Flórida, no dia 20 de novembro para uma série de testes nos sistemas de aviônicos, de medição de ruído externo e operações de Crosswind. A intenção era de se realizar os testes no Texas, mas os ventos não atingiram a velocidade suficiente e a equipe de cerca de 20 pessoas, fora direcionada para o aeroporto de Scottsbluff, em Nebraska.

Força Aérea Brasileira continua a realizar buscas pela aeronave desaparecida em Mato Grosso


Por: Redação OD

A operação de busca e salvamento ao avião prefixo PU-MMT, modelo Paradise P1, que desapareceu no último sábado, em Mato Grosso, fora retomada nesta segunda-feira (11) pela Força Aérea Brasileira (FAB), utilizando uma aeronave SC-105 Amazonas e um helicóptero H-1H na região do município de Juruena (MT). A área está sob responsabilidade do Cindacta IV, de Manaus. As buscas foram iniciadas no domingo. A operação se concentra nas proximidades do município de Juruena. Há informações não oficiais de que o piloto estaria com a mulher e o filho de um ano e sete meses. 

Brigada de Infantaria Pára-quedista celebrou seu 72º Aniversário de criação


Por: Redação OD

No dia 25 de novembro, a Brigada de Infantaria Pára-quedista celebrou seu 72º Aniversário de criação, quando foram realizadas as seguintes atividades: formatura geral no QG da BdaInfPqdt, com entrega de medalhas e diplomas de “Amigos da Brigada”; homenagem aos antigos Comandantes; homenagem à FAB; desfile de veteranos paraquedistas de todos os tempos; demonstração de saltolivre; entrada simbólica dos veteranos na Área de Estágios; entrega de medalhões e diplomas de 50 e 25 anos para os paraquedistas formados em 1967 e 1992, respectivamente; e um almoço de confraternização.

A crise na península coreana com a ameaça norte-coreana ajudaram impulsionar a venda mundial de armas


Por: Redação OD

As vendas de armas dos 100 maiores fornecedores de defesa do mundo aumentaram no ano passado pela primeira vez desde 2010, segundo o Instituto de Pesquisa da Paz Internacional de Estocolmo (SIPRI). As vendas totais de armas e serviços militares cresceram 1,9 % em relação ao ano passado, para US$ 374,8 bilhões, anunciou o instituto em comunicado. O montante representa um aumento de 38% em relação a 2002, quando se começou a publicar os números das vendas de armas das corporações.

Marinha do Brasil em compasso de espera no acerto pela compra do HMS Ocean para Junho de 2018


Por: Redação OD

De acordo com a imprensa estrangeira, a Marinha do Brasil estaria tentando acertar a compra do porta helicópteros (LPH) HMS Ocean junto a Royal Navy para junho de 2018, segundo revelou o site IHS Jane's no dia 6 de dezembro, embasado por uma nota da força. A Marinha está autorizada a negociar com o Reino Unido um valor para a aquisição, que deverá custar algo na casa dos U$S 113 milhões (+/- R$ 370 milhões). As negociações devem giram em torno do recebimento do navio, onde as atividades de manutenção e treinamento seriam feitas no Reino Unido.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

ARA SAN JUAN: Relatório Americano revela que submarino teria explodido em menos de 1 segundo. Armada Argentina não confirma


Por: Redação OD

Passado quase um mês do desaparecimento do submarino argentino ARA San Juan, novos dados de um relatório elaborado pelo Escritório de Inteligência Naval da Marinha dos EUA, e obtido pelo jornal La Nación, dão conta que o submersível teria explodido em menos de um segundo matando seus 44 tripulantes de forma instantânea. Segundo o relatório, o qual é assinado pelo especialista em acústica Bruce Rule, onde ele analisou sinais detectados pelo equipamento de monitoramento no Atlântico, que está localizado a cerca de 30 milhas da última posição reportada pelo ARA San Juan.

Reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania vota avaliação da Política Nacional de Segurança Pública


Por: Redação OD

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, irá apresentar o resultado do trabalho de avaliação da Política Nacional de Segurança Pública, dentre as apresentações em pauta está: a Revogação do Estatuto do Desarmamento,a militarização das fronteiras e a maior autonomia para os Estados. Estas sugestões serão apresentadas por um estudo que contém 51 páginas produzido pelo senador Wilder Morais, o qual fará a explanação sobre o tema nesta quarta-feira (13) em reunião marcada para 10h.

Embraer ganha espaço em vendas militares no mundo, mas avisa que subsídios dão benefícios ilegais aos rivais


Por: Redação OD

Segundo resultados revelados pelo ranking internacional das maiores empresas do setor militar no mundo a Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER S/A), subiu 10 posições no ranking atingindo assim a 81ª colocação. Estes dados foram publicados nesta segunda-feira (11) pelo Instituto de Estocolmo para a Pesquisa sobre a Paz (SIPRI, em inglês), e de acordo com a entidade, a pesquisa serve como referência internacional, as vendas de armas no mundo, tendo registrados em 2016 a sua primeira alta desde 2010. No caso do Brasil, o comércio registrou uma alta bem superior à média mundial, com 10,8% de expansão em 2016.

NPaOc “Araguari” realiza Vistoria de Segurança da Aviação e requalifica Equipes de Manobra e Crash

Aeronave “Tucano-58” recebe orientações de manobra

Por: Redação OD

O Navio Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari” participou nos dias 2 e 3 de novembro de uma comissão que envolveu atividades como o apoio à Etapa “B” do Curso Expedito de Manobra e Crash, a realização da Vistoria de Segurança de Aviação e a requalificação das Equipes de Manobra e Crash (EQMAN) dos navios subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE). 

Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia recebe novas embarcações FerryBoat e Píers Flutuantes


Por: Redação OD

O Dia 6 de dezembro de 2017, se tornou um dia inesquecível ao Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), onde o mesmo recebeu 4 novas embarcações FerryBoat e 14 Píers Flutuantes. Sendo que dois (02) FerryBoat foram obtidos com recurso do Programa de Obtenção da Capacidade Operacional Plena (OCOP), enquanto os outros dois (02) FerryBoat e os Piers Flutuantes, foram adquiridos com recursos do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON).

Conheça o Curso de Comandos de Força Aérea que prepara os militares para atuarem em Operações Especiais


Por: Redação OD

O Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento, conhecido como PARA-SAR, realizou, em 24 de novembro, a formatura do Curso de Comandos da Força Aérea (CCFA), que visa capacitar os militares para atuarem em Operações Especiais. Durante três meses, os alunos participaram de atividades nos mais variados ambientes operacionais do País: selva, mar, montanha, área urbana e rural. As instruções exigiram não só a capacidade física, mas também a psicológica dos alunos. Existem militares bem preparados fisicamente, mas que, ao longo do curso, acabam desistindo devido aos fatores emocionais.

domingo, 10 de dezembro de 2017

Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) realizou a XXXVIII Operação Dragão


Por: Anderson Gabino

O Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) é a organização militar, responsável por coordenar a área operativa do Corpo de Fuzileiros Navais. Conhecida como "A Força que vem do mar", teve origem em 1957 pelo decreto 40.862 de 06 de fevereiro, onde sua criação fora inspirada no sucesso dos desembarques anfíbios realizados durante a Segunda Guerra Mundial. A FFE tem como missão; preparar os Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais para área Anfíbias, Operações Ribeirinhas e Operações Terrestres de caráter navais.

O Exército Brasileiro e a empresa de Engenheiros Especializados S/A, ou simplesmente a ENGESA


Por: Armando Luiz Malan Paiva Chaves

O nome ou, melhor dizendo, o acrônimo ENGESA é muito mais do que o batismo de uma empresa. É o relato da obra de um empresário altamente dotado de inteligência, bagagem técnica e cultural, acurada visão de futuro e aptidão para selecionar valores humanos e que levou uma modesta firma de fabricação de componentes para exploração petroleira a se transformar num complexo industrial-militar, o qual disputou mercados com os maiores e mais tradicionais produtores de armamentos de alta tecnologia mundiais. Vencido pela concorrência por justa ambição de crescimento, que ignorou a ponderação no cumprimento de compromissos contratuais e bancários assumidos, esse empreendedor mergulhou na inadimplência, na concordata e na falência. Deixou de existir. Passou a ser uma história, a contar e lembrar.