quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Museu Aeronáutico "Clément Áder" ( EALC- Espace Aero Lyon Corbas) na França completa restauro de Mirage III

Antes (acima) e depois (abaixo) Foto de Michel Parravano/EALC - France.
Por: Yam Wanders

A França é um dos países que mais investe em preservação aeronáutica, seja com iniciativas governamentais, coletivas ou particulares, e mais uma vez podemos ver uma aeronave mítica ser preservada de excelente maneira em Lyon, região central de Rhône-Alpes, pelo Musée Clément Ader (Espace Aero Lyon Corbas).




O EALC é mantido por um grupo de apaixonados da aviação, todos voluntários e oriundos ds mais diversos ramos da sociedade francesa. Existem desde ex-pilotos de caça da Armée de l"Air (Força Aérea Francesa) até garotos que ainda estão aprendendo sobre aviação, mas todos sem exceção trabalham muito pela preservação das aeronaves que são confiadas ao EALC/ Musée "Clément Ader". A última novidade dos trabalhos desses incríveis preservadores é a completa restauração da pintura de um Mirage III-C (2-EH) que pertenceu ao Esquadrão 1/2 "Cigognes" da Base Aérienne de Dijon.



Tive a oportunidade de ver essa aeronave no Musée Clément Ader no final do ano passado ainda em estado original de pintura, e agora a surpresa ao ver as fotos postadas pelo amigo "Michel Parravano" que mostram o trabalho concluído com perfeição. Agora o EALC/Musée Clément Ader tem mais uma aeronave em preservação pronta para exibição em sua invejável coleção. 





Ambas as fotos da aeronave pronta por Michel Parravano.

Nenhum comentário: