sábado, 30 de junho de 2018

Marinha do Brasil recebe o porta-helicópteros de múltiplo emprego PHM A-140 Atlântico. Navio terá capacidade para levar até 18 aeronaves

Cerimônia de entrega do porta-helicópteros de múltiplo emprego PHM A-140 Atlântico, em Davonport, na Inglaterra.  Foto: Tassia Navarro/CCSM
Por: Redação OD

A Marinha do Brasil recebeu na manhã do dia de ontem (29) na base naval de Davenport, no Reino Unido, a nova nau capitânia da armada nacional, o porta-helicópteros de múltiplo emprego PHM A-140 Atlântico, ex-HMS Ocean, da frota inglesa. O navio, um gigante de 203 metros (tamanho de dois campos de futebol), e deslocando cerca de 22 mil tons, poderá levar a bordo até 18 aeronaves de diversos tipos. Além dos 465 tripulantes, poderá transportar cerca de 800 fuzileiros prontos para combate, um esquadrão de blindados de ataque, lanchas de desembarque anfíbio e veículos de emprego geral. Em missões humanitárias, o navio pode receber em seus conveses inferiores, um hospital de emergências de campanha, o qual seria configurado para realizar atendimentos rápidos e cirurgias complexas. 

O PHM A-140 Atlântico custou têm capacidade para receber 84,6 milhões de libras esterlinas, cerca de R$ 350 milhões (câmbio de dezembro de 2017, quando o negócio foi fechado), e o pagamento será feito em parcelas. Para o comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Leal Ferreira, o PHM "aprimora a realização de tarefas do Poder Naval, como a projeção de poder em terra e o controle de áreas marítimas". Segundo Leal Ferreira, "as características do navio ampliam as possibilidades de atuação em operações de paz e na assistência às populações vítimas de desastres naturais". A transferência do navio foi marcada por uma cerimônia de grande tradição junto as forças navais, a Mostra de Armamento, em que o escudo com a insígnia da unidade é apresentado e a bandeira do país sob o qual navega é hasteada pela primeira vez. 

O representante brasileiro na solenidade foi o Almirante de Esquadra, Ilques Barbosa Jr, Chefe do Estado Maior da Armada. O Atlântico passou por um período de dois meses de manutenção e revisão, onde ele recebeu a cor regular, cinza, padrão da esquadra militar brasileira, o novo nome e a matrícula de identificação. O ciclo, envolvendo cursos de familiarização e de treinamento com os sistemas de bordo, foi acompanhado pelos integrantes das primeiras equipes de tripulantes. O A-140 chegará ao Rio de Janeiro em Agosto, ainda sem uma data específica, mas antes, ele fará uma escala em Portugal. O Navio fora construído entre os anos de  1995 e 1998, tendo passado por uma ampla modernização entre 2012 e 2014. 

Vídeo mostra um AH-11 B Super Lynx, que está em processo final de modernização, dando boas vindas ao "Atlântico"

O porta-helicópteros vai ter uma ala aérea em condições de operar com todas as aeronaves de asas rotativas em uso pela Aviação Naval: Desde os grandes SH-16 Seahawk e UH-15 (A e B) Super Cougar, combinados com os médios AH-11 B Super Lynx, UH-12 Esquilo e o UH-1B Bell Jet Ranger. Em seu convoo, sera possível atuar com até sete aeronaves simultaneamente, o que gera as mais variadas composições, ajustada de acordo com cada missão programada. Embora o sistema de armas embarcadas tenha perdido os canhões de tiro rápido Phalanx (de controle eletrônico e destinados a barrar mísseis anti-navio) e certos tipos de granadas de artilharia (não incluídos no pacote da venda pelo governo britânico), o PHM manteve quase todos os recursos digitais avançados entre os quais o poderoso radar de designação de alvos e controle de área, o Artisan. 

*Com informações do jornal O Estado de S. Paulo.


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