sábado, 12 de agosto de 2017

Marinha do Brasil proporciona “um dia de fuzileiro naval” para crianças autistas no CIASC


Por: Redação OD

No dia 05 de agosto foi realizado no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) o evento “Um dia de Fuzileiro Naval” para crianças e adolescentes portadores de autismo. Promovido pela Marinha do Brasil e em parceria com as associações de pais Mundo Azul e Compartilha, o evento buscou promover a inclusão de pessoas especiais, que tiveram a oportunidade de interagir com os Fuzileiros Navais e de conhecer de forma lúdica e supervisionada um pouco do seu dia a dia. 

Drone de US$600 burla detecção do HMS Queen Elizabeth, pousa, decola e obtém imagens incríveis.


Por: Redação OD

A proeza foi  realizada em julho desse ano e só agora revelada aos veículos de comunicação no Reino Unido, pois o apesar do assunto ter sido inicialmente nem negado e nem confirmado, acabou por entrar em pautas de discussões internas entre os órgãos de segurança pública e na Royal Navy. Um jovem que não quis ser identificado liberou para vários jornais as imagens, e, a princípio não se sabe o modelo do drone, apenas que o valor do aparelho é de aproximadamente 300 Libras ou 600 Dólares americanos. 

When Big Lizzie met Big George at sea

Image via Mailonline/AFP
By: Wording OD.

When Big Lizzie met Big George: Stunning moment Navy's new £3bn aircraft carrier sailed alongside America's giant warship USS George HW Bush in a spectacular show of strength in North Sea.
Britain's new flagship aircraft carrier the HMS Queen Elizabeth was photographed today sailing the seas alongside US ships in a show of strength before heading to the Royal Navy's Portsmouth base.
The new £3billion ship was pictured along with the HMS Westminster, HMS Iron Duke, HNOMS Helge Ingstad from Norway, USS Donald Cook and USS Philippine Sea and USS George HW Bush.

The new edition of EU Terrorism Situation and Trend Report (TE-SAT)


By: Wording OD.

Since 1 July 1999 - the date of taking up its activities - Europol has had the authority to deal with terrorist activities. Over recent years the organisation’s involvement in this area has seen a steep increase. The number of Europeans travelling as foreign terrorist fighters (FTFs) to the conflict areas in Syria and Iraq, the intensive use of the internet and social media in propaganda and recruitment activities, and the terrorist attacks in EU Member States directed or inspired by jihadist terrorist organisations, have caused a major increase in the number of cases at Europol concerning “crimes committed or likely to be committed in the course of terrorist activities against life, limb, personal freedom or property” - a development that is not expected to come to a halt soon.

A Look at Navy SERE School

 
Image via U.S. Navy.
By: Wording OD.

Training the Best for the Worst

A loud snap in the distance makes the Sailor immediately drop into a low crouch, his eyes wide and heart racing; the noise could have been anything - deadfall from the dry tree branches, a desert fox or mountain lion, or perhaps even the enemy stalking him.
His feet crunch through the brush as he slowly and carefully moves to investigate the noise, avoiding cactus and trying to stay somewhat hidden despite the lack of vegetation in the sprawling desert landscape. 

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Tenente-Brigadeiro Aquino assume Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE)


Por: Redação OD

Em uma cerimônia na Ala 1, em Brasília (DF), o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino assumiu o cargo de Comandante de Operações Aeroespaciais (COMAE). Na mesma ocasião, o Tenente-Brigadeiro do Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira, além de passar o cargo, despediu-se do serviço ativo. O Tenente-Brigadeiro Aquino retorna à organização após ter sido Chefe do Estado-Maior do então Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), em 2006. Ele afirma que a sociedade e a Força Aérea Brasileira podem esperar dele comprometimento com a missão.

Senado avaliará proposta que impede julgamento de militares pela Justiça comum


Por: Redação OD

Parado há exatamente um ano no Senado, o Projeto de Lei da Câmara (PLC 44/16) que impede o julgamento comum de militares das Forças Armadas envolvidos em crimes contra civis pela Justiça comum deve entrar na pauta do Senado nas próximas semanas. Segundo fontes da Agência Brasil o assunto foi um dos temas tratados ontem (10) na reunião entre o ministro da Defesa, Raul Jungmann, e o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais recebe visita do Comandante da Marinha


Por: Redação OD

“Sinto-me orgulhoso, como Comandante da Marinha, de ter uma tropa com tamanha dedicação,competência e profissionalismo, capaz de responder ao chamamento da nação em toda e qualquer circunstância. Adsumus!”. Essas foram algumas das palavras de incentivo e agradecimento aos oficiais e praças do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) proferidas pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Barcellar Leal Ferreira, durante visita ao Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN), realizada nessa segunda-feira, 7 de agosto.

61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS) realizou Estágio de Qualificação do Combatente de Selva



Por: Redação OD

No período de 1 a 4 de agosto, o 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS) realizou o Estágio de Qualificação do Combatente de Selva, para coroar o término do Período de Instrução Individual de Qualificação (IIQ) e a conclusão do Curso de Formação de Cabos (CFC). Os soldados do efetivo variável e os alunos do CFC praticaram as técnicas, táticas e procedimentos ensinados ao longo da fase de instruções de patrulhas, manobra de força, comunicações e tiro com Para-Fal, MAG e com o subcalibre do AT-4, Lança Rojão 84 mm.

NAsH “Soares de Meirelles” realiza Cerimonial à Bandeira durante Operação “BRACOLPER 2017”


Por: Redação OD

Durante o pôr do sol do dia 1º de agosto, o Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht, participou do Cerimonial à Bandeira a bordo do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles”, durante a Operação “BRACOLPER 2017”. Em seu pronunciamento, o Vice-Almirante Hecht falou à tripulação sobre os avanços e conquistas da operação e os objetivos alcançados nas duas primeiras fases. “A Operação “BRACOLPER”, iniciada em 1974, tem o propósito de adestrar nossas tripulações, contribuir para a defesa da região amazônica e fortalecer os laços de amizade entre os três países - Brasil, Colômbia e Peru – que possuem parte do seu território nesta região.

Empresa russa Vertolety Rossii vai testar o helicóptero Ka-226T no Irã


Por: Redação OD

A empresa aeronáutica russa Vertolety Rossii (Helicópteros da Rússia) tem planos de testar no Irã o helicóptero multifunção Ka-226T, conforme nota da empresa nesta última quarta-feira. A Vertolety Rossii programou um teste do seu helicóptero multifunção Ka-226T para o mês de agosto deste ano em conjunto com a empresa Iranian Helicopter Support and Renewal Company (IHSRC)”, diz a nota. O principal objetivo dos testes, que acontecem até ao final de agosto, é verificar de como se comportará o helicóptero em temperaturas extremamente altas de até 50º C.

Defesa civil de Guam publica recomendações em caso de ataque com mísseis


Por: Redação OD

O Gabinete para a Defesa Civil de Guam, território norte-americano no Pacífico, publicou esta sexta-feira uma série de recomendações sobre a “iminente ameaça com mísseis” da Coreia do Norte. O relatório de 14 páginas contém uma série de conselhos à população civil, como a preparação para o abastecimento de material médico de emergência, procura de pontos de proteção e refúgio ou procedimentos sobre como isolar uma habitação em caso de ataque químico.

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

For the first time, Jaguar fighter plane flies with advanced radar


By: Wording OD

Test pilots at defence PSU Hindustan Aeronautics Limited (HAL) flew for the first time an upgraded Jaguar fighter aircraft fitted with an AESA (active electronically scanned array) radar. The Jaguar Darin III, which HAL is upgrading for the Indian Air Force (IAF), will now boast of the state-of-the-art AESA radar and improved features like multi target tracking frequency agility, higher bandwidth of operation, interleaved modes of operation, higher accuracies and resolution.

Jungmann recebe o presidente da Boeing Internacional e conversam sobre a possibilidade de negócios entre a empresa americana e a indústria nacional

Foto: Tereza Sobreira
Por: Redação OD

O ministro Jungmann recebeu, ontem (09), o presidente da Boeing Internacional, Marc Allen, e a presidente da Boeing América Latina, Donna Hrinak. Na pauta do encontro, a possibilidade de negócios entre a empresa americana e a indústria nacional. Jungmann e Allen discutiram sobre projetos estratégicos que já são desenvolvidos conjuntamente como o KC-390 e o avião de ataque Super Tucano A-29. "Temos uma infinidade de cooperações entre nossas indústrias", relatou o ministro.

Coronel Hecksher: Exemplo de Oficial que participou da formação de milhares de oficiais do Exército Brasileiro


Por: Redação OD

O programa #LinhadeFrente traz o Coronel de Infantaria Hecksher, que participou da formação de milhares de oficiais do Exército Brasileiro. Quem o conhece, sabe que a expressão "o exemplo arrasta" é verdadeira.

FONTE: Exército Brasileiro

Após mais de 40 anos Estados Unidos pode entrar novamente no Vietnã com um Porta-aviões, da última vez saiu como inimigo e agora regressa como parceiro


Por: Redação OD

Já se vão mais de 40 anos, desde a última vez em que um porta-aviões dos EUA esteve perto das costas do Vietnã, o ano era 1975. Naquela época, o navio participava da evacuação dos conselheiros americanos durante o fim da Guerra do Vietnã. Mas agora, como ressaltou o ministro da Defesa do Vietnã, Ngo Xuan Lich, durante um encontro com seu homólogo Americano, o General James Mattis, os norte-americanos são parceiros muito importantes para o seu país.

Tensão na Ásia: Coreia do Norte diz que tem quatro mísseis para atacar bases dos EUA em Guam e Pentágono alerta sobre sua superioridade militar


Por: Redação OD

A Coreia do Norte voltou a ameaçar os Estados Unidos com um ataque às bases americanas na ilha de Guam. O governo afirmou que tem quatro mísseis de alcance médio preparados e apontados nessa direção para serem lançados após a ordem do líder norte-coreano, Kim Jong-un. O Exército norte-coreano "está examinando seriamente o plano" para executar um ataque com quatro mísseis Hwasong-12, de categoria média, contra Guam, "um forte sinal de advertência aos Estados Unidos", informou a agência estatal norte-coreana KCNA em comunicado.

Bomba da 2ª Guerra Mundial é encontrada na usina nuclear de Fukushima

Forças de Defesa Auto-Defesa do Japão removem uma bomba de 1 ton. não detonada e que foi lançada pelos EUA durante a Segunda Guerra Mundial em 10 de julho de 2005 em Nishitokyo, no oeste de Tóquio, no Japão. Foto Divulgação

Por: Redação OD

Funcionários que estavam trabalhando na construção de um estacionamento na região externa da usina nuclear de Fukushima, destruída por um tsunami em 2011, encontraram uma bomba enterrada. O artefato, medindo 89 cm de comprimento por 15 cm de diâmetro, provavelmente tenha sido lançado pelas forças americanas durante a Segunda Guerra Mundial.

Avião de vigilância russo sobrevoa o Pentágono seguindo as diretrizes do Tratado Internacional de Céu Aberto


Por: Redação OD

Como parte do Tratado Internacional de Céu Aberto, uma aeronave de vigilância russa Tupolev Tu-154 sobrevoou a capital Washington  na última quarta-feira 09/08, segundo relato de autoridades americanas, as quais foram noticiadas pela rede de TV CNN. O Voo ocorreu sobre locais importantes como PentágonoCapitólio, e prédios do governo do norte americano e tem como finalidade coletar informações de inteligência. Apesar de entrarem em um espaço aéreo restrito, o Tu-154 da Força Aérea Russa, estava autorizado a realizar o voo por meio do Tratado, do qual os dois países e outras 32 nações são signatários.

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

1º GTT e 1º/1º GT participam de adestramento de Salto Livre Operacional com equipes da Marinha, do Exército e da Força Aérea


Por: Redação OD

Durante os dias 23 e 28 de Julho deste ano, tripulantes do 1º GTT (1º Grupo de Transporte de Tropas - Esquadrão Coral) e do 1º/1º GT (1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte - Esquadrão Gordo), juntamente com paraquedistas da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira realizaram em Campo Grande (MS) o adestramento de Salto Livre Operacional (SLOP) em grandes altitudes, treinamento este visando à realização da 9ª fase da OPERAÇÃO GUARANI.

Após ameaças vindas de Pyongyang, Japão se coloca em estado de alerta


Por: Redação OD

Japão deve manter-se em estado de alerta total após a divulgação da notícia que a Coréia do Norte teria conseguido criar uma ogiva nuclear em tamanho reduzido com o intuito de instalar-las em seus mísseis balísticos, declarou o ministro da Defesa japonês, Itsunori Onodera. Temos dados analíticos, que segundo os quais podem alcançar o território Americano, e a Coreia do Norte avança no desenvolvimento de ogivas nucleares pequenas com as quais planeja equipar estes mísseis balísticos, conforme noticiou a rede de TV japonesa NHK.

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil contribui com o preparo de tropa da Marinha que segue para o Líbano


Por: Redação OD

Entre os dias 10 e 14 de julho, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) realizou em suas instalações o Estágio de Preparação para Comandantes e Oficialidade da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (EPCO FTM-UNIFIL). O objetivo do Estágio foi capacitar militares da Marinha do Brasil designados para compor o Estado-Maior da FTM-UNIFIL e ainda o Comandante, Imediato e oficiais chefes de departamento do próximo Navio Capitania da missão no Líbano.

Grupamento Aeromóvel da PMERJ inicia rádio-patrulhamento na região da Baixada Fluminense


Por: Redação OD

Desde a última sexta-feira dia 04/08, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) iniciou um projeto piloto de rádio-patrulhamento pelas aeronaves do Grupamento Aeromóvel (GAM) na área do 3ºCPA (Comando de Policiamento de Aérea - Baixada Fluminense). A aeronave ficará à disposição do radiopatrulheiro do 20ºBPM, para auxiliar no atendimento às ocorrências despachadas pelo Centro de Controle Operacional (CECOPOM).

Corveta ARA Spiro suspende para participar do exercício binacional XXXV FRATERNO no Brasil



Por: Redação OD

O Ministério da Defesa Argentino, informou que a corveta ARA Spiro deixou a Base de Puerto Belgrano em direção ao Brasil para participar da 35ª edição do exercício binacional Fraterno. O treinamento visa conduzir e executar operações em um ambiente de ameaça: subaquático, aéreo e de superfície, onde as Força Navais combinadas tem de atuar em conjunto. Desta vez, o exercício binacional será realizado em águas brasileiras com unidades da Marinha Argentina e da Marinha do Brasil. O Primeiro exercício Fraterno foi realizado em 1978 e, desde então, cada vez que os marinheiros de ambas as marinhas se reúnem, é uma grande troca de experiências profissionais.

FONTE: MD Argentino

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Drone iraniano fica a 30 metros de um caça F/A-18E Super Hornet quando ele se preparava para aterrissar


Por: Redação OD

Um drone iraniano chegou a menos de 100 pés (30,48 metros) de um caça da Marinha dos EUA quando este se preparava para pousar em um porta-aviões no Golfo Pérsico, conforme relato de uma fonte da Marinha dos EUA nesta terça-feira (8), a agência de Notícias Reuters. A fonte, a qual pediu anonimato, relatou que um caça F/A-18 E Super Hornet teve que manobrar para evitar a colisão com um drone iraniano do tipo QOM-1, que ignorou as repetidas chamadas pelo rádio, sendo que esta “interferência” foi descrita como "insegura e pouco profissional". A Marinha dos EUA, ainda não se pronunciou de forma oficial sobre o quase incidente.

FONTE: REUTERS


H225M versão Operacional Naval da HELIBRAS realiza ensaios em voos e se aproxima de certificação final


Por: Redação OD

A Helibras realizou em suas instalações em Itajubá (MG) o segundo voo da campanha de certificação do H225M na versão Operacional Naval. O evento contou com a presença da Autoridade certificadora, do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), bem como profissionais da Helibras. Dentro de um escopo analisado pelas autoridades certificadoras, foi avaliada a integração do sistema de mísseis AM-39 Exocet, feita pela Helibras, a qualidade do voo e o desempenho da aeronave com o armamento instalado.

Esquadrões da FAB participam do exercício militar Air Mobility Guardian 2017 nos EUA


Por: Redação OD

A Força Aérea Brasileira (FAB) está participando do Air Mobility Guardian 2017 (MG17), em Tacoma, no estado de Washington, nos Estados Unidos da América. O exercício militar internacional começou no dia 30 de julho e segue até 12 de agosto. A participação do Brasil conta com 17 militares, entre pilotos, mecânicos, mestres de carga e equipes de manutenção, pertencentes ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1°/15° GAV), Esquadrão Onça e ao Grupo Logístico, ambos sediados na Ala 5, em Campo Grande (MS), e ao Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1°/9° GAV), Esquadrão Arara, sediado na Ala 8, em Manaus (AM).

44º Batalhão de Infantaria Motorizado realizou exercício com 3º BAVEx e 1º BAC intitulado “Operação Kid Preto”


Por: Redação OD

No período de 25 de julho a 2 de agosto, o 44º Batalhão de Infantaria Motorizado (44º BI Mtz), em conjunto com o 3º Batalhão de Aviação do Exército (3º BAVEx) e o 1º Batalhão de Ações de Comandos (1º BAC), realizou um exercício de adestramento no município de Chapada dos Guimarães, intitulado “Operação Kid Preto”. No exercício foram empregados mais de 150 militares que participaram de instruções ministradas por integrantes do 1º BAC e do 3º BAVEx, que elevaram o grau de adestramento do efetivo profissional, o nivelamento e o ganho de conhecimentos em operações, instruções que alcançaram não somente os militares da Unidade envolvidos no exercício, mas também aos quadros do 44º BI Mtz.

Forget the F-35: Why America's Military Misses the F-14 Tomcat

A U.S. Navy Grumman F-14B Tomcat from fighter squadron VF-103 Sluggers prepares for refueling from a U.S. Air Force tanker on 4 February 1991 during the 1991 Gulf War. The aircraft is armed with AIM-7 Sparrow and AIM-9 Sidewinder missiles. VF-103 was assigned to Carrier Air Wing 17 (CVW-17) aboard the aircraft carrier USS Saratoga (CV-60) for a deployment to the Mediterranean and the Red Sea in support of operations "Desert Shield" and "Desert Storm" from 7 August 1990 to 28 March 1991.
By: Wording OD

The F-35C was never designed to be an air superiority fighter. Indeed, naval planners in the mid-1990s wanted the JSF to be a strike-oriented aircraft with only a 6.5G airframe load limit with very limited air-to-air capability, according to one retired U.S. Navy official. Indeed, some naval planners at the time had discussed retiring the F-14 in favor of keeping the Grumman A-6 Intruder in service. During this period, many officials believed air combat to be a relic of the past in the post-Cold War era. They anticipated most future conflicts to be air-to-ground oriented in those years immediately following the Soviet collapse. 

Pentagon details coalition strikes hitting Islamic State in Syria & Iraq

Image via USAF
By: Wording OD.

US and coalition forces continued to attack Islamic State, conducting 12 strikes consisting of 16 engagements, Combined Joint Task Force Operation Inherent Resolve officials reported today.
Officials reported details of yesterday’s strikes, noting that assessments of results are based on initial reports.

Coalition airstrikes continue to target and kill Islamic State leaders

Image via USAF.
By: Wording OD.

Coalition airstrikes continue to target and kill Islamic State leaders and fighters, Combined Joint Task Force Operation Inherent Resolve officials said today.
Most recently, officials said in a statement, the coalition targeted and killed IS leaders involved in directing external operations as well as in bomb-making activities directed at regional and Western targets.

AK-12 assault rifle passes field tests

The Kalashnikov Concern reports that its AK-12 assault rifle has passed all military field tests. Source: Kalashnikov
By: Wording OD


The Kalashnikov Concern has reported that its 5.45 mm AK-12 assault rifle has passed all military field tests. The military field trials confirm that the weapon meets all the design and operational requirements of the Russian Armed Forces, according to the company. This paves the way for the acceptance of the AK-12 as a standard individual weapon in the Russian Ratnik (Warrior) future soldier system.

War Games off Scottish coast help british forces prepare for HMS Queen Elizabeth


By: Wording OD.

More than 60 Royal Navy and Royal Marine personnel have been onboard USS George HW Bush coordinating a giant NATO maritime exercise off the coast of Scotland.
The UK team have been working with their US counterparts to hone their skills ahead of taking command of the Royal Navy's new aircraft carrier HMS Queen Elizabeth, which could be arriving in Portsmouth in ten days time. 
The war games, called Exercise Saxon Warrior, have seen the Commander of the UK Carrier Strike Group Commodore Andrew Betton and his team direct jets, firepower and personnel across the task group for the last ten days to ensure full readiness for the UK’s own carrier strike capability.

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Marinha Real Australiana encontra o local da queda do MV-22 Osprey


Por: Redação OD

Uma embarcação de inspeção da Marinha Real Australiana (RAN) localizou a aeronave militar do Marines Corps (Fuzileios Navais) que caiu no litoral nordeste australiano no fim de semana e deixou três militares desaparecidos, informou a ministra da Defesa da Austrália, Marise Payne, nesta segunda-feira. Os mergulhadores da Marinha realizarão operações com veículos submarinos de controle remoto antes de decidir se enviam mergulhadores, disse Payne em um comunicado.

Exército Brasileiro entrega último lote de Fuzis às Policias Civil e Militar do Estado de Pernambuco

Foto da entrega do penúltimo lote em Abril/2017
Por: Redação OD

O Exército Brasileiro, por meio do Comando da 7ª Região Militar, fará nesta segunda-feira (7) a entrega dos últimos 47 fuzis, de um total de 375 cedidos à Polícia Civil e Polícia Militar de Pernambuco. A medida é fruto de um acordo de cooperação. A solenidade será no 4º Batalhão de Polícia do Exército, no quilômetro 6 da BR-232, no bairro do Curado, no Recife, onde também serão destruídas 2.253 armas apreendidas pelos órgãos de segurança pública do Estado de Pernambuco. Segundo o Exército Brasileiro, o objetivo com a entrega dos fuzis recuperados e a destruição das armas apreendidas é contribuir efetivamente com a melhoria da segurança de Pernambuco.

FONTE: Folha de Pernambuco

Militares dão sustentação para o Rio de Janeiro derrotar os grupos de criminosos, o papel das Forças Armadas não é o de substituir polícia


Por: Redação OD

Em entrevista ao Bom Dia Rio, o porta-voz do Comando Militar do Leste, coronel Roberto Itamar, destacou que o papel das Forças Armadas na luta contra o crime no Estado do Rio de Janeiro não é o de policiamento ostensivo, como aconteceu em outras ações no território. Segundo o militar, o papel é de atuar dando apoio às forças estaduais de segurança. As Forças Armadas não estão aqui, nesse momento do Plano Nacional de Segurança Pública, para substituir os órgãos de segurança pública, que cumprem o seu papel. O que se deseja é permitir que esses órgãos se reestruturem, se capacitem e se possa, com ações efetivas, golpear o crime organizado no Rio de Janeiro”, destacou o porta-voz.

Corveta Barroso parte pela segunda vez em direção ao Líbano para integrar a FTM-UNIFIL


Por: Alexandre Gonzaga

Familiares e amigos dos militares que compõem a tripulação da "Barroso" estiveram neste domingo (06), na Base Naval, em Niterói, para acompanhar o suspender da corveta, que será a próxima nau-capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas do Líbano (FTM-UNIFIL). Na solenidade, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, recordou o episódio ocorrido em setembro de 2015, quando a corveta Barroso resgatou 220 refugiados no Mar Mediterrâneo. "Há um simbolismo. Para o mundo todo demonstrou sua humanidade, competência e solidariedade, daqueles que fazem esta tarefa gloriosa de prover a paz. A defesa da vida é um bem supremo e o Brasil se tornou reconhecido mundialmente e respeitado por ser um país provedor de paz", disse o ministro. Será a segunda fez que a corveta brasileira parte para o Líbano para compor a Força-Tarefa Marítima da UNIFIL e se tornar a nau-capitânia.