sábado, 30 de junho de 2018

Marinha do Brasil recebe o porta-helicópteros de múltiplo emprego PHM A-140 Atlântico. Navio terá capacidade para levar até 18 aeronaves

Cerimônia de entrega do porta-helicópteros de múltiplo emprego PHM A-140 Atlântico, em Davonport, na Inglaterra.  Foto: Tassia Navarro/CCSM
Por: Redação OD

A Marinha do Brasil recebeu na manhã do dia de ontem (29) na base naval de Davenport, no Reino Unido, a nova nau capitânia da armada nacional, o porta-helicópteros de múltiplo emprego PHM A-140 Atlântico, ex-HMS Ocean, da frota inglesa. O navio, um gigante de 203 metros (tamanho de dois campos de futebol), e deslocando cerca de 22 mil tons, poderá levar a bordo até 18 aeronaves de diversos tipos. Além dos 465 tripulantes, poderá transportar cerca de 800 fuzileiros prontos para combate, um esquadrão de blindados de ataque, lanchas de desembarque anfíbio e veículos de emprego geral. Em missões humanitárias, o navio pode receber em seus conveses inferiores, um hospital de emergências de campanha, o qual seria configurado para realizar atendimentos rápidos e cirurgias complexas. 

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Mostra de Armamento do Porta-Helicópteros Multipropósito PHM-140 “Atlântico” (Vídeo)


Por: Redação OD

ORDEM DO DIA Nº 2/2018

Em cumprimento ao disposto na Portaria nº 190, de 27 de junho de 2018, do Comandante da Marinha, e de acordo com o preconizado na Ordenança Geral para o Serviço da Armada, realiza-se, na presente data, na Base Naval de Sua Majestade, em Devonport, na cidade de Plymouth - UK, a Mostra de Armamento do Porta Helicópteros Multipropósito (PHM) “Atlântico”. A Mostra de Armamento, cerimônia repleta de tradições navais, indica o início da singradura do PHM Atlântico, na Marinha do Brasil. Os dados relevantes e de interesse da vida de bordo passam a ser registrados no “Livro do Navio” e, a partir da cerimônia de hasteamento da bandeira do Brasil, o futuro capitânia da Esquadra estará pronto para representar, em plenitude, a Soberania Nacional. A alma do navio, iniciada por excelsos marinheiros britânicos, passa ser constituída pela interação dos marinheiros brasileiros, com os imensos espaços oceânicos do Cruzeiro do Sul e onde estão os pilares da sobrevivência e prosperidade da nossa Pátria.

quinta-feira, 28 de junho de 2018

DGS Defense entrega embarcação multimissão blindada à Marinha do Brasil na RIDEX 2018


Por: Redação OD

A DGS Defense, Empresa Estratégica de Defesa, vai apresentar a DGS 888 RAPTOR, sua nova embarcação multimissão totalmente blindada, na feira Rio International Defense Exhibition (RIDEX), que acontece nos próximos dias 27, 28 e 29 de junho, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Após a RIDEX 2018, que reúne empresas das áreas de Defesa, Segurança e Offshore, a nova DGS 888 RAPTOR será entregue à Marinha do Brasil. A família de embarcações táticas multimissão DGS RAPTOR, composta por três modelos (DGS 650 RAPTOR, DGS 888 RAPTOR e DGS 1200 RAPTOR). Estas plataformas avançadas, foram projetadas para fornecer mobilidade tática e suporte de fogo em ambientes ribeirinhos e litorâneos . 

quarta-feira, 27 de junho de 2018

Marinha do Brasil participa do programa "Subject Matter Experts Exchange" da US Navy em proveito da “Operação PANAMAX 2018”

Estado-Maior do Combined Force Maritime Component Commander
 e instrutores do US Naval War College

Por: Redação OD

Diante da designação do Comando da 2ª Divisão da Esquadra (ComDiv-2) para assumir o Combined Force Maritime Component Commander (CFMCC), na “PANAMAX-2018”, o Comando de Força e a Escola de Guerra Naval (EGN) deram início, em março deste ano, a um Programa Especial de Qualificação para os Oficiais e Praças que farão parte do Estado-Maior Multinacional, na fase do planejamento, em junho, no Panamá, e, na fase da execução, em agosto, na Base Naval de Mayport–EUA.

Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais realiza exercício de transposição de cursos d’água

Viatura leve embarcada em uma Portada
Por: Redação OD

Entre os dias 11 e 15 de junho, o Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais (BtlEngFuzNav) realizou o primeiro exercício de transposição de cursos d’água de 2018, às margens do Rio São Francisco, em Itaguaí-RJ. Na manobra, cerca de 160 militares praticaram a operação de botes de assalto (utilizados para o transporte de tropas em primeiro escalão) e a montagem, operação e desmontagem de passadeiras (para a travessia de tropa a pé) e portadas (para a travessia de viaturas e equipamentos pesados). 

Começa hoje a 1ª edição da Rio International Defense Exhibition (RIDEX) uma realização da Emgepron


Por: Redação OD

Tem Início hoje, a 1ª edição da Rio International Defense Exhibition (RIDEX 2018), evento criado com o objetivo de reunir em um só lugar empresas e profissionais de Defesa, Segurança e Offshore para gerar oportunidades de negócio, divulgar a evolução em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para o setor, além de mostrar o que há de melhor na indústria bélica nacional e internacional, a feira irá com a presença de pelo menos 100 expositores de dez países dos quatro continentes e mais de 20 delegações internacionais. A RIDEX 2018 é uma realização da Emgepron (Empresa Gerencial de Projetos Navais), a qual é vinculada ao Ministério da Defesa, e será aberta ao público em geral nos dois últimos dias. São aguardados cerca de 10 mil visitantes nos três dias da feira.

domingo, 24 de junho de 2018

Super Tucano em teste do programa conhecido como OA-X da Força Aérea dos EUA, sofre acidente no Novo México


Por: Redação OD

Uma aeronave A-29 Super Tucano, de fabricação nacional mas produzido nos Estados Unidos sob licença pela empresa Sierra Nevada Co, caiu na última sexta feira dia 22 de junho, quando a mesma realizava um exercício de ataque leve conduzido pela Força Aérea dos EUA em seu campo de provas do Novo México. Os dois pilotos conseguiram se ejetar, e segundo um comunicado à imprensa da base de Holloman, um dele se feriu levemente e foi medicado, enquanto sobre o outro ainda não há detalhes de seu estado de saúde. O A-29 Super Tucano, está participando da fase final de uma avaliação para o fornecimento de aviões leves, em missões de ataque a solo e reconhecimento. Inicialmente, USAF pretende adquirir 15 unidades, para depois expandir a número que pode chegar à até 120 unidades.