sábado, 12 de agosto de 2017

Marinha do Brasil proporciona “um dia de fuzileiro naval” para crianças autistas no CIASC


Por: Redação OD

No dia 05 de agosto foi realizado no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) o evento “Um dia de Fuzileiro Naval” para crianças e adolescentes portadores de autismo. Promovido pela Marinha do Brasil e em parceria com as associações de pais Mundo Azul e Compartilha, o evento buscou promover a inclusão de pessoas especiais, que tiveram a oportunidade de interagir com os Fuzileiros Navais e de conhecer de forma lúdica e supervisionada um pouco do seu dia a dia. 

Drone de US$600 burla detecção do HMS Queen Elizabeth, pousa, decola e obtém imagens incríveis.


Por: Redação OD

A proeza foi  realizada em julho desse ano e só agora revelada aos veículos de comunicação no Reino Unido, pois o apesar do assunto ter sido inicialmente nem negado e nem confirmado, acabou por entrar em pautas de discussões internas entre os órgãos de segurança pública e na Royal Navy. Um jovem que não quis ser identificado liberou para vários jornais as imagens, e, a princípio não se sabe o modelo do drone, apenas que o valor do aparelho é de aproximadamente 300 Libras ou 600 Dólares americanos. 

A Look at Navy SERE School

 
Image via U.S. Navy.
By: Wording OD.

Training the Best for the Worst

A loud snap in the distance makes the Sailor immediately drop into a low crouch, his eyes wide and heart racing; the noise could have been anything - deadfall from the dry tree branches, a desert fox or mountain lion, or perhaps even the enemy stalking him.
His feet crunch through the brush as he slowly and carefully moves to investigate the noise, avoiding cactus and trying to stay somewhat hidden despite the lack of vegetation in the sprawling desert landscape. 

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS) realizou Estágio de Qualificação do Combatente de Selva



Por: Redação OD

No período de 1 a 4 de agosto, o 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS) realizou o Estágio de Qualificação do Combatente de Selva, para coroar o término do Período de Instrução Individual de Qualificação (IIQ) e a conclusão do Curso de Formação de Cabos (CFC). Os soldados do efetivo variável e os alunos do CFC praticaram as técnicas, táticas e procedimentos ensinados ao longo da fase de instruções de patrulhas, manobra de força, comunicações e tiro com Para-Fal, MAG e com o subcalibre do AT-4, Lança Rojão 84 mm.

NAsH “Soares de Meirelles” realiza Cerimonial à Bandeira durante Operação “BRACOLPER 2017”


Por: Redação OD

Durante o pôr do sol do dia 1º de agosto, o Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht, participou do Cerimonial à Bandeira a bordo do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Soares de Meirelles”, durante a Operação “BRACOLPER 2017”. Em seu pronunciamento, o Vice-Almirante Hecht falou à tripulação sobre os avanços e conquistas da operação e os objetivos alcançados nas duas primeiras fases. “A Operação “BRACOLPER”, iniciada em 1974, tem o propósito de adestrar nossas tripulações, contribuir para a defesa da região amazônica e fortalecer os laços de amizade entre os três países - Brasil, Colômbia e Peru – que possuem parte do seu território nesta região.

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Bomba da 2ª Guerra Mundial é encontrada na usina nuclear de Fukushima

Forças de Defesa Auto-Defesa do Japão removem uma bomba de 1 ton. não detonada e que foi lançada pelos EUA durante a Segunda Guerra Mundial em 10 de julho de 2005 em Nishitokyo, no oeste de Tóquio, no Japão. Foto Divulgação

Por: Redação OD

Funcionários que estavam trabalhando na construção de um estacionamento na região externa da usina nuclear de Fukushima, destruída por um tsunami em 2011, encontraram uma bomba enterrada. O artefato, medindo 89 cm de comprimento por 15 cm de diâmetro, provavelmente tenha sido lançado pelas forças americanas durante a Segunda Guerra Mundial.

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

1º GTT e 1º/1º GT participam de adestramento de Salto Livre Operacional com equipes da Marinha, do Exército e da Força Aérea


Por: Redação OD

Durante os dias 23 e 28 de Julho deste ano, tripulantes do 1º GTT (1º Grupo de Transporte de Tropas - Esquadrão Coral) e do 1º/1º GT (1º Esquadrão do 1º Grupo de Transporte - Esquadrão Gordo), juntamente com paraquedistas da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira realizaram em Campo Grande (MS) o adestramento de Salto Livre Operacional (SLOP) em grandes altitudes, treinamento este visando à realização da 9ª fase da OPERAÇÃO GUARANI.

Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil contribui com o preparo de tropa da Marinha que segue para o Líbano


Por: Redação OD

Entre os dias 10 e 14 de julho, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) realizou em suas instalações o Estágio de Preparação para Comandantes e Oficialidade da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (EPCO FTM-UNIFIL). O objetivo do Estágio foi capacitar militares da Marinha do Brasil designados para compor o Estado-Maior da FTM-UNIFIL e ainda o Comandante, Imediato e oficiais chefes de departamento do próximo Navio Capitania da missão no Líbano.

Grupamento Aeromóvel da PMERJ inicia rádio-patrulhamento na região da Baixada Fluminense


Por: Redação OD

Desde a última sexta-feira dia 04/08, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) iniciou um projeto piloto de rádio-patrulhamento pelas aeronaves do Grupamento Aeromóvel (GAM) na área do 3ºCPA (Comando de Policiamento de Aérea - Baixada Fluminense). A aeronave ficará à disposição do radiopatrulheiro do 20ºBPM, para auxiliar no atendimento às ocorrências despachadas pelo Centro de Controle Operacional (CECOPOM).

Corveta ARA Spiro suspende para participar do exercício binacional XXXV FRATERNO no Brasil



Por: Redação OD

O Ministério da Defesa Argentino, informou que a corveta ARA Spiro deixou a Base de Puerto Belgrano em direção ao Brasil para participar da 35ª edição do exercício binacional Fraterno. O treinamento visa conduzir e executar operações em um ambiente de ameaça: subaquático, aéreo e de superfície, onde as Força Navais combinadas tem de atuar em conjunto. Desta vez, o exercício binacional será realizado em águas brasileiras com unidades da Marinha Argentina e da Marinha do Brasil. O Primeiro exercício Fraterno foi realizado em 1978 e, desde então, cada vez que os marinheiros de ambas as marinhas se reúnem, é uma grande troca de experiências profissionais.

FONTE: MD Argentino

terça-feira, 8 de agosto de 2017

H225M versão Operacional Naval da HELIBRAS realiza ensaios em voos e se aproxima de certificação final


Por: Redação OD

A Helibras realizou em suas instalações em Itajubá (MG) o segundo voo da campanha de certificação do H225M na versão Operacional Naval. O evento contou com a presença da Autoridade certificadora, do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), bem como profissionais da Helibras. Dentro de um escopo analisado pelas autoridades certificadoras, foi avaliada a integração do sistema de mísseis AM-39 Exocet, feita pela Helibras, a qualidade do voo e o desempenho da aeronave com o armamento instalado.

Esquadrões da FAB participam do exercício militar Air Mobility Guardian 2017 nos EUA


Por: Redação OD

A Força Aérea Brasileira (FAB) está participando do Air Mobility Guardian 2017 (MG17), em Tacoma, no estado de Washington, nos Estados Unidos da América. O exercício militar internacional começou no dia 30 de julho e segue até 12 de agosto. A participação do Brasil conta com 17 militares, entre pilotos, mecânicos, mestres de carga e equipes de manutenção, pertencentes ao Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1°/15° GAV), Esquadrão Onça e ao Grupo Logístico, ambos sediados na Ala 5, em Campo Grande (MS), e ao Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação (1°/9° GAV), Esquadrão Arara, sediado na Ala 8, em Manaus (AM).

44º Batalhão de Infantaria Motorizado realizou exercício com 3º BAVEx e 1º BAC intitulado “Operação Kid Preto”


Por: Redação OD

No período de 25 de julho a 2 de agosto, o 44º Batalhão de Infantaria Motorizado (44º BI Mtz), em conjunto com o 3º Batalhão de Aviação do Exército (3º BAVEx) e o 1º Batalhão de Ações de Comandos (1º BAC), realizou um exercício de adestramento no município de Chapada dos Guimarães, intitulado “Operação Kid Preto”. No exercício foram empregados mais de 150 militares que participaram de instruções ministradas por integrantes do 1º BAC e do 3º BAVEx, que elevaram o grau de adestramento do efetivo profissional, o nivelamento e o ganho de conhecimentos em operações, instruções que alcançaram não somente os militares da Unidade envolvidos no exercício, mas também aos quadros do 44º BI Mtz.

War Games off Scottish coast help british forces prepare for HMS Queen Elizabeth


By: Wording OD.

More than 60 Royal Navy and Royal Marine personnel have been onboard USS George HW Bush coordinating a giant NATO maritime exercise off the coast of Scotland.
The UK team have been working with their US counterparts to hone their skills ahead of taking command of the Royal Navy's new aircraft carrier HMS Queen Elizabeth, which could be arriving in Portsmouth in ten days time. 
The war games, called Exercise Saxon Warrior, have seen the Commander of the UK Carrier Strike Group Commodore Andrew Betton and his team direct jets, firepower and personnel across the task group for the last ten days to ensure full readiness for the UK’s own carrier strike capability.

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Militares dão sustentação para o Rio de Janeiro derrotar os grupos de criminosos, o papel das Forças Armadas não é o de substituir polícia


Por: Redação OD

Em entrevista ao Bom Dia Rio, o porta-voz do Comando Militar do Leste, coronel Roberto Itamar, destacou que o papel das Forças Armadas na luta contra o crime no Estado do Rio de Janeiro não é o de policiamento ostensivo, como aconteceu em outras ações no território. Segundo o militar, o papel é de atuar dando apoio às forças estaduais de segurança. As Forças Armadas não estão aqui, nesse momento do Plano Nacional de Segurança Pública, para substituir os órgãos de segurança pública, que cumprem o seu papel. O que se deseja é permitir que esses órgãos se reestruturem, se capacitem e se possa, com ações efetivas, golpear o crime organizado no Rio de Janeiro”, destacou o porta-voz.

Corveta Barroso parte pela segunda vez em direção ao Líbano para integrar a FTM-UNIFIL


Por: Alexandre Gonzaga

Familiares e amigos dos militares que compõem a tripulação da "Barroso" estiveram neste domingo (06), na Base Naval, em Niterói, para acompanhar o suspender da corveta, que será a próxima nau-capitânia da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas do Líbano (FTM-UNIFIL). Na solenidade, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, recordou o episódio ocorrido em setembro de 2015, quando a corveta Barroso resgatou 220 refugiados no Mar Mediterrâneo. "Há um simbolismo. Para o mundo todo demonstrou sua humanidade, competência e solidariedade, daqueles que fazem esta tarefa gloriosa de prover a paz. A defesa da vida é um bem supremo e o Brasil se tornou reconhecido mundialmente e respeitado por ser um país provedor de paz", disse o ministro. Será a segunda fez que a corveta brasileira parte para o Líbano para compor a Força-Tarefa Marítima da UNIFIL e se tornar a nau-capitânia.

domingo, 6 de agosto de 2017

Contratorpedeiro (D 26) MARIZ E BARROS: A Marinha do Brasil marca uma nova era para o Brasil na construção naval


Por: Redação OD

Primeira classe de Contratorpedeiros construído no Arsenal de Marinha da Ilha das Cobras (A.M.I.C.), atual Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), a partir de projeto e planos do Contratorpedeiro americano classe CASSIN, adquiridos da Marinha Norte Americana em 1937. Na impossibilidade de aquisição de planos junto à Inglaterra, recorreu-se ao Governo Americano que se prontificou a fornecer os planos do contratorpedeiro classe CASSIN, o mais moderno à época. As arquivos adquiridos mediante pagamento das despesas de material de desenho e trabalho de copistas ao custo de 64.500,00 dólares (1.290 contos de réis), em lugar de 400.000 dólares (8.000 contos de réis) caso os planos fossem adquiridos diretamente. Concomitantemente abriu-se em Nova Iorque, um escritório da Marinha para promover a aquisição de material para novas construções, o mesmo que se transferiu para Washington, posteriormente, Comissão Naval Brasileira.

1º BAvEx forma militares da Aviação do Exército para Busca e Salvamento



Por: Redação OD

O 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx) formou, no fim de julho, militares integrantes das Guarnições de Taubaté (SP), Campo Grande (MS) e Manaus (AM), no Curso de Formação de Auxiliares de Busca e Salvamento (CFC SAR). Durante o curso, que teve a duração de doze semanas, os militares tiveram instruções de busca e salvamento, operações helitransportadas, operações em área de montanha, mergulho livre, salvamento aquático e sobrevivência em ambientes de selva e mar.

Efetivo da Base Aérea de Florianópolis realiza Exercício de Prontidão


Por: Redação OD

Por volta das três horas da manhã desta quinta-feira (03/08), o Plano de Reunião da Guarnição de Aeronáutica de Florianópolis (GUARNAER-FL) foi acionado. Todos os militares dirigiram-se à Organização Militar para atender ao chamado ativado pelo Comandante da Base Aérea de Florianópolis (BAFL), Coronel Aviador Antonio Ferreira de Lima Júnior. O acionamento foi parte de um exercício simulado, que teve por objetivo testar e aprimorar o sistema de Plano de Reunião implantado pela Seção de Tecnologia da Informação do Grupamento de Apoio de Florianópolis (GAP-FL), bem como relembrar técnicas de defesa pessoal e segurança.

Marinha do Brasil é destaque na imprensa mundial com Operação MISSILEX



Por: Yam Wanders.

Durante a semana após a divulgação das imagens da Operação Missilex, efetuada pela Marinha do Brasil, as impressioantes e muito bem feitas imagens se viralizaram pelo mundo, inicialmente pelos sites especializados e depois na imprensa e outros meios de comunicação mais populares em muitos países do mundo, com óbvio destaque para a Europa (em especial no Reino Unido) pois a origem dos principais navios participantes serem de embarcações "ex- Royal Navy" bem como os armamentos empregados serem também de fabricantes europeus como o famoso míssil anti-navio Exocet MM-40, de fabricação francesa, do míssil anti-navio aerotransportado AGM-119 Penguin, de fabricação norueguesa e do míssil Aspide de fabricação italiana.