sábado, 7 de outubro de 2017

Centro de Instrução Pára-quedista realizou Cerimônia de Brevetação do Curso de Precursor Paraquedista e de Mestre de Salto


Por: Redação OD

No dia 28 de setembro, no Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil, ocorreram as brevetações do 17/1 - Curso de Precursor Paraquedista, quando se formaram 6 (seis) novos precursores, sendo 3 (três) do Exército Brasileiro e 3 (três) da Marinha do Brasil e do 17/3 - Curso de Mestre de Salto, onde concluíram com aproveitamento 24 (vinte e quatro) alunos, sendo 22 (vinte e dois) do Exército Brasileiro e 2 (dois) da Marinha do Brasil. 

Policia Militar do Estado Rio de Janeiro chega a marca de 300 fuzis apreendidos somente no ano de 2017


Por: Redação OD

A apreensão dos policiais militares do Batalhão de Ações com Cães (BAC) na comunidade Rocinha, na última terça-feira dia 03/10, teve um significado especial para a Corporação, ao atingir a marca de 300 fuzis apreendidos só neste ano de 2017. Trata-se de um número expressivo, que superou a quantidade dessas armas apreendidas no mesmo período do ano passado, mas extremamente preocupante. A marca revela a insuperável capacidade de trabalho da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que, mesmo sem ser a sua missão prioritária e enfrentando um período de grande dificuldade, não tem medido esforços para reduzir o número de armamentos em circulação.

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Dois A-29 Super Tucano flagrados em escala em Munich Int. Airport


Por: Redação OD.


Duas aeronaves A-29 Super Tucano fabricadas nos USA foram flagradas em sua escala de voo rumo ao Líbano, para entrega a Força Aérea Libanesa, sendo elas as aeronaves L-711 e L-712 na tonalidade cinza e ainda sem as marcas regulamentares e os cocares da Força Aérea Libanesa, ostentando a identificação provisória da USAF. 

A IMPLANTAÇÃO DO FOREIGN MILITARY SALES (FMS) NA AVIAÇÃO DO EXÉRCITO


Por: Redação OD

O Governo dos Estados Unidos (USG) implementa sua política externa e de segurança por meio dos programas de assistência à segurança. Consiste na transferência de artigos e serviços de defesa, treinamento militar e assistência econômica a países aliados ou amigos. Esse programa de assistência à segurança utiliza-se de um grupo de programas econômicos e militares, autorizados pelo Foreign Assistance Act (Lei de Ajuda Externa de 1961) e emendas e pelo Arms Export Control Act (Lei de Controle de Exportação de Armas de 1968) pelos quais os EUA fornecem artigos de defesa, treinamento militar e outros serviços de defesa correlatos, seja por concessão (doação), vendas, crédito ou financiamentos a países e instituições internacionais elegíveis, para atender os objetivos e políticas nacionais da nação americana.

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

A-400M "Atlas" da Armée de l'Air faz sua 1a missão tática no deserto do Níger.

Imagem via Armée de l'Air.
Por: Redação OD.

O avião de transporte A-400M "Atlas" da Armée de l'Air ( Força Aérea Francesa)  efetuou  sua primeira missão operacional tática em serviço no Níger, no âmbito da Operação Barkane, levando uma carga mixta em longa distância.

Material empregado pelas Forças Armadas no Haiti retorna ao Brasil

Imagem via MD.
Por: Redação OD.

Como parte do processo de desmobilização e encerramento da atuação do Contingente Militar Brasileiro (CONTBRAS) na Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (MINUSTAH), partiu de Porto Príncipe no último dia 30 de setembro o navio Ulusoy 5 transportando todos os equipamentos e viaturas empregadas pelas Forças Armadas brasileiras na missão.

Briga entre Paraquedistas militares franceses e belgas destrói bar na África

Imagem meramente ilustrativa.
Por: Redação OD

Os paraquedistas franceses, em especial os da Legião Estrangeira, são famosos no mundo por não fugirem de qualquer tipo de briga seja com quem for. A história é repleta de relatos de situações polêmicas aonde ocorrem encontro com seus rivais de outras nações, e, esses encontros acabam em brigas monumentais que deixam um rastro de destruição aonde ocorre a briga, mesmo que essa briga seja com militares de nações amigas. O local da rixa mais recente foi um bar na cidade de Libreville, a capital do Gabão, uma república da África que é ex-colônia francesa, e atualmente aproveita da parceria com a França e outros países da região em um esforço para combater militantes do ISIS/DAESH e Boko Haram na região.

U.S. Marine furtou caminhonete para salvar pessoas durante massacre em Las Vegas

Imagem via WFMY News/ Las Vegas USA.
Por: Redação OD

O Marine Taylor Winston, de 29 anos, que serviu no Iraque, transportou entre 20 e 30 feridos para um hospital antes que as ambulâncias chegassem à cena, mas depois, estacionou veículo perto de onde o havia levado. Taylor Winston estava dançando com sua namorada entre uma multidão de 22.000 espectadores quando o atirador Stephen Paddock abriu fogo no 32º andar do Mandalay Bay Casino.

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Museu Aeronáutico "Clément Áder" ( EALC- Espace Aero Lyon Corbas) na França completa restauro de Mirage III

Antes (acima) e depois (abaixo) Foto de Michel Parravano/EALC - France.
Por: Yam Wanders

A França é um dos países que mais investe em preservação aeronáutica, seja com iniciativas governamentais, coletivas ou particulares, e mais uma vez podemos ver uma aeronave mítica ser preservada de excelente maneira em Lyon, região central de Rhône-Alpes, pelo Musée Clément Ader (Espace Aero Lyon Corbas).


Aviação de Longo Alcance da Russia realiza treinamento em grande escala


Por: Redação OD

A aviação de Longo Alcance (Bombardeiros Estratégicos) da Russia começou a realizar no extremo oriente do país, exercícios em grande escala desta Aviação. Mais de 20 aviões irão participar desse aprontamento, que irá utilizar cinco aeródromos e dois polígonos em diferentes regiões do país, conforme nota do Ministério da Defesa Russo. "No âmbito do aprimoramento, a divisão da Aviação de Longo Alcance, localizada no Extremo Oriente russo, iniciou manobras aéreas. Destas manobras participam bombardeiros estratégicos Tu-95MS, bombardeiros de longo alcance Tu-22M3 e aviões-tanque de reabastecimento aéreo IL-78", complementou o comunicado do ministério.

Marinha do Brasil irá realizar "Seminário Internacional 13 ANOS DO BRASIL NA MINUSTAH: Lições aprendidas e novas perspectivas”


Por: Redação OD

Estão abertas as inscrições para o "Seminário Internacional 13 ANOS DO BRASIL NA MINUSTAH: Lições aprendidas e novas perspectivas”, que será realizado nos dias 28 e 29 de novembro, na Escola de Operações de Paz de Caráter Naval, Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, na Ilha do Governador-RJ. Promovido pelo Ministério da Defesa, por meio da Marinha do Brasil, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o evento marca o encerramento da Missão de Paz no Haiti e tem por propósito analisar a participação brasileira na MINUSTAH, identificar as principais lições aprendidas e apresentar as perspectivas futuras para as Operações de Paz do Brasil.

Mulheres combatentes do PAK; "Combateremos o DAESH até o fim!

Foto por Hikmet Durgum via Russia Press Sptk
Por: Redação OD

Os combatentes do Peshmergas são unidades do "PAK", ou Partido da Liberdade do Kurdistão, são unidades de homens e mulheres que combatem o ISIS na região sob a administração do governo regional do Kurdistão Iraquiano. Porém o que chama a atenção internacional nessas unidades é a grande quantidade de mulheres que integram as fileiras do "PAK", e muitas delas em unidades de combate de linha de frente. Atuando nos fronts de Mossoul, de Bashika, de Sinjar e de Kirkouk, essas mulheres estão causando o terror entre os combatentes do ISIS não só pela sua eficiência em combate mas por outros motivos bem interessantes.

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil organizou, pela segunda vez em 2017, o Estágio de Coordenação Civil-Militar


Por: Redação OD

Entre os dias 25 e 29 de setembro, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) organizou, pela segunda vez em 2017, o Estágio de Coordenação Civil-Militar (CIMIC). Os objetivos do Estágio de CIMIC são capacitar militares brasileiros e de Nações Amigas a exercerem atividades relacionadas ao Sistema de Assuntos Civis das Nações Unidas e discutir assuntos pertinentes a Coordenação Civil-Militar com integrantes do meio acadêmico e Organizações de interesse.

Exército Brasileiro inicia a "Operação Espectro" e realiza fiscalizações no Sul do Piauí


Por: Redação OD

O Exército Brasileiro, por meio dos militares do 25º Batalhão de Caçadores de Teresina, iniciam nesta terça-feira (3) a Operação Espectro. O objetivo é testar todas as capacidades do Batalhão, em todas as áreas. A ação acontece no Sul do Piauí, principalmente nos municípios de São Raimundo Nonato e São João do Piauí. Segundo o Tenente Cortez, relações públicas do 25º BC, o nome da operação faz referência exatamente ao “amplo espectro” em que os militares irão atuar durante os dias em que ficarão nas cidades.

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Força Aérea Brasileira lança campanha institucional Dimensão 22, que evidencia as ações de Controle, Defesa e Integração da força


Por: Redação OD

A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou, nesta terça-feira (03/10), em Brasília (DF), a campanha institucional Dimensão 22, que sintetiza a responsabilidade de atuação da instituição em sua missão de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria, em uma área de 22 milhões de km², com as ações de Controlar, Defender e Integrar. Os 22 milhões de km² são compostos por cerca de 8,5 milhões de km², que correspondem ao território nacional; uma zona econômica exclusiva de 3,5 milhões de km² e mais uma área de quase 10 milhões de km² sobre o Oceano Atlântico, em que o Brasil é responsável por ações de controle de tráfego aéreo e busca e salvamento, em cumprimento a acordos internacionais.

Exercício de Simulação Construtiva e Exercício de Adestramento de Grupo de Artilharia de Campanha


Por: Redação OD

No período de 25 à 28 de setembro, o Centro de Adestramento e Avaliação – Sul (CAA-SUL) realizou no Simulador de Adestramento de Comando e Estado-Maior (SIMACEM) o Exercício de Posto de Comando - Simulação Construtiva da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), Curitiba-PR. No dia 26 de setembro o Excelentíssimo Sr General de Divisão Lourival Carvalho Silva, Comandante da 5ª DE, assistiu a uma palestra ministrada pelo Sr Coronel de Cavalaria Rickmann Schmidt, Comandante do CAA-Sul.

Centro do Instrução Almirante Sylvio de Camargo realizou exercício do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos de Infantaria


Por: Anderson Gabino

O Centro do Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), Organização Militar responsável pela formação e preparo de Oficiais e Praças do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), realizou no período de 25 à 29 de setembro de 2017 um exercício prático no Campo de Instrução do Gericinó (RJ), em proveito do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos da Arma de Infantaria (CAp-IF/2017). O referido curso tem como propósito habilitar os 3º Sargentos de Infantaria nas diversas tarefas desenvolvidas por essas praças durante a carreira no CFN, especialmente referentes às Operações Anfíbias, Fundamentos de Operações Terrestres de Caráter Naval, Guerra de Manobra, Operações Militares em Áreas Urbanas, Patrulhas, entre outras.

Exército Brasileiro encerra o Simpósio Internacional de Logística Humanitária (SILOGEM).

Imagem via Exército Brasileiro.
 Por: Redação OD.

A atividade, promovida pelo Comando Logístico do Exército, foi realizada paralelamente a uma exposição de material de emprego militar de uso dual, com estandes das Forças Armadas, de empresas brasileiras, e do exterior. Foi um importante evento preparatório para o AMAZONLOG17, Exercício Multinacional Interagências de Logística Humanitária, que ocorrerá entre 6 e 13 de novembro, em Tabatinga (AM), na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Conhecendo o NDM G-40 "Bahia"


Por: Yam Wanders.

Poucas pessoas conseguem reconhecer o NDM "Bahia" nos portos, devido ao seu design incomum aos navios militares, pois aparentemente o mesmo tem similaridades com outros modernos navios de carga que vem e vão em nossos portos, mas a aparecia engana. E para quem bem conhece o que a moderna tecnologia naval, aliada às táticas de emprego de recursos aéreos da atualidade, o NDM Bahia é muito mais do que aparenta ser aos que são pouco informados dos temas da defesa naval.

Exército Brasileiro realiza operação com 12h ininterruptas de ataque com blindados


Imagem por Sd EP Jordan Kulaitis Torres via Exército Brasileiro.
Por: Redação OD.

Operação Aço. Assim foi batizado o exercício que a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ª Bda C Bld) realizou entre os dias 18 e 27 de setembro deste ano, para o adestramento de seus quadros, dentre oficiais, subtenentes, sargentos, cabos e soldados, em ambiente simulado para a hipótese de emprego em caso de Defesa Externa. O nome é uma clara referência à característica blindada dos principais meios de combate existentes na Grande Unidade: os Carros de Combate Leopard 1A5 BR e as viaturas blindadas de transporte de pessoal M113 BR.

domingo, 1 de outubro de 2017

Cadetes do 3º ano do Curso de Infantaria da AMAN realizam Estágio de Combate em Ambiente Urbano


Por: Redação OD

Os exaustivos ensaios não diminuem a ansiedade que envolve a infiltração aeromóvel. O peso e o desconforto do equipamento e das proteções individuais, o barulho do motor, o mecânico de voo e a corda  de "Fast Rope" por onde deslizaremos até o solo, tudo faz a tensão aumentar. De repente, as cordas são expulsas para fora do helicóptero por ambos os lados, e o mecânico de voo aponta na nossa direção, chegou a nossa vez e parece que nosso coração vai sair pela boca. Quase que por instinto, abandonamos a aeronave, tocamos o solo, pesados, buscamos por um abrigo.

A guerra contra atiradores do Estado Islâmico escondidos nas ruínas que sobraram de Raqqa (vídeo)


Por: Redação OD

Após três meses de combates, as Forças Democráticas da Síria (SDF), que é a aliança entre combatentes árabes e curdos apoiada pelos Estados Unidos, anunciaram em setembro que conseguiram expulsar 80% dos militantes do grupo autodenominado Estado Islâmico (EI) da cidade de Raqqa, no norte da Síria. Há três anos, Raqqa foi proclamada a capital do chamado “califado” do Estado Islâmico. A cidade foi transformada pelo grupo, que aplicou uma interpretação extremista da lei islâmica e usava decapitações, crucificações e tortura para aterrorizar moradores que se opunham a eles. 

Tamandaré, Caxias e Osório: A trinca de “Ases” do Império Brasileiro


Por: Paulo Dartanham Marques de Amorim

Feliz a instituição que reconhece e cultiva os seus valores. Louvemos a Marinha do Brasil pelo culto, neste bicentenário de nascimento, ao “Velho Marinheiro”, como desejou ser lembrado o Almirante Joaquim Marques Lisboa, em seu testamento. Muitos já louvaram os seus feitos e a sua biografia. Mas o homem não é só ele em si, é ele e as suas circunstâncias. Tentarei, com engenho e arte, descrever as do nosso personagem. As lutas travadas no tempo do Império e os homens que delas tomaram parte são as suas circunstâncias. A Marinha a sua vida. Dentre os muitos que percorreram a mesma jornada, viveram o mesmo tempo e as mesmas circunstâncias, escolhi os Marechais Luis Alves de Lima e Silva e Manoel Luis Osório pelos laços que os uniram, pelas semelhanças e diferenças de comportamento.