quarta-feira, 5 de julho de 2017

1° Esquadrão de Cavalaria Leve: A Cavalaria do Exército Brasileiro fez história durante a Segunda Guerra Mundial

Expedicionário Luiz Afonso Rodrigues durante entrevista ao Ten Vital da 2ª DE

Por: Redação OD

A 2ª Divisão de Exército (2ª DE), sediada em São Paulo, foi até Valença (RJ) para produzir uma série de reportagens sobre o histórico 1° Esquadrão de Cavalaria Leve, única Unidade brasileira de Cavalaria a participar da Segunda Guerra Mundial. Dessa visita, surgiram quatro especiais que contarão um pouco mais sobre a participação brasileira no teatro de operações europeu. Convidamos a todos para acompanharem.

Antonov oferece a empresas dos EUA seu projeto AN-77 após terem rompido laços com a Russia


Por: Redação OD

A empresa aeronáutica ucraniana Antonov busca obter novo compradores para suas aeronaves no exterior, após eles terem decido romper os “laços” com o seu maior parceiro aeronáutico, a Russia. Recentemente, a empresa andou oferecendo o projeto do An-77 (o qual encontra-se engavetado) a possíveis investidores e empresas aeronáuticas dos EUA, conforme nota em seu site. Representantes da empresa Antonov repassaram ofertas às delegações do Comitê de Transporte e Infraestrutura da Câmara de Representantes do Congresso dos EUA durante recente visita à empresa.

Forças Sírias utilizam Carro de Combate T-72 como plataforma de mísseis guiados (vídeo)


Por: Redação OD

Forças do governo sírio tem feito uso de mísseis os quais tem sido disparados a partir dos Carros de Combate russos T-72B3 contra alvos do grupo terrorista Daesh. No começo da ofensiva estes blindados eram equipados apenas com suas munições convencionais. Em um vídeo recentemente postado nas redes sociais, mostra disparos bem-sucedidos de mísseis guiados contra alvos terroristas.

Alunos do Núcleo Preparatório de Oficiais da Reserva (NPOR) do 20º BIB realizaram exercício de terreno "Operação Serra Negra"


Por: Redação OD
No período de 25 a 30 de junho, os alunos do Núcleo Preparatório de Oficiais da Reserva (NPOR) realizaram o exercício no terreno denominado Operação Serra Negra, nas regiões da Hidrelétrica Marumbi em Morretes (PR), Ilha do Mel em Paranaguá (PR) e CICBA em Campina Grande do Sul (PR). Durante o exercício foi possível ao aluno recém-ingresso na arma de Sampaio, testar seus conhecimentos no planejamento e execução de Patrulhas contra Forças Irregulares e na orientação em terreno montanhoso.

Navio Patrulha “Graúna” recebe visita de alunos da Escola Municipal Amadeu Araújo


Por: Redação OD

Na manhã do dia 21 de junho de 2017, o Navio Patrulha (NPa) “Graúna”, meio subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, recebeu a visita de 24 alunos do 5º ano da Escola Municipal Amadeu Araújo, com idades entre 9 e 13 anos, acompanhados por suas professoras. Na ocasião, os militares apresentaram-lhes a missão da Marinha do Brasil e as tarefas de um Navio Patrulha. Os estudantes também conheceram diversos compartimentos e equipamentos do Navio. 

terça-feira, 4 de julho de 2017

Royal International Air Tattoo 2017



By: Scott Lee.

It is just over four weeks until the self-proclaimed ‘world’s greatest air show’. RIAT 2017 kicks off at RAF Fairford, UK on the 14th July with an extensive participant list. The ever popular presence of the USAF, celebrating its 70th anniversary year, will be a major focus. The USAF contingent may turn out to be the largest in recent times, and possibly surpass the UK presence! The USAF Thunderbirds, returning after 10 yers, and the F-22 Raptor Display Team will be making the transatlantic crossing to give the flying display a bit of ‘Uncle Sam’ noise and spectacle, while a B-52H and B-1B will be a major draw in the static park. They join up with USAFE contingents including F-15E Strike Eagle’s, Pavehawk, RC-135R tanker and CV-22 Osprey’s from RAF Lakenheath and RAF Mildenhall. One major presence not to be repeated in 2017 however, is the much publicised attendance of the F-35 from 2016, despite the type appearing at the Paris Airshow this week.

Maj Brig Fernando vice-diretor do DCTA fala sobre Tecnologia e Pesquisas em Desenvolvimento


Por: Redação OD

Na última semana foi ao ar pela TV Setorial, pertencente à Rede Novo Tempo de Comunicação, a entrevista concedida pelo Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Maj Brig Fernando, em que falou sobre as pesquisas realizadas em São José dos Campos e a importância do Vale do Paraíba para o desenvolvimento da tecnologia nacional, sendo um pólo tecnológico de inovação e produção de conhecimento no país. Assistam a entrevista abaixo.

Escola de Sargentos das Armas realiza semana de Técnicas Aeromóveis com os alunos do CFS 2017


Por: Redação OD
No período de 26 a 30 de junho de 2017, a Escola de Sargentos das Armas (ESA) realizou a Semana de Técnicas Aeromóveis com os alunos do Curso de Formação de Sargentos (CFS) 2017. O objetivo foi realizar o adestramento dos futuros terceiros-Sargentos combatentes de carreira, empregando técnicas aeromóveis, além de desenvolver conceitos atitudinais, tais como a iniciativa, a perseverança, a rusticidade, a coragem física, moral, dentre outros.

Embraer entrega 1º jato Phenom 100 às forças armadas do Reino Unido


Por: Redação OD

A Embraer entregou nesta terça-feira (04) o primeiro jato Phenom 100 às forças armadas do Reino Unido. A unidade será usada para treinamento de pilotos em aeronaves multimotor, como parte do programa Military Flight Training System (MFTS), do Ministério da Defesa do Reino Unido. O contrato com a Affinity Flight Training Services, empresa responsável pelos serviços de treinamento do MFTS, inclui uma encomenda firme para cinco aeronaves Phenom 100 e serviços, bem como opções para aeronaves adicionais.

FONTE: Valor Econômico

1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino realiza certificação para o uso da metralhadora FN MAG 7,62 mm

Tripulantes do HS-1 durante as etapas de certificação

Por: Redação OD

O 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (Esquadrão HS-1), começou recentemente uma série de voos para a certificação de suas aeronaves SH-16, onde as quais irão ser providas brevemente de uma metralhadora FN-MAG 7,62 mm. Esta nova capacidade fora acertada com a USN e a Sikorsky no ato da assinatura do contrato, e a equipe de recebimento da MB, contratou uma empresa ligada a USN, para que a mesma projetasse e personaliza-se um suporte para a metralhadora, conforme solicitação da Marinha.

segunda-feira, 3 de julho de 2017

3° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado realiza Tiro de Armas Coletivas durante exercício de Qualificação


Por: Redação OD
No período de 27 a 29 de junho de 2017, o 3° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (3° Esqd C Mec) realizou exercício  no contexto da fase de Instrução Individual de Qualificação (IIQ) com a execução do tiro das armas coletivas, conduzido no Campo de Instrução de Formosa-GO (CIF). Durante o exercício foram realizados tiros com o Morteiro 81mm, o canhão 90mm, as metralhadoras MAG 7,62mm e Browming .50, todos orgânicos do Pelotão de Cavalaria Mecanizado (Pel C Mec).

China envia navios de guerra ao Mar Meridional após incursão dos EUA


Por: Redação OD

A China confirmou o envio de navios de guerra e aviões de combate ao Mar Meridional após a incursão de um destroier dos Estados Unidos perto das ilhas Xisha no domingo (2). "A China posicionou navios e aviões para deixar de sobreaviso o destroier americano", declarou o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores chinês, Lu Kang, em comunicado. As ilhas Xisha ficam no Mar da China Meridional e são consideradas pelos chineses sob sua soberania. O território também é reivindicado por Taiwan e pelo Vietnã.

Imagens exclusivas mostram o A-29 Super Tucano da FAB atirando contra avião suspeito


Por: Redação OD
Imagens, gravada pela câmera a bordo de um caça da Força Aérea Brasileira (FAB), mostra a única vez que um caça militar brasileiro atirou contra outro avião em defesa do espaço aéreo. O caça da FAB intercepta um avião que vinha do Paraguai e entrou no espaço aéreo do Brasil sem autorização. O piloto desobedeceu todas as ordens para pousar e sofreu as consequências.

Marinha do Brasil efetua APOIEX de São Pedro e São Paulo - Protegendo a "Amazônia Azul" - Parte 1


Por: Yam Wanders



Seguindo o padrão operacional da Marinha do Brasil, todos já estavam acordados às 5h e prontos para embarque imediato, e pontualmente às 6:55 o NPaOc P-122 "Araguari" já estava suspendendo amarras e âncoras no porto da Base Naval de Natal, e, às 07:00h (fuso Papa - hora de Brasília) já estávamos em movimento e direcionados para a saída do estuário do Porto de Natal, com o óbvio calor do Nordeste aplacado apenas pela brisa marítima. A passagem pelo estuário da saída do porto de Natal é um espetáculo à parte, com a bela vista das dunas ao norte e do Forte dos Reis Magos e a cidade de Natal ao sul.