quarta-feira, 27 de junho de 2018

Marinha do Brasil participa do programa "Subject Matter Experts Exchange" da US Navy em proveito da “Operação PANAMAX 2018”

Estado-Maior do Combined Force Maritime Component Commander
 e instrutores do US Naval War College

Por: Redação OD

Diante da designação do Comando da 2ª Divisão da Esquadra (ComDiv-2) para assumir o Combined Force Maritime Component Commander (CFMCC), na “PANAMAX-2018”, o Comando de Força e a Escola de Guerra Naval (EGN) deram início, em março deste ano, a um Programa Especial de Qualificação para os Oficiais e Praças que farão parte do Estado-Maior Multinacional, na fase do planejamento, em junho, no Panamá, e, na fase da execução, em agosto, na Base Naval de Mayport–EUA.

A fase inicial da qualificação foi realizada por meio de ensino a distância, empregando a plataforma moodle para percorrer módulos conceituais. Em seguida, instrutores da EGN ministraram aulas presencias sobre os principais tópicos do Naval Planning Process (NPP). Adicionalmente, Oficiais e Praças da ComDiv-2 e instrutores da EGN tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre Design Thinking, que faz parte da base teórica para o desenho operacional – fase conceitual do planejamento operacional, no IBMEC – Rio de Janeiro. Foram examinados, ainda, os planejamentos e as lições aprendidas das PANAMAX anteriores, e os documentos já disponíveis sobre a “PANAMAX-2018”. 

A qualificação encerrou com a Subject Matter Experts Exchange, conduzida por instrutores da US Naval War College, na semana de 4 a 8 de junho, na EGN. Durante o evento, os integrantes brasileiros do CFMCC discutiram aspectos relacionados ao NPP, conceitos e teorias relacionados à guerra naval, estrutura militar naval estadunidense, organização de um Estado-Maior, entre outros. PANAMAX é um exercício multinacional anual patrocinado pelo Comando Sul dos EUA (SOUTHCOM) e focado em garantir a segurança do Canal do Panamá e região. A palavra PANMAX designa os navios que, devido às suas dimensões, alcançaram o tamanho limite para passar nas eclusas do Canal do Panamá até 2016, quando o canal foi ampliado.

Fonte: CCSM

Nenhum comentário: